Causas e tratamento da antracnose da groselha, medidas modernas de controle

Na primavera e no verão, as groselhas são suscetíveis a infecções virais e fúngicas. Uma vez infectado, o fungo se espalha por toda a planta, suprimindo seu sistema imunológico e sua resistência. Sem medidas preventivas e curativas adequadas, os arbustos morrem. Uma das doenças mais devastadoras é a antracnose, uma doença das groselhas. Para prevenir a infecção, monitore os arbustos no final de maio e início de junho e implemente manutenção, fertilização e tratamento oportunos.

Causas e fatores do desenvolvimento da doença

A antracnose pode ocorrer quando:

  • alta umidade;
  • alta temperatura do ar.

A penetração das hifas germinativas ocorre através dos tecidos peridérmicos, fissuras e pedúnculos. O parasita começa a se manifestar em maio-junho; em verões chuvosos, pode aparecer até setembro.

Além de um ambiente úmido, a antracnose ocorre devido a:

  • pragas, insetos;
  • vento forte;
  • clima quente (até 32OCOM);
  • espessamento das plantações, falta de cuidados adequados.

Doenças fúngicas aparecem principalmente em ambientes com gotas de líquido e dificilmente aparecem em climas secos de verão. A dispersão em massa de esporos de fungos começa no final da primavera e dura de 30 a 40 dias. Durante esse período, é importante prevenir a progressão da doença por meio de tratamento e pulverização adequados. O nível de infestação é influenciado por:

  • idade do mato;
  • características varietais;
  • presença de infecções no local.

Doenças fúngicas

Os esporos são disseminados pela chuva ou pela água de irrigação. Uma planta danificada pela água enfraquece em climas secos e quentes.

O patógeno e seu ciclo de vida

A antracnose é causada pelo fungo ascomiceto Pseudopeziza ribis Kleb. O patógeno causa queda prematura das folhas, resultando em uma redução acentuada na concentração de compostos benéficos, micro e macroelementos, na planta. Em áreas com climas moderadamente úmidos, a infecção pode resultar na perda de 70 a 75% da colheita.

Os esporos de fungos destroem a resistência das groselhas à geada e às mudanças bruscas de temperatura, causando a perda de 50-60% dos frutos.

O ciclo de desenvolvimento da antracnose consiste em duas fases:

  1. O fungo conidial de verão é caracterizado pela formação de um leito de numerosos conídios. Estes são transmitidos entre gerações e podem reinfectar as groselhas e o solo. O fungo se espalha durante a estação de crescimento. Micrósporos se formam na folha em uma cavidade em forma de cova e se espalham para o tecido circundante. Os conídios têm formato de foice e estão localizados no centro da folha. Os sinais de esporulação de conídios incluem almofadas brancas e brilhantes nas folhas e brotos doentes.
  2. Os ascomicetos hibernantes são caracterizados pela formação de micrósporos em folhas infectadas no outono e inverno. Na primavera, os corpos de frutificação infectados se desenvolvem, amadurecendo em apotécios, ascos e ascósporos. Os corpos de frutificação assemelham-se a corpos estreitos, em forma de pires, com caules curtos. São especialmente visíveis em tempo de neblina; em tempo seco, assemelham-se a protuberâncias pretas.

Ciclo de vida da antracnose

Durante a infecção inicial dos arbustos na primavera, a fonte de infecção são ascósporos maduros e conídios remanescentes nas folhas caídas do ano anterior. Durante a infecção generalizada dos arbustos de groselha durante seu crescimento e desenvolvimento ativo, a doença é causada por conídios.

Variedades resistentes à antracnose

Para reduzir o risco de danos bacterianos, recomenda-se plantar variedades resistentes à antracnose em solo não ácido próximo ao arbusto.

  1. Frutos vermelhos. As variedades mais resistentes são as groselhas vermelhas e brancas, como Gollandskaya Krasnaya, Latournais, Gondouin Krasnaya, Rynok Londona, Faya Ploshadnaya, Versailles Krasnaya e Shchedraya. Os melhoristas desenvolveram variedades com alta resistência à antracnose. O estudo utilizou mudas de variedades com matrizes como Faya Ploshadnaya e Chulkovskaya. Mudas das variedades Shchedraya e Myasokrasnaya apresentaram uma pequena porcentagem de resistência aos micrósporos da antracnose.
  2. Frutos pretos. A análise hibridológica revelou que as variedades de groselha preta com as variedades parentais Golubka, Lakston e Osennyaya Altayskaya demonstraram a maior resistência aos esporos de fungos. Essas variedades apresentaram bons resultados — aproximadamente 50-60%. Mudas com as variedades parentais Pamyati Michurin, Altayskaya Dessertnaya e Yunnata apresentaram uma pequena porcentagem de resistência.

desenvolvimento da antracnose

O cultivo de espécies de groselha domesticadas em conjunto com as selvagens produziu bons resultados, com as plantas desenvolvendo imunidade à antracnose. As groselhas-rochosas e siberianas, bem como as variedades de tetraz-de-bico-vermelho, como Gollandskaya Krasnaya, Latournais, Gondouina Krasnaya, Stakhanovka Altayskaya, Golubka, Primorsky Champion, Krasnoyarsk Velikan e Karakol, apresentaram bom desempenho.

Nem todas as variedades são adequadas para cultivo. As melhores mudas são consideradas aquelas com a forma materna. Pombas para groselhas negras, Fayi fértil, Chulkovskaya para vermelho.

Sinais de danos ao mato

Os sintomas da antracnose podem ser observados durante a estação de crescimento. As folhas inferiores, localizadas perto da base do arbusto, são inicialmente afetadas, pois estão mais próximas do local de hibernação do fungo. Infecções secundárias, causadas por conídios, aceleram a propagação da doença.

Durante um ataque parasitário severo em meados de julho, 70% da folhagem cai. A planta fica completamente infectada, infectando as partes aéreas (brotos, pecíolos, ovários e pedúnculos).

danos causados ​​pelo mato

A doença pode ser reconhecida pelos seguintes sintomas:

  • Numerosas manchas marrons microscópicas aparecem nas folhas. Inicialmente, medem 1 mm e depois aumentam para 2 a 2,5 mm;
  • a parte superior da folha é coberta por esporos em forma de montes pretos brilhantes;
  • o espaço entre as áreas infectadas escurece e seca gradualmente;
  • à medida que a doença progride, as manchas se espalham por toda a folha, expandem-se e se fundem;
  • folhas doentes secam, caem e escurecem;
  • brotos, pecíolos e pedúnculos são cobertos por pequenas úlceras marrom-escuras;
  • bagas doentes ficam pretas, secam e caem.

As groselhas vermelhas perdem as folhas rapidamente, enquanto as groselhas pretas secam inicialmente, mas permanecem enroladas até o outono. Plantas doentes perdem nutrientes e sua resistência à geada e às flutuações de temperatura é significativamente reduzida. Os galhos começam a morrer, a produção diminui e a qualidade dos frutos se deteriora.

As variedades de frutos pretos são mais frequentemente afetadas no dia 20 de junho, a uma temperatura de 27-30OC. O período de incubação dura de 1 a 1,5 semanas. As variedades de groselha de frutos vermelhos são infectadas precocemente - no final de maio - início de junho em climas quentes (20 a 27).OC. O período de incubação dura uma semana.

Antracnose da groselha

Quais meios são usados ​​para combater a doença?

Às vezes, a colheita amadurece sem infecção. Nesse caso, é importante considerar as consequências da doença fúngica na groselha: a planta fica esgotada, perdendo reservas energéticas, propriedades nutricionais e a qualidade dos frutos. Isso pode ser evitado com o tratamento adequado.

Os tratamentos são realizados no início da primavera, antes da brotação. O efeito terapêutico deve ser consolidado após a colheita e com o início do outono.

Recomenda-se combater a antracnose utilizando as seguintes práticas agrícolas:

  • O primeiro passo é remover as folhas caídas, pois são a única fonte de infecção. As folhas são coletadas, queimadas e o solo é tratado;
  • no início da primavera e do outono, cave o solo ao redor do arbusto, solte-o e destrua as ervas daninhas;
  • Uma etapa importante do cuidado é manter a densidade correta do plantio e desbastar áreas densas por meio de podas;
  • Uma planta plantada em uma planície necessita de drenagem.

As groselhas são tratadas com fungicidas, produtos químicos e preparações microbiológicas.

Fungicidas

Os fungicidas devem ser adquiridos em lojas especializadas em jardinagem e usados ​​de acordo com as instruções do fabricante, respeitando rigorosamente a dosagem recomendada. Ao pulverizar, use roupas de proteção: óculos de proteção, respirador, avental e luvas de borracha.

Fungicida Epin

As groselhas são tratadas com complexos para fortalecer o sistema imunológico da planta e sua resistência a pragas e doenças. As plantas são pulverizadas com Topsin M+, Zircon, Epin e Immunocytophyte.

Produtos químicos

Para cultivar o solo e os arbustos, os jardineiros usam os seguintes meios:

  • com o medicamento DNOC ou Nitrofen - borrife o solo, folhas, arbustos;
  • sulfato de cobre - adequado para tratamento de primavera, pulverizando antes do surgimento dos brotos;
  • Calda bordalesa, Captan, Zineb, Thiovit Jet, Kumulus e enxofre coloidal são excelentes medidas preventivas. A pulverização inicial é feita após a floração e um novo tratamento é realizado 14 dias após a colheita.
  • Se surgirem sinais de antracnose durante o amadurecimento das groselhas, a infecção pode ser retardada usando Gamair, Fitosporin-M;
  • Ridomil Gold, Previkur, Fundazol, Topsin são usados ​​após a colheita;
  • Antes da floração, use uma combinação de Topsin-M, Epin e Zircon.

O fungo entra pela parte inferior da folha, portanto, todo tratamento de sanitização deve começar com a pulverização dessa área. O tratamento contra a antracnose envolve a rotação constante dos produtos utilizados para evitar que a planta se acostume com o produto.

Métodos populares de luta

Muitos jardineiros usam remédios populares como tratamento preventivo. Você pode proteger as groselhas dos micrósporos da antracnose escaldando a área ao redor do tronco com água fervente. Isso é feito no início de abril, antes que os brotos inchem.

Penetração de fungos

Alguns insetos transportam esporos de fungos para as plantas junto com o pólen. Para pulverizar o solo e os brotos, use uma solução de alho com casca (250 g) e água (1 balde). Após deixar a mistura agir por 24 horas, regue os brotos, pecíolos, solo e área do tronco.

O uso de métodos tradicionais é aconselhável como medida de suporte, não como tratamento isolado. O uso de produtos químicos, preparações microbiológicas e fungicidas proporcionará uma melhor garantia de eliminação da antracnose.

Preparações microbiológicas

O tratamento microbiológico é utilizado quando o fungo ataca as bagas durante o amadurecimento. A pulverização é feita com cautela — embora não seja prejudicial aos humanos, representa um risco para outras plantas. Os tratamentos microbiológicos são utilizados nos estágios iniciais da infecção. O intervalo entre as pulverizações é de 14 dias; durante as estações chuvosas, as groselhas são tratadas semanalmente.

Tempos de processamento e tecnologia

A prevenção e o tratamento são realizados no início de abril. Nessa época, os arbustos são podados e pulverizados com calda bordalesa e fungicidas. Se as groselhas forem infectadas durante o amadurecimento, a folhagem é removida e os arbustos são pulverizados com Fitosporin. Serão necessários vários tratamentos, com intervalo de 14 dias.

Os tratamentos subsequentes são realizados no outono, após a colheita dos frutos e a remoção das folhas. Em outubro e novembro, os brotos jovens são removidos e o solo sob e ao redor das groselhas é revolvido.

Fungo em groselhas

Prevenção e proteção de jardins

Medidas preventivas simples podem ajudar a prevenir a antracnose. As principais medidas preventivas incluem plantio, rega, poda e fertilização adequados. Folhas danificadas e doentes devem ser removidas. A poda adequada evitará que a folhagem fique densa e reduzirá o risco de infecção.

A rega deve ser moderada, é importante não encharcar as groselhas. O cultivo do solo e a aração também contribuem para uma colheita bem-sucedida e a ausência de doenças. A aração deve ser feita duas vezes por ano.

Bactérias patogênicas se espalham não apenas pela planta, mas também por sementes, ferramentas de jardinagem e água de irrigação. É importante manter a rotação de culturas e desinfetar as mudas antes do plantio. As ferramentas de jardinagem devem ser mantidas e limpas após cada uso.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata