O endro é uma planta anual pertencente à família do aipo. É cultivado por suas folhas e sementes aromáticas, sendo consumido fresco, seco e em conserva. A planta é muito benéfica e rica em nutrientes. Cultivar endro não é difícil, mas requer certas condições.
Tipos e variedades
Variedades de endro Elas diferem na estrutura dos caules e folhas, mas o sabor permanece praticamente inalterado. O critério mais comum para diferenciá-las é a velocidade de amadurecimento.

Dependendo disso, as variedades são divididas em vários grupos:
- Variedades precoces. Incluem a Umbrella, a Gribovsky e outras variedades. Leva aproximadamente 35 a 40 dias da germinação à formação dos caules. A floração começa alguns dias depois. Em média, uma planta produz de 4 a 6 folhas.
- Variedades de meia estação. Entre elas, estão Richelieu, Kibray e outras. A formação do caule começa 45 a 55 dias após a germinação. Durante esse período, até 10 folhas crescem em um único arbusto. Portanto, as variedades deste grupo produzem grandes colheitas.
- Variedades de maturação tardia incluem Alligator, Amazon, Salute e outras. O período entre a germinação e a formação do caule é bastante longo — até 70 dias. Isso permite que os arbustos produzam mais de 10 folhas.
Variedades de maturação precoce não são rentáveis para cultivo comercial, mas são uma excelente opção para jardinagem doméstica. As sementes amadurecem rapidamente e caem. Elas darão mais endro no ano seguinte. Variedades de meia estação e de maturação tardia, no entanto, são adequadas para cultivo em massa de ervas frescas.
Preparação de sementes
Uma boa maneira de preparar sementes de endro antes do plantio é deixá-las de molho. Primeiro, lave-as em água morna. Em seguida, coloque-as no fundo de qualquer recipiente e despeje a solução preparada sobre elas (use 1 colher de sopa de cinza de madeira para 1 litro de água). Use 300 ml de líquido para cada 100 g de sementes. Despeje a solução em duas porções para garantir melhor absorção. Outro método para deixá-las de molho é colocar as sementes em um saco de gaze e, em seguida, colocá-lo no recipiente com a solução preparada.

Interrompa o procedimento quando algumas sementes começarem a brotar. A pré-embebição das sementes acelerará a germinação em vários dias. A taxa de germinação é 25% maior do que o plantio de sementes secas.
Datas de plantio
As sementes de endro toleram bem as geadas de inverno e não apodrecem no solo. Portanto, podem ser plantadas em outubro-novembro, pelo menos 10 dias antes da primeira geada. Pode-se aplicar cobertura morta, mas não é necessário. Plantar no outono garantirá que as sementes germinem na época ideal, geralmente de meados ao final de abril.
Você também pode plantar sementes no solo no início da primavera, assim que a temperatura do solo atingir 7 °C (45 °F). No entanto, neste caso, os primeiros brotos podem aparecer um pouco mais tarde, em maio. Evite plantar sementes no calor do verão, pois é improvável que produzam uma boa colheita de endro. No entanto, elas germinarão no ano seguinte.

Preparação do solo
Para garantir uma boa colheita de endro ao ar livre, recomenda-se fertilizar bem o solo. Fertilizante orgânico é o ideal. Evite adicionar cinzas ou cal, pois isso fará com que o endro fique avermelhado.
Imediatamente antes do plantio, adicione composto ao solo. Se não tiver composto, você pode usar verbasco diluído em 10 partes de água. Os primeiros brotos aparecerão de 21 a 30 dias após o plantio na primavera.
Semeando sementes de endro na dacha
Plantando endro Deve ser feito em uma área bem iluminada. A planta adora umidade e luz solar, por isso sofrerá muito na sombra.

Para ter endro fresco durante todo o verão, recomenda-se semear as sementes em etapas. Comece no início de abril e, em seguida, a cada três semanas. No entanto, a última vez que você plantar endro não deve ser depois de 20 de agosto.
É melhor plantar as sementes não em fileira, mas em sulcos de pelo menos 5 cm de largura. A distância entre os sulcos deve ser de pelo menos 12 cm.
Características do cuidado com o endro
Cultivar endro não é muito diferente de cuidar de outras culturas. A planta requer temperatura adequada, umidade adequada e fertilização regular.
Condições de iluminação e temperatura
O endro é tolerante à temperatura. Ele prospera em qualquer temperatura acima de zero. Portanto, pode ser plantado quase imediatamente após o derretimento da neve.

No entanto, a planta precisa de luz solar suficiente. Portanto, evite áreas sombreadas para o plantio. O endro requer capina regular, pois as ervas daninhas criam sombra e atrapalham o crescimento das plantas jovens.
Regando a planta
O endro não precisa ser regado imediatamente após o plantio. Suas sementes são muito pequenas, então podem ser levadas pela água em uma única pilha ou enterradas em camadas mais profundas do solo. Isso resultará em uma germinação irregular. Assim que os primeiros brotos aparecerem, o solo pode ser umedecido regularmente, mas não em excesso.
Soltando o solo
Assim que brotarem brotos densos, será necessário desbastá-los. Caso contrário, os talos do endro ficarão muito finos. O desbaste solta o solo, garantindo uma boa aeração.

No futuro, será necessário soltar o solo sempre que regar para evitar a formação de uma crosta seca no solo, o que pode retardar o crescimento do endro.
Cobertura superior
A estação de crescimento do endro é curta, então, na maioria dos casos, não há necessidade de fertilizá-lo. No entanto, se as sementes não estiverem germinando bem, os brotos estiverem crescendo lentamente ou as folhas estiverem amarelando, pode ser necessário fertilizar para acelerar o crescimento.
O endro geralmente carece de nitrogênio. Para supri-lo, você pode usar verbasco ou uma infusão de ervas daninhas. Para prepará-lo, mergulhe 5 kg de ervas daninhas em 10 litros de água e deixe em infusão por três dias. Em seguida, coe a água, adicione 200 g de fertilizante complexo e regue as plantas.
Você também pode alimentar o endro com fertilizantes nitrogenados prontos. Salitre, água com amônia e outras substâncias são adequados para esse fim. No entanto, ao aplicá-los, é importante levar em consideração a dosagem necessária; caso contrário, o excesso de fertilizante pode levar a altos níveis de nitrato.

Pragas e seu controle
O endro é frequentemente afetado pelas seguintes pragas:
- Traça do endro. As lagartas infestam a planta, devorando as umbelas e as sementes verdes. Raramente toda a plantação de endro é afetada de uma só vez, então os inseticidas são usados apenas em casos extremos.
- O percevejo-da-linha é um pequeno inseto alaranjado que emite um odor muito desagradável quando ameaçado. Ele suga o suco das sementes, fazendo com que elas se tornem de má qualidade. Essas pragas podem ser facilmente sacudidas, de preferência em um balde com água.
- Pulgões. São pequenos insetos verdes que atacam a planta inteira de uma só vez. São muito sensíveis, por isso podem ser controlados sem produtos químicos. Mergulhe as folhas de tomate ou batata em água e borrife as plantas com a solução resultante.
Assim, o controle de pragas é possível sem o uso de produtos químicos. No entanto, seu uso não é recomendado, pois o endro é consumido fresco.
Colheita e armazenamento
Para garantir um endro jovem de boa qualidade, não o colha muito tarde. Ele estará pronto 30 a 40 dias após o plantio. Essas folhas de endro têm o sabor e o aroma mais distintos. São verde-claras. As folhas mais velhas, no entanto, são mais escuras, quase pretas. Podem ser consumidas ou usadas para conservas, mas seu sabor é ligeiramente inferior.
As folhas novas podem ser pinçadas ou cortadas com uma tesoura. Caules novos também são adequados, pois são macios. Plantas mais velhas, no entanto, tendem a ter caules rígidos. É melhor colher as folhas verdes pela manhã, quando o turgor celular das folhas está mais alto, facilitando a remoção.

Para aumentar a produção de endro, você pode colher as flores. Isso ajudará a planta a produzir folhas verdes frescas por mais tempo.
As sementes podem ser colhidas após 90 a 120 dias. Elas devem ficar marrom-escuras, com os caules e umbelas secando. Como alternativa, as sementes podem ser deixadas para trás — elas se auto-semeiam por todo o jardim, resultando em uma alta taxa de germinação.
O endro é melhor consumido fresco. No entanto, também pode ser seco, em conserva ou congelado. As folhas secas de endro podem ser jovens ou maduras. Para conservas, o endro colhido 55 a 60 dias após o surgimento dos primeiros brotos é o mais indicado. Este endro libera melhor o suco e tem uma vida útil mais longa. O endro em conserva pode ser armazenado por 2 a 3 anos, desde que seu aroma ou sabor não tenham se alterado.











