O endro cresce bem no jardim, na varanda e até mesmo em um vaso no parapeito da janela. Suas folhas são amplamente utilizadas na culinária, e suas sementes também são utilizadas na medicina popular e na cosmetologia. Elas podem ser usadas para produzir novas plantas para o ano seguinte. Vamos explorar a vida útil das sementes de endro sob diferentes condições de preparo e plantio.
Preparação para armazenamento
Em primeiro lugar, é necessário secar bem as sementes frescas para que elas não estraguem durante o armazenamento e não percam suas propriedades benéficas.
Para garantir a germinação das sementes, espere até que estejam totalmente maduras. Comece a colher as umbelas quando elas escurecerem, passando de verde para marrom. Coloque as umbelas sobre um pano em um cômodo seco ou ao ar livre, sob um telhado, longe da luz solar direta. Após alguns dias, as sementes estarão completamente escuras e secas, indicando que estão prontas. Em seguida, separe-as das umbelas; uma peneira de malha grossa é uma boa maneira de fazer isso.
Se as sementes forem usadas exclusivamente para alimentação, fins medicinais ou cuidados com a pele, elas podem ser colhidas verdes e secas junto com as folhas. As umbelas são reunidas em um cacho e secas de cabeça para baixo por vários dias nas mesmas condições.
As sementes secas para germinação são armazenadas em sacos de pano ou potes de vidro frouxamente fechados.

Armazenando endro
As folhas de endro são fáceis de armazenar e podem ser facilmente secas ou congeladas para o inverno.
Fresco em água à temperatura ambiente
Se você tiver pouca vegetação, pode cortar um centímetro da base dos talos e colocá-los em um copo com água, evitando a luz solar direta. O endro permanecerá fresco por vários dias se a temperatura interna estiver abaixo de 25 graus Celsius.
Armazenando endro seco
Grandes quantidades podem ser secas. Isso preserva o sabor, é fácil de fazer e não ocupa muito espaço.
Pique finamente as ervas limpas e espalhe-as em uma camada fina e uniforme sobre um pano ou papel-toalha em local seco, mas não ao sol ou sob lâmpadas. O endro seco pode ser conservado em sacos, potes de madeira ou de vidro por cerca de 8 meses — tempo suficiente para a colheita.
Armazenamento refrigerado
O endro pode permanecer fresco por várias semanas a um mês se mantido em temperatura baixa e sob certas condições. Existem várias maneiras de conservar essas ervas na geladeira.
Em recipientes de plástico
As ervas podem ser armazenadas por muito tempo em recipientes especiais para vegetais. Coloque endro limpo e seco em um recipiente, feche-o e coloque-o na parte inferior do compartimento.
Em uma jarra de água
Você pode armazenar ervas na água, não só dentro de casa, mas também na geladeira, por até duas semanas. Coloque os raminhos em um copo e cubra as folhas com um saco plástico ou filme plástico.

Em potes de vidro
Este método é ótimo para armazenar ervas picadas, tornando-as práticas para usar quando você está com pouco tempo. Esterilize potes de vidro com água fervente, no micro-ondas ou em uma panela elétrica. Coloque ervas frescas, limpas e secas nos potes e feche bem com as tampas.
Para armazenamento de longo prazo (mais de um mês), eles devem ser colocados na prateleira inferior da geladeira.
Em um saco plástico
Este é considerado o método mais simples, mas menos confiável. Assim, o endro permanecerá fresco por cerca de uma semana. Separe as folhas, removendo as secas ou estragadas. Não precisa lavar! Coloque as folhas boas em um saco plástico comum e dê um nó para reter o ar. O saco deve parecer um balão.
Usando uma cebola
Uma maneira simples, mas pouco conhecida, de prolongar a vida útil de ervas frescas. Lave o endro, seque-o e coloque-o em um saco plástico junto com uma cebola descascada. Feche bem o saco. As ervas podem ser armazenadas dessa forma por cerca de duas semanas, desde que você substitua a cebola após sete dias e deixe o saco aberto por 10 minutos.
Armazenamento em congelador
Se o tamanho da câmara permitir, é melhor congelar as ervas - elas retêm mais vitaminas e óleos essenciais do que as secas.
Separe o endro, lave e seque bem. O excesso de umidade fará com que as folhas se aglomerem quando congeladas, o que pode prejudicar o armazenamento. Pique finamente as folhas e os talos finos.

O endro preparado pode ser congelado:
- Em recipientes de plástico.
- Em sacos plásticos, após liberar o ar dos mesmos.
- Em pequenos sacos com fecho zip-lock.
Você pode preparar um tempero pronto para sopas, pratos de batata e grãos usando ervas e manteiga. Para isso, você precisará de formas de cubos de silicone ou plástico para freezer. Coloque uma pequena quantidade de ervas picadas no fundo de cada forma e cubra com manteiga.
Depois, é muito prático retirar um cubo e adicioná-lo a um prato quente. Este molho não dura mais do que 3 a 4 meses.
Datas de validade
Existem diferentes versões sobre quanto tempo as sementes podem ser armazenadas para cultivar endro fresco, usar para fins medicinais ou na cozinha.
Geralmente, elas mantêm a capacidade de germinar por 2 a 3 anos, perdendo-a gradualmente. Algumas conseguem germinar mesmo após 6 anos. Para o plantio, é melhor usar sementes de 1 a 2 anos; para preparo de cerveja e cozimento, podem ser armazenadas por até 6 anos. Mas quanto mais “velhas” as sementes, menos propriedades benéficas elas retêm.











