- Recomendações antes de começar a cozinhar
- Como selecionar ingredientes?
- Métodos de cozimento
- Uma receita clássica para fazer compota para o inverno
- Fazendo compota em uma panela elétrica
- Compota de amora silvestre e mirtilo
- Compota de amora silvestre e amora silvestre
- Compota de amora silvestre e maçã
- Armazenar
Para quem deseja se deliciar com algo saudável e delicioso mesmo durante a estação fria, agora é a hora de considerar prolongar a vida útil das amoras-silvestres, que contêm vitaminas e antioxidantes essenciais para o corpo humano. Por exemplo, uma compota de amoras-silvestres, preparada para o inverno, é uma excelente opção; você pode encontrar a receita abaixo.
Recomendações antes de começar a cozinhar
Para garantir que a bebida fique deliciosa e dure até a próxima estação, existem alguns segredos que vão ajudar você a fazer a compota perfeita.
- A melhor escolha para esta bebida são frutas maduras e firmes, colhidas no início de agosto. As amoras-silvestres devem ter coloração amarelo-alaranjada. Se forem vermelhas, ainda não estão maduras.
- Ao limpar os frutos, não tenha pressa em remover as sépalas, pois elas contêm uma riqueza de substâncias benéficas, assim como as próprias amoras-silvestres. Elas são secas e usadas para preparar um chá rico em vitaminas.
- Os potes podem ser armazenados com segurança por até um ano, seja em uma adega fresca ou na despensa. A principal condição é manter a bebida longe da luz solar e a uma temperatura de 15 a 18 graus Celsius. Se devidamente esterilizada, a bebida pode ser armazenada com segurança por até dois anos.
- Donas de casa experientes recomendam virar os potes de bebidas prontas de cabeça para baixo após fechá-los. Dessa forma, você pode verificar se o recipiente está hermeticamente fechado. Se notar ar subindo do fundo, o pote não está bem fechado.
Como selecionar ingredientes?
Há várias recomendações quanto à seleção dos ingredientes. Por exemplo, as frutas devem estar maduras. Como mencionado anteriormente, é melhor colher em agosto, pois é quando as amoras-silvestres atingem a maturação máxima.
Também vale a pena considerar que, depois de colhidas, as frutas "se acomodam" um pouco, o que significa que diminuem de tamanho. Em geral, colhê-las é considerada uma tarefa bastante difícil, então é melhor fazê-lo com outras pessoas.
É preciso ter cuidado para que nenhuma folha ou fruta de baixa qualidade entre na bebida final. Frutas aguadas também podem estragar a compota. É melhor escolher frutas firmes, inteiras, maduras e com aparência apetitosa.

Métodos de cozimento
Quando se trata de preparar uma bebida deliciosa, há várias maneiras de garantir que ela seja de alta qualidade e saudável. Vejamos algumas dessas opções abaixo.
Uma receita clássica para fazer compota para o inverno
Para preparar a compota de amora silvestre de acordo com a receita clássica, você precisará dos seguintes ingredientes:
- Amora silvestre – 1 quilo.
- Açúcar – 1 quilo.
- Água – 3 litros.
Os frutos colhidos são lavados em água morna e separados para selecionar os mais maduros e bonitos para a bebida. As amoras silvestres limpas são dispostas sobre uma superfície seca e deixadas para secar completamente. Enquanto isso, você pode se concentrar em outros processos.

Despeje a água em uma panela e leve ao fogo. Adicione o açúcar aos poucos à água fervente até que se dissolva completamente. Coloque as frutas secas em potes e regue com a calda cozida. Os potes devem ser esterilizados. Após vedar os potes, embrulhe a compota ainda quente e só guarde depois que esfriar completamente.
Fazendo compota em uma panela elétrica
As donas de casa que têm uma multicozinha à disposição podem tentar fazer compota para o inverno com segurança, principalmente porque exige esforço mínimo.
Para preparar a bebida em uma panela elétrica, você precisará dos seguintes ingredientes:
- Amora silvestre – 1 quilo.
- Açúcar – 1 quilo.
- Água – 3 litros.

Coloque as frutas limpas em uma tigela multicooker e polvilhe açúcar por cima. Deixe em infusão por 10 minutos e adicione o líquido. Cozinhe a compota na configuração "Cozimento" por 15 a 20 minutos. Despeje a bebida pronta em potes.
Compota de amora silvestre e mirtilo
Para fazer compota de amoras silvestres e mirtilos, você precisará dos seguintes ingredientes:
- Amora silvestre – 1 quilo.
- Açúcar – 1 quilo.
- Água – 2 litros.
- Mirtilos – 700 gramas.
- Ácido cítrico – 20 gramas.
As frutas vermelhas precisam ser selecionadas, lavadas e secas. Em seguida, prepare a calda fervendo a água, adicionando açúcar e ácido cítrico. Deixe cozinhar em fogo baixo por 15 minutos.

As frutas são colocadas em recipientes previamente esterilizados e preenchidos com xarope quente. Em seguida, todo o recipiente deve ser pasteurizado a 90 graus Celsius.
Compota de amora silvestre e amora silvestre
Para esta versão da bebida você precisa levar os seguintes ingredientes:
- Amora silvestre – 1 quilo.
- Açúcar – 1 quilo.
- Água – 3 litros.
- Amoras – 700 gramas.

As frutas são selecionadas, lavadas e secas. A calda é preparada usando o mesmo método das receitas anteriores. A calda preparada é despejada sobre as frutas.
Compota de amora silvestre e maçã
A compota de maçã e amora silvestre é preparada da mesma forma que as versões anteriores. A única coisa que vale a pena notar é que as maçãs combinam bem com canela, então esse tempero também é adicionado à receita.
Armazenar
Armazene a compota pronta em um local fresco e escuro. De preferência, um sótão, adega ou porão. A temperatura ambiente não deve ultrapassar 15 graus Celsius (59 graus Fahrenheit) – isso determinará a duração da compota em conserva.
Se você preparou apenas uma pequena quantidade da bebida, pode armazená-la na geladeira. Algumas pessoas até congelam a bebida, mas isso pode alterar um pouco o seu sabor. A validade é longa, especialmente se você seguir as instruções de preparo e armazenamento nas condições adequadas. Para quem deseja desfrutar da compota de amora-silvestre por mais de um ano, a esterilização é recomendada.











