- Todas as variedades podem ser secas?
- Regras básicas
- Por quantos dias as cabeças devem ficar secas?
- Condições de temperatura
- Lugar
- E se o tempo estiver chuvoso?
- Como preparar a colheita para a secagem
- Métodos de secagem
- Seque o alho descascado
- Cabeças inteiras secas
- Cabeças em um feixe
- Onde colocar a colheita
- Na rua
- Dentro de casa
- No forno
- Em uma secadora elétrica
- Posso secar no sol?
- Secar em estufa
- Principais problemas e erros
Até mesmo um iniciante pode cultivar alho. Ele escolherá o local certo para o plantio e a variedade certa. Ele o regará e fertilizará durante todo o processo de cultivo. Acontece que isso é apenas metade da batalha; o segredo é secar bem o alho após a colheita. Assim, as ervas podem ser usadas até a próxima colheita. O segredo está na preparação pré-colheita, incluindo a secagem primária e secundária.
Todas as variedades podem ser secas?
Especialistas recomendam secar variedades quentes de alho, por exemplo:
- Rostov;
- Álcool;
- Bronnitsky;
- Bashkir;
- branco ucraniano;
- Dubkovsky;
- Kirovogrado;
- Aniversário de Gribovsky;
- Crioulo;
- Otradensky;
- Branco prateado;
- Danilevsky;
- Kalininski;
- Folha larga;
- Violeta do Sul;
- Velejar;
- Starobelsky;
Outras variedades também podem ser secas, mas no processo não só a umidade, mas também o sabor são perdidos.
Regras básicas
Qualquer iniciante pode cultivar alho; o segredo é colhê-lo corretamente, prepará-lo para a secagem e armazená-lo. Para isso, siga estas instruções:
- Para evitar que o alho acumule excesso de umidade, os canteiros não são regados antes da colheita.
- Selecione uma variedade adequada para secagem.
- Somente culturas maduras e saudáveis são adequadas.
- Durante a colheita, o clima deve ser quente, claro e sem precipitação.
- Após a colheita, a secagem primária é realizada em um canteiro ou à sombra, sob um dossel.
- O método de secagem secundária é determinado.
- Eles são guardados para armazenamento posterior.
Por quantos dias as cabeças devem ficar secas?
Os vegetais são cuidadosamente desenterrados com um forcado. Após a colheita, as plantas são dispostas na superfície dos canteiros. Deixe os vegetais secarem por um curto período. As plantas são viradas várias vezes durante a secagem. Após algumas horas, a colheita é movida para baixo de uma cobertura. Lá, o alho é deixado por dez dias.

Condições de temperatura
Em tempo chuvoso, a temperatura de secagem é inicialmente fixada em 25 °C (77 °F) e gradualmente aumentada para 40 °C (104 °F). O alho deve secar até que as cascas estejam completamente secas.
O alho-poró é armazenado a uma temperatura de 16 a 18 graus Celsius e baixa umidade. As variedades de inverno requerem alta umidade e baixas temperaturas de 2 a 4 graus Celsius.
Lugar
Após a escavação, seque os bulbos de alho em um canteiro, sob um toldo, em uma varanda, terraço ou sótão. Uma área bem ventilada é essencial. Gazebos e cômodos aquecidos e sem umidade são adequados.
E se o tempo estiver chuvoso?
O alho deve estar maduro ao ser colhido. Não deixe que amadureça demais, caso contrário, não terá uma vida útil longa. As condições climáticas nem sempre são favoráveis — a fase de amadurecimento pode coincidir com a estação chuvosa.

Neste caso, as cabeças desenterradas são limpas de sujeira e enviadas para secar. Uma vez completamente secas, as cabeças são calibradas e quaisquer espécimes danificados ou podres são removidos.
Como preparar a colheita para a secagem
Prepare-se para a colheita do alho com antecedência. Evite regar por um mês antes. Duas semanas antes da colheita, retire metade da cabeça do solo.
Para determinar corretamente o tempo de maturidade, os jardineiros deixam uma seta em uma planta.
O sinal para a colheita será o aparecimento de sementes. Se não houver brotos, a maturação é determinada pela folhagem seca. Na zona central, as variedades de inverno são colhidas no final de julho e as de primavera em meados do outono.
Métodos de secagem
Após a secagem primária, eles passam para a preparação secundária. Antes de escolher um método de secagem, decida qual será o resultado final desejado: cravos inteiros, fatiados ou em pó.

Seque o alho descascado
Antes de secar os cravos, divida a cabeça em pedaços. Descasque cada dente, removendo os danificados. Apare o colo da raiz e triture as sementes. Isso ajudará os cravos a secarem mais rápido. Outra opção: corte-os em bolas. Despeje todos os cravos em uma bandeja forrada com papel-manteiga. O segredo é separar cada pedaço, não amontoá-los.
Coloque os vegetais no forno ou desidratador elétrico. Ajuste a temperatura para 40 graus Celsius. Na primeira opção, retire a bandeja periodicamente, deixe as sementes esfriarem, vire-as e retorne-as à posição original.
O processo leva várias horas. Tudo depende da variedade e da espessura das fatias. Você pode saber se o alho está pronto quebrando-o facilmente com as mãos. Para o segundo teste, troque as bandejas.
Cabeças inteiras secas
O alho pode ser desidratado em bulbos inteiros. Remova a casca externa para que o bulbo permaneça intacto.

Usando uma faca afiada, corte a cabeça em fatias finas de 0,5 cm de largura. Coloque cada fatia separadamente em uma bandeja. Seque o produto em uma estufa a 50 graus Celsius (122 graus Fahrenheit) ao sol. Vire as fatias periodicamente. Assim que as fatias começarem a quebrar, o processo estará completo. Agora, tudo o que resta é descascar a pele restante das fatias secas.
Cabeças em um feixe
Os caules são removidos após a secagem inicial. As raízes são aparadas a 3 centímetros e os caules são cortados no comprimento necessário, dependendo do método de armazenamento pretendido. Os bulbos são então secos por cerca de um mês em local seco e ventilado.
Para secar, deixe 30 centímetros na trança. O alho é trançado na trança adicional. Uma alça é deixada na parte superior para pendurar em um armário ou porão.
Para armazenar em meias de náilon, sacos ou cestos, corte os talos a 1 centímetro da cabeça. Seque os recipientes em uma área com correntes de ar, sob uma cobertura, por 2 a 3 semanas. Armazene o alho em local fresco ou quente, dependendo da variedade.

Onde colocar a colheita
O método de secagem é escolhido com base no volume de produção. Colhido em um campo grande, pode ser convenientemente seco ao ar livre. Se o clima estiver desfavorável, uma estufa ou galpão são suficientes. Em casa, utiliza-se um forno ou secador elétrico.
Após a secagem secundária, os vegetais são enviados para armazenamento.
Na rua
A secagem ao ar livre é utilizada por grandes fazendas e particulares, pois não exige custos adicionais. O principal é evitar o tempo chuvoso.
Os vegetais são deixados do lado de fora durante o dia. É melhor colhê-los à noite, pois o ar fica mais úmido e pode chover.
A secagem ao ar livre preserva todos os nutrientes benéficos, e é por isso que os agricultores costumam escolher esse método. Vire os bulbos de alho em dias ensolarados. Para evitar que o alho seque, seque-o com as folhas ainda. Após 3 a 5 dias, retire as pontas e guarde.

Dentro de casa
Se as condições climáticas impedirem a secagem dos vegetais ao ar livre, eles serão armazenados em ambientes fechados. As principais condições para esse tipo de secagem são boa circulação de ar, umidade moderada e um local escuro.
Em casa, os vegetais são armazenados na varanda, no sótão ou no terraço. Os produtos são dispostos em uma única camada. Esse método permite que os vegetais sequem completamente, o que leva de 1 a 2 meses. Assim que o alho estiver seco, as raízes são aparadas e as pontas removidas.
No forno
Uma pequena colheita pode ser convenientemente seca no forno. Ajuste a temperatura para 40 graus Celsius (104 graus Fahrenheit). Descasque o alho, lave-o em água corrente e corte cada dente ao meio. Disponha o alho em uma única camada, com o lado cortado para cima. Abra a porta do forno durante o processo de secagem para evitar que o alho escureça.

Assim que a umidade evapora, os cravos se quebram facilmente. Os vegetais são retirados e resfriados. São armazenados inteiros ou moídos em pó. Esta última opção é usada por produtores comerciais.
Em uma secadora elétrica
Uma maneira mais conveniente de secar vegetais é em um desidratador elétrico. Seu programa especial elimina o risco de deterioração. Antes de colocar o alho no desidratador, descasque-o, lave-o e remova os dentes danificados. Os dentes podem ser colocados de várias maneiras: fatiados finamente, cortados ao meio, em terços ou simplesmente amassados com a parte plana de uma faca.
A unidade possui cinco bandejas. Os vegetais são dispostos em uma única camada em cada bandeja. A temperatura é ajustada para 40 graus Celsius. Um ventilador distribui o ar quente uniformemente por todas as bandejas. Após aproximadamente 10 a 12 horas, os vegetais estão secos. As fatias finalizadas são semelhantes a batatas fritas e facilmente quebráveis. Usando um moedor de café, as fatias são moídas até virar pó e armazenadas.

Posso secar no sol?
O alho é frequentemente seco ao sol. Para evitar que queime, o produto é virado periodicamente. Nas regiões do sul, esse método não é recomendado. O sol escaldante pode fritar o produto, encurtando sua vida útil. Por isso, ele é seco à sombra.
Secar em estufa
Se houver uma estufa extra perto da casa, seque o alho lá. Em dias quentes, borrife cal no telhado para criar sombra. Abra as portas para permitir a circulação de ar. À noite, feche a estufa para impedir a entrada de ar úmido. Nesse local ideal, seque o alho até que esteja completamente seco.
Principais problemas e erros
Jardineiros iniciantes cultivam alho, mas não conseguem mantê-lo comestível por muito tempo. Os motivos são bastante comuns:
- Regue até que a planta esteja completamente madura. Especialistas recomendam interromper a rega um mês antes.
- Deixar o alho no sol por muito tempo causará queimaduras e diminuirá sua vida útil.
- Lave os produtos antes de secá-los. Armazená-los em fardos não requer lavagem — isso só aumentará o teor de umidade da colheita, tornando-a suscetível ao apodrecimento.
Se você seguir requisitos simples, a colheita será armazenada por muito tempo.











