O tomate Alhambra f1 pertence a um grupo de variedades híbridas com frutos grandes. Esta variedade pode ser cultivada em campo aberto e em estufas. Plantios experimentais deste tomate foram conduzidos em 2005-2006 em campos na Rússia, Bielorrússia e Ucrânia. O híbrido apresentou bom desempenho quando cultivado em estufas com hidroponia em pequena escala. Altos rendimentos de Alhambra foram registrados quando este híbrido foi cultivado em uma segunda safra.
Características da variedade
As características e descrição do tomate Alhambra são as seguintes:
- O híbrido começa a dar frutos 110-115 dias após a semeadura das mudas.
- Os tomates desta espécie apresentam um tipo de desenvolvimento generativo.
- A primeira inflorescência do arbusto surge acima da 9ª ou 10ª folha, com os exemplares subsequentes se desenvolvendo a cada 3 folhas. As inflorescências em si (de tamanho médio) têm uma estrutura simples e não formam as chamadas dobras.
- Os cachos são formados nas cinco inflorescências iniciais. A primeira inflorescência produz quatro frutos, e os ovários subsequentes não deixam mais do que cinco. Portanto, cada inflorescência produz de quatro a seis plantas de tomate com estrutura uniforme e peso quase igual.
- O peso médio dos frutos atinge 0,15-0,18 kg, mas durante a safra de verão e outono, os jardineiros recebem tomates pesando de 0,16 a 0,2 kg.
- O fruto é esférico, achatado na parte superior e inferior. Dentro do fruto, há 4 ou 5 câmaras de sementes. Os tomates são lisos e têm casca brilhante. Os tomates verdes são de cor verde-claro, mas sem manchas na região do caule. Os frutos maduros são vermelhos.

O feedback dos agricultores que cultivam esta variedade indica o potencial para uma colheita longa de 50 a 54 kg de frutos por metro quadrado de canteiro. Na maioria das vezes, os jardineiros obtêm uma média de 15 kg de frutos por metro quadrado na primeira colheita e, na segunda, a produção média varia de 12 a 17 kg de tomates por metro quadrado.
Jardineiros observam a resistência do híbrido a doenças como cladosporiose, vírus do mosaico do tabaco e fusarium. A variedade Alhambra também é resistente à podridão apical.
Os frutos aparecem em todos os arbustos quase simultaneamente, facilitando a colheita. São atraentes e bastante firmes. Os consumidores apreciam o sabor agradável dos tomates. Por serem resistentes a rachaduras e manterem sua aparência comercializável por 20 a 30 dias, os tomates Alhambra são uma escolha popular entre os varejistas. Os tomates Alhambra podem ser transportados por longas distâncias.

Como cultivar essa variedade no seu jardim?
As sementes são compradas em lojas de marcas especializadas ou em fazendas de sementes. São processadas usando o método padrão de permanganato de potássio ou suco de aloe vera. Isso protegerá as plantas de infecções virais e fúngicas e fortalecerá sua imunidade.
As sementes são semeadas em caixas cheias de terra de tomate, após a adição de esterco ou turfa. As sementes são cobertas com terra e, em seguida, a caixa é coberta com plástico.

Elas precisam ser regadas regularmente. A temperatura ambiente deve ser mantida entre 15 e 20 °C. Os primeiros brotos aparecerão em 1 a 2 semanas.
Após a emergência dos brotos, eles são repicados quando apresentam 2 a 3 folhas. Em seguida, quando os brotos atingem 8 a 10 cm de altura, devem ser transplantados para vasos individuais. A temperatura ambiente é reduzida para 14 a 15 °C. Antes de transferir as mudas para o solo permanente, elas são endurecidas usando o método padrão.

As mudas são plantadas em ambientes fechados do início de abril a maio. Elas devem ser alimentadas com fertilizante líquido a cada 14 dias após o desenvolvimento dos frutos.
As mudas são plantadas em vasos ou caixas individuais na estufa. Em média, devem ser plantadas de 2 a 3 plantas por metro quadrado. Assim que os arbustos produzirem de 4 a 6 inflorescências, recomenda-se cortar regularmente os brotos laterais e as pontas das plantas. Regue os arbustos regularmente, monte-os e remova as ervas daninhas.

Para evitar que os galhos se quebrem com o peso dos frutos, recomenda-se fixá-los com suportes. Se semeada em estufa, a Alhambra pode ser colhida de junho a meados de outubro. Se plantada ao ar livre, os primeiros frutos são colhidos no final de agosto.










