- Benefícios do aipo
- Diferenças entre talo e aipo em folhas
- Prepare os ingredientes principais
- Receitas de conservas de aipo
- Como mantê-lo fresco
- Secagem
- Congelamento
- Método de salga a seco
- Raiz e pecíolos em conserva
- Marinado com pepinos e cenouras
- Aipo enlatado em molho de tomate
- Como e onde armazenar corretamente
Esta planta herbácea da família Apiaceae, graças à sua ampla gama de substâncias benéficas e ao seu característico sabor picante, ocupa uma posição de destaque na cosmetologia, na indústria farmacêutica e na culinária. Portanto, conservar o aipo para o inverno permite que os apreciadores desta erva picante e rica em vitaminas a apreciem durante todo o ano, tanto como um complemento versátil para diversos pratos de vegetais quanto como tempero para uma variedade de pratos de carne.
Benefícios do aipo
Há apenas 9 séculos, esta erva aromática, cujos parentes incluem cenoura, coentro e salsa, era usada apenas para a preparação de decocções e preparações medicinais, mas agora o produto é amplamente utilizado na área culinária.
Além disso, qualquer parte do aipo está literalmente saturada com substâncias úteis na forma de:
- todos os tipos de aminoácidos;
- óleos essenciais;
- uma grande variedade de vitaminas.
O conteúdo mineral da erva inclui fósforo, magnésio, cálcio, sódio e ferro. 100 gramas de talos de aipo verde contêm apenas 13 calorias, enquanto a raiz contém 42.
Com o uso regular de aipo:
- a pressão está diminuindo;
- o sistema imunológico é fortalecido;
- ocorre a remoção de resíduos e toxinas;
- o estado do sistema nervoso é normalizado;
- os processos metabólicos são melhorados.

Além disso, a cultura de ervas previne a formação excessiva de gases no trato intestinal, promove a produção de suco gástrico e normaliza o equilíbrio de água e sal do corpo.
O consumo regular deste vegetal pelos homens leva a um claro aumento da potência.
Além disso, agindo como um forte antioxidante, o aipo previne o envelhecimento celular em pessoas mais velhas.
E outros óleos essenciais presentes na cultura:
- tem um efeito positivo na pele;
- ajuda a melhorar o apetite;
- participar da restauração da visão.

Produtos medicinais que contêm aipo aliviam a dor, promovem a cicatrização de feridas, aliviam a urticária e combatem a insônia. Este vegetal saboroso também desempenha um papel ativo na perda de peso e no aumento da libido feminina.
Diferenças entre talo e aipo em folhas
Esta planta umbelífera, que cativa inúmeros especialistas culinários com seu aroma picante e sabor inesquecível, é servida crua, por exemplo, em saladas, e como acompanhamento de diversos pratos. Além disso, todas as partes disponíveis da planta são utilizadas em diversas receitas culinárias. O aipo é dividido em variedades de raiz, pecíolo e folha. A variedade de raiz é representada pela raiz carnuda, amplamente utilizada na culinária.
A variedade peciolada, uma planta bienal, produz uma roseta de folhas verdes e uma raiz da qual emergem os pecíolos. Durante o primeiro ano de vida do aipo, as partes verdes são colhidas e as sementes são utilizadas na estação seguinte.

O caule denso da planta é coberto por folhas verde-claras em desenvolvimento. Os pecíolos emergem da raiz do vegetal. Pequenas inflorescências esbranquiçadas, que surgem no final de agosto, começam a formar umbelas. À medida que amadurecem, surgem cápsulas na planta, contendo as sementes.
Importante! Para evitar que os pecíolos desta planta desenvolvam um sabor amargo, as plantas de aipo devem ser amontoadas periodicamente.
O caule da planta é literalmente saturado de vitaminas e óleos essenciais. É por isso que o uso desta variedade em conservas — em conserva, congeladas e secas —, bem como em saladas, misturada com cenouras e endro, por exemplo, ou como complemento de sopas e pratos principais, ajuda a repor as deficiências de nutrientes e vitaminas do corpo durante o inverno.
Esta variedade folhosa de aipo é plantada em jardins e quintais para proporcionar vegetação durante todo o verão. Embora esta variedade não tenha raízes nem pecíolos, sua vegetação encanta os jardineiros mesmo no outono. As folhas deste tipo de aipo contêm significativamente mais nutrientes do que as de seus parentes. Esta erva folhosa é usada como tempero para saladas e assados.

Prepare os ingredientes principais
O talo do aipo é colhido a partir do outono. Durante esse período, os talos contêm a maior quantidade de suco, rico em nutrientes e microelementos. A variedade de raiz, resistente à geada, é cuidadosamente removida do solo com um forcado e armazenada em um porão.
Para a variedade de caule da erva, os pecíolos maduros e cortados são lavados, as partes danificadas são removidas e secas. O ingrediente pecíolo, embalado em um saco, conserva-se bem na geladeira. Os pecíolos preparados dessa maneira são usados durante todo o inverno no preparo de uma variedade de pratos.

Após a colheita, as folhas verdes são dispostas em maços em áreas sombreadas. Papel-manteiga é colocado sobre as folhas para garantir a secagem adequada, o que leva cerca de um mês. O aipo é então picado e armazenado em um recipiente de vidro.
Receitas de conservas de aipo
É raro encontrar aipo em supermercados no inverno — uma erva perfumada e picante com uma composição única. Mas donas de casa experientes aprenderam a conservar folhas, talos e raízes de aipo para o inverno em casa, preservando os óleos essenciais, aminoácidos e vitaminas tão essenciais para o corpo humano.
Esta receita simples não só preservará as vitaminas encontradas nos vegetais, mas também permitirá que você prepare o tempero de forma rápida e fácil.

Ingredientes:
- endro - um maço;
- aipo - maço;
- salsa - um maço;
- sal.
Preparo: Separe as folhas lavadas, removendo os talos secos ou danificados. Em seguida, pique cada maço finamente com uma faca, misture e triture com sal. Disponha a mistura preparada em potes de vidro com tampa.

Aqueles que gostam de comer bem, e não apenas aproveitar a comida, mas também se abastecer de vitaminas para o inverno, preparam uma grande variedade de vegetais, por exemplo, para fazer um molho para borscht ou outras sopas.
Ingredientes:
- cenouras – 1 quilo;
- tomates – 1 quilo;
- cebola (nabo) – 1 quilo;
- aipo - maço;
- endro, salsa - um maço;
- pimenta – 350 gramas.
Preparo: Lave e seque as ervas e os tomates e pique-os finamente. Pique os demais vegetais.

Importante! A mistura preparada deve ser bem misturada com sal. Distribua a mistura de vegetais em potes e leve à geladeira.
Como mantê-lo fresco
As partes colhidas dos vegetais manterão seu valor nutricional se armazenadas em sacos plásticos na geladeira. Para um armazenamento mais longo, guarde as ervas frescas em solo arenoso, embaladas em sacos plásticos, em algum lugar no porão. O vegetal pode ser armazenado em um porão com umidade relativa do ar e temperatura de um grau Celsius. Os tubérculos também duram até a primavera se dispostos em fileiras no porão.

Existem outros métodos de armazenamento para pecíolo e outros tipos de aipo:
- as partes verdes das plantas são salgadas, deixadas em infusão por vários dias, embaladas em recipientes de vidro e enroladas;
- A planta inteira ou suas partes são congeladas em bandejas de gelo especiais. Dessa forma, o aipo preserva não apenas seu aroma picante, mas também suas vitaminas e aminoácidos;
- As folhas da cultura são embaladas em moldes de plástico e congeladas na geladeira.
Importante! Ervas embrulhadas em papel-alumínio mantêm sua aparência original por cerca de 10 dias. O aipo embrulhado em filme plástico começa a murchar após apenas três dias.

Por exemplo, uma plantação retirada do solo junto com seu sistema radicular e enterrada na areia em algum lugar no porão sobreviverá até a primavera.
Secagem
As folhas desta planta retêm a maior parte dos seus óleos essenciais, aminoácidos e vários microelementos quando preparadas usando os métodos descritos abaixo. As folhas são separadas dos caules, amarradas em maços, secas e penduradas na parede em uma área bem ventilada, longe da luz solar direta.
Ao colocar folhas de aipo em qualquer superfície, cubra-as com papel. Naturalmente, o tempo de secagem aumenta, mas as propriedades benéficas da erva aromática não se perdem. As folhas secas são então espalhadas em recipientes.

Congelamento
Como esta planta aromática é literalmente permeada por ingredientes únicos, seu uso no inverno é muito popular. O congelamento é uma das maneiras mais fáceis de preservar a planta. O aipo, ou melhor, suas folhas, são cuidadosamente dispostas em moldes e, em seguida, as partes da planta são imersas em água. Os pecíolos, embalados em recipientes e cobertos com líquido, também podem ser congelados.
Embora verdadeiros gourmets e especialistas em sua área saibam que esse método de congelamento do aipo pode levar a uma perda parcial de suas propriedades.

Método de salga a seco
Para que o vegetal pareça ter sido colhido da horta, utiliza-se um método especial de preparo. Folhas de aipo bem lavadas e secas são misturadas com sal não iodado e colocadas em um recipiente de vidro. A massa verde é levemente compactada e, após a formação do suco, é selada com tampas e armazenada em um porão.
O método de salga a seco confere ao produto um sabor salgado especial que combina bem com qualquer tempero para saladas, sopas e pratos principais.
Raiz e pecíolos em conserva
Como mencionado acima, as folhas e caules da planta não são apenas secos, mas também congelados. Esta deliciosa raiz em conserva combina bem com pratos de carne, peixe e batata, preservando todas as propriedades benéficas do vegetal.

Ingredientes:
- raiz vegetal - 1 quilograma;
- cominho e sal – 25 gramas;
- açúcar granulado – uma colher de sopa;
- manteiga – 100 gramas;
- vinagre – 0,5 xícaras;
- soja – 0,5 xícaras;
- pimenta (vermelha) – a gosto.
Modo de preparo: Descasque a raiz do vegetal, pique-a e rale-a. A mistura resultante é espremida levemente para extrair o suco.

Adicione todos os temperos, o sal e o açúcar granulado ao óleo aquecido. Adicione o vinagre e o molho de soja à mistura homogênea resultante. A mistura ligeiramente resfriada é adicionada à raiz de aipo picada. A mistura é deixada em infusão por cerca de 10 a 12 horas e, em seguida, colocada em potes com tampas.
Além disso, uma preparação picante é preparada a partir da parte folhosa da planta descrita.
Ingredientes:
- alho – 1 cabeça;
- folhas de aipo;
- louro.
Para preenchimento:
- açúcar – 1 quilo;
- sal – 1,5 colheres de sopa;
- água - um litro;
- vinagre – 200 mililitros.

Modo de preparo: Coloque o alho, as folhas de louro e as folhas de ervas aromáticas no fundo de potes de vidro. Ferva a marinada e despeje nos potes com a conserva. Esterilize a mistura nos potes por meia hora e feche bem com as tampas.
Talos de aipo marinados são indispensáveis para acompanhar pratos de carne, saladas e acompanhamentos. Mais uma receita saborosa e aromática, perfeita para o inverno.
Ingredientes:
- pecíolos e folhas do vegetal – 0,5 kg;
- alho - uma cabeça;
- pimenta - vagem;
- nabo (cebola) – 2 raízes;
- temperos - um gosto adquirido;
- água – 0,5 litros;
- açúcar granulado – 60 gramas
- sal – 30 gramas;
- vinagre – 100 mililitros.

Preparo: Corte os talos da planta em pedaços. Descasque o alho e retire os dentes. Corte a pimenta sem sementes em fatias finas. Pique a cebola em rodelas grandes.Coloque as folhas da planta, o alho e os temperos no fundo de um recipiente de vidro. Coloque os talos de cebola, os anéis de cebola e o pimentão por cima. Encha o recipiente com água fervente e deixe descansar por 30 minutos.
O líquido é então despejado em um recipiente, onde são adicionados sal e açúcar, e a mistura é fervida por 2 minutos. Em seguida, adiciona-se vinagre. A mistura de vegetais nos potes é preenchida com o recheio, resfriada e selada com tampas.
Marinado com pepinos e cenouras
Quando adicionada a vegetais e frutas vermelhas, esta erva aromática confere um sabor único e um picante característico. Além disso, esta salada, com um toque oriental, pode ser feita em casa sem grandes gastos ou esforço.

Ingredientes:
- talos de vegetais – 1 quilo;
- cenouras – 800 gramas;
- pepinos – 0,5 quilogramas;
- endro – 2 raminhos;
- água – 1,5 xícaras;
- vinagre – 0,5 xícaras;
- cravo – a gosto;
- salsinha;
- sal extra, não iodado – uma colher;
- açúcar - uma colher de chá.
Preparo: Lave, descasque e corte os talos em pedaços de vários centímetros de comprimento. Corte os pepinos em rodelas finas. Corte as cenouras em tiras. Coloque todos os ingredientes em recipientes de vidro.

Adicione os temperos, o açúcar cristal, o sal e o vinagre a uma panela com água. Após 20 minutos, despeje a mistura fervente nos potes contendo a mistura de vegetais. Cubra os potes com papel-toalha e deixe em infusão por 24 horas.
Aipo enlatado em molho de tomate
Os pecíolos desta erva aromática são muito saborosos quando preparados para o inverno em suco de tomate.
Ingredientes:
- tomates – 1000 gramas;
- parte do caule da planta – 500 gramas;
- verduras – endro, salsa, folhas da planta principal;
- pimenta;
- vinagre – 0,5 colher;
- açúcar - um gosto adquirido;
- sal extra, não iodado – a gosto.

Modo de preparo: Tomates maduros são processados em um moedor de carne. A mistura de tomate é fervida por uma hora. Adicione azeite, pimenta-do-reino picada finamente, açúcar e sal à mistura resultante. Após 15 minutos, adicione os talos picados, ferva por mais meia hora e tempere com vinagre. As ervas, misturadas com sal e à mistura de tomate, são colocadas em potes e lacradas.
Como e onde armazenar corretamente
As raízes e caules desta erva aromática são ricos em componentes benéficos, essenciais ao corpo humano devido à sua deficiência durante o inverno. Cada parte da planta retém suas propriedades raras durante o armazenamento:
- na geladeira;
- no congelador;
- em forma seca.
Ervas misturadas com sal preservam toda a gama de vitaminas e microelementos. Para evitar que as ervas murchem, em temperatura ambiente, recomenda-se comer as folhas verdes ou usá-las na culinária em poucos dias.

As raízes dos vegetais, embrulhadas em filme plástico, não apodrecem por 30 dias quando armazenadas em um ambiente com temperatura de aproximadamente 3 graus Celsius. Esta parte da planta pode ser armazenada por até seis meses se:
- sua parte de raiz ficará localizada no porão ou adega;
- a planta será embalada em celofane;
- Algumas das ervas aromáticas serão colocadas em caixas com areia.
Para garantir a preservação a longo prazo da raiz da planta, é realizada uma triagem. São selecionados frutos lisos, uniformes e sem defeitos ou rachaduras visíveis. Um som oco, ouvido ao bater, indica uma raiz oca. Uma raiz assim não se conserva bem.
Para o armazenamento no inverno, a parte da folhagem da planta, com folhas verdes vibrantes e sem caules murchos, é a melhor. As variedades de caule e folhas são lavadas, secas e colocadas em papel-alumínio na geladeira.

A raiz de aipo é picada finamente com um ralador ou liquidificador, colocada em sacos e armazenada no congelador. As raízes não apodrecem nem ressecam se armazenadas em caixas cheias de areia em uma varanda ou galeria. O aipo, seja salgado, em conserva ou conservado em potes, não estraga em porões, covas especiais ou na geladeira.
A secagem adequada das folhas e caules da planta garante a preservação de seus componentes benéficos ao longo da estação. O vegetal mantém seu sabor, qualidades nutricionais e aroma quando congelado em pedaços usando formas de gelo especiais.
Apesar dos muitos benefícios à saúde que esta erva aromática oferece, o aipo não é recomendado para todos. O consumo deste vegetal não é recomendado nas seguintes situações:
- em caso de doença de cálculo renal;
- com tromboflebite;
- na epilepsia;
- durante a gravidez e lactação.
Basicamente, a erva aromática é benéfica, ajudando a normalizar o peso, fortalecer os sistemas nervoso e imunológico e restaurar o apetite perdido com seu aroma e sabor picante.











