- Quais ingredientes são necessários para enlatar?
- Preparando vegetais e frutas vermelhas
- Preparando os potes
- Como conservar pepinos com groselhas
- Uma receita simples de pepinos em conserva com groselhas vermelhas para o inverno
- Receita de pepinos em conserva com groselhas vermelhas
- Com groselha preta
- Com groselha branca
- Sem esterilização
- Sem vinagre
- Pepinos em suco de groselha vermelha
- Pepinos em conserva com groselhas vermelhas
- Como armazenar alimentos enlatados
No auge do verão, toda dona de casa se esforça para estocar o máximo possível de frutas e vegetais. Pepinos, incluindo groselhas, são a opção de conserva mais comum para o inverno.
Esta é a época do ano em que os pepinos estão em maior abundância. Há muitas maneiras de conservá-los. Cada dona de casa tem seu método favorito para conservar pepinos para o inverno. Variações com a adição de groselhas são particularmente interessantes e deliciosas.
Quais ingredientes são necessários para enlatar?
Dependendo da receita, os ingredientes podem variar. Mas, na maioria das vezes, para um pote de três litros, eles usam:
- pepinos - até vinte pedaços;
- tomates - quatro a cinco pedaços (pequenos);
- groselhas – um ou dois copos;
- alho - até dez dentes;
- verde;
- temperos;
- sal de cozinha – três colheres de sopa;
- açúcar granulado - duas colheres de sopa;
- vinagre;
- ácido acetilsalicílico.

Preparando vegetais e frutas vermelhas
Conservar pepinos com groselhas é tão simples quanto o método tradicional. O segredo é seguir as instruções da receita e usar pepinos frescos, intactos, devidamente processados e preparados:
- os vegetais são deixados de molho por 3 a 6 horas, depois enxaguados e as pontas são cortadas;
- Os talos são separados das bagas, e quaisquer que estejam danificadas são removidas. Elas são colocadas em potes em cachos;
- Os dentes de alho são separados das cascas.
Preparando os potes
Os potes de conserva são lavados com agentes de limpeza e esterilizados. Para esterilizar, ferva água e cozinhe o interior dos potes no vapor por 15 minutos. As tampas usadas para selar são fervidas por 10 minutos.
Como conservar pepinos com groselhas
Existem muitas receitas para conservar pepinos com groselhas. Vamos dar uma olhada nas principais.
Uma receita simples de pepinos em conserva com groselhas vermelhas para o inverno
Prepare um recipiente de conserva adequado à quantidade de vegetais que você tem. Coloque até oito pepinos médios em um recipiente de um litro. Lave-os e enxágue-os com água fervente. Em seguida, adicione as ervas e alguns dentes de alho. Disponha os pepinos verticalmente. Em seguida, adicione as groselhas. Agite o recipiente para distribuir os ingredientes uniformemente. Você também pode cobrir com algumas folhas de groselha ou cereja.

Após serem tratadas com água fervente, as frutas deixam de ser vermelhas e ficam pálidas.
Cubra o conteúdo com tampas e despeje a água em um recipiente separado, adicionando outro copo para permitir que a água evapore. Ferva o conteúdo novamente e despeje nos potes pelo mesmo tempo. Dessa forma, os recipientes não precisam ser esterilizados.
Após a próxima fusão, você precisa adicionar:
- duas colheres de sopa de açúcar;
- uma colher de sal;
- ervas e especiarias.
O conteúdo é despejado com o líquido fervente escorrido, os potes são enrolados, tampados e deixados esfriar. Os pepinos crocantes estão prontos.
Receita de pepinos em conserva com groselhas vermelhas
Você pode marinar vegetais de acordo com a receita:
- Os vegetais são lavados e deixados de molho por duas a três horas.
- Os recipientes de conserva são esterilizados e as verduras são colocadas neles, com os pepinos por cima.
- O conteúdo é despejado com água fervente em 3 etapas para evitar a esterilização da fruta.
- Os potes cheios são tampados e deixados em infusão por dez minutos. Em seguida, o líquido é drenado.

- Adicione a salmoura fervida novamente. Espere mais dez minutos.
- Mais uma vez, a salmoura escorrida é salgada, açúcar granulado, pimenta e alho são adicionados.
- Em seguida, o líquido é fervido e ácido acético é adicionado.
- Coloque os maços de frutas vermelhas em um recipiente. Em seguida, despeje o líquido escorrido.
- Os potes são enrolados e virados de cabeça para baixo até esfriarem. Durante esse tempo, devem ser cobertos.
Com groselha preta
Os frutos são deixados de molho por algumas horas. Em seguida, as pontas são aparadas. Em seguida, são lavados novamente, juntamente com as frutas vermelhas e o alho.
Coloque as ervas e os dentes de alho em um recipiente. Em seguida, adicione os pepinos e os maços de frutas vermelhas. Ferva a água e despeje nos recipientes. Deixe esfriar.
Despeje o líquido resfriado em um recipiente separado e deixe ferver novamente. Adicione sal, açúcar granulado e especiarias. Após ferver, adicione 10 gramas de ácido acético por litro. Despeje a marinada resultante nos frascos. Em seguida, feche-os e vire-os de cabeça para baixo para esfriar.

Com groselha branca
Lave os potes, enxágue as verduras e coloque-as no fundo. Adicione também dentes de alho e endro. Os vegetais devem estar limpos e não é necessário remover as tampas. Encha os potes até a borda com pepinos e frutas vermelhas.
Em seguida, ferva a água e encha o pote até a borda. Feche as aberturas e deixe esfriar por quinze minutos.
O líquido resfriado é escorrido para um recipiente separado, onde os temperos são adicionados. A salmoura é então levada à fervura novamente e, durante esse tempo, é adicionado ácido acético. É importante reduzir o fogo durante esse tempo para evitar a formação de espuma. A marinada deve ficar transparente.
A solução resultante é despejada nos potes até a borda. Eles são então selados, virados de cabeça para baixo e cobertos. Depois de frios, podem ser transferidos para um local fresco e escuro para armazenamento seguro.

Sem esterilização
Legumes, pimentões e folhas de louro são colocados em recipientes lavados. O conteúdo é então enchido com água fervente por dez minutos, e a abertura é tampada.
Depois de um tempo, escorra a água para um recipiente separado, adicione sal e açúcar granulado. Deixe ferver novamente.
Groselhas, descascadas e selecionadas para remover qualquer fruta estragada, são adicionadas aos pepinos. Duzentos gramas são suficientes para um litro.
Despeje água fervente nos potes e enrole-os.
Sem vinagre
Os potes são enchidos com especiarias, endro, folhas de louro, dentes de alho e vegetais. Em seguida, adicionam-se as groselhas. Deita-se água fervente sobre o conteúdo e deixa-se em infusão por um terço de hora. O líquido é então despejado e adiciona-se açúcar granulado e sal de cozinha. A salmoura fervida é despejada de volta nos potes. Eles são selados e deixados esfriar. Isso elimina a necessidade de ácido acético.
Pepinos em suco de groselha vermelha
As frutas ficam de molho por até três horas.
- Misture o suco de groselha, o açúcar cristal, o sal de cozinha e a água. Em seguida, leve a mistura para ferver.
- Coloque folhas de louro, endro, folhas de raiz-forte, especiarias e frutas no recipiente.
- Despeje o líquido fervente sobre o conteúdo.
- Em seguida, os ingredientes despejados são aquecidos em água fervente por vários minutos. Em seguida, o frasco é fechado.

Pepinos em conserva com groselhas vermelhas
Pepinos em conserva ficam ainda mais deliciosos se, além das groselhas, você adicionar fatias de limão. Para isso, mergulhe o limão em água fervente por alguns minutos e, em seguida, corte-o, removendo as sementes.
Coloque os temperos, o endro e os dentes de alho em um recipiente para conservas. Em seguida, adicione os vegetais, as groselhas e as fatias de limão. Encha os recipientes com água fervente. Deixe descansar por cerca de um terço de hora, depois escorra o líquido, adicione sal, açúcar e deixe ferver novamente. Encha os recipientes e feche bem. Cubra e deixe esfriar gradualmente.
Como armazenar alimentos enlatados
Você pode conservar pepinos em lata da mesma forma que conservaria qualquer outro picles. Para isso, mantenha os potes em um local escuro e úmido.
A temperatura não deve ultrapassar 22 a 24 graus Celsius. A validade depende de quão rigorosamente a receita foi seguida.
Como regra geral, pepinos preparados sem esterilização podem ser armazenados por no máximo seis meses.











