- Quais micro e macroelementos o alho precisa?
- Momento da aplicação de fertilizantes
- Na primavera
- No verão
- No outono
- Métodos para tratar arbustos em campo aberto
- Foliar
- Sob a raiz
- Quais fertilizantes uma planta plantada na primavera gosta?
- Nitroammofoska e nitrofoska
- Superfosfato
- Sulfato de potássio
- Nitrato de amônio
- Ureia
- Ácido bórico
- Fertilizantes orgânicos
- Amônia
- Cinzas de madeira
- Sal de mesa
- Levedura
- Esterco de galinha
- Verbasco
- Fertilizantes minerais complexos
- O que não deve ser usado
O alho é um vegetal picante com sabor característico e inúmeras propriedades benéficas. Para garantir uma colheita abundante, você precisa não apenas seguir as diretrizes de plantio, mas também cuidar dele integralmente. Um dos passos mais importantes é a fertilização adequada, por isso é importante saber quais fertilizantes usar em cada época do ano e como.
Quais micro e macroelementos o alho precisa?
Uma composição adequadamente selecionada de micro e macroelementos garantirá um bom crescimento e desenvolvimento do alho, além de protegê-lo de doenças e pragas comuns.
Para uma colheita rica são necessárias as seguintes substâncias:
- Oxigênio, hidrogênio e carbono são blocos de construção essenciais para as plantas. Os vegetais obtêm hidrogênio da decomposição da água durante a fotossíntese, enquanto o oxigênio e o carbono são obtidos do ar.
- O nitrogênio garante um crescimento saudável. No entanto, quantidades excessivas desse nutriente devem ser evitadas, pois enfraquecem o alho e aumentam sua suscetibilidade a doenças.
- O fósforo é necessário para que a cabeça do alho cresça e tenha excelente sabor, aroma e propriedades benéficas.
- Potássio, que contribui para a melhoria geral da condição da planta e aumenta suas propriedades de resistência ao frio.
- Cálcio, que garante a correta formação de raízes, caules e frutos.
- O magnésio, a principal fonte de clorofila, é responsável pela rica cor verde da parte aérea do alho e protege contra o amarelamento e murchamento prematuros.
- Enxofre em pequenas doses dá ao alho seu sabor picante característico.
- Ferro e cobre estimulam a formação de clorofila.
- O boro previne o ressecamento e o apodrecimento.

Momento da aplicação de fertilizantes
Para garantir que os fertilizantes sejam tão eficazes quanto possível, os momentos ideais de aplicação devem ser observados em diferentes épocas do ano.
Na primavera
Na primavera, o alho precisa ser fertilizado três vezes. A primeira aplicação deve ser feita após o derretimento da neve — é quando o vegetal está mais suscetível às deficiências minerais necessárias para o crescimento. A segunda aplicação deve ser feita no máximo duas semanas após a primeira. A terceira aplicação deve ser feita no final de maio, período necessário para a frutificação.
No verão
A fertilização do alho de verão consiste em duas etapas. A primeira aplicação é recomendada entre meados e o final de julho. O alho de inverno, que amadurece mais cedo que o alho de primavera, deve ser fertilizado em junho. O vegetal deve ser fertilizado novamente em meados de agosto.

No outono
No outono, aplique fertilizante 14 dias antes do plantio do alho-poró de inverno. A aplicação final é recomendada antes do início da geada. Isso aumentará as propriedades protetoras do vegetal.
Métodos para tratar arbustos em campo aberto
Existem dois métodos de fertilização para alho plantado ao ar livre: foliar e radicular. Primeiro, é importante entender as diferenças entre os dois.
Foliar
Quando o alho precisa de um suprimento urgente de nutrientes, utiliza-se a adubação foliar. A pulverização do fertilizante nos caules e folhas promove uma absorção mais rápida e fácil dos nutrientes.

Em comparação com a fertilização das raízes, uma concentração reduzida de fertilizante é usada neste caso.
Recomenda-se realizar a fertilização foliar duas vezes durante o período de crescimento ativo da cultura vegetal.
Este método é adicional à fertilização da raiz e não pode servir como um substituto completo para ela.
Sob a raiz
Este é o método tradicional de fertilização e envolve a aplicação direta do fertilizante no solo sob o alho em crescimento. A fertilização radicular e foliar não deve ser feita simultaneamente.
Quais fertilizantes uma planta plantada na primavera gosta?
Para garantir que o alho cresça e se desenvolva adequadamente após o plantio na primavera, é necessário escolher fertilizantes eficazes e seguros.

Fertilizantes comerciais à base de minerais, prontos para uso, são mais indicados para solos pobres e empobrecidos. Ao usá-los, siga rigorosamente a dosagem para evitar efeitos tóxicos.
Recomenda-se fertilizar o alho com esses meios durante a estação de crescimento.
Nitroammofoska e nitrofoska
Nitroammophoska é um fertilizante mineral universal para todos os tipos de culturas, incluindo plantas bulbosas. Disponível em grânulos, sua composição balanceada enriquece o alho em desenvolvimento com potássio, nitrogênio, enxofre e fósforo.
Ao utilizar este tipo, você precisa considerar algumas recomendações:
- O momento ideal para incorporar fertilizante ao solo é na primavera, três semanas antes do plantio planejado dos vegetais.
- Para fertilizar as raízes no final da primavera ou início do verão, use 20-30 gramas de fertilizante por metro linear do canteiro de alho.
- A fertilização foliar deve ser realizada quando as folhas da planta ficarem amarelas. Para isso, prepare uma solução nutritiva na proporção de 2 a 3 colheres de sopa de fertilizante por balde de água.

Nitrophoska é um fertilizante complexo que acelera o crescimento vegetativo. Contém sais de nitrogênio, fósforo e potássio. É menos concentrado que o nitroammophoska, sendo necessária a dose dobrada.
Superfosfato
O uso de superfosfato estimula a formação de bulbos e raízes de alho. A deficiência de fósforo leva a uma série de deficiências neste vegetal, incluindo tamanho pequeno, suscetibilidade a pragas e doenças e ausência de sabor e propriedades nutricionais característicos. Para fertilizar um terreno de 2 x 2 metros, use 2 colheres de sopa do produto seco para cada balde de água.
Sulfato de potássio
O sulfato de potássio promove melhor amadurecimento e armazenamento dos frutos. É usado durante a estação de crescimento. A dosagem recomendada é de 3 colheres de sopa de fertilizante para cada 10 litros de água.

Nitrato de amônio
Para garantir um bom crescimento do alho, fertilize-o com nitrato de amônio. Ele contém nitrogênio, enxofre, magnésio, cálcio e potássio. A fertilização deve ser feita 20 dias após o surgimento dos brotos. Por 1 m2 São necessários 5-7 gramas do produto.
Ureia
A ureia, ou carbamida, é um fertilizante rico em compostos nitrogenados que promove o desenvolvimento da massa verde. A fertilização na primavera estimula o crescimento do alho. Para um canteiro de 3 metros.2 Você precisa dissolver uma colher de sopa do produto em um balde.

Ácido bórico
O ácido bórico satura o alho em crescimento com boro. Ao participar da síntese e fotossíntese de micronutrientes, este fertilizante nutre eficazmente a planta e garante um crescimento saudável. O boro também aumenta a imunidade das culturas.
O dia anterior as sementes de alho devem ser imersas nas plantações em uma solução de ácido bórico (0,2 gramas de substância por 1 litro de água).
Fertilizantes orgânicos
Os fertilizantes orgânicos são preferidos por muitos jardineiros devido ao seu efeito seguro nas plantações.
Amônia
Fertilizar o alho com amônia ajudará a fazê-lo crescer grande e com cravinhos densos. A primeira aplicação deve ser feita no plantio, usando uma solução de 50 ml de amônia e 10 litros de água. Após o surgimento de 2 a 3 folhas, será necessária a fertilização foliar para proteger contra pragas. Para isso, dilua 2 colheres de sopa de álcool em 10 litros de água.

Posteriormente, recomenda-se usar uma solução com concentração menor a cada 10 dias. Folhas amareladas e folhagem verde-clara indicam que o alho precisa de amônia. É melhor fertilizar a planta com esta solução à noite, após umedecer o solo.
Cinzas de madeira
A cinza de madeira, rica em fósforo e potássio, tem um efeito positivo no crescimento do alho. Deve ser usada na fertilização de verão.
Existem várias maneiras de usá-lo:
- preparação de uma solução para alimentação de raízes (500 g de cinzas por 10 l de água);
- solução para alimentação foliar (250 g de cinzas por 10 l de água);
- espalhando sobre canteiros para melhorar as propriedades do solo;
- espalhando sobre as partes aéreas da planta para proteger contra pragas.

Sal de mesa
O principal efeito do sal de cozinha é estimular o crescimento das mudas e prevenir o amarelecimento prematuro das pontas do alho. Para tratar um canteiro, prepare uma solução de 10 litros de água e 3 colheres de sopa de sal.
Levedura
O fertilizante de levedura é popular entre jardineiros e horticultores como estimulante para o crescimento ativo de todos os tipos de plantas. Ele também aumenta a vitalidade e a resiliência das plantações. É recomendado para uso na primavera e no verão.
A solução nutritiva pode ser preparada a partir de produto fresco ou seco:
- Adicione 200 g de fermento a 1 litro de água.
- Misture bem.
- Deixe descansar por 24 horas.
- Dilua o concentrado resultante em um balde de 10 litros de água.

Esterco de galinha
Este fertilizante natural é composto por nitrogênio, fosfatos e sais solúveis de potássio. Os benefícios do esterco de galinha como fertilizante para alho incluem:
- ecologicamente correto e livre de toxinas;
- efeito duradouro (basta usar uma vez a cada três anos);
- aumentando a fertilidade do solo, restaurando a microflora e a acidez favoráveis;
- aumentando a resistência das plantas a fatores externos adversos e doenças.
No entanto, é proibido adicioná-lo fresco ao solo, pois isso pode levar à morte do alho.
O esterco de galinha é eficaz e seguro quando combinado com os seguintes componentes:
- serragem de madeira;
- turfa;
- canudo.

Você também pode adicionar sulfato de cobre. Alguns gramas dessa substância neutralizarão o odor desagradável deste fertilizante orgânico.
Verbasco
O esterco bovino bem curtido contém todos os elementos necessários para o desenvolvimento do alho. Este fertilizante é rico em potássio e nitrogênio, além de conter um pouco de fósforo.
A solução nutritiva é preparada da seguinte forma:
- Um balde de esterco de vaca é diluído em um barril.
- São adicionados cinco baldes de 10 litros de água.
- A mistura é mexida periodicamente para obter uma consistência uniforme.
- Deixe descansar por 15-20 dias.
- Após esse período, dilua o concentrado na proporção de 1 parte da mistura para 10 partes de água.

Fertilizantes minerais complexos
Muitas empresas agrícolas produzem fertilizantes minerais complexos que podem ser usados para obter uma boa colheita de alho.
"Agricola-2" é um produto à base de magnésio com microelementos valiosos adicionados. Recomenda-se o uso em solução na dosagem de 25 g de fertilizante para cada 15 litros de água. Para aplicação foliar, a concentração pode ser reduzida à metade.
"Cebola e Alho" da Fasco contém magnésio e cálcio. Deve ser aplicado no solo antes do plantio. Por 1 m2 São utilizados 100 g do produto.
"Reflex" é um fertilizante líquido de composição complexa. Contém ácidos húmicos, sódio e potássio. É vendido em frascos escuros. Para aplicação radicular e foliar, utilize uma solução de 10 litros de água e 50 ml de concentrado.
"Cinderela" é um fertilizante complexo à base de ácidos húmicos e extratos de ervas — urtiga, erva-cidreira, mil-folhas e calêndula. Aumenta a produtividade das culturas e protege contra pragas. Um pacote de 400 g é suficiente para plantar 25 kg de dentes de alho. Aplique o produto a uma profundidade de 10 cm em solo solto.
O que não deve ser usado
Alguns fertilizantes podem ser prejudiciais ao alho se usados incorretamente. Fertilizantes contendo nitrogênio não são recomendados durante o verão, quando os dentes de alho estão se formando. Isso leva ao crescimento excessivo de pontas verdes, enquanto os dentes de alho ficam pequenos, soltos e sem sabor.











