- Características de sabor da preparação
- Selecionando e preparando ingredientes
- Preparando o recipiente
- As melhores receitas de abobrinha picante em conserva
- A maneira tradicional
- Repolho variado
- Com pepinos
- Com cenouras sem esterilização
- Em marinada de mel
- Um branco afiado sob tampas de náilon
- Salada apimentada para o inverno
- Abobrinha Assada Frita
- Vegetais picantes em tomates
- Cogumelos de abobrinha picantes
- salada coreana
- Duração e condições de armazenamento
Abobrinha em conserva picante para o inverno — um prato único que vai enfeitar qualquer mesa. Esta conserva vai agradar até mesmo aqueles que não suportam vegetais frescos. A abobrinha pode até ter gosto de cogumelo, o segredo é escolher a marinada e os temperos certos. As preparações mais deliciosas são feitas com pepino, mel, tempero coreano para cenoura e alho.
Características de sabor da preparação
Os preparos de abobrinha descritos abaixo são bastante picantes. Portanto, pessoas com problemas gastrointestinais, como gastrite ou úlceras, devem ter cautela ao prepará-los.
A abobrinha enlatada contém muito sal e temperos picantes, por isso não é exatamente saudável para o corpo. Além disso, muitas receitas também pedem óleo vegetal. Portanto, para evitar sobrecarregar o trato gastrointestinal, é melhor consumir esse tipo de abobrinha enlatada com carne ou peixe cozidos ou grãos integrais, em vez de carne cozida demais ou batatas cozidas — basicamente, alimentos pesados.
A conserva de abobrinha não é apenas deliciosa, mas também muito saudável. Além disso, é indicada para quem está tentando perder peso. Cem gramas de vegetais crus contêm apenas 25 calorias. Mas, é claro, ao adicionar temperos e óleo, o conteúdo calórico pode aumentar.

Essas conservas são ricas não apenas em carboidratos e proteínas, mas também em diversas substâncias benéficas. São ricas em fósforo, potássio, sódio, magnésio, ferro, molibdênio e zinco. Também contêm grandes quantidades de vitaminas A, C e B. No geral, tudo isso tem um efeito positivo na digestão, ajuda a manter o equilíbrio hídrico e salino e melhora a condição das unhas, da pele e do cabelo.
É claro que, no tempo frio, quando o corpo recebe o mínimo de vitaminas e microelementos, um preparo de abobrinha ajudará a restaurar a força natural do corpo.
Selecionando e preparando ingredientes
A abobrinha é uma cultura anual pertencente à família das Cucurbitáceas. Possui formato oblongo e pode variar de cor, do esbranquiçado ao amarelo, passando pelo verde. O sabor depende pouco da cor, portanto, a escolha da cor é puramente estética.

Para garantir que a abobrinha fique deliciosa quando conservada, é preciso escolhê-la com cuidado. Os seguintes vegetais são recomendados:
- O formato é oblongo, com até 15 centímetros de comprimento e pesando no máximo 20 gramas cada.
- A cor é amarelo claro, mas você também pode encontrar uma com um tom esverdeado ou listras.
- A pele é lisa e densa, sem manchas escuras.
- A estrutura é sólida, elástica, sem compactações, áreas moles ou podres.
É melhor comprar a abobrinha quando estiver amadurecendo; é quando ela está mais saudável. Mas se você não puder prepará-la imediatamente, pode armazená-la na geladeira por algumas semanas.
Preparando o recipiente
Para conservar abobrinha, um recipiente de um litro é o ideal. No entanto, em caso de emergência, você pode usar potes com o dobro do tamanho.

Primeiro, todos os potes encontrados são inspecionados em busca de lascas. Quaisquer potes com rachaduras, ferrugem ou arranhões são descartados — não serão adequados para selar o pote. Potes perfeitamente lisos e sem danos são lavados com bicarbonato de sódio e um pano áspero em água morna. Preste atenção especial à área do gargalo. Marcas escuras ou ferrugem podem permanecer ali devido ao enlatamento anterior. Após a lavagem, os potes são enxaguados. O principal é que não haja resíduos de detergente ou sabão neles.
Em seguida, vem a esterilização. Ela pode ser feita no forno ou no micro-ondas. Esta é uma etapa obrigatória, pois a qualidade dos potes depende disso. As tampas não são esterilizadas; elas devem ser fervidas por 2 a 3 minutos. Em seguida, os potes são colocados de cabeça para baixo sobre uma toalha limpa.
As melhores receitas de abobrinha picante em conserva
Use uma das receitas comprovadas.

A maneira tradicional
A receita tradicional pede que a abobrinha seja preparada com vinagre. Você vai precisar de:
- 1,5 kg de abobrinha;
- 1,2 mililitros de água;
- 8 colheres de sopa de vinagre de mesa 9%;
- 10 dentes de alho;
- cravo, pimenta-do-reino, louro a gosto;
- um maço de salsa e endro (você pode omiti-los, mas com eles o aperitivo ficará mais brilhante e saboroso);
- 4 colheres de sopa de sal e açúcar.
Lave bem as folhas, separando cada ramo. Após a lavagem, coloque-as em uma peneira para escorrer.
Prepare a marinada. Adicione todos os temperos e ervas à água fervente. Adicione o vinagre no final, quando estiver fervendo. Enquanto isso, disponha os dentes de alho no fundo do recipiente e cubra com a abobrinha picada finamente (sem casca). Você também pode fatiar a abobrinha se quiser um toque mais original.

Depois de misturar os ingredientes no pote, basta despejar a marinada sobre eles. Assim que a mistura atingir a temperatura ambiente, ela precisa ser esterilizada (por 10 minutos). Em seguida, feche rapidamente com tampas de metal. Se a mistura não for esterilizada, pode ser armazenada na geladeira, na prateleira de baixo, por até uma semana.
Repolho variado
Abobrinha e repolho são considerados um prato independente; podem ser consumidos com batatas, grãos ou simplesmente com pão. Para 1,2 kg do ingrediente principal, você precisará de:
- 1,2 kg de repolho branco;
- 2 cenouras grandes;
- 80 gramas de vinagre de sal;
- 2 colheres de sopa de sal e açúcar;
- temperos a gosto - louro, pimenta-do-reino preta, cravo.
A abobrinha é cortada em tiras finas e o repolho é picado em pedaços comuns, não muito finos. Adiciona-se sal, a mistura é misturada e a marinada é deixada em infusão por 3 horas. A marinada é preparada de acordo com a receita clássica, com o vinagre adicionado no final.

Com pepinos
A receita é basicamente a mesma da receita tradicional. O toque especial é a adição de pepinos pré-cozidos. Para cada 2 quilos de abobrinha, você precisará de apenas meio quilo. Cozinhe os pepinos até que adquiram uma cor bordô.
Com cenouras sem esterilização
Este prato deve ser consumido imediatamente e conservado na geladeira por no máximo uma semana. Tome:
- 1,5 kg de abobrinha;
- 1 quilo de cenouras;
- um copo de água;
- 2 colheres de sopa de sal e açúcar;
- 20 gramas de vinagre;
- óleo vegetal a gosto;
- um maço de salsa e endro.
Pique a abobrinha finamente e misture com as cenouras. Prepare a marinada seguindo o procedimento padrão, adicionando os vegetais cinco minutos antes do final do cozimento. Adicione o vinagre quando o fogo estiver desligado. Use óleo vegetal natural e aromático; adicione-o bem no final.
Em marinada de mel
Sabor incomum abobrinha marinada em melEsta preparação saborosa será feita com os seguintes ingredientes:
- 1 quilo de abobrinha;
- duas colheres de sopa de mel natural;
- 1 cabeça de alho;
- 3 colheres de sopa de vinagre natural caseiro;
- 2 colheres de sopa de sal e açúcar;
- salsa e manjericão a gosto.
O processo de preparo dos vegetais é padrão: corte-os nos menores pedaços possíveis, de preferência em tiras. Misture o vinagre, o mel e as ervas e adicione à água. Despeje a solução sobre os vegetais e deixe descansar por três horas.

Um branco afiado sob tampas de náilon
Mantenha a mistura sob tampas de náilon por até um mês. Você precisará da quantidade padrão de ingredientes. No entanto, a característica especial é a adição de pimenta-do-reino (10 grãos de pimenta-do-reino, uma pitada de pimenta-do-reino vermelha e 100 gramas de pimenta-caiena para cada 3 quilos de vegetais).
Salada apimentada para o inverno
Para esta salada você vai precisar de:
- 2 quilos de abobrinha;
- 1 maço de endro;
- 4 cabeças de alho;
- 2 colheres de sopa de sal e açúcar;
- 1 copo de vinagre;
- 1 xícara de óleo vegetal;
- 15 grãos de pimenta-do-reino;
- 1 colher de sopa de pimentão vermelho;
- manjericão, cravo a gosto.

Essencialmente, esta receita não é muito diferente da clássica. A abobrinha ganha seu sabor picante graças ao uso intensivo de temperos.
Abobrinha Assada Frita
Levado:
- 1,5 kg de abobrinha;
- 1 litro de água;
- 8 colheres de sopa de vinagre de mesa 9%;
- 10 dentes de alho;
- 4 colheres de sopa de sal e açúcar;
- pimentão vermelho, pimenta-do-reino, pimentão.
A abobrinha é picada finamente e frita em bastante óleo vegetal. Temperos são adicionados junto com a marinada preparada.

Vegetais picantes em tomates
Esta receita difere da usual porque são adicionadas vagens de pimenta vermelha. Na marinada, utiliza-se extrato de tomate comum (200-250 gramas por litro).
Cogumelos de abobrinha picantes
Eles levam:
- 1,5 kg de abobrinha;
- 1,2 litros de água;
- 8 colheres de sopa de vinagre;
- 10 dentes de alho;
- cravo, pimenta-do-reino, louro a gosto;
- um monte de endro;
- sal, açúcar 4 colheres de sopa cada.

Prepare a marinada. Adicione todos os temperos à água fervente. Despeje sobre a abobrinha e deixe descansar por 3 horas. Deixe cozinhar em fogo baixo por alguns minutos. Adicione o alho e as ervas e misture com óleo vegetal.
salada coreana
A culinária coreana é apreciada por muitos por seus sabores vibrantes, picantes e únicos. Para esta receita, você precisará de:
- 3 abobrinhas;
- 2 pimentões grandes de cores diferentes;
- 3 cenouras;
- cabeça de alho e cebola;
- uma colher de sopa de sementes de gergelim e molho de soja;
- 2 colheres de sopa de ácido cítrico, sal e açúcar;
- Tempero coreano para cenoura;
- 1 xícara de azeite de oliva.

Descasque a abobrinha e retire as sementes. Rale-a, tempere com sal e deixe descansar até que libere o suco. Enquanto isso, lave bem os legumes e as ervas e corte-os em tiras longas. Enquanto isso, prepare a marinada: derreta a manteiga em uma frigideira, adicione a cebola, o alho e os temperos. Despeje imediatamente essa mistura sobre a abobrinha e os outros legumes e misture bem. Leve a salada à geladeira por pelo menos 3 horas para que os sabores se infundam.
Duração e condições de armazenamento
Armazene sem esterilizar por até uma semana ou sob tampas de náilon por um mês. Armazene esterilizado por até um ano.











