Regras para usar fertilizantes orgânicos de farinha de ossos, composição e como fazer você mesmo

O desejo por uma colheita abundante leva os jardineiros a comprar caros aditivos minerais para o solo, já que os orgânicos, apesar de todas as suas vantagens, carecem de fósforo e potássio, o que afeta diretamente o crescimento dos vegetais. No entanto, os jardineiros encontraram um suplemento feito de farinha de ossos, um fertilizante orgânico conhecido por sua rica composição química.

O que é farinha de ossos?

A farinha de ossos é um fertilizante obtido pelo processamento de ossos de gado ou peixe. O fertilizante é um pó de cor clara, frequentemente úmido devido à presença de uma certa quantidade de gordura animal. A mistura é produzida de duas maneiras:

  • industrial - durante este tipo de produção, o produto é desinfetado de possíveis infecções, fica privado de um odor específico e também, graças à calcinação, é desengordurado, o que o torna mais homogêneo e mais fácil de absorver pelo solo e pelas raízes;
  • artesanal - esse método de produção produz uma quantidade menor de produto, mas de maior qualidade, sem possíveis impurezas ou aditivos.

O pó é vendido em embalagens de vários pesos; você pode escolher o mais adequado dependendo do tamanho da área.

Tipos e composição química

A farinha de ossos é obtida a partir de ossos de peixes moídos, chifres e cascos, conchas de crustáceos e ossos de animais de fazenda. O teor de potássio do material esquelético animal é baixo, mas suficiente para o crescimento vegetal. No entanto, o produto contém apenas 4% de nitrogênio, exigindo fertilizantes ricos em nitrogênio adicionais, como salitre ou ureia.

Além disso, o fertilizante contém muitos outros micro e macroelementos úteis: cálcio, ferro, magnésio, sódio, zinco, iodo, cobre, que são necessários para o crescimento saudável das plantas.

Mas o elemento mais importante enriquecido na farinha é o fósforo. Ele influencia o crescimento das culturas e a fotossíntese, bem como o sabor e a aparência da fruta. O fósforo também fortalece o sistema radicular e aumenta o número de brotos fortes.

farinha de osso como fertilizante

Dependendo da tecnologia utilizada para obter a substância, a porcentagem de fósforo na substância varia:

  • farinha regular processada por moagem mecânica – 15%;
  • cozido no vapor usando tratamento térmico – 25%;
  • concentrado desengordurado – 35%.

A farinha de peixe também contém fósforo, cálcio e ferro. Contém duas vezes e meia mais nitrogênio do que a farinha animal, o que é benéfico para o crescimento das culturas. A farinha de chifres e cascos possui alto teor de nitrogênio (aproximadamente 10%). No entanto, esse teor de nitrogênio é seguro para as raízes, pois é liberado lentamente e não tem tempo de queimar os rizomas.

farinha de osso como fertilizante

A farinha de concha raramente é encontrada nas prateleiras das lojas, mas ela tem uma lista igualmente benéfica de elementos para as plantas.

Benefícios do uso como fertilizante

Além do seu rico conteúdo mineral, os ossos moídos têm uma série de outros benefícios:

  • segurança para pessoas, animais, insetos e plantas;
  • limpeza ecológica;
  • baixo custo em comparação aos fertilizantes minerais;
  • decomposição lenta – cerca de 8 meses, o que significa usar uma vez por estação;
  • não deixa queimaduras nas folhas das culturas;
  • A farinha de ossos é um fertilizante pronto e não requer nenhuma etapa adicional, como diluição, mistura ou infusão;
  • a preparação é adequada tanto para uso doméstico quanto para jardim;
  • usado durante qualquer estação de crescimento;
  • pode ser usado imediatamente antes da colheita;
  • O fertilizante não tem cheiro forte ou desagradável.

farinha de osso

Para que serve a farinha de ossos?

Ossos moídos podem ser usados ​​como fertilizante orgânico para plantas de interior e de jardim. Essa substância é ideal para solos altamente ácidos, pois a composição dos ossos normaliza o equilíbrio do solo, enriquece-o e ajuda as raízes a absorver nutrientes.

Além disso, a farinha é um excelente fertilizante antes do plantio de uma nova planta, pois o fósforo ajuda as raízes a se estabelecerem no novo local. O produto também influencia o crescimento e o rendimento da colheita, bem como o sabor e a aparência da fruta.

Além disso, a substância aumenta a imunidade das plantas a vários tipos de fungos, infecções e pragas. Jardineiros também costumam polvilhar o pó em seus gramados, o que torna a grama mais espessa e a cor mais intensa. Ossos moídos podem ser usados ​​puros ou adicionados a misturas prontas para suprir a deficiência de nitrogênio.

farinha de osso como fertilizante

Regras de aplicação e introdução

Períodos de alimentação com farinha de ossos:

  • imediatamente antes do plantio da primavera – em covas de plantio (10-15 gramas por planta);
  • Durante a escavação no outono, espalhe o pó a uma taxa de 100-200 gramas por metro quadrado; se o solo não for escavado, os ossos do solo devem ser compactados no solo, mais perto das raízes.

Usar farinha de ossos no outono é considerado mais eficaz porque os nutrientes se decompõem ao estado necessário antes da primavera, permitindo que as plantas futuras os utilizem. A farinha de ossos é normalmente aplicada uma vez por ano, embora jardineiros experientes recomendem aplicar o fertilizante no máximo uma vez a cada três anos.

fertilizante orgânico

Dependendo das culturas cultivadas no jardim, a preparação é usada de diferentes maneiras:

  • para plantas vegetais, a quantidade da substância adicionada na primavera deve ser aumentada - 50 gramas em cada buraco, no outono as proporções são mantidas;
  • Para batatas, é melhor aplicá-lo durante a escavação do outono, pois fertilizar cada buraco é um processo demorado. A dose recomendada no outono é de 200 a 300 gramas por metro quadrado.
  • Para roseiras, 100-150 gramas devem ser adicionados a cada buraco durante o plantio; para plantas maduras, 100 gramas devem ser adicionados à zona da raiz, seguido de cobertura morta uma vez a cada 3 anos;
  • Para morangos, o fertilizante é aplicado tanto durante o plantio (20-30 gramas por cova ou 300 gramas por metro quadrado) quanto durante o período de floração ou frutificação (10-20 gramas);
  • para arbustos de frutas vermelhas ou árvores frutíferas, são necessários 100-150 gramas de farinha em cada buraco;
  • Para plantas de interior, misture farinha com solo na proporção de 1 grama por quilo de solo.

farinha de osso como fertilizante

Como obter farinha de osso?

Você também pode fazer um fertilizante saudável. Para isso, você precisará estocar ração para animais ou peixes e ter bastante tempo livre, pois preparar farinha é um processo demorado e trabalhoso, especialmente sem o equipamento necessário. Lembre-se também de que o processo produz um odor característico, por isso é melhor fazê-lo ao ar livre.

Existem algumas maneiras de obter o produto, mas as seguintes são as mais fáceis:

  • A matéria-prima deve ser bem lavada, dividida em pequenos pedaços e fervida em uma panela de ferro fundido até amolecer completamente. Após o resfriamento, o produto deve ser moído;
  • Deixe a matéria-prima preparada sobre brasas até que o osso possa ser esfarelado manualmente.

Você pode moer o produto final usando um liquidificador, um rolo de massa ou um triturador de grãos.

Armazenamento de produtos

Armazene o fertilizante fora do alcance de crianças, roedores ou pássaros, longe da luz solar direta e em local bem ventilado. Certifique-se de respeitar as datas de validade nos rótulos. A farinha caseira deve ser embalada em sacos de pano e armazenada como a farinha comprada em loja.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata