O tomate Alice pertence a um grupo de plantas de maturação precoce. Esta variedade é adequada para cultivo em estufas de plástico, canteiros e espaços abertos. A planta é pouco exigente às condições climáticas e suas sementes apresentam boa taxa de germinação. O tomate é consumido fresco e seus frutos são usados para fazer suco. Os frutos podem ser conservados em conserva para o inverno.
Dados técnicos da cultura
As características e descrição da variedade são as seguintes:
- Do momento em que as mudas aparecem até a colheita completa, leva de 87 a 92 dias.
- O caule principal da planta pode atingir uma altura de 0,55 a 0,8 m. A altura do arbusto com brotos laterais varia de 140 a 160 cm. Portanto, a Alisa requer tutoramento ou condução em treliça. Os jardineiros consideram a necessidade de condução do arbusto uma desvantagem desta variedade. O maior número de frutos é produzido quando o tomateiro é conduzido em três hastes.
- Os frutos verdes apresentam tons claros de verde. Os frutos maduros são vermelhos. Cada arbusto produz de 4 a 5 frutos.
- O tomate Alisa tem o formato de um ovo. O peso do fruto varia de 0,15 a 0,2 kg. A casca é muito lisa e densa, permitindo o transporte sem perdas em qualquer distância.

Avaliações de jardineiros indicam que, quando todos os requisitos técnicos são atendidos, a variedade rende de 4 a 4,2 kg de frutos por metro quadrado de canteiro. Os produtores observam a alta tolerância da variedade ao calor. A Alisa é imune a doenças como a murcha de fusarium e a murcha de verticillium.
No sul da Rússia, esta variedade é semeada em campo aberto. Em climas temperados, o cultivo de tomate requer uma estufa de plástico. Na Sibéria e no Extremo Norte, recomenda-se o cultivo desta variedade em estufas aquecidas e complexos de estufas.
Germinação de sementes para obtenção de mudas
O material de plantio deve ser desinfetado em uma solução fraca de permanganato de potássio ou peróxido de hidrogênio. O cultivo das mudas começa nos últimos dez dias de março. As sementes são plantadas em solo caseiro ou comprado em loja a uma profundidade de 15 mm. As caixas são cobertas com vidro. Os primeiros brotos aparecem em 7 a 10 dias. Eles são regados com água morna e alimentados com fertilizantes orgânicos ou nitrogenados.

Quando as mudas tiverem 1 folha, as plantas precisam ser repicadas.
As mudas são plantadas no canteiro com pelo menos 55 dias de idade. Antes do plantio, recomenda-se afofar o solo e adicionar esterco, esterco de galinha ou turfa. Misturas disponíveis comercialmente também podem ser usadas. As mudas são plantadas em covas com espaçamento de 0,5 x 0,5 m. Regue as plantas generosamente. Se houver risco de mudanças bruscas de temperatura, é necessário tomar cuidado para proteger as plantas com material quente.

Recomenda-se amarrar as mudas aos suportes uma semana após o transplante para o solo permanente. Remova os brotos laterais para evitar que os arbustos se espalhem lateralmente. Deixe dois galhos voltados para cima.
Cuidando de Alice antes da colheita
A primeira fertilização dos arbustos ocorre 10 dias após a transferência das plantas para o local definitivo. Para isso, fertilizantes de nitrogênio e potássioA próxima fertilização é feita com misturas de potássio e matéria orgânica quando as plantas começam a florescer. Na última aplicação, os arbustos recebem misturas de fósforo, nitrogênio e potássio após o surgimento dos primeiros frutos nos galhos.
Regue os arbustos com água morna, deixada ao sol por um dia. Regue com moderação. Tenha cuidado para não deixar pingar água nas folhas das plantas, pois isso queimará os tomates. Recomenda-se regar os arbustos no máximo uma vez por semana. A variedade Alice é resistente ao calor, portanto, não aumente a frequência de rega durante o tempo quente. Isso só deve ser feito durante uma seca persistente com duração superior a duas semanas. Nesse caso, regue as plantas duas vezes por semana.

Para melhorar a aeração do sistema radicular do tomateiro, utiliza-se cobertura morta ou afrouxamento do solo nos canteiros. Essas medidas permitem que as plantas ganhem folhagem mais rapidamente. Ao mesmo tempo, afrouxar o solo ajuda a eliminar alguns parasitas das raízes; esse procedimento é realizado de 1 a 2 vezes por semana.
A cobertura morta ajuda a reduzir o risco de desenvolvimento de infecções fúngicas e bacterianas nos tomates.
Capinar seus canteiros ajuda a prevenir a propagação de diversas doenças que podem se espalhar das ervas daninhas para suas plantações. Essa medida preventiva reduz o número de pragas de jardim que inicialmente infestam as ervas daninhas e depois se espalham para os tomates.

Para prevenir o risco de doenças comuns às culturas de solanáceas, os arbustos de Alice são tratados com produtos medicinais. O produto mais utilizado é a Fitosporina. Se um agricultor notar pragas de jardim em sua horta, recomenda-se destruí-las com pesticidas químicos.










