A erva é popular entre os jardineiros devido à sua facilidade de cultivo e às inúmeras propriedades benéficas. Existem muitas variedades de endro, mas os jardineiros geralmente preferem o endro. Esta variedade de baixa manutenção é originária da Holanda. Apesar da facilidade de cuidado, vale a pena se familiarizar com suas características e dicas de cultivo para maximizar sua produtividade.
Características da planta
Uma variedade holandesa cultivada em todo o mundo, é anual. Floresce tarde, mas produz folhagem por muito tempo. Atinge um metro e meio de altura.
O endro tem uma cor rica e um aroma sutil e agradável. O sabor é suave e não picante. A planta é muito bonita. Esta variedade é popular devido ao seu alto teor de vitaminas e minerais.
Produtividade
Leva cerca de um mês desde a semeadura até o surgimento dos brotos. A planta produz belas corolas, que se espalham. Aproximadamente dois quilos de brotos são colhidos por metro quadrado.
Esta variedade é normalmente consumida crua. Para conserva e armazenamento, as folhas são colhidas após oitenta dias.

Sustentabilidade
A planta é resistente à geada. O endro pode suportar geadas severas de até -4°C.
Prós e contras
A principal vantagem da planta é a baixa necessidade de manutenção. Cultivá-la requer pouca energia e atenção. Outra vantagem é a abundância de vitaminas encontrada em suas folhas. O endro tem uma aparência bastante atraente. Seu aroma sutil e sabor agradável o tornam apetitoso.

O endro é usado na culinária e também na medicina para o tratamento de doenças como:
- Hipertensão arterial.
- Distúrbios nervosos.
- Fraqueza vascular.
- Urolitíase.
- Avitaminose.
- Pielonefrite crônica.
- Doença do cálculo biliar.
É usado em cosmetologia: as folhas são usadas para fazer máscaras faciais. O endro também é bom para conservas, conferindo sabor e aroma sutis às conservas.
A única desvantagem é o amadurecimento tardio das folhas.

Especificações de pouso
O plantio envolve semear as sementes em terreno aberto. Elas podem ser plantadas a partir de abril. No outono, é uma boa ideia preparar o solo adicionando fertilizante.
O local de plantio do endro deve ser bem drenado e ensolarado. É melhor semear as sementes em solo fértil e neutro.
Bons predecessores são:
- tomates;
- leguminosas;
- pepinos;
- batata.

Antes de plantar, é melhor deixar as sementes de molho em água morna por um ou dois dias. Troque a água diariamente. Você também pode colocá-las em um saco de pano e lavá-las em água quente.
O endro deve ser plantado em solo úmido. Antes do plantio, faça sulcos de um centímetro de profundidade. Espaçe-os em 15 centímetros. Caso contrário, o endro não produzirá uma colheita satisfatória.
Não é necessário regar o endro imediatamente após o plantio, caso contrário as sementes penetrarão fundo no solo.
Cultivo e cuidado
O endro é fácil de cultivar e não requer muitos cuidados. Precisa apenas de rega e capina regulares. O solo onde cresce pode ser solto.
Se a planta ficar muito densa, recomenda-se o desbaste. Isso envolve regar o solo e remover as plantas indesejadas.

Você também pode semear sementes adicionais para melhorar a colheita. A fertilização do solo no outono geralmente é suficiente para o endro. No entanto, se a colheita for ruim, recomenda-se a fertilização adicional. Para isso, dilua 25 gramas de salitre e sal de potássio em dez litros de água.
O endro é capaz de acumular nitratos, portanto, esterco e fertilizantes de nitrogênio não devem ser adicionados ao solo.
Doenças e pragas: tratamento e prevenção
A planta é resistente a pragas. No entanto, é suscetível ao oídio, portanto, evite plantar esta variedade perto de aipo e cenoura.
No outono, toda a safra deve ser colhida com cuidado. Não é recomendado plantar esta variedade no mesmo solo por vários anos. A rotação de culturas é aconselhável.
O endro pode ser colhido de julho a setembro. Pode ser consumido fresco, seco ou congelado. Para isso, coloque as folhas em sacos plásticos e leve ao congelador.










