Devido ao aumento constante dos preços dos bens de consumo, as pessoas se esforçam para preservar frutas e vegetais ricos em vitaminas para o inverno. A conserva é um método específico utilizado para esse fim. Nesse caso, é importante aprender a fazer geleia de damasco com laranja para o inverno, para que as substâncias benéficas e nutritivas contidas na fruta possam enriquecer o corpo durante o inverno, quando deficiências vitamínicas e um sistema imunológico enfraquecido são comuns.
Recursos de culinária
A preparação de uma composição nutricional fortificada de vitaminas para o inverno é acompanhada por uma série de características que devem ser levadas em consideração.
Durante o processo de cozimento, você pode encontrar as seguintes nuances:
- Para preparar um produto rico em vitaminas, é preciso monitorar cuidadosamente o tempo de cozimento.
- Para dar à geleia a doçura desejada, cada um escolhe a quantidade de açúcar.
- Para fazer geleia, você precisa selecionar frutas maduras que sejam ricas em suco e nutrientes.
- Durante o preparo, todos os componentes em excesso de ambas as frutas utilizadas devem ser removidos.
- A espessura do produto final depende do tempo que a mistura fica no fogo.
- Depois de enrolar a geleia, é preciso deixar os potes esfriarem até a temperatura ambiente, cobrindo-os primeiro com um cobertor.

O excesso de geleia pode ser resfriado e armazenado na geladeira por até duas semanas, após o que a reação de fermentação começará.
Para preparar a composição nutricional, utilizamos frutas colhidas ou compradas no verão, já no inverno, você encontra nas prateleiras das lojas frutas enriquecidas com substâncias auxiliares para crescimento acelerado.
Preparando damascos e laranjas para geleia
Antes de começar a cozinhar, você precisa preparar a fruta. Cada pessoa escolhe a proporção certa com base no sabor final desejado.
O seguinte é feito com os frutos no estágio inicial:
- as frutas são cuidadosamente lavadas e secas para remover o excesso de umidade que permanece na superfície após a lavagem;
- os damascos devem ser liberados dos caroços internos, sem danificar a polpa ou liberar o suco;
- as laranjas estão completamente descascadas, assim como a película branca por baixo;
- Posteriormente, os frutos alaranjados são divididos em fatias individuais, das quais as sementes (se houver) devem ser retiradas;
- Em seguida, os ingredientes da geleia são cortados em pedaços pequenos (se for preparada geleia ou marmelada, a fruta é passada por um moedor de carne ou liquidificador).

Se necessário, é possível adicionar limão à geleia; para isso, utiliza-se apenas o miolo da fruta, passado por um espremedor.
Não é recomendado usar uma proporção igual de frutas, pois a laranja tem um sabor azedo, o que pode exigir mais açúcar, então escolha uma proporção de dois para um ou menos.
Modo de preparo da geleia de laranja e damasco
Existem várias opções para preparar a composição nutricional, mas elas não apresentam diferenças significativas, por isso vale a pena considerar receitas comuns para preparar uma guloseima:
- receita tradicional de geleia enlatada para o inverno;
- Geleia instantânea de laranja e damasco "Cinco minutos"
- geleia sem sementes com frutas;
- adicionando suco de limão à geléia.
Cada receita culinária difere apenas em certos detalhes, mas, ao mesmo tempo, o sabor resultante e a espessura do produto final variam.
Para tornar a mistura nutritiva mais espessa, ela precisa ser cozida por mais tempo e mais açúcar refinado precisa ser adicionado.
Uma receita simples para o inverno
Para criar uma geleia de âmbar com sabor agradável e cor distinta, use uma proporção de um para dois de açúcar e açúcar. Adicione metade do açúcar granulado à panela de uma só vez e mexa até formar uma calda. As frutas, cortadas em pedaços pequenos, e o açúcar granulado restante são adicionados após a fervura da calda. A mistura deve ferver em fogo baixo por 40 a 50 minutos, após os quais deve ser deixada em infusão. Por fim, ferva por 10 minutos. A mistura é então dividida em potes e selada com tampas de metal.

Geleia de laranja e damasco "Cinco minutos"
A marca registrada do método de cozimento rápido é o seu tempo de cozimento rápido. Em vez de 40 minutos, a panela com a mistura cozinha por cinco minutos, mexendo regularmente. Após o cozimento, a geleia mais líquida é despejada em potes e fechada com tampas de metal. Uma quantidade reduzida de água fervente e açúcar é usada durante o preparo.
Geleia de damasco e laranja sem caroço
O preparo deste produto se distingue pela remoção de todas as sementes, mesmo as menores, presentes nos gomos da laranja. As sementes são cuidadosamente removidas para evitar danos à polpa da fruta, que contém grande quantidade de vitaminas e nutrientes. Após a descasca, a fruta é cortada em pequenos pedaços.

Geleia de damasco com laranja e limão
Você pode fazer uma geleia deliciosa e saudável adicionando suco de limão. Para isso, descasque a fruta madura e esprema o miolo em um espremedor. Durante o cozimento, o suco e a polpa do limão são despejados na panela junto com os outros ingredientes. Essa fruta confere à geleia uma tonalidade âmbar translúcida única.
Armazenando geleia
Para conservar a guloseima por um longo período de tempo, é preciso atender a uma série de condições:
- A área de armazenamento deve ser mantida em baixa temperatura.
- É necessária umidade do ar estável.
- Falta de luz natural e luz solar.
- Conformidade com o processo tecnológico durante a preservação.
- Resfriar conservas quentes até a temperatura ambiente.
Se todas as condições forem atendidas, as conservas preparadas podem ser armazenadas por mais de uma temporada, pois não haverá condições para fermentação da composição.












