A hortelã é uma planta aromática usada em diversas áreas, incluindo culinária, medicina e cosmetologia. A questão de como armazená-la corretamente ocupa a mente de muitas pessoas, já que o período natural de crescimento da planta é curto, e elas querem guardar as memórias do verão o ano todo.
Nas noites de inverno, é um prazer saborear um chá com o aroma refrescante do mentol, um componente importante da planta com efeito tônico adicional.
Aprendendo receitas populares para conservar esta maravilha verde, você pode estocar o sabor e o aroma mentolados por um ano. Você pode usar as verduras em conserva:
- para preparar e decorar diversos pratos;
- com a finalidade de refrescar e clarear a pele do rosto (máscaras, loções);
- como uma bebida calmante (mojito, coquetéis com sabor de menta adicionado);
- para banhos e banheiras;
- como medicamento (infusões, decocções).
Para garantir que a hortelã não perca suas qualidades, você deve prepará-la para uso futuro seguindo recomendações simples.

Características do armazenamento de hortelã
Existem várias maneiras simples de manter uma planta saudável. No entanto, é importante ter em mente algumas nuances ao armazená-la para o inverno. Entre elas:
- A planta apresenta suas propriedades mais benéficas no final de junho e início de julho, ou seja, durante o período de floração ativa, por isso é necessário planejar a colheita futura durante esse período.
- Caules jovens com abundância de folhas aromáticas, que contêm alta concentração de óleos essenciais, são adequados para armazenamento.
- Coletar hortelã Recomenda-se que seja feito após o orvalho desaparecer, mas não depois das 11h.
Somente a hortelã colhida dentro do prazo especificado irá deliciá-lo com seu sabor mentolado e aroma delicioso. Os métodos de armazenamento mais eficazes incluem secar a planta ou congelá-la.
A hortelã pode ser colhida de ramos inteiros ou de folhas individuais.
Preparação de matérias-primas
As plantas colhidas exigem um preparo cuidadoso antes do armazenamento, utilizando qualquer método de sua preferência. O procedimento de preparo da matéria-prima é praticamente idêntico para todas as receitas.

Para obter um bom resultado, você precisa:
- separar os caules e as folhas, removendo fragmentos secos, ervas daninhas, detritos caídos acidentalmente e insetos;
- lave as plantas em água corrente e escorra em uma peneira;
- coloque-o sobre uma toalha e espere até que o excesso de umidade seja removido;
Se apenas as folhas forem armazenadas, elas devem ser removidas dos caules. É melhor fazer isso manualmente, evitando objetos de metal, como tesouras de poda, tesouras ou facas. Isso evitará o risco de oxidação, que pode causar deterioração prematura.
Como armazenar hortelã fresca
A hortelã colhida murcha rapidamente, perdendo não apenas seu frescor original, mas também suas qualidades benéficas.
Armazenar na geladeira é a melhor opção, pois permite manter o produto fresco por uma semana.
Depois de preparar as folhas esmeraldas da maneira descrita acima, elas são conservadas na geladeira usando truques simples:
- Coloque os caules da planta em um recipiente com água. Trocar a água diariamente manterá as folhas frescas por até 10 dias.
- Coloque um maço de hortelã em um recipiente plástico com tampa hermética e bem fechado. Armazene por 5 a 7 dias.
- Espalhe os talos em uma camada fina sobre um pano úmido e enrole formando um rolinho. Armazene por 3 a 4 dias.
Essas receitas ajudam a prolongar a vida útil da hortelã por um curto período. No entanto, ela perde rapidamente sua cor vibrante. Além disso, outros alimentos tendem a absorver os odores da planta.

Secagem de hortelã
A secagem é um método antigo e comprovado de preservação de plantas. Este método preserva todo o sabor, a cor e o aroma mentolado. Existem várias opções de secagem:
- natural - em local bem ventilado;
- usando um forno de micro-ondas;
- secagem no forno.
A secagem em forno e micro-ondas reduz o tempo de preparação, mas, como resultado do tratamento térmico, o produto perde uma quantidade significativa de suas propriedades benéficas; os óleos essenciais simplesmente evaporam durante esse tipo de tratamento.
A secagem ao ar natural permite obter um resultado realmente surpreendente, desde que todos os requisitos da etapa preparatória descrita acima sejam atendidos.
O restante dos passos não levará muito tempo:
- é necessário coletar hortelã em pequenos cachos;
- Amarre firmemente a parte inferior dos caules com um fio ou barbante forte;
- Pendure buquês de hortelã com as inflorescências para baixo para que todas as substâncias fiquem concentradas na área das folhas.

O ambiente deve ser bem ventilado, sem que a luz solar direta incida sobre a planta.
Após os caules e folhas estarem completamente secos, a matéria-prima resultante deve ser colocada em um recipiente de vidro seco (de preferência de cor escura), bem fechado e colocado em local escuro.
Esta preparação pode ser armazenada por mais de um ano sem perder suas propriedades. Chás, pratos de carne e sobremesas são os principais usos da hortelã seca.
Congelando uma planta
A hortelã pode ser conservada para o inverno no congelador. A hortelã congelada, assim como a hortelã seca, mantém todas as suas qualidades por 7 a 8 meses.
Folhas inteiras
As verduras bem preparadas são colocadas em um saco plástico com fecho hermeticamente fechado.
Se você quiser congelar apenas as folhas, elas devem ser removidas dos caules primeiro, manualmente.
Um requisito importante: não deve haver umidade nas folhas e o ar deve ser removido do saco usando um canudo de coquetel.

Ramos inteiros
Congelar as folhas e os caules é perfeito para decorar pratos festivos. Esta hortelã também é usada para fazer infusões e decocções para fins cosméticos e medicinais.
Os galhos da planta são colocados em um saco plástico, do qual o ar é removido. O saco é então enrolado firmemente em um tubo e colocado no congelador.
finamente picado
A embalagem prática dos produtos é mais adequada para preparar primeiros pratos.
As verduras são pré-picadas com uma faca ou no liquidificador, colocadas em pequenos recipientes e congeladas.
A desvantagem desse método é que é difícil separar a quantidade necessária de produto.
Em cubos de gelo
A maneira mais prática de congelar hortelã é em formas de gelo especiais. Bandejas de doces também podem ser usadas para esse fim.
A vantagem desse método é a embalagem em porções.

Preparação:
- Coloque 1-2 folhas de hortelã em cada célula;
- adicione água;
- congelar.
Esses cubos têm uma grande variedade de usos, incluindo chá, mojitos, limpeza facial e culinária.
A variedade de métodos de armazenamento de hortelã permite que você escolha a opção mais adequada com base em suas capacidades, necessidades e uso pretendido.











