O pepino Tchaikovsky F1, descrito como de excelente sabor, é considerado um híbrido da renomada variedade holandesa Kibriya. A variedade foi aprimorada para atender às necessidades dos jardineiros locais e às condições locais de cultivo.
Características da planta
O híbrido de primeira geração, Tchaikovsky, é partenocárpico. As videiras produzem predominantemente flores femininas. Os ovários são formados sem a ajuda de insetos polinizadores. Os pepinos Tchaikovsky são adequados para cultivo em ambientes internos e externos; sua produção não é afetada pelo clima ou pela migração de abelhas e zangões.

O pepino Tchaikovsky F1 produz frutos em cachos, formando até cinco ovários na axila de uma única folha. A produção chega a 50 kg por metro quadrado durante a estação de crescimento. As videiras toleram tanto calor intenso quanto frio e chuvas prolongadas.
As características dos jardineiros indicam que a variedade é resistente a doenças fúngicas (oídio, podridão radicular, cladosporiose, etc.) e sobrevive facilmente ao estresse devido a flutuações repentinas de temperatura.

Leva de 35 a 45 dias desde a semeadura até os primeiros frutos. O período principal de frutificação começa após mais 3 a 5 dias e continua até a geada. A planta é exigente em termos de conteúdo mineral no solo e fertilização.
As videiras são de comprimento médio, atingindo 2 a 2,5 m. Quando cultivadas em estufa, as videiras precisam ser conduzidas e amarradas a uma treliça. Em campo aberto, as videiras podem ser conduzidas ao longo do solo ou formadas em 2 a 3 ramos, beliscando a parte superior do pepino jovem acima da 4ª ou 5ª folha. Este método permite que uma única planta produza uma colheita maior.
Características da fruta
A variedade Tchaikovsky é um fruto do tipo pepino, de tamanho pequeno (até 12 cm) e peso de 60 a 70 g. Recomenda-se colher os frutos diariamente, embora, mesmo se deixados nas videiras por um curto período, eles não cresçam muito nem desenvolvam cavidades internas. As sementes nos frutos partenocárpicos são praticamente imaturas.
A casca é verde-escura, sem zonas mais claras, e uniformemente colorida ao longo do fruto. O fruto verde é coberto por numerosos tubérculos pequenos com espinhos afiados e transparentes. À medida que o fruto cresce, os tubérculos tornam-se menos frequentes e menos visíveis.

Durante o transporte, o pepino Tchaikovsky mantém sua aparência comercial por 2 a 3 dias, conservando seus espinhos e um brilho agradável. Em casa, pode ser armazenado na geladeira sem perder o sabor por vários dias.
Alta durabilidade e transportabilidade tornam os pepinos híbridos atraentes para agricultores que produzem vegetais precoces.
A polpa é firme e crocante. A cor é verde-clara, com um centro cremoso ou branco. O sabor é excelente. Os jardineiros notam o sabor adocicado da polpa do pepino e seu aroma rico e característico. Essas qualidades permanecem inalteradas mesmo quando os pepinos maduros são colhidos.

Os pepinos Tchaikovsky são ótimos para comer frescos. Pepinos precoces podem ser usados para criar uma variedade de saladas, misturando-os com outros vegetais e ingredientes. Também são perfeitos para fazer aperitivos elegantes, wraps e canapés. Fatias finas de pepino combinam bem com ingredientes de sanduíches.
Os excedentes de produção podem ser preservados para uso futuro. A variedade de petiscos de pepino em lata é vasta: os pepinos são conservados para o inverno e para consumo levemente salgado no verão, e são incluídos em pratos de vegetais em conserva. Pepinos grandes e crescidos podem ser usados para conserva. pepinos fazem deliciosos picles gourmet e saladas. A polpa descascada e sem sementes pode até ser incluída no lecho.
Como cultivar uma boa safra de pepinos?
O local para o canteiro de pepinos deve ser escolhido de forma que receba pelo menos 12 horas de sol por dia. No entanto, o sol pleno não é benéfico para os pepinos, portanto, durante o meio-dia (das 12h às 16h), o canteiro deve ser sombreado por uma árvore alta ou por plantas artificiais de culturas altas (tomate em latada, milho, etc.). O solo deve ser solto e permeável à água e ao ar.

Na casa de verão camas quentes são frequentemente preparadas para pepinos, colocando uma camada de composto ou esterco por baixo. Os pepinos crescem melhor nessas condições, pois o solo permanece quente mesmo durante ondas de frio, o que os brotos verdes toleram bem, mas o sistema radicular da planta não. Canteiros aquecidos são convenientes para o cultivo tanto de pepinos precoces quanto para aqueles para colheita no final do verão.
O momento do plantio em campo aberto é determinado pelo aquecimento do solo: a uma profundidade de 10 cm, a temperatura não deve cair abaixo de 16 °C, mesmo à noite. Em canteiros isolados e canteiros elevados, essas condições podem ser alcançadas no final de maio ou início de junho.

Para proteger contra geadas recorrentes, arcos de arame são instalados sobre essas plantações e filme plástico ou lutrasil é esticado sobre elas. À medida que o clima esquenta, a cobertura pode ser removida. Para uma colheita no final do verão, é melhor semear pepinos no início de julho. Eles terão bastante tempo para crescer e produzir a maior parte da colheita antes que o tempo frio chegue.
Os pepinos são plantados em estufas ou canteiros bem mais cedo. As condições adequadas dentro de casa já estão criadas em meados de maio. A temporada termina 3 a 4 semanas depois. Em uma estufa, os pepinos podem ser semeados tanto para cultivo em ambientes internos quanto como mudas para transplante em canteiros no início de junho. O método de mudas também ajuda a obter uma colheita antecipada ao ar livre.

Além de aplicar uma gama completa de fertilizantes ao cavar os canteiros, quatro aplicações adicionais de fertilizantes são realizadas durante a temporada, o que permite obter produtos mais comercializáveis:
- 1 colher de sopa de ureia por 10 litros de água na idade de 2-3 folhas, 0,5 litros por arbusto;
- repita a fertilização com nitrogênio após 2 semanas, adicione 1 litro por muda;
- quando as primeiras flores aparecerem, adicione potássio e fósforo na forma de 500 g de cinzas de madeira por 10 l ou 15 g de sulfato de potássio e 25 g de superfosfato por 10 l, 1 l por planta;
- realizar a mesma alimentação após 2 semanas.
Ao escolher uma mistura pronta para pepinos durante o período de frutificação, é importante lembrar que o excesso de nitrogênio no solo reduz o rendimento e promove o acúmulo de nitratos na fruta.











