A validade das conservas de inverno depende da qualidade dos ingredientes utilizados. Tudo influencia: água, vinagre e o estado dos vegetais. É importante saber qual sal usar ao conservar pepinos para o inverno, para garantir que fiquem crocantes, firmes e deliciosos.
Como o sal afeta o sabor dos alimentos enlatados?
Desde a antiguidade, cristais comuns, sem aditivos, são usados para conservar vegetais. Hoje em dia, é difícil para as pessoas entenderem os processos de produção. Mas é importante saber que existem diferentes tipos de moagem. Cristais finos penetram na fruta mais rapidamente, acelerando o processo de conserva. No entanto, isso nem sempre melhora o sabor de pepinos ou tomates. É melhor conservar os vegetais lentamente. Dessa forma, eles retêm suas propriedades benéficas. Portanto, vale a pena considerar a moagem grossa.
O método de preparo afeta a aparência, o sabor e o aroma da conserva. Por isso, é importante saber qual sal usar para conservar pepinos e outros vegetais.
Tipos de sal
A qualidade dos cristais de sal depende do método de extração. Eles são extraídos do solo por meio de diversos equipamentos. Os cristais de cloreto de sódio são evaporados da água do mar. Isso resulta em uma composição variada do produto, o que afeta o sabor e a qualidade das conservas de vegetais para o inverno.
Marinho
Os cristais de sal marinho variam em cor e aroma, dependendo da origem do produto. O sal cinza, por exemplo, contém partículas de poeira vulcânica, argila do fundo do mar e algas. Esse sabor característico também será transmitido aos picles.

Os depósitos de sal extraídos no Oceano Índico contêm muito enxofre e outros oligoelementos.
Grandes cristais de cloreto de sódio de cor branca pura são usados para conservar pepinos e fermentar repolho.
Iodado
A fortificação de alimentos com iodo começou recentemente. Isso se deve à redução no consumo de alimentos que contêm iodo suficiente. Sem esse nutriente, a função da tireoide falha.
Não se preocupe com os cristais de sal iodado estragando suas conservas de inverno. No entanto, este produto não é adequado para todos os vegetais.

Pedra
O cloreto de sódio mineral, ou pedra, é extraído em minas. Os cristais deste mineral são brancos puros. No entanto, às vezes é encontrado cloreto de sódio com uma tonalidade acinzentada ou amarelada. A cor se deve à sua composição. Ao usá-lo em conservas, deve-se tomar cuidado para não prejudicar o sabor das conservas.
Sal extra
Este tipo é caracterizado por uma moagem fina. O mineral é extraído das profundezas da terra, portanto, o depósito deve primeiro ser inundado com água e a solução bombeada para fora. O líquido é então evaporado ou congelado, resultando em uma cristalização fina. Recomenda-se cautela ao usar este produto. A concentração de cloreto de sódio é tão alta que é fácil exagerar na salga. Extra raramente é usado para conservas de inverno.

Autoprecipitante ou cozimento
Uma variedade de cristal de pedra é aquela cujos depósitos são encontrados no fundo de corpos d'água. Não é à toa que é chamada de autossedimentante. Ao se depositarem, os cristais adquirem uma cor acinzentada. Isso se deve às partículas de sedimento presas em seu interior.
Os cristais não perdem seu valor nutricional e podem ser usados em conservas de vegetais.
Que tipo de sal é usado?
Antes de preparar a salmoura, selecione cuidadosamente os ingredientes. Isso permitirá que você conserve os vegetais com segurança durante todo o inverno.
Para preservação
É melhor conservar pepinos para o inverno com sal grosso. Isso ajudará a salmoura a absorver por mais tempo, garantindo que os vegetais retenham todas as suas vitaminas e microelementos benéficos. Você precisará de sal de grão médio, mas ele deve ser puro e livre de impurezas.

Para salgar
A conserva de pepinos é feita com sal grosso ou sal de cozinha. O ideal é que o sal seja puro e branco. A moagem média é necessária para a conserva.
Para marinar
A marinada de pepino é fervida previamente. É melhor usar cloreto de sódio moído grosso, médio ou fino. Este último tipo marina mais rápido e dissolve instantaneamente. É importante manter a proporção correta de sal na marinada.
Pepinos podem ser conservados com sal iodado?
Donas de casa estão chocadas com as propostas parlamentares para vender apenas sal iodado: será possível conservar pepinos em conserva ou não? A produção de sal iodado mudou, então não há necessidade de se preocupar com pepinos estragando ou perdendo o sabor. Hoje em dia, os cristais não são mais enriquecidos com tiossulfato de sódio. Mudanças no enriquecimento de cristais significam que o sal iodado pode ser usado para conservar pepinos. Isso não afetará a aparência, o sabor ou a vida útil dos pepinos em conserva.

O que acontece se você fizer picles com iodo?
Se os cristais salgados contiverem iodato de potássio, não há necessidade de se preocupar em estragar os pepinos em conserva.
A moagem média do produto permitirá que os pepinos sejam conservados em salmoura por muito tempo, já que o iodato de potássio não é destruído pelo calor.
Se a embalagem indicar tiossulfato de sódio como ingrediente, é melhor não usar o produto para fazer conservas ou marinar. Os vegetais perderão a cor vibrante, ficarão pretos e murcharão. Os pepinos também terão um sabor amargo.











