- A história da seleção e origem da uva Valiant
- Prós e contras da cultura
- Descrição
- Arbusto
- Aglomerados
- Frutas vermelhas
- Variedades polinizadoras
- Tempo de maturação
- Rendimento e tamanho do fruto
- Doçura e acidez
- Onde as frutas vermelhas são usadas?
- Características da variedade Valiant
- Requisitos de iluminação, umidade e composição do solo
- Resistência à geada
- Suscetibilidade a doenças e pragas
- Tecnologia e cuidados agrícolas
- Selecionando e preparando um local para plantio
- Época e tecnologia de plantio de videiras
- Rega
- Fertilizante
- Formação de videiras frutíferas
- Tratamentos preventivos
- Nós cobrimos as videiras de vespas e pássaros
- Proteção de inverno
- Reprodução
- Avaliações de viticultores
Se você não conhece a variedade de uva Valiant, está na hora de conhecê-la melhor. A colheita começa no final de agosto e início de setembro. Agora você pode saborear os deliciosos frutos deste híbrido incrível, que prospera mesmo em condições climáticas adversas e desfruta de uma popularidade merecida. Discutiremos as origens da variedade, suas propriedades, métodos de cultivo e seu uso em paisagismo.
A história da seleção e origem da uva Valiant
O híbrido foi criado pelo produtor de uvas americano R. Peterson. A pesquisa foi concluída em 1967. As variedades de uva estrangeiras resistentes à geada Fredonia e Riparia foram selecionadas para o cruzamento.
Em 1972, o híbrido já havia passado pelos testes de variedades e recebeu o nome de Valiant, que significa "corajoso". Além disso, a cultura foi classificada como um "híbrido universal".
Prós e contras da cultura
As vantagens desta variedade incluem:
- Maior resistência à geada.
- A fruta amadurece cedo.
- Os seguintes indicadores falam sobre o rendimento: 12 kg de colheita são colhidos em uma área de 2 a 4 metros quadrados.
- O uso de frutas vermelhas é universal.
- O uso de arbustos em paisagismo é muito difundido.
Uma das desvantagens é que as uvas são suscetíveis ao míldio (míldio). Portanto, quando o míldio aparece, recomenda-se a pulverização com fungicidas.
Descrição
Valiant é uma planta alta com uma copa rica. Produz cachos lindos e saborosos, com alto teor de açúcar e acidez média.

Arbusto
A videira apresenta as seguintes características:
- arbustos altos e fofos;
- videira – cerca de 10 cm;
- ligeira pubescência dos brotos;
- a cor do arbusto é verde;
- entalhe do pecíolo – aberto;
- maturação precoce;
- alta resistência ao inverno;
- Bom rendimento. 3-4 cachos por broto.
A estrutura de uma videira assemelha-se a uma árvore (arbusto): possui tronco, raízes e copa.
Aglomerados
A cultivar produz inflorescências de ambos os sexos. Os cachos assemelham-se a cones, pesando até 100 gramas. Os frutos são pretos com uma tonalidade roxa.

Frutas vermelhas
As bagas pequenas têm as seguintes propriedades:
- formato oval sem amassados;
- o peso de uma baga é de 1,5-3 g;
- arranjo próximo de frutas umas em relação às outras;
- teor de açúcar – cerca de 20%.
O sabor aromático agradável com um toque de morango e abacaxi atrai não apenas humanos, mas também pássaros e vespas.
Variedades polinizadoras
Jardineiros dizem que a Valiant não precisa particularmente de uvas como polinizadora. No entanto, plantar tais plantas não faria mal. Isso aumentará o crescimento.
Arcadia, uma variedade popular e de alto rendimento que produz frutos grandes com sabor de moscatel, é considerada mais adequada. Rusbol, uma variedade cultivada especificamente para regiões do norte, e Radiant Kishmish, com frutos grandes e doces com sabor de moscatel, também são adequadas.
Tempo de maturação
As uvas Valiant são uma variedade de meia estação. O ciclo de vida da planta começa com a brotação e continua por 128 a 140 dias até a colheita. No entanto, esse processo depende do local de plantio. A maturação começa no final de agosto (início de setembro).

Rendimento e tamanho do fruto
A Valiant é uma variedade de alto rendimento. De 2,5 a 4 metros quadrados, são colhidos pelo menos 10 a 12 kg anualmente, às vezes até mais. Uma boa colheita é alcançada com os devidos cuidados e condições climáticas favoráveis.
Doçura e acidez
No momento da maturação, as uvas Valiant apresentam um teor de açúcar de cerca de 20%. A acidez está acima do normal, cerca de 10 g por litro.
Onde as frutas vermelhas são usadas?
As deliciosas e perfumadas bagas são consumidas principalmente como alimento. São usadas para fazer sucos, geleias, compotas e geleias. Vinhos secos feitos com as uvas também são muito procurados. As bebidas de uva, de cor rubi escuro, têm um sabor agradável. O híbrido também é usado como componente em vinhos de corte.
Graças às características do arbusto e à sua alta resistência ao inverno, o Valiant é usado para paisagismo e decoração de estruturas arquitetônicas, arcos, marquises e como elemento de paisagismo.
Características da variedade Valiant
Ao cultivar uma variedade, suas características e preferências são levadas em consideração.
Requisitos de iluminação, umidade e composição do solo
As uvas Valiant prosperam em locais com muita luz e sem correntes de ar. Somente nessas condições elas florescerão plenamente e produzirão uma colheita abundante.

A variedade é exigente em umidade. Embora chuvas fortes não afetem a produtividade, elas enfraquecem a imunidade da planta. Isso explica o surgimento de doenças fúngicas. Portanto, durante as chuvas, os arbustos precisam ser cobertos para evitar que a umidade atinja os cachos e a folhagem.
As uvas Valiant prosperam em solos franco-arenosos e arenosos. Solos argilosos também se desenvolvem bem.
Resistência à geada
A cultura é resistente à geada. As uvas toleram temperaturas de até -45 °C. Jardineiros observam que as uvas são um bom porta-enxerto para culturas em áreas com pouca neve no inverno, o que frequentemente leva ao congelamento das raízes.
Suscetibilidade a doenças e pragas
A uva Valiant é pouco adaptada às seguintes doenças:
- O mofo é uma doença fúngica que causa o aparecimento de manchas amarelas nas folhas, seguidas de uma camada nas inflorescências e folhagens, que depois apodrecem.
- Oídio. Uma doença fúngica que se manifesta como uma camada cinza-escura. Afeta não apenas as folhas, mas também as inflorescências e os frutos.
Tecnologia e cuidados agrícolas
A qualidade e o rendimento dependem de práticas agrícolas adequadas e cuidados subsequentes.

Selecionando e preparando um local para plantio
Escolha um local ensolarado e sem vento para plantar uvas Valiant. Um clima seco é ideal para o plantio. Isso garante que as uvas estejam protegidas de doenças fúngicas.
O local é escolhido próximo a uma cerca ou edifício que proteja as uvas do vento. Isso permitirá que a planta se desenvolva normalmente.
O solo é preparado no outono. São adicionados solo preto e fertilizantes minerais, e então o solo é cavado. As uvas prosperam em solo solto, leve e quente.
Época e tecnologia de plantio de videiras
A melhor época para plantar uvas Valiant é no outono e na primavera. As mudas são plantadas da maneira usual. Uma vala ou buraco medindo 70 x 80 x 60 cm é cavada. O intervalo entre as plantas é de cerca de meio metro. Os buracos são preenchidos com terra preta ou uma mistura de terra com fertilizante orgânico.
A muda é colocada no centro do buraco, ao lado do suporte previamente cavado. Ela é ligeiramente inclinada para o norte. O rizoma é esticado e coberto com terra. Regue abundantemente. O solo é coberto com cobertura morta.

Rega
Quando o solo secar, regue as videiras. Reduza a frequência de rega durante a estação chuvosa. Em dias de tempo bom, aplique até quatro litros por arbusto por mês. A irrigação por gotejamento é a melhor opção de irrigação. Ela distribui a umidade uniformemente e elimina o risco de queimaduras nas folhas.
Para evitar que o solo fique encharcado, o que pode causar apodrecimento das raízes, crie depressões perto do rizoma ou faça furos de drenagem.
Fertilizante
A variedade de uva Valiant é fertilizada na primavera e no outono. São utilizados fertilizantes orgânicos e minerais com altos níveis de nitrogênio, potássio e fósforo. A fertilização melhora o desempenho da planta, aumentando a produtividade e o sabor dos frutos.
Formação de videiras frutíferas
Uvas Valiant são podadas para moldar a coroa e garantir uma colheita abundante. Esta poda de primavera, realizada no início da estação de crescimento, envolve a remoção de galhos mortos.
Em agosto, são podados 30 cm de cada broto. Assim que as videiras perdem as folhas, os brotos velhos e deformados são removidos. A poda garante que os frutos recebam o máximo de nutrientes e melhora seu amadurecimento.
Tratamentos preventivos
As uvas são moderadamente resistentes a doenças fúngicas, por isso é realizado tratamento preventivo nas videiras.

Para estes fins, são adequados produtos universais:
- Capitão;
- Tiram;
- Zineb;
- Diclorofluanida;
- Follett;
- Maneb;
- outro.
Em casos graves, utiliza-se cobre e enxofre. Durante as estações chuvosas, fungicidas são aplicados na folhagem para combater doenças. Ao menor sinal de oídio, as uvas são desinfetadas com Rubigan, Bayleton, Topsin-M ou enxofre.
Apesar de sua resistência a doenças, elas ainda são possíveis. Portanto, o monitoramento constante da condição do arbusto e a intervenção oportuna preservarão sua saúde. Produtos comprados em lojas devem ser usados estritamente de acordo com as instruções.
Nós cobrimos as videiras de vespas e pássaros
Remédios químicos e populares são usados para repelir insetos e pássaros das uvas, mas são inferiores às redes de proteção que podem ser compradas ou feitas em casa.
Estatísticas mostram que pássaros e vespas podem reduzir a produtividade das colheitas em 30%. É muito mais fácil comprar uma sacola protetora moderna, feita com produtos ecologicamente corretos, e preservar sua colheita e, consequentemente, sua flora e fauna.

Proteção de inverno
A planta é resistente à geada. No entanto, os jardineiros dizem que não é uma boa ideia expor as uvas a condições extremas imediatamente. Aclimate o híbrido à geada gradualmente. Durante os dois primeiros anos de crescimento, as videiras ficam cobertas durante o inverno.
No 3º ano, com uma mudança brusca no clima, a videira passa o inverno no chão ou em uma tábua, coberta de neve.
Reprodução
O híbrido é propagado pelas seguintes partes da planta:
- estacas;
- mudas;
- camadas;
- vacinas;
- sementes.
Viticultores experientes são proficientes nos métodos 3 e 4. Para jardineiros iniciantes, as estacas são um método adequado.
Avaliações de viticultores
Olga, 46 anos, Tver
"A variedade Valiant plantada no terreno dá motivos para acreditar que, apesar de algumas deficiências, é uma boa variedade. Ela proporciona sombra densa, não precisa de cobertura e, se você não for exigente, as uvas são bastante comestíveis."
Sergey Ivanovich, 50 anos, região de Saratov
A variedade Valiant tem um aroma sutil de Isabella, mas também um toque frutado e floral. Mantenha as videiras longe de vespas; o aroma floral atrai muitos desses insetos, o que prejudica o híbrido.
As uvas Valiant são uma variedade resistente e versátil cuja combinação de características as torna atraentes não apenas para quem vive nas regiões do norte. Elas são cultivadas em áreas onde o sabor, a transportabilidade, a ampla gama de usos e a facilidade de cuidado são valorizados.











