- Vantagens da propagação de sementes
- Escolhendo uma variedade de mirtilo
- Quando e como preparar o material de plantio
- Critérios de seleção de frutas vermelhas
- Preparando sementes para semeadura
- Preparação do substrato e semeadura
- Quando esperar que o broto apareça?
- Especificidades do transplante para um local permanente
- Características de cuidado
- Rega
- O que alimentar
- Formando mudas jovens
- Proteção contra insetos e doenças
- Preciso cobri-lo para o inverno?
- Um arbusto que cresce a partir de uma semente dará frutos?
Os mirtilos sempre foram considerados uma cultura florestal. No entanto, jardineiros curiosos gostam de experimentar coisas interessantes e tentar cultivar plantas exóticas e incomuns em seus jardins. O desejo de cultivar deliciosos mirtilos de jardim a partir de sementes e colher essa fruta incrivelmente saudável anualmente em casa também tem sido popular. Com muito trabalho, esse sonho muitas vezes se torna realidade.
Vantagens da propagação de sementes
A propagação por sementes permite o cultivo rápido de um grande número de plantas adaptadas ao ambiente e menos suscetíveis a doenças. Variedades de mirtilo de jardim, resultado de um cultivo meticuloso, produzem safras abundantes com as características de sabor desejadas. No entanto, mirtilos cultivados a partir de sementes crescem lentamente e só começam a dar frutos por pelo menos cinco anos após o plantio.
Escolhendo uma variedade de mirtilo
Dependendo do tamanho, as variedades de mirtilo de jardim são divididas em:
- curto;
- médio porte;
- alto.
São plantas resistentes à geada e com frutos de excelente sabor. A ampla variedade de mirtilos de jardim disponíveis no mercado permite que você escolha variedades adequadas à sua altura e às características desejadas.
No cultivo em vasos, vale dar preferência às variedades de baixo crescimento e, para o plantio, utilizar recipientes grandes com pelo menos 60 cm de diâmetro.

Quando e como preparar o material de plantio
Para cultivar mirtilos em casa com sucesso, é melhor comprar sementes prontas, que já estão disponíveis. No entanto, jardineiros experientes costumam usar frutas maduras para obter sementes.
As sementes são extraídas dos frutos colhidos, secas em temperatura ambiente e armazenadas em local fresco. Durante o inverno, as sementes passam por estratificação e estão prontas para o plantio no início da primavera.
Critérios de seleção de frutas vermelhas
Para colher sementes, selecione arbustos fortes e saudáveis, dos quais serão colhidas frutas grandes, de cor escura, com polpa suculenta e densa.
Preparando sementes para semeadura
As sementes são armazenadas durante todo o inverno na geladeira ou em qualquer outro local fresco. Em baixas temperaturas, as sementes amadurecem, ganham força e sua taxa de germinação aumenta significativamente. Na primavera, elas são removidas e semeadas em solo previamente preparado.

Preparação do substrato e semeadura
Os mirtilos são sensíveis à luz, portanto, a semeadura em ambientes fechados não deve ser feita antes de março. Iluminação artificial pode ser fornecida, se necessário. Nessas condições, as sementes germinam rapidamente e se desenvolvem vigorosamente. O preparo cuidadoso do solo garante a germinação das sementes e seu desenvolvimento bem-sucedido em uma planta saudável.
Mirtilos requerem solo ácido com pH de 3,5 a 5,5. Solos com pH baixo requerem acidificação.
Para o plantio, prepare uma mistura de solo composta de turfa e serrapilheira. Use partes iguais. Uma pequena quantidade de húmus e areia melhorará a estrutura do solo e promoverá um crescimento saudável.
Uma excelente opção para o cultivo frutífero de mirtilos é o solo pronto para azaléias com acidez média.
As sementes são semeadas em vasos ou caixas pré-preparados, bem regados e cobertos com filme até que as mudas apareçam.

Quando esperar que o broto apareça?
Após o plantio das sementes no solo, os primeiros brotos podem ser esperados em poucas semanas. Assim que as sementes germinarem, o filme plástico é removido.
Cultivar mirtilos a partir de sementes exige muito esforço e atenção, e resultados favoráveis nem sempre são garantidos. É muito mais fácil comprar mirtilos prontos para cultivo em recipientes para cultivo em larga escala. Eles prosperam em terreno aberto e a taxa de mortalidade de plantas transplantadas é mínima.
Especificidades do transplante para um local permanente
Na maioria das regiões, os mirtilos são plantados ao ar livre na primavera. Com a primeira geada, as plantas têm tempo de criar raízes e crescer fortes. O plantio no outono é adequado apenas para áreas com climas amenos e invernos quentes. Um outono longo e quente permite que as plantas se adaptem ao ambiente e sobrevivam bem ao inverno.
Ao plantar mudas em um local permanente, prepare buracos grandes medindo 80 x 80 e preencha-os com solo adequado.
As mudas são plantadas com cuidado, sem perturbar o torrão e tentando não danificar as raízes delicadas.

Características de cuidado
As condições domésticas não são naturais para o cultivo de mirtilos, por isso atenção e cuidado cuidadoso são mais importantes do que nunca.
Rega
Mirtilos são sensíveis à umidade. Eles não querem que o solo seque completamente. Regue as plantas com água da chuva que tenha secado por 24 horas. Tome cuidado para garantir que o solo permaneça ligeiramente úmido o tempo todo.
O que alimentar
No cultivo de mirtilos, a acidez do solo é monitorada regularmente, pois é essencial para o desenvolvimento e a frutificação bem-sucedidos da planta. Quaisquer alterações no pH do solo são ajustadas aos padrões exigidos.
A cada três anos, as plantas são alimentadas com matéria orgânica e fertilizantes complexos são adicionados anualmente.

Formando mudas jovens
Os mirtilos não são podados imediatamente após o plantio. Somente no terceiro ou quarto ano é que se inicia a poda anual. Isso envolve a remoção de galhos congelados, secos e danificados. Uma planta adulta requer de 6 a 8 galhos fortes e desenvolvidos para uma boa frutificação. Brotos fracos e subdesenvolvidos são removidos. Galhos velhos são gradualmente substituídos por novos.
Arbustos envelhecidos afetam imediatamente a produtividade, portanto, plantas com mais de 15 anos requerem uma poda intensa de rejuvenescimento. Isso é feito no início da primavera, a temperaturas não superiores a 5 °C, a uma altura de cerca de 30 centímetros acima do nível do solo. Os cortes são cuidadosamente tratados com piche de jardim.
Proteção contra insetos e doenças
Para garantir o crescimento bem-sucedido das plantas e o amadurecimento dos frutos, são necessárias medidas preventivas anuais. A poda oportuna e o tratamento dos arbustos com calda bordalesa podem prevenir uma série de doenças comuns e garantir plantas saudáveis.
Pulgões e cochonilhas são particularmente comuns em arbustos de mirtilo em crescimento. Para se proteger contra essas pragas, borrife a planta com inseticidas.

Preciso cobri-lo para o inverno?
Os mirtilos toleram bem temperaturas abaixo de zero. Plantas maduras não precisam de cobertura. As raízes das mudas jovens são protegidas de geadas severas com uma espessa camada de cobertura morta de serragem.
Um arbusto que cresce a partir de uma semente dará frutos?
Quando propagadas por sementes, as características das plantas-mãe geralmente não são transmitidas. Portanto, é impossível prever o desempenho frutífero de uma planta madura. Alguns arbustos podem produzir frutos grandes e produzir grandes colheitas. Outros arbustos, sob as mesmas condições de cultivo, frequentemente produzem frutos pequenos em pequenas quantidades. Para obter boas colheitas, as plantas mais saudáveis e frutíferas são selecionadas e propagadas por meio de estacas ou divisão do arbusto crescido.
Preparar solo adequado, usar sementes de alta qualidade e prestar muita atenção ao crescimento das plantas permite que você cultive mirtilos em casa e aproveite seus frutos saudáveis.











