A alta produtividade é a principal característica do endro-do-mato. Algumas dúzias de arbustos desta planta duram a temporada inteira para uma família média. Se você seguir as instruções de cultivo e considerar os cuidados de cada variedade específica (existem diversas variedades que diferem da variedade padrão), a colheita surpreenderá agradavelmente qualquer jardineiro.
Características da cultura
A principal diferença entre o endro-do-mato e o endro comum é a altura e o formato. A planta cresce até um metro e meio de altura, enquanto as variedades de estufa podem atingir até três metros. Uma das principais vantagens desta planta é o seu longo período de floração e o fato de permanecer frondosa durante quase toda a estação.
Esta planta é chamada de planta arbustiva porque pode "crescer" folhas adicionais a partir das axilas de suas folhas principais. Isso lhe dá a aparência de um arbusto.
Os óleos essenciais encontrados no endro se acumulam com o tempo, portanto, quanto mais velha a planta, mais aromática ela se torna. O endro comum é colhido jovem e não possui o aroma de uma planta madura (especialmente as cultivadas em estufas). O endro de arbusto, por outro lado, é cultivado por um longo período, e a colheita resultante apresenta um aroma mais intenso.

Variedades de endro arbustivo
Existem diversas variedades de endro-do-mato. Elas são divididas em três grupos: precoce, intermediário e tardio.
As variedades de maturação precoce incluem:
- Uma nova âncora. Esta variedade se caracteriza por altos rendimentos e aroma médio-intenso. A planta pode ser semeada durante todo o verão.
- Redut tem um aroma forte. O rendimento é superior a um quilo por metro quadrado.
- Aurora é uma planta densa, suculenta e com aroma médio. É semeada no outono e, 25 dias após o surgimento dos brotos, a colheita está pronta para ser colhida e consumida.
- A Grenadier tem uma cor rica e um sabor agradável. A planta germina dentro de um mês após a semeadura, mas a colheita só pode começar após 2 a 3 meses.
- Dalniy é uma variedade ideal para salada. Sua principal qualidade é a resistência a diversas influências adversas (insetos, condições climáticas).
- A planta guarda-chuva requer um ambiente úmido, por isso deve ser plantada em solo úmido e regada regularmente.
- Gribovsky é uma das variedades mais populares em nosso país. Caracteriza-se por caules altos (pouco menos de um metro) e quatro folhas por broto. As flores aparecem 70 dias após a germinação. Esta variedade é usada para preparar diversas marinadas (a fruta é o ingrediente principal).

O endro com período de maturação médio é representado pelas seguintes variedades:
- Richelieu é uma planta linda com fragrância marcante. Sua alta produtividade se deve à presença de até 20 umbelas por flor. Se semeada em abril, os jardineiros terão sementes para replantar no final do verão.
- Kibray é popular entre os jardineiros porque os primeiros caules aparecem depois de apenas 30 dias, e as primeiras folhas ficam visíveis depois de mais um mês e meio. O endro está crescendo exuberantemente e encantará o proprietário com uma colheita generosa (6 quilos por 1 metro quadrado).
- A guarda-chuva é uma planta alta, atingindo até dois metros de altura na época da floração. A colheita leva 45 dias (mais de 2 quilos por metro quadrado).
- A Amazona é uma variedade suculenta, perfumada e de cor esmeralda. É conhecida por sua capacidade de reter sua fragrância por muito tempo quando cortada.
- Max é uma planta com folhas médias e uma cor vibrante. É fácil de cuidar e tende a crescer novamente após a poda.

Variedades de maturação tardia:
- O jacaré é uma planta alta (em algumas áreas, chega a um metro e meio de altura) com rosetas generosamente preenchidas. As umbelas são usadas para fazer especiarias.
- Uzory é uma variedade híbrida com folhas que crescem ao longo de todo o caule. A planta tem um aroma intenso e rico, além de ser rica em vitamina C. Esta variedade também é resistente a doenças.
- A erva-do-gelo é caracterizada pela presença de folhas longas, verde-acinzentadas, cobertas de cera. Possui um aroma picante que as folhas retêm mesmo quando congeladas. Deve ser semeada em meados da primavera.
- Ozornik é rentável para cultivo e venda. Novas semeaduras são feitas semanalmente. Folhas suculentas e aroma persistente são as principais características desta variedade.
- O endro tem um aroma rico e é caracterizado por uma folhagem exuberante e vibrante. É fácil de cultivar e requer poucos cuidados. Arbustos desta planta são por vezes usados em jardins ornamentais.
O cultivo de qualquer variedade de cultura deve ser feito de acordo com certas regras.
Crescendo em campo aberto
Para obter uma alta produtividade, escolha um local ensolarado para o cultivo do endro. Plante esparsamente, espaçando as fileiras com pelo menos 25 centímetros de distância.

Quando os brotos atingirem 6 centímetros de altura, devem ser desbastados (para 5 a 7 centímetros em fileira) e, após 15 dias, desbastados novamente para 15 centímetros em fileira (padrão xadrez). O endro restante após o desbastamento é usado como alimento e tempero.
Preparando as sementes
Os talos florais do endro-do-mato se formam no final da estação e não amadurecem em quase todas as regiões do país. Cultivar várias mudas de endro elimina a necessidade de comprar novo material de plantio a cada ano.
Para melhorar a germinação das sementes, deixe-as de molho em água morna por alguns dias. Lembre-se de trocar a água que escurecer com o tempo (ela acumula óleos essenciais, que afetam a germinação).
Imediatamente antes da semeadura, seque as sementes colocando-as sobre um pano. Elas podem ser semeadas, desde que estejam soltas e não grudem umas nas outras.

Preparando o terreno
O melhor solo para o endro-do-mato é um solo bem drenado. Antes da semeadura, fertilize o solo com fertilizantes minerais:
- ureia;
- húmus;
- superfosfato.
Semeie em solo úmido.
Nós semeamos sementes
Plante em sulcos com pelo menos 3 centímetros de distância. Cubra a área de plantio com filme plástico até que os primeiros brotos surjam.

Cuidados com as plantas
Uma regra importante ao cuidar de uma planta é o procedimento oportuno de desbaste.
Além disso, a planta precisa de rega regular (uma vez por semana), com uma taxa de 5 litros por metro quadrado.
As ervas daninhas devem ser removidas regularmente até que o endro desenvolva algumas folhas. Após esse período, a própria planta consegue evitar que as ervas daninhas sufoquem seu crescimento.

Crescendo a partir de mudas
O cultivo de endro a partir de mudas segue o seguinte algoritmo:
- Selecione vários recipientes (de madeira ou plástico) com furos no fundo.
- São formados sulcos de 1 centímetro de profundidade.
- As sementes são colocadas a uma profundidade de 50 milímetros e cobertas com terra.
- Os recipientes são cobertos com um material transmissor de luz e colocados em uma sala com temperatura interna de pelo menos 18 graus.
- Depois que as folhas se formam, o endro é replantado.
O endro cresce bem ao lado de abobrinha, repolho ou pepino.

Cultivando endro em casa
O endro-do-mato cresce bem em ambientes internos, no parapeito de uma janela. A semeadura é semelhante ao cultivo de sementes a partir de mudas. A principal regra de cuidado é regar e aplicar cobertura morta periodicamente.
O endro arbustivo adora luz, então seria uma boa ideia comprar um fitolampo.
Em um mês você poderá aproveitar os primeiros frutos do seu trabalho.
Colheita
A quantidade e o momento da colheita dependem da variedade de endro. A lista acima inclui variedades que produzem durante todo o verão.
A colheita começa já em meados de maio. Quanto mais cuidadosamente você seguir as instruções de cuidado com a planta, maior será sua colheita.









