Se você começar a preparar pepinos com aipo em conserva, você pode saborear esta preparação incrível em apenas 3 a 4 dias. Graças ao rápido processo de conserva, essas receitas continuam populares. Afinal, este petisco é apreciado o ano todo e não poderia ser mais fácil de preparar.
Dicas para conservar pepinos e aipo no inverno
Especiarias são essenciais para conservas. Raiz-forte, endro, alho, groselha, cerejeira e folhas de carvalho são comumente usados. Além disso, dependendo da receita, são necessários alguns temperos como aipo, salsa, manjericão, hortelã, pimenta, manjerona, orégano, estragão, louro e outros.
Esses ingredientes conferem um sabor único e compartilham vitaminas com os pepinos. No entanto, os temperos devem ser preparados pouco antes da conserva; caso contrário, murcharão, perdendo seus óleos essenciais, propriedades benéficas e nutrientes. O processo de conserva não favorece o uso de muitas ervas ou alho, pois reduz a crocância dos vegetais.
Para o preparo, use sal de cozinha puro, não iodado. Os pepinos geralmente são conservados no mesmo dia da colheita. No entanto, se a conserva não for possível, ela pode ser adiada por, no máximo, mais um dia.
Os vegetais são lavados e deixados de molho em água por cerca de 4 horas. Para preservar sua cor suculenta, recomenda-se despejar água fervente sobre eles e colocá-los em um recipiente para demolhar.
Os pepinos são dispostos bem apertados e a salmoura é despejada de modo que cubra os vegetais em 3 cm.

Como escolher e preparar vegetais?
Os vegetais devem ser escolhidos com sabedoria. Melhor comprar variedades de pepinos para conservaEles têm uma casca fina e contêm uma quantidade ideal de açúcares.
Os pepinos devem ser separados por tamanho. Os pequenos ficam em conserva mais rápido, os maiores, mais lentamente. Portanto, recomenda-se colocar pepinos aproximadamente do mesmo tamanho no frasco, com no máximo 12 cm.
Evite escolher pepinos muito maduros para conserva. É melhor escolher os verdes. A casca deles tem uma cor verde intensa, sem amarelamento. Os pepinos devem estar firmes e firmes ao toque.
Também é recomendável não usar vegetais com sabor amargo, pois enlatá-los não eliminará essa desvantagem.

Receitas para fazer pepinos e aipo em casa
Na verdade, todo cozinheiro doméstico experiente pode compartilhar vários métodos "especiais" para conservar pepinos. Abaixo estão as receitas mais populares e fáceis.
O caminho rápido
Pepinos em conserva com aipo têm um sabor incrível. Para apreciá-los rapidamente, você precisará dos seguintes ingredientes:
- 2 kg de pepinos;
- 2 talos de aipo;
- 2 cabeças de alho;
- 8 grãos de pimenta;
- 8 folhas de louro;
- 8 folhas de cerejeira;
- sal;
- açúcar.

Pepinos pequenos são selecionados, lavados cuidadosamente e as pontas são aparadas. Em seguida, os pepinos são colocados em uma tigela esmaltada, coberta com água fria, selada e pressionada com um peso. O processo de imersão continua por cerca de 12 horas. Em seguida, a água é drenada e seu volume é medido.
Ferva a mesma quantidade de água no fogão, adicione sal e açúcar, louro e pimenta. Deixe a salmoura ferver novamente.
O aipo é lavado e cortado em pedaços. Os pepinos, o alho e a cebolinha são compactados no recipiente, mas primeiro duas folhas de cerejeira são colocadas no fundo.

A mistura é despejada com uma solução de marinada resfriada (40 graus Celsius). Os potes são fechados e deixados em local aquecido por 3 dias.
Se o produto em conserva for planejado para ser armazenado por um longo período, após o tempo especificado a salmoura é drenada, fervida novamente e despejada nos potes novamente.

Método de salga a frio
Ingredientes:
- 1 kg de pepinos;
- 1 litro de água;
- 100 g de sal;
- 6 talos de aipo;
- 4 folhas de louro;
- 4 dentes de alho;
- 6 grãos de pimenta.

De acordo com esta receita, o processo de decapagem leva cerca de 2,5 semanas:
- Frutas do mesmo tamanho são lavadas e depois deixadas de molho por 2 horas.
- Os talos de aipo são descascados e cortados em pedaços grandes.
- Coloque as folhas de louro, os grãos de pimenta e os dentes de alho em um recipiente esterilizado. Em seguida, adicione o aipo e os pepinos.
- O conteúdo é despejado com uma marinada fria (água e sal), o recipiente é fechado com uma tampa. A mistura é deixada fermentando por 72 horas em temperatura ambiente.
- A salmoura é então drenada e água limpa é adicionada ao frasco. As conservas são seladas e deixadas para envelhecer por cerca de duas semanas. Durante os meses de inverno, são armazenadas em local fresco.

Com pimentão doce
Os ingredientes desta receita não estão listados em proporções exatas; cada dona de casa deve distribuí-los de acordo com sua preferência:
- pepinos;
- salsão;
- folhas de raiz-forte, raiz;
- aneto;
- pimentão doce;
- sementes de mostarda;
- alho;
- água;
- sal.

Para cada 3 litros de água, recomenda-se adicionar 100 gramas de sal. Pepinos lavados devem ser deixados de molho em água por cerca de 3 horas. A salmoura também deve ser deixada em repouso para remover qualquer sedimento que não será usado na conserva.
Os talos de pimenta e aipo são picados, e os dentes de alho são picados finamente.
Legumes e temperos são colocados em um recipiente para conserva, onde se despeja salmoura fria e a parte superior é coberta com um pedaço de gaze. A conserva leva de 3 a 5 dias. Quanto mais alta a temperatura ambiente, mais rápida é a fermentação.
Após o tempo especificado, escorra a marinada e ferva por cinco minutos. Em seguida, despeje-a imediatamente de volta no frasco, que é imediatamente fechado.

Com alho
Para um recipiente de 1,5 litro você precisará de:
- 1 kg de pepinos;
- 1 litro de água;
- 100 g de sal;
- 6 talos de aipo;
- 4 folhas de louro;
- 4 dentes de alho;
- 6 grãos de pimenta.

Os pepinos são lavados e deixados de molho por 2 horas. O aipo é cortado em pedaços grandes. Os temperos e os talos picados, juntamente com os vegetais, são colocados em um recipiente. A salmoura fria (água e sal) é despejada, o recipiente é fechado e colocado em uma bandeja. A mistura é deixada fermentando por 3 dias. Esse processo resulta no aparecimento de uma camada branca no fundo.
A marinada é despejada do frasco e substituída por água limpa e sem sal. O frasco é então fechado e deixado em temperatura ambiente por duas semanas. Em seguida, é transferido para um local mais fresco para armazenamento a longo prazo.

Pepinos levemente salgados com aipo
Segundo esta receita, o preparo pode ser experimentado no terceiro dia.
Ingredientes:
- 2 kg de pepinos pequenos;
- aipo - 1 maço;
- 16 dentes de alho;
- 8 grãos de pimenta;
- 8 folhas de louro;
- 8 folhas de cerejeira;
- sal;
- açúcar.

Os vegetais são descascados, as pontas aparadas e colocados em uma panela. Adiciona-se água e um peso é colocado em cima da tampa.
Após 12 horas, escorra a água e meça a quantidade. Despeje a mesma quantidade de água em um recipiente separado para a salmoura. Adicione 1 colher de sopa de sal e açúcar para cada litro. Adicione uma folha de louro e grãos de pimenta à solução e leve para ferver. Em seguida, retire a salmoura do fogo e deixe esfriar.

Coloque um punhado de aipo, dois dentes de alho amassados e uma folha de cerejeira em cada frasco. Adicione os pepinos em seguida. Regue com um pouco mais de tempero por cima.
Os recipientes são selados e deixados dentro de casa por três dias. Depois, os pepinos levemente salgados estão prontos para consumo.
Se você não puder comer tudo de uma vez, escorra a marinada do pote, deixe ferver e despeje-a novamente. Depois disso, a mistura pode ser armazenada na geladeira.

Armazenamento adicional de alimentos enlatados
Durante a decapagem, o ácido lático se acumula. Essa substância, combinada com o sal, é um excelente conservante. No entanto, é importante entender que o teor de ácido nos potes é baixo, então altas temperaturas estragam os pepinos, deixando-os macios e sem sabor.
É melhor escolher locais frescos para armazenamento. A temperatura ideal é considerada +1 °C. Os picles podem ser conservados por anos em porões e adegas.











