Como fazer geleia de amora para o inverno em casa, sem sementes, com gelatina e na panela elétrica

A geleia de amora é uma geleia rica em sabor. É fácil impressionar os convidados com esta delícia linda, aromática e requintada. Esta fruta suculenta é usada para fazer geleia, que fornece vitaminas essenciais e ajuda a proteger contra doenças sazonais. Cozinheiros experientes sempre têm várias receitas testadas e aprovadas para conservar amoras. Sugerimos preparar esta iguaria com as melhores receitas.

Peculiaridades de fazer geleia de amora

Na preparação desta iguaria, algumas características são levadas em consideração:

  1. Quando aquecidas, as frutas se tornam quebradiças e sua estrutura é facilmente danificada. Se precisar de frutas inteiras para geleia, mexa o líquido cuidadosamente durante o cozimento.
  2. As amoras contêm sementes duras. Não é necessário removê-las, mas se você quiser uma polpa leve e lisa, passe-as por uma peneira.
  3. Para realçar o sabor, especiarias e frutas cítricas são adicionadas à guloseima. Para evitar que as frutas vermelhas se sobreponham, as proporções especificadas na receita são rigorosamente respeitadas.
  4. Para preservar todas as propriedades nutricionais e curativas, a iguaria é cozida em fogo alto por um curto período de tempo.
  5. Selecionam-se apenas exemplares maduros. A geleia feita com frutas verdes é azeda.
  6. Os potes lacrados devem ser virados de cabeça para baixo e cobertos com um material quente por 24 horas. Um cobertor, edredom ou várias toalhas servem.

Preparação de matérias-primas

Antes de cozinhar você precisa:

  • Separe as frutas. Remova as danificadas ou podres. Remova folhas e galhos.
  • Coloque as frutas vermelhas em uma peneira. Despeje água em um recipiente grande e abaixe a peneira dentro dela. Enxágue três vezes.
  • Coloque a fruta sobre um papel-toalha e seque completamente. Você precisará trocar o papel-toalha várias vezes durante o processo de secagem.
  • Não apenas frutas firmes são adequadas para fazer geleia, mas também aquelas macias e muito maduras. Frutas estragadas ou podres não devem ser usadas.
  • Para evitar que as frutas percam um pouco do suco, elas são colhidas frescas.

Frutas de amora

Como fazer geleia de amora

Há muitas maneiras de preparar esta delícia. Sugerimos que você experimente as melhores.

Uma receita simples para o inverno

Com esta receita, você pode preparar rapidamente uma deliciosa geleia que irá encantar você não apenas pelo sabor, mas também pelo aroma único.

Ingredientes:

  • amoras - 750 g;
  • açúcar - 750 g.

Amoras frescas

Preparação:

  1. Coloque as frutas vermelhas no liquidificador. Polvilhe com açúcar e bata. As sementes pequenas, assim como a polpa, contêm muitas vitaminas, portanto, não é recomendado removê-las. As sementes não estragam o sabor da guloseima.
  2. Deixe a mistura descansar por meia hora. Durante esse tempo, o açúcar se dissolverá completamente.
  3. Despeje em uma panela. Cozinhe em fogo baixo por meia hora. Retire a espuma que flutuar na superfície, juntamente com pequenos detritos e insetos. Mexa com uma colher grande de pau.
  4. Esterilize os recipientes, despeje a mistura de frutas vermelhas e enrole.

Em uma multicozinha

Uma combinação deliciosa e saudável de limão, amora e gengibre. Esta geleia é nutritiva e ajuda a combater doenças sazonais.

pote de geleia

Ingredientes:

  • amoras - 1 kg;
  • gengibre - 30 g;
  • limão - 1 unid.;
  • pectina - 6 g;
  • açúcar - 400 g.

Preparação:

  1. Polvilhe as frutas vermelhas com açúcar e deixe descansar por meia hora.
  2. Rale as raspas de limão. Esprema o suco da polpa. Descasque a raiz de gengibre. Rale. Adicione os ingredientes preparados às frutas vermelhas. Misture.
  3. Coloque a geleia na tigela da multicozinha. Ajuste o modo para "Cozimento". Ajuste o timer para 20 minutos.
  4. Adicione a pectina. Mexa. Programe o timer para 5 minutos.
  5. Despeje a iguaria pronta em recipientes preparados e enrole.

Para deixar a geleia mais saborosa, adicione 5 folhas de cerejeira durante o cozimento. Elas são removidas antes de serem colocadas no pote..

Com gelatina

Com a ajuda da gelatina, a mistura ficará espessa e é perfeita para rechear bolos e panquecas.

Geleia de frutas vermelhas

Ingredientes:

  • amoras - 4 xícaras;
  • açúcar gelificante - 1200 g;
  • água - 520 ml;
  • limão - 1 unid.;
  • gelatina - embalagem;
  • vanilina - 1 unid.

Preparação:

  1. Rale as raspas da fruta cítrica. Esprema o suco da polpa.
  2. Separe, lave e seque as frutas vermelhas. Polvilhe com açúcar. Adicione a água. Mexa constantemente até a mistura ferver. Mexer é essencial, caso contrário, a mistura queimará rapidamente.
  3. Assim que a mistura começar a borbulhar, desligue o fogo. Bata no liquidificador. Deixe esfriar.
  4. Hidrate a gelatina conforme as instruções. Assim que inchar, misture-a à mistura de frutas vermelhas já fria. Cozinhe em fogo baixo por 5 minutos. Enrole.

Sem sementes

Esta receita não requer tratamento térmico das frutas, portanto, guarde-as em local fresco. Para garantir uma longa validade, siga rigorosamente as proporções.

Ingredientes:

  • amoras - 450 g;
  • açúcar granulado - cerca de 800 g.

Amoras sem sementes

Preparação:

  1. Para evitar que a mistura fermente, use apenas frutas secas. Se as frutas forem compradas no mercado, lave-as primeiro e depois seque-as bem com papel-toalha.
  2. Coloque as frutas vermelhas no liquidificador. Bata. Transfira para uma peneira e bata até formar um purê. Pese a mistura. Use o dobro da quantidade de açúcar. Reserve 100 g. Misture o restante do açúcar granulado com o purê de frutas vermelhas. Reserve por meia hora. Mexa.
  3. Despeje em recipientes de vidro secos. Polvilhe com o restante do açúcar. A tampa de açúcar impedirá a entrada de ar na geleia, prolongando sua validade. Feche a tampa.

Com frutas inteiras

Esta delícia de aparência incrível vai encantar você com seu sabor. A combinação de geleia leve e frutas vermelhas inteiras vai cativar a todos desde a primeira colherada.

Geleia de amora

Ingredientes:

  • amoras para geléia - 700 g;
  • amoras - 300 g;
  • açúcar - 500 g para geleia;
  • açúcar - 300 g.

Preparação:

  1. Selecione apenas frutas vermelhas firmes e inteiras. Coloque a mistura de geleia em um moedor de carne e triture. Você também pode usar um liquidificador para bater a mistura. Polvilhe com açúcar para geleia. Mexa. Cozinhe em fogo baixo por 10 minutos.
  2. Adicione as frutas vermelhas inteiras e o açúcar restante. Cozinhe em fogo baixo por 5 minutos. Reserve por 4 horas. Durante esse tempo, as frutas vermelhas inteiras ficarão de molho na calda.
  3. Deixe ferver e cozinhe em fogo baixo por 8 minutos. Despeje em recipientes e feche bem.

De amoras congeladas

Geleia fresca pode ser feita com frutas congeladas em qualquer época do ano. Esta iguaria pode ser usada como molho para pratos de carne.

Amoras congeladas

Ingredientes:

  • limão - 1 unid.;
  • amoras - 750 g;
  • alecrim seco - 1 colher de chá;
  • açúcar - 250 g.

Preparação:

  1. Descongele as amoras. Polvilhe com açúcar e reserve por 3 horas.
  2. Esprema o suco de limão. Despeje sobre as frutas vermelhas. Polvilhe com alecrim. Deixe ferver e cozinhe em fogo baixo por 5 minutos. Deixe esfriar. Cubra. Leve à geladeira por 12 horas.
  3. Deixe ferver. Cozinhe em fogo baixo por 10 minutos. Bata a mistura no liquidificador. Passe por uma peneira.
  4. Ferva a mistura por 7 minutos. Enrole.

Geleia de amora

Como armazenar o tratamento finalizado

Prazo de validade do produto dependendo do método de preparo:

  1. Sem esterilizar os potes, guarde o petisco na geladeira. A validade máxima é de 3 meses.
  2. Em vez de enlatar, você pode simplesmente embalar a geleia em formas especiais e armazená-la no congelador. A validade é de 8 meses.

Se os potes e tampas forem devidamente esterilizados, a receita for seguida e os preparos forem armazenados no porão, o produto tem validade de 12 meses.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata