5 MELHORES receitas para conservar compota de amora silvestre para o inverno em casa e armazenar as conservas

Para quem deseja se deliciar com algo saudável e delicioso mesmo durante a estação fria, agora é a hora de considerar prolongar a vida útil das amoras-silvestres, que contêm vitaminas e antioxidantes essenciais para o corpo humano. Por exemplo, uma compota de amoras-silvestres, preparada para o inverno, é uma excelente opção; você pode encontrar a receita abaixo.

Recomendações antes de começar a cozinhar

Para garantir que a bebida fique deliciosa e dure até a próxima estação, existem alguns segredos que vão ajudar você a fazer a compota perfeita.

  1. A melhor escolha para esta bebida são frutas maduras e firmes, colhidas no início de agosto. As amoras-silvestres devem ter coloração amarelo-alaranjada. Se forem vermelhas, ainda não estão maduras.
  2. Ao limpar os frutos, não tenha pressa em remover as sépalas, pois elas contêm uma riqueza de substâncias benéficas, assim como as próprias amoras-silvestres. Elas são secas e usadas para preparar um chá rico em vitaminas.
  3. Os potes podem ser armazenados com segurança por até um ano, seja em uma adega fresca ou na despensa. A principal condição é manter a bebida longe da luz solar e a uma temperatura de 15 a 18 graus Celsius. Se devidamente esterilizada, a bebida pode ser armazenada com segurança por até dois anos.
  4. Donas de casa experientes recomendam virar os potes de bebidas prontas de cabeça para baixo após fechá-los. Dessa forma, você pode verificar se o recipiente está hermeticamente fechado. Se notar ar subindo do fundo, o pote não está bem fechado.

Como selecionar ingredientes?

Há várias recomendações quanto à seleção dos ingredientes. Por exemplo, as frutas devem estar maduras. Como mencionado anteriormente, é melhor colher em agosto, pois é quando as amoras-silvestres atingem a maturação máxima.

Também vale a pena considerar que, depois de colhidas, as frutas "se acomodam" um pouco, o que significa que diminuem de tamanho. Em geral, colhê-las é considerada uma tarefa bastante difícil, então é melhor fazê-lo com outras pessoas.

É preciso ter cuidado para que nenhuma folha ou fruta de baixa qualidade entre na bebida final. Frutas aguadas também podem estragar a compota. É melhor escolher frutas firmes, inteiras, maduras e com aparência apetitosa.

amoras silvestres frescas

Métodos de cozimento

Quando se trata de preparar uma bebida deliciosa, há várias maneiras de garantir que ela seja de alta qualidade e saudável. Vejamos algumas dessas opções abaixo.

Uma receita clássica para fazer compota para o inverno

Para preparar a compota de amora silvestre de acordo com a receita clássica, você precisará dos seguintes ingredientes:

  1. Amora silvestre – 1 quilo.
  2. Açúcar – 1 quilo.
  3. Água – 3 litros.

Os frutos colhidos são lavados em água morna e separados para selecionar os mais maduros e bonitos para a bebida. As amoras silvestres limpas são dispostas sobre uma superfície seca e deixadas para secar completamente. Enquanto isso, você pode se concentrar em outros processos.

compota de amora silvestre

Despeje a água em uma panela e leve ao fogo. Adicione o açúcar aos poucos à água fervente até que se dissolva completamente. Coloque as frutas secas em potes e regue com a calda cozida. Os potes devem ser esterilizados. Após vedar os potes, embrulhe a compota ainda quente e só guarde depois que esfriar completamente.

Fazendo compota em uma panela elétrica

As donas de casa que têm uma multicozinha à disposição podem tentar fazer compota para o inverno com segurança, principalmente porque exige esforço mínimo.

Para preparar a bebida em uma panela elétrica, você precisará dos seguintes ingredientes:

  1. Amora silvestre – 1 quilo.
  2. Açúcar – 1 quilo.
  3. Água – 3 litros.

compota de amora silvestre

Coloque as frutas limpas em uma tigela multicooker e polvilhe açúcar por cima. Deixe em infusão por 10 minutos e adicione o líquido. Cozinhe a compota na configuração "Cozimento" por 15 a 20 minutos. Despeje a bebida pronta em potes.

Compota de amora silvestre e mirtilo

Para fazer compota de amoras silvestres e mirtilos, você precisará dos seguintes ingredientes:

  1. Amora silvestre – 1 quilo.
  2. Açúcar – 1 quilo.
  3. Água – 2 litros.
  4. Mirtilos – 700 gramas.
  5. Ácido cítrico – 20 gramas.

As frutas vermelhas precisam ser selecionadas, lavadas e secas. Em seguida, prepare a calda fervendo a água, adicionando açúcar e ácido cítrico. Deixe cozinhar em fogo baixo por 15 minutos.

compota de amora silvestre

As frutas são colocadas em recipientes previamente esterilizados e preenchidos com xarope quente. Em seguida, todo o recipiente deve ser pasteurizado a 90 graus Celsius.

Compota de amora silvestre e amora silvestre

Para esta versão da bebida você precisa levar os seguintes ingredientes:

  1. Amora silvestre – 1 quilo.
  2. Açúcar – 1 quilo.
  3. Água – 3 litros.
  4. Amoras – 700 gramas.

compota de amora silvestre

As frutas são selecionadas, lavadas e secas. A calda é preparada usando o mesmo método das receitas anteriores. A calda preparada é despejada sobre as frutas.

Compota de amora silvestre e maçã

A compota de maçã e amora silvestre é preparada da mesma forma que as versões anteriores. A única coisa que vale a pena notar é que as maçãs combinam bem com canela, então esse tempero também é adicionado à receita.

Armazenar

Armazene a compota pronta em um local fresco e escuro. De preferência, um sótão, adega ou porão. A temperatura ambiente não deve ultrapassar 15 graus Celsius (59 graus Fahrenheit) – isso determinará a duração da compota em conserva.

Se você preparou apenas uma pequena quantidade da bebida, pode armazená-la na geladeira. Algumas pessoas até congelam a bebida, mas isso pode alterar um pouco o seu sabor. A validade é longa, especialmente se você seguir as instruções de preparo e armazenamento nas condições adequadas. Para quem deseja desfrutar da compota de amora-silvestre por mais de um ano, a esterilização é recomendada.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata