- Os meandros da preparação da compota de groselha e laranja
- Preparando groselhas
- Selecionando laranjas
- Métodos de preparação de compota
- Uma receita simples para o inverno
- Compota de groselha com laranja e hortelã
- Compota de Groselha e Laranja – "Gengibre"
- Compota de groselha com laranja e mel
- Recursos de armazenamento
A compota de groselha e laranja preserva micronutrientes benéficos necessários para sustentar o corpo durante o tempo frio. A bebida é benéfica para problemas cardíacos e vasculares. Também ajuda a fortalecer o sistema imunológico, combatendo doenças respiratórias. No entanto, frutas cítricas não são recomendadas para pessoas com problemas gastrointestinais ou alergias.
Os meandros da preparação da compota de groselha e laranja
Groselhas de qualquer tamanho, variedade ou grau de maturação são adequadas para compota. Esta fruta tem uma casca firme que permanece intacta durante o tratamento térmico.
As groselhas devem ser descascadas, lavadas e secas antes do enlatamento. Frutas com defeitos visíveis não devem ser adicionadas à bebida.
As laranjas são o principal ingrediente do sabor e aroma da compota. Tanto frutas cítricas inteiras quanto cascas individuais são utilizadas no preparo da bebida.
Os ingredientes não são fervidos; em vez disso, são despejados na calda quente várias vezes. Hortelã, vinho e outros ingredientes podem ser adicionados à bebida, se desejar.
Tampas e potes podem ser esterilizados a vapor ou no forno. Ao escolher esta última opção, é importante seguir uma regra: coloque os recipientes no forno frio e retire-os assim que esfriarem.

Preparando groselhas
Se estiver usando frutas compradas no mercado, escolha as variedades amadoras ou de mel. Usar groselhas verdes não é recomendado.
Frutas grandes (podem ser as um pouco verdes) são as melhores para a compota. Elas têm um aroma agradável que não é ofuscado pelos cítricos.

Selecionando laranjas
Frutas cítricas maduras com casca de laranja são adequadas para esta bebida. Antes de comprar, recomenda-se inspecionar as laranjas para verificar se há mofo, podridão e fungos. Os fungos também atacam o interior da fruta, o que é especialmente perigoso.
Dependendo da receita, as frutas cítricas são cortadas em gomos ou usadas com a casca. Neste último caso, a casca é tratada com água fervente.

Métodos de preparação de compota
Deixe a bebida de frutas vermelhas e frutas cítricas esfriar antes de armazenar. Depois, os potes podem ser colocados em um local fresco.
Uma receita simples para o inverno
Para preparar uma bebida rapidamente, você precisa preparar:
- 2 xícaras de frutas vermelhas;
- 1 laranja (de preferência grande);
- 300 gramas de açúcar;
- 2 litros de água.
A laranja preparada e fatiada é colocada nos recipientes junto com os potes. O açúcar é misturado com água e fervido em fogo alto até dissolver completamente. A calda resultante é despejada nos potes, que são então selados.
Compota de groselha com laranja e hortelã
Esta bebida deliciosa é feita de:
- 500 gramas de frutas vermelhas;
- 1-2 ramos de hortelã fresca;
- 1 laranja;
- 150 gramas de açúcar.

A laranja é cortada em gomos e colocada no fundo da panela. Em seguida, o cítrico é pressionado suavemente para liberar o suco. É importante não pressionar a casca com muita força, caso contrário, o produto final adquirirá um sabor amargo.
Após uma hora, despeje o suco de laranja em uma panela, leve para ferver e retire do fogo. Adicione os ramos de hortelã ao mesmo recipiente. Após alguns minutos, retire os ramos e adicione água e açúcar ao suco. Em seguida, misture os ingredientes com as frutas vermelhas e deixe a infusão ferver em fogo médio.
A bebida deve ser fervida por vários minutos. A compota é despejada em potes depois de esfriar completamente.
Compota de Groselha e Laranja – "Gengibre"
O suco de gengibre é feito combinando os seguintes ingredientes:
- 2 laranjas médias;
- 400 gramas de groselhas;
- 2 paus de canela;
- 70 milímetros de raiz de gengibre;
- meio limão;
- 200 gramas de açúcar;
- 3 anis estrelados.

Se desejar, adicione 20 gramas de baunilha e pimenta da Jamaica ao suco.
Primeiro, o gengibre é descascado e as frutas cítricas são cortadas em rodelas de 7 milímetros de espessura. Todos os ingredientes são colocados em uma panela, alternadamente. Após 40 minutos, 3 litros de água são adicionados à panela.
Para obter o sabor de gengibre, o suco é fervido em fogo alto por vários minutos e depois despejado em potes esterilizados. Esta compota também pode ser servida imediatamente.
Compota de groselha com laranja e mel
Para cada quilo de frutas cítricas, você precisará de 2 quilos de frutas vermelhas escuras. Para a calda, você precisará de 200 gramas de mel e 800 gramas de açúcar.
As frutas cítricas são descascadas e cortadas em fatias pequenas. Os ingredientes são distribuídos uniformemente no fundo de potes esterilizados.
Despeje 5 litros de água em uma panela e adicione o açúcar. Leve a mistura para ferver. Em seguida, adicione as raspas. Cozinhe a mistura em fogo baixo por 15 minutos. Despeje a calda em potes e deixe descansar por meia hora. Feche bem os potes.
Após o tempo estipulado, despeje a calda em uma panela, deixe ferver novamente e cozinhe em fogo baixo por 15 minutos. Em seguida, adicione a mistura, juntamente com o mel, aos ingredientes restantes. A calda deve preencher os recipientes até cerca de 15 milímetros acima da borda.

Recursos de armazenamento
Recomenda-se armazenar os potes de suco fortificado em locais frescos, longe da luz solar.
Após aberta, a compota deve ser conservada no frigorífico.
O prazo de validade é de 3 anos. Após aberto, o suco deve ser consumido em até 3 dias.












