- Como fazer compota de groselha e groselha
- Quais variedades de groselha devo escolher?
- Selecionando variedades de groselha antes de iniciar o processo
- Preparando os ingredientes principais
- Como fazer compota de groselha e groselha em casa
- Uma receita simples para o inverno
- Sem esterilização
- Com framboesas
- Com cerejas
- Por quanto tempo a compota pode ser armazenada?
- Diretrizes de armazenamento para bebidas de groselha e groselha
Estamos todos acostumados a beber no inverno. compota de maçãs e peras, cerejas ou ameixas. Uma combinação bastante impressionante pode ser alcançada se você fugir um pouco do habitual. Compota de groselha vermelha ou preta e O licor de groselha preparado para o inverno é exatamente o que você precisa quando as bebidas tradicionais se tornam sem graça. As frutas vermelhas não azedam a bebida, ao contrário do que se pensa. Quase não precisa de açúcar, e o sabor será bastante incomum, mas é exatamente isso que o torna tão bom.
Como fazer compota de groselha e groselha
Fazer compota de groselha e groselha é tão simples que até uma criança consegue. O segredo é furar as frutas com uma agulha, palito ou alfinete. Isso garantirá que elas permaneçam inteiras e não se desfaçam durante o cozimento.
Uma nuance importante é manter as proporções: deve haver sempre 2 vezes menos groselhas, ou qualquer outro “parceiro”, do que groselhas.
Antes de começar, experimente a combinação de groselha e groselha. Dependendo do nível de doçura que você achar aceitável, adicione um pouco de açúcar, ou vice-versa.
Não é necessário esterilizar os potes antes de começar a trabalhar; basta enxaguá-los bem e deixá-los secar.
Quais variedades de groselha devo escolher?
Todas as variedades de groselha são adequadas para fazer compota: preta, vermelha, branca. Todas elas contêm uma riqueza de nutrientes. Nem todo mundo sabe que a groselha preta contém ricos Reservas de vitamina C. Comer apenas 20 frutas vermelhas é suficiente para atender às suas necessidades diárias. Essas frutas também contêm antioxidantes e outras substâncias benéficas.

A variedade escolhida determina o sabor e a cor da futura bebida. O principal critério de seleção é a limpeza completa das partes verdes.
Selecionando variedades de groselha antes de iniciar o processo
Essas pequenas frutas também são ricas em vitaminas. Se você tem problemas intestinais ou renais, ou sofre de anemia, estas são para você! As frutas contêm substâncias com efeitos anti-inflamatórios, diuréticos e coleréticos, além de fortalecer o sistema imunológico.
A groselha é uma fruta bastante versátil, mais frequentemente usada em compotas para o inverno. No entanto, sozinha, não tem um sabor característico e precisa de um "toque" adicional na forma de outro ingrediente — framboesas, limões ou cerejas.

Preparando os ingredientes principais
As groselhas e as groselhas devem ser bem lavadas em água corrente, removendo-se quaisquer frutos estragados, verdes ou muito maduros. Retire os talos das groselhas e retire as groselhas dos talos.
Importante! Alguns cozinheiros preferem pular essas etapas, considerando-as uma perda de tempo. Digamos apenas uma coisa: cada receita tem seus próprios requisitos específicos.Fure todas as frutas com um palito de dente em um dos lados.
Como fazer compota de groselha e groselha em casa
Você com certeza vai adorar esta atividade! Para te ajudar a escolher a opção perfeita, abaixo estão algumas receitas para esta bebida incrível. Todas são fáceis, rápidas de preparar e certamente se tornarão suas favoritas.

Uma receita simples para o inverno
Para preparar rapidamente uma bebida de groselha e groselha, precisaremos dos seguintes ingredientes:
- Água – 1 litro.
- Groselhas – 1 quilo.
- Groselhas – 0,5 kg.
- Açúcar granulado – de 300 a 800 gramas (a quantidade depende da variedade da fruta e das preferências).
Certifique-se de furar todas as frutas com antecedência, onde o caule ou talo sai. Mantendo as proporções corretas, coloque as frutas nos potes (esterilizados primeiro). As groselhas e as groselhas devem preencher todo o recipiente, até o gargalo.

Prepare uma calda de açúcar e despeje sobre as frutas vermelhas. Tampe, mas não as rosqueie imediatamente. Antes de fazer isso, esterilize os potes. Veja como fazer: coloque uma toalha ou outro pano em um recipiente grande. Encha-o até a metade com água quente, ou um pouco mais. Em seguida, coloque os potes no recipiente e adicione água até a borda.
Leve para ferver em fogo médio. Em seguida, se estiver usando potes de 0,5 litro, cozinhe em fogo baixo por 8 minutos. Se estiver usando potes de 1 litro, cozinhe em fogo baixo por 12 minutos. Potes grandes de 3 litros levarão 15 minutos.
Após esse tempo, feche os potes e vire-os de cabeça para baixo. Cubra com um cobertor e deixe descansar por dois dias. Após esse tempo, a bebida pode ser servida ou armazenada na adega.

Sem esterilização
Para fazer uma bebida sem esterilização, você precisará de:
- Groselhas – 0,25 kg.
- Groselhas – 0,25 kg.
- Açúcar – 1 copo.
- Água – 2,5 litros.
Divida as frutas vermelhas em potes pré-lavados e despeje água fervente sobre eles. Tampe, deixe a água ferver por 5 a 10 minutos e, em seguida, despeje a água na panela. Adicione o açúcar granulado e deixe ferver novamente. Despeje a calda resultante sobre as frutas vermelhas e feche os potes.

Com framboesas
É improvável que seus convidados recusem esta calda agridoce com groselhas e framboesas. A ideia é brilhante, e a execução não poderia ser mais simples. Então, para fazer a compota, reúna os ingredientes:
- Groselhas – 0,5 kg.
- Framboesas – 0,25 kg.
- Açúcar – 0,35 kg.
- Água – 3 litros.
Primeiro, prepare as frutas: coe-as em uma peneira, descartando as frutas estragadas, maduras demais ou verdes (elas deixarão o líquido turvo). Em seguida, faça a calda: ferva a água com açúcar, deixe ferver por alguns minutos e retire a espuma. Coloque as frutas em potes limpos (e esterilizados), preenchendo metade do espaço do pote.

Despeje a calda de açúcar sobre tudo e feche imediatamente os potes. Vire-os de cabeça para baixo e cubra com um pano por 24 horas. Transfira para o armazenamento.
Com cerejas
Quem prefere bebidas doces prepara a compota de cereja e groselha com açúcar, enquanto quem prefere um sabor mais natural prefere omiti-lo. Se precisar de açúcar, pode sempre adicioná-lo antes de servir. Para fazer uma compota de groselha e cereja para um pote de 3 litros, você precisará dos seguintes ingredientes:
- Cerejas – 0,3 kg.
- Groselhas – 0,2 kg.
- Açúcar – 0,25 kg.
- Ácido cítrico – 0,5 colher de chá.

Lave os potes e encha-os com as frutas vermelhas. Despeje água fervente sobre eles e tampe. Deixe o líquido esfriar até a temperatura ambiente. Em seguida, despeje em um recipiente, adicione o açúcar e deixe ferver novamente. Assim que o açúcar estiver completamente dissolvido na água, despeje a calda de volta nos potes e adicione ácido cítrico. Enrole os potes, cubra com um pano por 24 horas e guarde-os para sempre.
Por quanto tempo a compota pode ser armazenada?
As groselhas em si não têm uma vida útil longa — não mais do que duas semanas. Quando conservadas em compota, as frutas podem durar até um ano. Todas as condições de armazenamento devem ser atendidas. Não é recomendado consumir a compota após esse período.
Diretrizes de armazenamento para bebidas de groselha e groselha
A temperatura mais adequada para armazenar a bebida é de 12 a 15 graus Celsius. Algumas donas de casa mantêm o recipiente em temperatura ambiente. Tudo depende das circunstâncias individuais de cada casa. O ambiente deve ser ventilado e protegido do sol.












Este ano alimentamos groselhas com um bioativador para crescimento BioGrowA colheita foi excelente, os frutos estavam grandes e, o mais importante, nada azedos. Ano que vem, vamos experimentar em mais do que apenas groselhas!