Entender quais feijões e em que forma são mais saudáveis só pode ser alcançado examinando o conteúdo nutricional de cada variedade. O valor nutricional de cada variedade de feijão varia, mas não significativamente. Eles contêm muitos aminoácidos, vitaminas e minerais que ajudam a restaurar a saúde dos órgãos internos. Para preparar pratos deliciosos e saudáveis com feijão, siga algumas orientações.
Qual é a diferença?
Todas as variedades de feijão são uma fonte valiosa de proteínas, vitaminas, minerais e oligoelementos. Além disso, suas propriedades benéficas são preservadas quando enlatadas e congeladas. Cada variedade difere na composição desses componentes benéficos, sabor, tamanho e cor dos grãos.

Quando se trata de cultivar a planta em seu jardim, algumas variedades são adequadas para plantio ao ar livre, enquanto outras só podem ser cultivadas em estufa. Os padrões de crescimento podem variar entre arbustivo, semi-trepante ou trepadeira. A forma como a colheita resultante é consumida também pode variar. Algumas variedades usam apenas as sementes, enquanto outras também usam as vagens.
Variedades
Entre a grande variedade de variedades, o feijão-verde é a melhor escolha. Ele é dividido em subespécies, cada uma com uma cor diferente. Dependendo de como é consumido, existem três variedades principais:
- A variedade de grãos se distingue por seus grãos particularmente nutritivos. Somente os grãos são utilizados como alimento; as vagens são muito duras e não cozinham bem.
- A variedade aspargo (vegetal) da planta pode ser usada na culinária junto com as vagens. As vagens permanecem macias durante todo o período de crescimento.
- O feijão meio-doce se caracteriza pelo fato de poder ser consumido com a vagem até a maturação completa. Ao final da estação de crescimento, a vagem endurece e não é mais adequada para consumo.
Dependendo do tempo de maturação, existem variedades precoces, intermediárias e tardias desta hortaliça. Os feijões podem ser pequenos, médios ou grandes. Os feijões grandes podem pesar até 380 g.
Branco
Os grãos macios são brancos leitosos. Contêm alto teor de proteína vegetal, com composição semelhante à da carne bovina. A fibra alimentar promove a saúde digestiva. Entre os macronutrientes, destacam-se o potássio e o fósforo, assim como os altos níveis de vitaminas do complexo B.

Essa variedade de cultura remove o colesterol prejudicial, fortalece os ossos, o coração e os vasos sanguíneos, acalma o sistema nervoso, reduz os níveis de açúcar no sangue e diminui a pressão arterial.
Vermelho
O feijão vermelho é rico em calorias, fornecendo energia e força. É pobre em gordura, livre de colesterol e rico em fibras alimentares. Uma característica marcante desta variedade é seu alto teor de matéria orgânica, especialmente potássio.
Incluir feijão vermelho na dieta ajuda a fortalecer os sistemas imunológico e nervoso, melhora a condição da pele e normaliza os níveis de açúcar no sangue. As fibras ajudam a regular o metabolismo e a eliminar toxinas do corpo.

Preto
Grãos e vagens feijão preto De cor preta e sedosa, os grãos têm um sabor adocicado e defumado. Este feijão é o mais calórico de todos, contendo 70 calorias a mais que o feijão vermelho. Contém também mais de 23 micronutrientes, além de muitas vitaminas e aminoácidos.
Os benefícios para a saúde são enormes. O feijão preto limpa os vasos sanguíneos, restaura a função cardíaca, melhora a condição da pele, remove compostos nocivos do corpo, normaliza as contagens sanguíneas e estimula a função cerebral.

Espargos
O feijão-verde não contém muita proteína, mas é rico em vitaminas, minerais e oligoelementos. 100 gramas de feijão-verde fresco contêm 45 kcal. Ele tem o menor teor de fibras, o que o torna de digestão rápida e fácil.
Graças a todo um complexo de componentes benéficos, os aspargos melhoram o funcionamento do coração e dos vasos sanguíneos, aumentam a imunidade, acalmam o sistema nervoso, normalizam o sono e removem toxinas.

Leguminosa
A variedade vagem é um feijão jovem e imaturo comum. Contém muitas substâncias benéficas, especialmente folato, vitamina B9 e ferro. Seu valor nutricional é de 24 kcal.
O feijão verde normaliza o sistema nervoso, melhora os processos metabólicos, previne o desenvolvimento de anemia, aumenta a resistência do corpo a infecções e limpa os vasos sanguíneos.

Qual forma é mais saudável?
Qualquer tipo de feijão pode ser congelado ou enlatado. Se você seguir todas as recomendações, suas propriedades benéficas serão preservadas por muito tempo. Você pode cozinhá-lo com outros vegetais ou cozinhá-lo com especiarias. Saladas com feijão são consideradas deliciosas.
Fresco
Somente o feijão-verde pode ser consumido fresco; ele precisa ficar de molho por 6 a 8 horas antes. No entanto, o cozimento moderado é o ideal.
A carne crua contém substâncias tóxicas para o corpo humano, como a lisina. Somente o tratamento térmico pode decompor esses componentes nocivos.
Congelado
Os feijões congelados retêm quase todo o seu conteúdo de vitaminas e minerais. Os aminoácidos não são destruídos durante o congelamento. Os níveis de fibras também permanecem inalterados.

Como todas as propriedades benéficas são preservadas após o descongelamento, o congelamento é uma excelente maneira de conservar o feijão por muito tempo. A regra principal é não congelar o feijão novamente. Se o feijão for congelado duas vezes, todas as suas propriedades benéficas serão perdidas.
Enlatado
O feijão enlatado retém muitas das propriedades benéficas do feijão fresco. Também é rico em proteínas, fibras e micro e macronutrientes. Portanto, também melhora a função do trato digestivo, restaura as contagens sanguíneas e normaliza a função cardíaca.
Uma grande vantagem desse método de armazenamento é que eles podem ser usados imediatamente, após um leve reaquecimento. Feijões enlatados são adicionados a sopas e saladas. É melhor escolher feijões enlatados em um pote de vidro e mantidos em seu próprio suco.

Como escolher corretamente
Ao escolher qualquer Ao escolher o feijão, você precisa examinar cuidadosamente sua aparênciaA alta qualidade do produto é evidenciada por:
- superfície de grãos lisa, sem danos, manchas ou placas;
- uma mistura solta de feijões sem partículas estranhas;
- grãos de qualidade devem fluir livremente e ter tamanho uniforme;
- a consistência é elástica e densa.
Se o produto estiver embalado, a embalagem deve estar intacta. Certifique-se de verificar a data de embalagem e a data de validade.
Propriedades benéficas
O feijão ajuda a lidar com muitos processos patológicos no corpo:
- O produto reduz o colesterol, normaliza os níveis de glicose no sangue e elimina toxinas. Todas essas propriedades são benéficas para diabéticos.
- As fibras restauram a função intestinal, por isso o feijão é recomendado para inclusão na dieta de pacientes com evacuações irregulares.
- Micro e macroelementos têm um efeito benéfico no sistema cardiovascular. Esses e outros componentes valiosos reduzem o estresse no coração, melhoram a circulação e limpam os vasos sanguíneos.
- As proteínas vegetais são totalmente absorvidas pelo organismo sem sobrecarregar o trato digestivo. Elas fornecem energia e não contribuem para o ganho de peso.
Um produto saudável em quantidades moderadas melhorará o funcionamento de todos os órgãos internos.

Composição e conteúdo calórico
O feijão contém muitas proteínas, minerais e vitaminas, que ajudam a aumentar a imunidade, melhorar os processos metabólicos e restaurar o funcionamento de todos os sistemas do corpo.
O feijão contém 20 g de proteína, 3 g de gordura e 46 g de carboidratos. 100 g de feijão cru contêm aproximadamente 290 kcal, enquanto o feijão cozido contém 100 kcal.
Benefícios e malefícios
Feijões crus não devem ser consumidos, pois contêm muitas substâncias tóxicas. Essas toxinas são destruídas pelo tratamento térmico e pelo cozimento adequado. As contraindicações ao consumo de feijão incluem úlceras, doenças hepáticas, estomacais e pancreáticas em estágio agudo.
Métodos de armazenamento
Existem três métodos principais armazenando feijões:
- secagem (os grãos secos são armazenados a uma temperatura de -5…+5 graus em sacos de lona, potes de vidro ou caixas de papelão);
- congelamento (os grãos preparados são colocados em sacos plásticos);
- enlatamento.
Cada método tem suas próprias recomendações para preservar a quantidade máxima de componentes úteis.

Recomendações para cozinhar diferentes tipos
O feijão pode ser cozido, cozido ou adicionado a saladas:
- Recomenda-se deixar muitos tipos de feijão de molho em água por 6 horas na geladeira antes de cozinhar.
- Você pode cobrir os grãos com água, colocá-los no fogão e cozinhar por 2 a 3 minutos após a fervura. Em seguida, tampe o recipiente por duas horas. Após duas horas, escorra a água, enxágue os grãos e cozinhe até ficarem macios.
- Não é recomendado misturar vários tipos de feijão durante o cozimento.
- Para retardar o cozimento do feijão, recomenda-se adicionar água fria durante o cozimento.
Cada receita tem suas próprias nuances de preparo. Se você seguir as instruções, obterá um prato delicioso e saudável.












Todas as variedades de feijão são saudáveis, e eu as escolhi com base apenas no sabor. Cultivo apenas feijão branco e sempre fertilizo as mudas comBioGrow".