- Descrição e Características
- Videira
- Inflorescências
- Frutas vermelhas
- Gosto
- Região em crescimento
- Histórico de seleção
- Principais características
- Resistência à seca
- Resistência à geada
- Aplicações de bagas
- Resistência a doenças e pragas
- Variedades
- Preto
- Rosa
- Branco
- Noz-moscada
- Prós e contras da variedade
- Como plantar corretamente
- Recomendações para escolha de prazos
- Escolhendo um local
- Requisitos do solo
- Preparação do local
- Como selecionar e preparar material de plantio
- Diagrama de plantio
- Instruções de cuidado
- Modo de rega
- Cobertura superior
- Proteção contra roedores
- Preparando-se para o inverno
- Como proteger as plantações dos pássaros
- Cobertura morta
- Aparar
- Pulverização preventiva
- Capina e afrouxamento
- Métodos de reprodução
- Doenças e pragas
- Colheita e armazenamento
- Aplicação na vinificação
- Dicas de jardineiros experientes
As uvas Sauvignon estão entre as mais populares do mundo. São cultivadas em praticamente todo o mundo. Atualmente, há esforços em andamento para introduzi-las na Rússia. As bagas têm um sabor ácido e característico, mas são usadas na produção de vinho para criar bebidas. Sauvignon é a segunda variedade de uva mais popular.
Descrição e Características
A descrição da variedade inclui a videira, as flores, os frutos, o sabor e a região de cultivo. Você pode cultivar esta uva em seu próprio jardim. No entanto, são necessárias condições ideais. Sauvignon Sauvignon é uma uva vinífera.
Videira
Os pés de uva formam videiras. Esta é uma característica do crescimento desta cultura. Essas videiras consistem em longos galhos presos a uma treliça. Destes galhos, a folhagem se estende e cachos de uvas pendem.
No início da estação de crescimento, as videiras apresentam uma tonalidade verde-avermelhada. Posteriormente, tornam-se verdes e, em seguida, ficam cobertas de casca. As videiras lenhosas dão frutos por vários anos consecutivos. A folhagem é verde, com grandes lâminas dissecadas em 3 a 5 partes.
Inflorescências
As inflorescências são densamente agrupadas. As flores são brancas, com pétalas pontiagudas. Após a floração, formam-se bagas. Os frutos se formam em quase todos os locais das flores. A floração é longa e a variedade é considerada uma uva de meia-estação. A colheita começa em setembro ou outubro.

Frutas vermelhas
Os frutos são coletados em cachos cilíndricos ou cônicos, pesando até 150 g. Cada baga pesa 3 g e é compactada. As uvas são amarelo-claras ou verdes. O formato das uvas é alongado e oval. As uvas não caem e o amadurecimento leva cerca de 1,5 mês.
Gosto
Sauvignon é uma das variedades mais populares. Seu sabor é excelente. As uvas contêm uma boa quantidade de açúcar e vitamina C. As bagas têm um sabor doce agradável.
Região em crescimento
Após seu desenvolvimento, a variedade de uva foi distribuída mundialmente. No entanto, nem todos os países oferecem condições ideais de cultivo devido às variações climáticas. É mais amplamente cultivada em:
- Bulgária;
- Montenegro;
- EUA;
- África;
- França;
- Itália;
- ÁFRICA DO SUL.
Importante! Recentemente, houve tentativas de cultivar Sauvignon na Rússia.

Histórico de seleção
A uva Sauvignon foi desenvolvida na França. Atualmente, é a segunda uva mais popular do mundo, depois da Chardonnay. A variedade foi criada através do cruzamento natural das uvas Tramner e Chenin Blanc. Todo o processo ocorreu no Vale do Loire. Em meados do século XIX, a Sauvignon se espalhou por quase todo o mundo em um período relativamente curto.
Principais características
Para começar a cultivar uvas em seu próprio terreno, você precisa estudar cuidadosamente suas características. Diferentes regiões exigem adaptações específicas ao seu ambiente.
Resistência à seca
A tolerância da videira ao calor é média. Ela prefere um clima moderadamente quente. Suas raízes não são suficientemente desenvolvidas para extrair água do solo. Se plantada no sul, a Sauvignon vinifera exigirá rega regular e suplementar.
Resistência à geada
A planta pode sobreviver a temperaturas de até -25 °C. O sistema radicular é coberto com palha para o inverno, e as videiras e brotos são cobertos com materiais isolantes respiráveis. Caso contrário, o arbusto congelará e terá que ser replantado. Na pior das hipóteses, as raízes da videira morrerão e as plantas precisarão ser replantadas.

Aplicações de bagas
As uvas Sauvignon são processadas para produzir vinho, suco de uva e outros produtos que contêm suco. Esta variedade é uma uva comercial. Após a colheita, as bagas não são armazenadas, mas enviadas diretamente para processamento.
Algumas variedades de vinhos de elite são feitas a partir desta uva:
- Castelo Los Boldos;
- Sotters;
- Peixe-louco;
- Colheita tardia.
O vinho normalmente contém 13% de álcool por volume ou mais. Possui um leve aroma de groselha e um sabor ácido. Os vinhos resultantes incluem variedades secas, meio-secas, meio-doces e doces.
O Sauvignon não se mantém fresco por muito tempo, mesmo em cachos. Ao cultivá-lo em seu próprio jardim, você precisa planejar seu processamento rápido.
Resistência a doenças e pragas
O vinhedo possui forte imunidade a praticamente todas as doenças comuns a esta cultura. Seu único inimigo é o mofo cinzento. Rolinhos-das-folhas também são encontrados ocasionalmente. Com medidas preventivas, o Sauvignon está livre da doença.
Variedades
A Sauvignon tem suas próprias variedades de uvas: preta, rosa, branca e moscatel.

Preto
Esta variedade de meia estação produz cachos grandes de uvas, de até 400 gramas cada. Os bagos são pequenos e ligeiramente alongados. O arbusto é de tamanho médio e prospera no sul, produzindo até 60-70 litros de bagos por planta. O fruto é roxo-escuro, quase preto. É usado para fazer vinhos tintos.
Rosa
A Sauvignon Gris produz frutos de tonalidade rosada. A maturação ocorre no meio da estação, com a colheita ocorrendo no final de setembro ou início de outubro. A videira é de porte médio e cresce bem em latada. Esta uva é usada para produzir vinhos rosés, que apresentam uma tonalidade rosa clara.
Branco
O fruto amadurece em meados do outono. Adequado para cultivo em regiões do sul, produz pequenos cachos de até 180 g, de formato cilíndrico ou cônico. É moderadamente resistente à geada e à seca. Possui um sistema imunológico forte e raramente adoece.

Noz-moscada
Uma variedade híbrida especial. Seus frutos têm um tom rosa-claro. O arbusto exala aroma de moscatel. Amadurece no meio da estação, produzindo frutos pequenos, de até 3 gramas cada. Eles são reunidos em cachos densos, pesando 200 gramas. As uvas são usadas para produzir vinhos moscatel.
A maioria dos vinhos é feita de uvas brancas e pretas.
Prós e contras da variedade
Cada variedade de uva tem suas próprias vantagens e desvantagens. Recomenda-se pesquisá-las antes de plantá-las no seu jardim. Os aspectos positivos incluem:
- fácil cuidado;
- alto rendimento;
- resistência a doenças;
- adaptabilidade a novas condições;
- queda média;
- sabor especial.
Os jardineiros observam as seguintes desvantagens:
- sabor brilhante e ácido;
- tendência à ervilha;
- tendência à queda;
- armazenamento de curto prazo.
Como plantar corretamente
O plantio adequado das videiras é a chave para uma boa colheita e um vinhedo saudável. Para garantir o plantio adequado, recomenda-se pesquisar a seleção de mudas, o local de plantio e as técnicas de plantio.

Recomendações para escolha de prazos
O outono ou a primavera são épocas ideais para o plantio de uvas. O plantio no início da primavera é bem-sucedido e as videiras têm tempo para enraizar bem antes do inverno. No entanto, isso não garante a sobrevivência no inverno. Mudas jovens terão dificuldade em sobreviver à geada.
Portanto, recomenda-se plantar no outono, de preferência em meados de outubro. Nessa época, o arbusto já terá raízes suficientemente estabelecidas e adaptado às geadas do inverno.
Escolhendo um local
O melhor local para um vinhedo é um local voltado para o sul, com luz solar constante. Escolha um local elevado para proteger as raízes do alagamento durante as chuvas.
Requisitos do solo
Solo argiloso ou arenoso é o preferido. Se a textura for arenosa ou argilosa, adicione areia para criar um canteiro elevado. A drenagem é feita no fundo da cova de plantio para garantir drenagem adicional.
Preparação do local
O local de plantio pode ser preparado com antecedência. Para isso, cave-o, remova raízes de ervas daninhas e pedras e misture com areia, se necessário. Ajuste o pH do solo. As uvas precisam de um pH neutro ou ligeiramente ácido. É improvável que produzam frutos normalmente em outras condições.

Como selecionar e preparar material de plantio
Ao comprar mudas de uva, é melhor adquiri-las em lojas especializadas e viveiros de boa reputação. Preste atenção às condições de:
- sistema radicular;
- folhagem;
- brotos e videiras;
- locais de descendência.
Todas as áreas da muda devem estar úmidas, livres de manchas, rachaduras, lascas, cortes ou arranhões. As raízes e folhas devem estar saudáveis, livres de placa bacteriana e outros sinais suspeitos.
Diagrama de plantio
Plante as mudas com 1,5 metro de distância, pois a planta crescerá em direções diferentes. Isso ajudará a evitar que as videiras fiquem emaranhadas. O plantio segue um padrão específico:
- Cave um buraco com 70 cm de profundidade e 50 cm de diâmetro.
- Coloque 40 cm de turfa no fundo para criar drenagem.
- Eles colocam uma muda nele.
- Polvilhe com terra e compacte.
- Em seguida, adicione 300 g de fertilizantes potássicos e superfosfato.
- Cubra com terra e compacte.
- Estacas são colocadas ao longo de ambas as bordas do plantio e a planta é amarrada.
- Eles regam o mato.
- Cobertura morta com serragem, palha, grama cortada e musgo.
Importante! É recomendável instalá-lo com antecedência. treliças em um vinhedopara evitar danos ao arbusto durante o transplante e instalação da estrutura.

Instruções de cuidado
As uvas Sauvignon, assim como outras culturas, produzem altos rendimentos quando bem cuidadas. Isso inclui rega adequada, fertilização, proteção contra roedores e pássaros, poda, capina, desbaste e pulverização.
Modo de rega
A planta não gosta de regas frequentes. Este procedimento é realizado três vezes por estação:
- imediatamente após a remoção da cobertura de inverno;
- durante a floração;
- durante o período de frutificação.
Entre um período e outro, repita a rega apenas durante períodos de seca prolongada e quando o solo nas raízes estiver seco. O excesso de água aumenta o risco de desenvolvimento de mofo cinzento.
Cobertura superior
Se o fertilizante foi adicionado ao solo no plantio, não há necessidade de repetir a aplicação pelos próximos 3 a 4 anos. Fertilizantes orgânicos ou minerais são então adicionados. Fertilizantes orgânicos adequados incluem:
- cinzas de madeira;
- composto;
- estrume;
- húmus.

Dos minerais, as uvas respondem bem a:
- nitrato de amônio;
- ureia;
- compostos de potássio;
- superfosfato.
O excesso de fertilizante leva à morte da planta; não aumente a dosagem.
Proteção contra roedores
Para proteção contra pequenos roedores, são utilizados venenos especiais. Conforme as instruções, eles são colocados no solo sob o arbusto. Eles repelem as pragas e, caso se aproximem, as matam.
Preparando-se para o inverno
Preparar um vinhedo para o inverno envolve várias etapas:
- cobertura morta de raízes;
- proteger as videiras da geada usando spunbond ou agrofibra;
- rega pré-inverno;
- aplicação de fertilizantes.

Como proteger as plantações dos pássaros
Os pássaros costumam se deliciar com a colheita das uvas. Para se protegerem dos ataques, cada cacho é coberto com uma rede especial. Essa rede permite a passagem de ar e luz sem impedir o amadurecimento dos frutos.
Cobertura morta
A cobertura morta ajuda a reter umidade e nutrientes perto das raízes das uvas, protegendo-as também durante o inverno. Diversos materiais são utilizados para esse fim:
- canudo;
- turfa;
- grama picada;
- musgo;
- serragem.
A composição selecionada é espalhada em uma camada uniforme ao redor do tronco do arbusto.
Aparar
Poda de uvas — é um procedimento obrigatório para manter altos rendimentos e a saúde da cultura. Após o plantio, o arbusto é conduzido a cada primavera, durante três anos. No outono, é realizada a poda sanitária. Folhas secas, áreas da videira danificadas pelo clima e galhos que crescem na direção errada são removidos.

No verão, se necessário, é feita uma poda de desbaste. A videira é inspecionada e os brotos excedentes são cortados em áreas densas.
Pulverização preventiva
Para evitar que as uvas sejam infectadas por fungos e vermes-da-folha, pulverize as plantas com fungicidas e inseticidas na primavera, antes que a seiva comece a fluir. Isso garantirá uma colheita saudável.
Capina e afrouxamento
Capinar e soltar o solo ao redor das raízes da videira é essencial. Essas manipulações ajudam a preservar a quantidade necessária de nutrientes da planta. Isso é feito à medida que as ervas daninhas surgem e uma crosta se forma acima da superfície do solo.
Métodos de reprodução
O Sauvignon pode ser propagado por meio de seções de videira, mudas ou sementes. O método mais simples é a partir de sementes. As sementes são secas e estratificadas. Em seguida, são plantadas no jardim. Somente as mais viáveis germinarão.
Doenças e pragas
As uvas Sauvignon quase nunca são suscetíveis a doenças. O mofo cinzento é um culpado comum. Este fungo prospera em alta umidade, causando o aparecimento de uma camada cinzenta e fofa nas bagas, videiras e folhas. Esta doença pode ser controlada com um fungicida.

Os besouros enroladores de folhas são os principais inimigos das uvas. Suas larvas ficam armazenadas perto das raízes da planta. Após a eclosão, os besouros se alimentam das folhas e frutos. Eles podem ser controlados com inseticidas e destruindo seus ninhos.
Colheita e armazenamento
A colheita da uva ocorre do final de setembro a meados de outubro. Ela não pode ser armazenada por muito tempo, no máximo sete dias. Por isso, é processada em suco e vinho.
Aplicação na vinificação
Esta variedade de uva é usada para produzir uma grande variedade de vinhos. É cultivada em todo o mundo. Devido à sua ampla variedade, é usada para produzir vinhos rosés, tintos, brancos e moscatéis. Este vinho tem uma vida útil de 1 a 3 anos.
Dicas de jardineiros experientes
Para jardineiros iniciantes, você pode ouvir algumas dicas úteis:
- Você não deve regar ou alimentar demais a videira, pois ela pode morrer.
- É melhor realizar tratamentos preventivos anualmente, pois o clima é sempre imprevisível.
- O vinho Sauvignon perde o sabor com o passar dos anos, por isso deve ser consumido dentro de 3 anos.
- Vale considerar que essa variedade de uva não se conserva bem e seu sabor não permite que seja consumida fresca.











