Como plantar e cultivar alho-poró plantado em cabeças inteiras?

Jardineiros têm curiosidade sobre a aparência do alho plantado em cabeças inteiras. Alguns proprietários preferem cultivar alho-poró em seus lotes. Este termo pode ser confuso para jardineiros inexperientes, mas para esclarecer a questão, basta dizer que se trata de alho tradicional, ou seja, alho multibroto.

Este é o alho, que é plantado inteiro. Se plantado, produzirá uma única raiz vegetal madura. Apesar do debate entre especialistas sobre a existência de tal vegetal, os jardineiros afirmam que é perfeitamente possível cultivá-lo.

Descrição e características do alho

Às vezes, uma cabeça de alho esquecida no jardim produz uma planta bastante grande. Os jardineiros preferem usar as folhas jovens obtidas dessas cabeças "esquecidas" para molhos de salada e outros pratos. No entanto, alguns jardineiros decidem cultivar alho-poró até que ele esteja totalmente maduro, obtendo assim várias cabeças pequenas de alho.

dois alhos

Jardineiros afirmam que plantar bulbos de alho é possível e até mesmo compensador. Esses jardineiros estão dispostos a aceitar o fato de que as raízes serão bem pequenas, pois isso economiza espaço. É importante entender que o sabor do alho cultivado a partir de bulbos não é inferior ao do alho cultivado a partir de sementes.

Quase qualquer variedade de alho pode ser plantada dessa maneira. Alguns jardineiros preferem trocar variedades "especiais" da raiz, o que produz melhores resultados. Cultivá-lo em ninhos pode produzir cabeças muito maiores. Especialistas acreditam que esta é uma variedade regional comum, plantada simplesmente como cabeças. Se você plantar vários dentes separadamente, uma cabeça maior crescerá.

cabeças de alho

Para garantir a colheita, os especialistas recomendam o plantio da variedade de inverno. Após o derretimento da neve, os primeiros brotos verde-claros surgirão do solo. Os jardineiros recomendam arrancar as cabeças pelas bordas e colocá-las sobre a mesa de jantar.

Os vegetais de primavera também devem ser plantados inteiros. Isso economiza espaço na horta. As pontas dos alhos ficarão mais firmes e grossas, e a parte subterrânea terá melhor armazenamento.

Como cultivar cabeças de alho?

Hortaliças de inverno cultivadas como cabeças devem ser plantadas de 10 a 15 dias antes da primeira geada. Em climas temperados, isso ocorre no final de setembro ou início de outubro. Os cravos devem ter tempo para enraizar sem brotar novos brotos. Isso garantirá que a planta sobreviva nas condições mais confortáveis.

Para obter uma boa colheita, você precisa seguir estas regras:

  1. O alho plantado inteiro é resistente à geada, mas rapidamente fica encharcado. Os jardineiros devem prestar muita atenção a esse fator e escolher um local que não seja inundado pela água do degelo da primavera.
  2. Durante períodos de fome, os ratos podem comer as cabeças deixadas no solo. Por isso, os especialistas recomendam a instalação de proteção especial nas laterais, como redes de malha fina.
  3. Em algumas regiões com climas rigorosos, as plantações de inverno precisam ser cobertas adicionalmente com material branco não tecido. Assim que a neve derreter, esse material deve ser removido.
  4. As cabeças de alho-poró só podem ser plantadas após o solo estar completamente descongelado. Antes de plantar o alho, o solo deve ser fertilizado com fertilizante mineral. Se não houver fertilizantes disponíveis, use cinzas — uma xícara por metro quadrado.

Brotos de alho

Cuidar do alho cultivado a partir de bulbos inteiros não é diferente de cuidar de qualquer outro vegetal. Aqui estão algumas diretrizes a seguir:

  1. Siga rigorosamente as datas de plantio especificadas.
  2. Selecione cuidadosamente o solo onde você plantará suas raízes. Ele deve ser bem drenado, permeável à umidade e arejado.
  3. O solo precisa ser solto pelo menos 3 vezes por estação.
  4. O solo deve ser fertilizado pelo menos uma vez, e isso deve ser feito imediatamente antes do plantio.
  5. É importante remover os caules quebrando-os. Caso contrário, eles enfraquecerão a raiz.

Considere cuidadosamente o local de plantio. É melhor plantar alho perto de morangos ou árvores frutíferas. Evite plantar alho perto de cebolas, outras variedades ou quaisquer flores bulbosas.

desenterrando alhoO alho, que é plantado como cabeças, não gosta de grande quantidade de matéria orgânica, por isso é melhor aplicar apenas composto maduro ou húmus como fertilizante, monitorando cuidadosamente sua quantidade.

Este método de cultivo tem seus prós e contras. As vantagens incluem:

  1. Uma oportunidade de economizar espaço no seu jardim.
  2. Despretensioso no cuidado e cultivo.
  3. Bom sabor, que em nada é inferior ao alho cultivado de forma tradicional.
  4. Benefícios para as plantas próximas: Elas receberão soltura e fertilizante constantes.

cabeças de alho

Os oponentes, no entanto cultivando alho Este método afirma que nenhuma vantagem compensa o pequeno tamanho do alho e a dificuldade de colheita. Quando a planta amadurece, é preciso desenterrá-la pelas bordas para encontrar os pequenos bulbos. Se você comer o vegetal com moderação, poderá encontrar um local adequado para plantá-lo.

A planta é muito suscetível a apodrecimento e mofo se for regada incorretamente ou exposta a chuvas. Fertilizar com matéria orgânica prejudicial também pode causar doenças. No entanto, se você seguir todas as instruções corretamente, poderá obter bons resultados e evitar doenças.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

  1. Anya

    Tenho apenas um pequeno espaço no meu jardim para alho, então cultivo desta forma. Os bulbos são pequenos, mas o aroma e o sabor são intensos. As plantas não requerem nenhum cuidado especial.

    Responder

Pepinos

Melão

Batata