- Descrição e Características
- Raízes
- Caules
- Fugas
- Olhos
- Folhas
- Flores
- Fruta
- Principais características da variedade
- Amadurecimento e rendimento
- Resistência a doenças
- Aplicações de bagas
- Prós e contras da variedade
- Como plantar
- Escolhendo um local
- Recomendações para escolha de prazos
- Preparação do local
- Como selecionar e preparar material de plantio
- Diagrama de plantio
- Instruções de cuidado
- Modo de rega
- Cobertura superior
- Cobertura morta
- Tratamento preventivo
- Poda sanitária
- Formação da coroa
- Preparando-se para o inverno
- Liga
- Proteção contra roedores
- Como se proteger contra vespas e pássaros
- Dificuldades de crescimento
- Colheita e armazenamento
- Dicas de jardineiros experientes
A variedade de uva Bogatyanovsky é muito procurada pelos jardineiros devido aos seus frutos grandes, que podem pesar até 20 gramas. Esta variedade híbrida é um cruzamento entre as uvas Kishmish Radiant e Talisman. A Bogatyanovsky combina os benefícios dessas variedades. Com os devidos cuidados, uma única videira pode render de 15 a 20 quilos de uvas em uma única temporada.
Descrição e Características
Bogatyanovsky foi criado por Viktor Nikolaevich Kraynov, que manteve o método de produção desta variedade em segredo por muito tempo.
Esta uva tem uma série de vantagens:
- tamanho da fruta;
- o número de bagas em um cacho e seu peso total;
- maior resistência à geada;
- tamanho do arbusto;
- redução da suscetibilidade a doenças;
- período moderado de maturação da uva;
Essas vantagens fazem desta variedade uma das preferidas de jardineiros, vinicultores e comerciantes. As uvas podem ser armazenadas por muito tempo sem se deteriorar. Elas têm uma apresentação atraente e um sabor agradável.

Raízes
O sistema radicular desta variedade é composto por raízes de orvalho e raízes de calcanhar. Elas podem atingir profundidades de até 10 metros. Essa profundidade só é alcançada quando a planta sofre com uma falta constante de umidade. As raízes de orvalho estão localizadas próximas à superfície do solo, a uma profundidade de 40 centímetros. Com rega suficiente e consistente, os rizomas crescem para fora, em vez de para dentro.
Caules
Os caules desta variedade são praticamente indistinguíveis de outras variedades de uva. A única diferença é o comprimento dos ramos, que se deve à não poda precoce. Com rega adequada, as videiras podem atingir 40 metros de comprimento.
Fugas
Uma videira produz brotos estéreis e anuais. Estes últimos são usados para propagar a variedade. Há muitos deles; mais de 20 brotos anuais podem ser cortados em uma única estação.

Olhos
Os brotos aparecem apenas nos brotos frutíferos. Destes brotos emergem folhas e flores, que então se transformam em cachos de uvas. Como os frutos desta variedade são pesados, recomenda-se deixar de 15 a 20 brotos em uma única videira. Em climas frios, recomenda-se até 7 a 10 brotos por ramo. Se os brotos não forem removidos, os ramos podem murchar devido ao grande número de cachos. Nessas condições, os frutos amadurecem e perdem o sabor.
Folhas
As folhas têm de 3 a 5 margens com serrilhas características ao longo das bordas. A cor varia do verde claro ao verde escuro.

Flores
As flores desta variedade são pequenas e verdes. A floração começa do início de maio até a segunda quinzena de junho, terminando após duas semanas.
Importante! No final da floração, cachos de bagas começam a se desenvolver a partir das flores.
Fruta
As uvas Bogatyanovsky têm polpa macia e suculenta, com coloração amarelada clara. Os frutos dessa variedade podem atingir 25 gramas, com o cacho inteiro pesando de 1 a 2 quilos. O sabor dessas uvas é moderadamente doce, com uma acidez característica. Os frutos contêm duas sementes, que não estão presas à polpa e caem facilmente ao serem cortadas. A casca é firme.
Principais características da variedade
A uva Bogatyanovsky é uma variedade de uva de mesa com período de maturação precoce a intermediário. Seu período de crescimento dura 120 dias. Esta planta é pouco exigente e pode ser cultivada até mesmo em solos arenosos ou argilosos.
As uvas são usadas na produção de vinhos brancos secos, meio doces e de sobremesa.

As bagas são ricas em substâncias úteis:
- vitamina C;
- vitamina B;
- fósforo;
- potássio.
Em média, as uvas requerem temperaturas acima de 10-12 °C para um desenvolvimento confortável, e a floração começa a 20 °C. Para garantir que o fruto desenvolva uma cor rica, a planta precisa de sol constante e temperaturas de 23-25 °C. Em média, 35-40 cachos de uvas podem ser colhidos em uma única estação. Como esses frutos pesam de 1 a 2 quilos, é importante fornecer um suporte firme para as videiras suportarem seu peso à medida que os frutos amadurecem.
Amadurecimento e rendimento
Com um número mínimo de brotos nos galhos, a produção de frutos é de 10 a 15 quilos. A maturação completa ocorre no final de julho.
Resistência a doenças
A variedade Bogatyanovsky tem maior resistência às seguintes doenças:
- míldio – 3 pontos;
- podridão cinzenta – 4,5 pontos;
- oídio – 3,5 pontos.

Aplicações de bagas
As uvas Bogatyanovsky são utilizadas na produção de vinhos brancos secos, meio doces e de sobremesa, bem como na culinária (pratos e doces). O uso mais comum desta variedade é a venda para consumo humano.
Prós e contras da variedade
As vantagens da variedade de uva Bogatyanovsky incluem:
- amadurecimento rápido das videiras;
- número de frutos (cerca de 40 cachos por estação);
- aumento da resistência a diversas doenças;
- resistência à geada, o que significa que a planta pode suportar temperaturas de até -20°C;
- bagas suculentas e grandes;
- tamanho grande de arbusto de uva;
- um pequeno número de sementes em bagas (2-3 pedaços);
- armazenamento de frutas a longo prazo;
- amadurecimento uniforme das uvas.

Entre as desvantagens podemos destacar:
- estrutura aquosa da polpa ao redor das sementes;
- a exigência de procedimentos preventivos periódicos;
- rápido teor de açúcar após longa permanência na videira.
Como plantar
As uvas são fáceis de cultivar, exigindo tipos de solo, condições ambientais e temperatura específicos. Seguindo os cuidados adequados, você pode obter uma produtividade maior.
Escolhendo um local
O melhor local é o ensolarado, com luz solar constante. Ao plantar várias mudas de uma só vez, deixe um espaço de 2 a 3 metros entre elas, pois as videiras crescem vigorosamente. Um bom local é a 2 metros de um prédio residencial, garantindo que as plantas recebam calor constante.

Recomendações para escolha de prazos
Esta variedade é melhor plantada no início da primavera ou no outono. Recomenda-se plantá-la por meio de enxertia de estacas.
Preparação do local
Antes do plantio, cave um buraco de 1 metro de profundidade e 60 centímetros de largura. O fundo deve receber drenagem artificial, utilizando uma mistura de areia, pedaços de tijolo dourado e brita. A mistura deve preencher uma profundidade de 15 a 20 centímetros.
Como selecionar e preparar material de plantio
Além disso, antes de plantar a muda, você precisa fertilizar o solo com uma mistura:
- 1 balde de esterco;
- 100-150 gramas de superfosfato;
- 1 balde de turfa;
- 80-100 gramas de sal de potássio;
- 1 balde de areia;
- 1 litro de cinza de madeira;
- 1 balde de húmus.
Diagrama de plantio
Insira um tubo de drenagem de 80 centímetros de comprimento no buraco e cubra a superfície com terra preta. Antes do plantio, apare as videiras mais próximas da base da muda. Em seguida, plante a muda com as raízes voltadas para o sul e os brotos voltados para o norte. Incline a muda em direção ao tubo instalado, que serve de suporte. Em seguida, preencha o espaço restante no buraco com solo fértil. Após o plantio, regue a planta com 1 a 2 baldes de água morna.
Instruções de cuidado
Com os devidos cuidados, a planta crescerá saudável e proporcionará ao jardineiro um suprimento abundante de uvas. Isso requer rega regular, fertilização, poda, cobertura morta e medidas preventivas contra insetos e diversas doenças.
Modo de rega
A necessidade de rega pode ser determinada pela umidade do solo sob a planta e pelas condições climáticas gerais (umidade do ar, temperatura, precipitação diária). Durante os meses secos de verão, a rega pode ser feita duas vezes por mês. O solo deve estar úmido a meio metro da base da videira. Se houver chuva significativa durante o mês, a rega pode ser interrompida completamente.

Cobertura superior
Para o melhor crescimento da planta, é aconselhável fertilizar três vezes por estação. Comece na primavera, antes do início da floração. Para isso, misture 10 litros de água decantada com 30 gramas de grânulos.
Regue a planta com esta solução. À medida que os frutos amadurecem, adicione 30 gramas de superfosfato, 3 gramas de ácido bórico e 25 gramas de sal de potássio a um balde de água morna. Regue a planta com a mistura resultante. Repita a fertilização após duas semanas. Para prepará-la, você precisará de:
- 10 gramas de sal de potássio;
- 5 mililitros de iodo;
- 8 gramas de refrigerante;
- um balde de água corrente morna.
Depois de misturar todos os ingredientes, a mistura resultante deve ser pulverizada nas folhas e galhos das uvas.
Cobertura morta
É melhor começar a aplicar cobertura morta quando os brotos das videiras começarem a abrir. Para isso, aplique uma camada de 5 centímetros de palha ao redor da base das uvas.

Tratamento preventivo
Existem 6 produtos adequados para processamento:
- Efalom.
- Sandofan.
- Amistar.
- Impacto.
- Rovikurt.
- Rolihom.
Importante! Periodicamente, a planta deve ser tratada profilaticamente para detectar sinais precoces de doenças.
Poda sanitária
A poda sanitária é realizada no verão, quando as videiras mortas ou moribundas são visíveis. Este procedimento também é necessário quando brotos doentes são encontrados no arbusto. Essas áreas devem ser podadas.

Formação da coroa
A modelagem adequada das plantas aumentará sua produtividade. Os métodos de poda incluem:
- padrão;
- em forma de leque;
- cordão;
- Guyot.
Preparando-se para o inverno
Com a chegada do inverno, as videiras precisam ser preparadas. Recomenda-se cobrir completamente as videiras e realizar a poda pré-inverno. Para cobrir as videiras, remova todas as videiras e desfolhe-as, pressionando os galhos mais perto do solo.
A planta deve ser envolvida em tecido natural ou em filme isolante especial.

Liga
É importante monitorar os galhos da planta e amarrá-los periodicamente para que não cedam com o próprio peso.
Proteção contra roedores
O método mais eficaz de controle de roedores é envolver os galhos da videira em filme plástico. Este método garante total segurança para a planta.
Como se proteger contra vespas e pássaros
Para proteger os cachos de uvas de vespas e pássaros, cubra as frutas com redes especiais ou meias de náilon. No entanto, é importante observar que isso reduzirá a ventilação, aumentando o risco de doenças.
Dificuldades de crescimento
A principal dificuldade no cultivo da variedade Bogatyanovsky é o seu crescimento excessivo. Sem a poda adequada, os galhos podem se estender por várias dezenas de metros. Portanto, seu tamanho e condição devem ser monitorados constantemente. Cobrir o arbusto Bogatyanovsky durante o inverno também pode ser bastante desafiador.

Colheita e armazenamento
Os cachos desta variedade devem ser cortados e consumidos logo após estarem totalmente maduros. Se os frutos totalmente maduros permanecerem na videira por muito tempo, podem começar a adoçar.
É melhor armazenar as uvas em um local bem ventilado, sem acesso constante à luz solar, pois ela é prejudicial e degrada o sabor da fruta.
Dicas de jardineiros experientes
Para aqueles que decidiram cultivar a variedade de uva Bogatyanovsky, aqui estão algumas dicas de jardineiros experientes:
- É melhor comprar material de plantio em lojas especializadas.
- Para obter um grande número de cachos de uvas, é necessário inspecionar constantemente o estado dos ramos, regar, podar e realizar procedimentos preventivos.
- Recomenda-se experimentar novos métodos de estaqueamento e poda. Esta variedade é muito fácil de cultivar e pode prosperar até mesmo em condições desafiadoras para outras plantas.











