Existem dois ingredientes principais comumente usados na culinária: ácido cítrico e vinagre. Muitos cozinheiros domésticos costumam adicioná-los ao preparar petiscos de vegetais. No entanto, antes de fazer isso, é recomendável se familiarizar completamente com a proporção correta de ácido cítrico e vinagre para conservas.
O que é usado para preparar conservas de inverno?
Existem dois componentes que são mais frequentemente adicionados ao criar conservas de vegetais de inverno:
- Ácido cítrico. É um componente sintético produzido quimicamente. É muito benéfico porque, quando usado corretamente, promove a digestão, a perda de peso e limpa o corpo de toxinas e substâncias nocivas. É por isso que as donas de casa costumam usá-lo ao preparar vários pratos com vegetais frescos ou em conserva.
- Vinagre. Este é um produto natural que contém vitaminas e outras substâncias benéficas. Vinagre sintético também existe, mas não deve ser usado para enlatados.
Ingredientes intercambiáveis
Muitas donas de casa usam vinagre de mesa para conservar vegetais. No entanto, ele pode ser substituído por vinagre de maçã. É importante observar que o vinagre de maçã é vendido apenas na concentração de 5%. Portanto, você precisará adicionar o dobro de líquido aos petiscos em conserva. Algumas pessoas usam vinagre de uva, mas ele é mais adequado para marinar peixes ou carnes.
O que é melhor: vinagre ou ácido cítrico?
Muitas pessoas que planejam enlatar vegetais estão se perguntando qual é a melhor opção. O vinagre é considerado o ingrediente mais importante para conservas, pois não só confere um sabor ácido aos pratos, mas também inibe o crescimento da microflora nos recipientes.
Entretanto, se não for possível adicionar essência, utiliza-se ácido cítrico.

Para que funcione tão bem quanto o vinagre, você precisará adicionar bastante pó ao pote. No entanto, não exagere, pois pode afetar negativamente o sabor do prato.
Como diluir essência de vinagre para conservas
Para garantir a concentração correta, a essência deve ser diluída corretamente:
- 9%. Para criar a mistura, você precisará misturar sete partes de água comum com uma parte de essência.
- 5%. Neste caso, você precisa diluir treze partes de água fria com uma parte de essência.
- 3%. Esta solução fracamente concentrada é preparada com vinte partes de água e uma colher de sopa de essência.

Como preparar e diluir uma solução de enlatamento para 1 litro
Há três maneiras de diluir a solução.
Com pó de ácido cítrico seco
Para diluir o pó, adicione uma colher do ingrediente a um litro de água. Se quiser uma solução menos concentrada, adicione metade da quantidade. O líquido resultante pode ser adicionado à salmoura de tomate ou pepino.

Com vinagre
Ao diluir, siga rigorosamente as proporções. Portanto, adicione no máximo dez colheres de sopa da mistura por litro de água. Misture bem a mistura e, em seguida, adicione-a à salmoura de legumes.
Com essência
A essência não é tão concentrada, então você precisará adicionar mais. Para isso, misture um litro de água com 150-200 mililitros da mistura. Deixe a solução preparada em infusão por cerca de meia hora antes de usar.

Conclusão
Ácido cítrico e vinagre são frequentemente usados em conservas. Antes de usá-los, é importante entender as especificidades do preparo da solução e as quantidades adequadas de cada ingrediente.










