É comum adicionar maçãs ou outras frutas ou bagas à compota de groselha para dar à bebida uma cor e um sabor mais vibrantes. Esta fruta não é tão comum na culinária quanto morangos ou framboesas, e é ainda menos usada em conservas caseiras. Você não a encontrará nas prateleiras das lojas, e apenas ocasionalmente os proprietários oferecem groselhas de seus próprios jardins no mercado. No entanto, ela cresce abundantemente e dá frutos em muitas hortas.
Vale a pena dar uma olhada mais de perto nesta fruta. Pertence ao gênero groselha, tem gosto de uva e até ganhou o apelido de "uva do norte". Também é conhecida como "kiwizinho". A groselha contém pectina, açúcares, ácidos orgânicos e taninos, além de vitaminas. Isso significa que ela pode se orgulhar de suas propriedades diuréticas e laxantes, além de benefícios no combate à anemia ferropriva.
A presença da pectina, com suas propriedades gelificantes, permite obter a groselha produz excelentes compotas e geleiasTambém é usado para fazer geleias e compotas. Frutas com diferentes graus de maturação podem ser processadas.
Como fazer compota de groselha e maçã
Claro, comer frutas vermelhas direto do arbusto é muito mais saboroso e, além disso, mais saudável. No entanto, geralmente há tantas frutas maduras que é impossível comer todas. Fazer compota para o inverno, adicionando groselhas e outras frutas vermelhas da horta às frutas, é uma ótima solução.
Prepare-o com maçãs e a bebida adquirirá doçura e aroma, enquanto as próprias frutas vermelhas conferirão um sabor ácido e incomum. Não há maneira melhor de matar a sede.
E lembre-se dos pequenos segredos:
- Antes de cozinhar, as frutas vermelhas geralmente são furadas com uma agulha (você pode usar um palito de dente) para evitar que estourem durante o cozimento;
- A compota geralmente é pasteurizada, mas você pode dispensá-la se despejá-la em potes de dois ou três litros - neles, ela retém a temperatura por muito tempo e as frutas são pasteurizadas;
- Os potes de conserva devem ser bem lavados com bicarbonato de sódio, depois enxaguados com água quente e esterilizados usando qualquer método conveniente — alguns preferem usar o forno, outros o vapor e outros ainda, a fervura. As tampas também devem ser lavadas e esterilizadas.

Escolhendo groselhas para compota
Em casa, a compota deve ser preparada corretamente. Só assim ela ficará aromática, deliciosa e extremamente saudável.
A escolha das frutas vermelhas desempenha um papel importante nessa questão:
- variedades de groselha vermelha ou verde funcionarão;
- Os frutos são selecionados para serem do mesmo tamanho, suficientemente maduros ou ligeiramente verdes, sem danos ou o menor sinal de podridão.
Importante! Frutas verdes darão à compota um sabor desagradável e uma aparência desagradável. Adicione uma pequena quantidade de folhas de groselha à compota caseira — elas também contêm muitas substâncias benéficas.

Preparando maçãs
Escolha as maçãs que preferir, de acordo com o seu gosto. Alguns gostam mais doces, outros mais azedas. O principal é que estejam firmes e sem manchas visíveis.
Lave, retire as sementes e o miolo, deixando a casca, e corte em fatias.
Como fazer compota de maçã e groselha para o inverno
Oferecemos uma receita simples que rende 3 litros de líquido.
Obrigatório:
- frutas vermelhas – 400 gramas;
- maçãs – 5 unidades;
- água – 3 litros;
- açúcar – 500 gramas.

Processo de preparação: Presumimos que todo o trabalho preparatório já foi concluído, ou seja, os potes foram esterilizados e estão cheios com maçãs e frutas vermelhas até no máximo um terço da capacidade.
- Coloque a água em uma panela, adicione o açúcar e leve ao fogo para ferver a calda.
- Despeje o líquido doce e quente sobre as frutas/bagas e espere 5 minutos.
- Despeje a calda em uma panela e deixe ferver novamente.
- Despeje o líquido em potes e enrole.
Agora você pode virar os potes de cabeça para baixo ou deixá-los de lado por uma hora para esfriar. Depois, você pode guardá-los. Se não planeja guardá-los, basta colocar todos os ingredientes na panela de uma vez e cozinhar em fogo baixo por cerca de 15 minutos. Mas você precisará de menos açúcar.

Como armazenar esta compota?
Esta sobremesa de inverno deve ser armazenada em local fresco e escuro. É importante evitar o acúmulo de umidade, pois pode prejudicar as propriedades curativas da compota. Uma adega é o melhor lugar, mas uma geladeira também funciona. Os potes duram pelo menos um ano.
A compota de maçã e groselha está longe de ser a geleia caseira mais popular. A geleia de groselha é feita com muito mais frequência. Basta uma experiência de inverno com esta bebida maravilhosa para que armazená-la por muito tempo seja uma necessidade.
Além disso, você pode diversificar receitas adicionando outras frutas e bagas à compota, o que dará novos sabores. E quanta alegria sua família sentirá quando você abrir um pote de compota de maçã e groselha em um dia frio e congelante e presenteá-los com esta iguaria.










