- História do melhoramento da variedade Kesha
- Híbridos
- Kesha 1 (Super Kesha, Talismã)
- Kesha 2 (noz-moscada Kesha, Zlatogor, Tamerlão)
- Kesha vermelha
- Aparência
- Tipo de polinização
- Produtividade da variedade Kesha
- Tempo de maturação
- Vantagens e desvantagens das uvas Kesha
- Época de plantio
- Como preparar uma muda de Kesha
- Como escolher e preparar um local
- Algoritmo de plantio para a variedade Kesha
- Cultivo e cuidado
- Rega
- Fertilização
- Poda e modelagem do arbusto
- Capinando o solo
- Abrigo para o inverno
- Tipos de reprodução
- Doenças e pragas
- Erros comuns
A variedade de uva Kesha é uma variedade popular entre os jardineiros dos países da CEI. Plantá-la é fácil; é importante seguir as práticas de cultivo adequadas. É fácil de cuidar. Para garantir uma colheita abundante e frutas de alta qualidade, é importante se familiarizar com as seguintes diretrizes.
História do melhoramento da variedade Kesha
A variedade de uva de mesa Kesha é uma variedade intermediária-precoce, cultivada por meio da simbiose das variedades Vostorg e Frumoasa Albe. Melhoristas russos do Instituto de Pesquisa de Viticultura e Enologia Potapenko, de toda a Rússia, trabalharam neste desenvolvimento.
O nome científico original da espécie é "Improved Delight".
Híbridos
A variedade de uva Kesha inclui duas subespécies. Dependendo da velocidade de formação dos frutos, as variedades são classificadas como Kesha 1 e Kesha 2. Elas também são conhecidas por outros nomes, conforme listados abaixo.
Kesha 1 (Super Kesha, Talismã)
Essas variedades de uva são caracterizadas por alta resistência a insetos nocivos e condições climáticas adversas. Possuem um longo período de maturação, de 130 a 140 dias. Os frutos e cachos são grandes. As uvas suportam geadas severas e têm um agradável sabor moscatel.

Kesha 2 (noz-moscada Kesha, Zlatogor, Tamerlão)
A variedade de uva Kesha 2 foi cultivada a partir das plantas-mãe Kesha 1 e Kishmish Luchisty. Graças ao trabalho dos produtores, eles conseguiram produzir deliciosas frutas de cor âmbar, com sabor picante e aroma de moscatel.
O período de amadurecimento desta variedade não ultrapassa 110-115 dias, após o surgimento dos primeiros brotos no freixo. Os frutos têm polpa doce e um único cacho pode pesar até 1 kg, desde que sejam devidamente cuidados.
Kesha vermelha
A variedade de uva Kesha Red foi criada a partir do cruzamento entre Talisman e Cardinal. A planta é vigorosa, com um sistema radicular bem desenvolvido. Os cachos amadurecem em 125-135 dias. São densos, pesando até 2 kg, e permanecem na videira por muito tempo sem perder a aparência ou o sabor.
No estágio de maturação técnica, os frutos apresentam coloração escarlate clara ou bordô, dependendo da exposição da videira ao sol. Apresentam leve floração. A polpa é suculenta, com sabor de maçã, e os frutos são firmes. Não apresentam hematomas durante o transporte, mantendo o sabor. As uvas tintas Kesha apresentam baixa resistência à geada e raramente são afetadas por míldio e mofo cinzento.

Aparência
A uva Kesha é uma variedade vigorosa com alta produtividade. Com os devidos cuidados, os cachos de uva permanecem sempre grandes, compactos e de formato cilíndrico. Um cacho maduro atinge 25 cm de comprimento e pesa 1 kg. Os bagos são grandes, medindo 30 x 27 mm de diâmetro, e carnudos. Seu teor de açúcar é de 19 a 24%. As folhas atingem 15 cm de diâmetro, são cinco lobadas e nascem em pecíolos de até 7 cm de comprimento. As gavinhas são de comprimento médio e até 3 mm de espessura. As flores são bissexuais, pequenas, esverdeadas e reunidas em inflorescências em forma de panícula.
Tipo de polinização
As uvas Kesha são polinizadas por uma semana. Durante esse período, as flores adquirem um tom mais claro e ficam úmidas. Um líquido pegajoso aparece no estigma. A polinização ocorre a partir de plantas vizinhas.
Produtividade da variedade Kesha
As uvas Kesha são famosas por sua produção abundante, que pode chegar a 75-80%. É importante deixar de 1 a 2 cachos por broto para evitar que a planta sofra estresse excessivo.
Tempo de maturação
Os frutos amadurecem 110 dias após o desenvolvimento dos primeiros botões. A floração ocorre do início a meados de maio. A primeira colheita é feita no final de agosto ou início de setembro.

Vantagens e desvantagens das uvas Kesha
A variedade de uva Kesha tem muitas vantagens, mas alguns jardineiros encontraram algumas desvantagens.
| Prós | Contras |
| Excelente sabor | Baixa resistência ao inverno |
| Amadurecimento amigável de frutas vermelhas | A necessidade de remoção constante de brotos que engrossam as plantações |
| Aparência atraente de frutas | |
| Altas taxas de fertilidade de arbustos jovens |
Época de plantio
A época ideal para o plantio é do final de março a meados de abril. As condições climáticas devem ser levadas em consideração. É importante que não haja risco de retorno de geadas. No outono, novos brotos surgirão e os primeiros frutos aparecerão na estação seguinte.
Como preparar uma muda de Kesha
As mudas devem ser descartadas, deixando apenas os exemplares intactos e sem sinais de danos. Os brotos devem apresentar coloração uniforme, com polpa esverdeada ao serem cortados. O plantio deve ser iniciado imediatamente após a compra. Mergulhe o sistema radicular no estimulante de crescimento Epin por 2 horas e desinfete com uma solução fraca de permanganato de potássio. Se as mudas precisarem ser transportadas, mergulhe as raízes em água.

Como escolher e preparar um local
Escolha um local ensolarado para o vinhedo, mas não um que receba luz solar constante, pois isso pode causar queimaduras nas folhas. Prepare o local no outono, arando o solo até a profundidade de uma pá e removendo o capim-da-praia e as raízes. Duas semanas antes do plantio, na primavera, cave buracos e fertilize-os com húmus, composto e cinzas de madeira. O local deve estar livre de umidade. Coloque uma camada de tijolo quebrado ou argila expandida no fundo do buraco para garantir uma boa drenagem.
Algoritmo de plantio para a variedade Kesha
O processo de plantio das uvas Kesha é padrão e envolve as seguintes manipulações:
- cave um buraco medindo 80*80, preencha 1/3 com terra misturada com uma pequena quantidade de esterco podre;
- a distância entre os furos deve ser de 1 metro;
- No dia do plantio, adicione uma mistura de solo limpo aos buracos, coloque os rizomas das mudas sobre ela e cubra cuidadosamente com o restante do solo;
- A profundidade de plantio das uvas é determinada com base na altura do colo da raiz, que deve permanecer acima da superfície do solo com o enxerto.
Após o plantio das uvas Kesha, regue-as generosamente com água sedimentada. A água é despejada em um buraco cavado ao redor das mudas, a 30 cm do tronco, e amarrada a uma estrutura de suporte. Um arbusto requer 25 litros. Se o plantio foi feito no outono, mantenha as mudas jovens aquecidas, pois seu frágil sistema radicular pode congelar. Você pode usar um recipiente sem fundo, enchendo-o com terra limpa após colocá-lo ao redor dos arbustos.

Cultivo e cuidado
As uvas Kesha são cultivadas com um método de cultivo padrão, sem necessidade de cuidados especiais. A planta requer rega, poda, fertilização e cultivo regulares do solo ao seu redor. Tratamentos preventivos periódicos com produtos químicos são aplicados para combater besouros e outros patógenos.
Rega
As uvas Kesha devem ser regadas uniformemente, duas vezes ao ano, quando houver chuva suficiente. Use água sedimentada, 30 litros por planta.
Fertilização
As uvas Kesha são alimentadas de acordo com o cronograma.
- A primeira aplicação de fertilizante é feita no final de maio, adicionando nitrogênio ao solo. Serão necessários 10 kg de esterco apodrecido por arbusto. Em seguida, as uvas são regadas.
- Após uma semana, adicione salitre e ureia na proporção de 20 g por 1 metro quadrado.
- Um mês após a primeira alimentação, é adicionado fósforo - nitrophoska na quantidade de 50 g por 1 metro quadrado.
- Após mais um mês, as uvas são alimentadas com potássio. A aplicação é feita foliarmente, pulverizando as fileiras inferiores de folhas. A dosagem necessária está indicada na embalagem da solução nutritiva.

A fertilização regular aumenta a produtividade da uva e melhora suas propriedades protetoras.
Poda e modelagem do arbusto
É necessário realizar podas sanitárias e formativas nas uvas Kesha.
- Poda sanitária. Este procedimento é realizado em março, após o inverno. Brotos doentes, secos e danificados são removidos.
- Poda formativa. Consiste em moldar adequadamente a videira e colocá-la em treliças ou outros suportes para maximizar o espaço disponível. São retirados até cinco brotos dos ramos principais, que se estendem a partir do sistema radicular, resultando em até 15 ramos.
Graças às manipulações acima, as uvas ficarão limpas e não engrossadas.

Capinando o solo
O afrouxamento é feito de 4 a 5 vezes durante a estação de crescimento. A capina é feita até a profundidade de meia pá. Essa manipulação melhora a aeração do solo e remove ervas daninhas.
Abrigo para o inverno
As uvas Kesha nas regiões do sul não precisam de abrigo, mas os brotos podem ficar cobertos de gelo e congelar. Jardineiros experientes recomendam se preparar para o inverno.
- Após o término da frutificação, os galhos desnecessários são podados no outono. Isso garante a formação adequada dos arbustos na primavera, livrando-os do excesso de peso. Em seguida, os galhos são removidos das treliças e dobrados até o solo. Uma pequena depressão é preparada para os brotos, que são fixados ao solo com arame.
- Em novembro, os galhos são cobertos com folhas, e filme plástico e pedras são colocadas por cima. Isso evitará que a cobertura se mova e exponha as uvas.
Se o inverno estiver com neve, você pode cobrir a parte inferior das uvas Kesha com uma camada de neve.

Tipos de reprodução
As uvas Kesha são propagadas de várias maneiras: plantando estacas e enxertando uma planta velha. As estacas, separadas da planta-mãe, enraízam-se com sucesso em solo fechado e, em seguida, as mudas crescidas podem ser transplantadas para o seu local permanente. A colheita da primeira safra leva de 3 a 4 anos.
Jardineiros experientes recomendam renovar um arbusto antigo por meio de enxerto. Isso pode ser feito durante toda a estação de crescimento, o que traz um benefício adicional.
O processo de enxertia de plantas consiste nas seguintes etapas:
- corte de um pecíolo de um ano de idade de um arbusto-mãe saudável - feito em forma de cunha, ele é tratado com um estimulador de formação de raízes, como Humate;
- Ao enxertar no inverno, a estaca deve ser coberta adicionalmente com cera derretida para protegê-la dos efeitos das baixas temperaturas;
- poda, raspagem de farpas do tronco - o local da enxertia deve ser liso e uniforme;
- é feita uma pequena divisão no broto, seu tamanho deve corresponder ao diâmetro do pecíolo;
- colocando o corte na fenda, prendendo a quebra com barbante de tecido;
- aplicar argila úmida no local do porta-enxerto e cobri-lo com uma camada de solo para evitar a evaporação excessiva de umidade.
Em um tronco doente, vários enxertos podem ser realizados de uma só vez, mas as uvas devem primeiro ser apoiadas com uma estrutura de suporte em vários lugares.

Doenças e pragas
As uvas Kesha são suscetíveis a insetos e doenças se não forem cuidadas adequadamente. Os problemas mais comuns estão listados abaixo.
- Oídio. Este fungo ataca as folhas. A doença se desenvolve rapidamente e uma camada amarelada aparece na folhagem. Para combater o problema, são utilizados fungicidas, como soluções de sulfato ferroso.
- Mofo cinzento. As uvas são infectadas devido à alta umidade. A podridão causa a formação de manchas marrons na folhagem. As áreas afetadas devem ser removidas.
- Ácaros. O problema é caracterizado pelo aparecimento de manchas marrons, amarelas ou claras na superfície das folhas. As infestações de ácaros também são perigosas para os humanos. Eles são eliminados com enxofre coloidal ou produtos químicos como Omite, Karbofos e Fufanon.
Se forem realizados tratamentos preventivos, as uvas Kesha não sofrerão com os problemas mencionados acima.Se já tiverem aparecido, quanto mais cedo o tratamento for realizado, maiores serão as chances de salvar a planta.

Erros comuns
Os jardineiros costumam cometer uma série de erros que podem ser prejudiciais às uvas.
- Comprar material de plantio sem antes ler a descrição da variedade. É importante se familiarizar com o período de amadurecimento dos frutos, o tamanho do cacho, o formato do fruto e a resistência a doenças e pragas. Compre mudas apenas de vendedores ou viveiros confiáveis.
- Recomenda-se plantar uvas Kesha no lado norte dos prédios, atrás das árvores. As videiras não prosperarão nessas áreas, ou a colheita será prejudicada e a planta murchará rapidamente.
- Plantio superficial de mudas. Os rizomas localizados próximos à superfície são suscetíveis ao congelamento e, em climas quentes, ressecam. É importante respeitar rigorosamente a profundidade recomendada para a cova das mudas. Se o plantio já tiver ocorrido, isole a base do arbusto com palha ou serragem para o inverno.
Regar com muita frequência também é prejudicial, principalmente pelo acúmulo de umidade no sistema radicular.











