- Benefícios da colheita de frutas vermelhas para o inverno
- Como escolher mirtilos frescos
- Preparando os ingredientes e recipientes necessários
- As melhores receitas de conservas de mirtilo para o inverno:
- Geleia clássica
- Geleia de mirtilo
- Xarope de frutas vermelhas
- Geleia perfumada
- Lingonberry em geleia para o inverno
- Suco de frutas vermelhas
- O licor mais delicioso
- Suco
- Conserva de frutas vermelhas
- Secagem de mirtilos
- Preparando pastila
- Uma receita de conserva incomum
- Mirtilos esmagados com açúcar
- Molho e tempero para carne
- Doce de frutas e bagas
- Geleia doce sem cozinhar
- Congelar
- Lingonberries em açúcar de confeiteiro
- Tintura de lingonberry com vodka
- Como e por quanto tempo armazenar as preparações
Os mirtilos são apreciados por seu excelente sabor e benefícios à saúde, por isso são frequentemente usados em conservas. Existem diversas receitas para preparar mirtilos para o inverno sem cozinhá-los. Essas receitas variam nos ingredientes e nas especificidades do processo de cozimento.
Benefícios da colheita de frutas vermelhas para o inverno
Muitas donas de casa preferem estocar mirtilos para o inverno devido a uma série de benefícios, incluindo:
- As conservas têm longa vida útil quando armazenadas em condições favoráveis, o que permite o preparo de diversas receitas e a abertura ocasional das conservas.
- Frutas vermelhas combinam bem com outros ingredientes. Combinar mirtilos com frutas e especiarias cria sabores requintados.
- Os mirtilos podem ser colhidos em qualquer forma: congelados, secos ou cozidos frescos.
- Essas guloseimas são benéficas para quem tem diabetes e outras doenças. Além disso, os mirtilos são considerados um poderoso antioxidante e retardam o processo de envelhecimento do corpo.
Como escolher mirtilos frescos
Selecionar frutas frescas é crucial antes do preparo. Para garantir que a conserva mantenha seu sabor, as frutas devem ser firmes, de tamanho médio e livres de defeitos visíveis e sinais de podridão.
Também vale a pena prestar atenção à cor dos frutos: uma cor uniforme indica amadurecimento adequado.
Preparando os ingredientes e recipientes necessários
Ao preparar as conservas, recomenda-se preparar todos os ingredientes e recipientes com antecedência. Você precisará de várias panelas, uma colher para mexer a mistura e potes esterilizados com tampas herméticas. Os recipientes são esterilizados por aquecimento em um único ambiente a 70-80 graus Celsius. Essa alta temperatura elimina bactérias e poeira dos potes.
As frutas selecionadas para o preparo são pré-lavadas em água fria, os talos são removidos e deixados para secar naturalmente. Se você tiver tempo livre, pode deixar os mirtilos na água por algumas horas.
As melhores receitas de conservas de mirtilo para o inverno:
Frutas vermelhas maduras podem ser usadas para fazer uma grande variedade de guloseimas. Para escolher a receita certa, é recomendável se familiarizar com as opções populares e escolher uma com base nas suas preferências e orçamento.
Geleia clássica
Despeje água fervente sobre as frutas vermelhas e deixe em infusão por 2 a 3 minutos. Em seguida, escorra a água e despeje os mirtilos em uma panela. Em um recipiente separado, faça uma calda usando 1 kg de frutas vermelhas, um copo de água e 1,5 kg de açúcar. Despeje a calda fervente sobre as frutas vermelhas e continue cozinhando até atingir a consistência desejada. Opcionalmente, adicione cravo, maçãs ou peras picadas finamente e raspas e raspas de limão no final do cozimento.

Geleia de mirtilo
Para conservar a geleia, você pode usar frutas vermelhas frescas ou congeladas. Lave as frutas vermelhas, coloque-as em uma panela e bata no liquidificador. Em seguida, adicione o açúcar e a água e leve a panela ao fogo baixo. Deixe a mistura ferver e cozinhe por 2 a 3 minutos, até que o açúcar esteja completamente dissolvido. Como as frutas vermelhas são ricas em pectina, a geleia engrossará sem a necessidade de agentes gelificantes adicionais.
Xarope de frutas vermelhas
Frutas vermelhas maduras são adequadas para xarope; elas devem ser lavadas e colocadas em um recipiente de vidro previamente. O xarope de frutas vermelhas é preparado com os seguintes ingredientes:
- 1 kg de mirtilos;
- 400 ml de água;
- 300 g de açúcar;
- um punhado de raspas de limão.
Misture todos os ingredientes, leve ao fogo médio para ferver, coe e deixe esfriar. Despeje a calda pronta em um recipiente, cubra com papel-manteiga e guarde em local fresco.

Geleia perfumada
A geleia de frutas vermelhas é moderadamente doce e não enjoativa, com um leve toque ácido. O processo de preparo consiste nas seguintes etapas:
- Os frutos maduros são lavados e deixados secar, depois são transferidos para uma panela.
- Adiciona-se água às frutas e elas são aquecidas em fogo baixo até ficarem macias.
- A massa resultante é passada por uma peneira, misturada com açúcar e cozida até ficar pronta.
- Quando a mistura adquirir a consistência de geleia, o produto final pode ser conservado em potes esterilizados.
Lingonberry em geleia para o inverno
Para conservar a geleia, coloque as frutas vermelhas em uma panela e cozinhe em fogo baixo no próprio suco até que comecem a se abrir. Coe a mistura cozida em uma peneira fina, adicione 2 xícaras de açúcar ou mel para adoçar e continue cozinhando em fogo baixo até ficar pronta. A geleia resfriada é despejada em recipientes esterilizados e fechados com tampas.

Suco de frutas vermelhas
O suco de lingonberry é rápido de preparar, refrescante e mata a sede. Para prepará-lo, amasse as frutas para extrair o suco, coloque-as em água fervente e misture com açúcar. Misture todos os ingredientes, leve para ferver e retire do fogo. Assim que o suco esfriar e ficar em infusão, coe-o em uma peneira e engarrafe. A bebida pode ser enlatada ou consumida imediatamente.
O licor mais delicioso
Para fazer o licor, os mirtilos são esmagados, cobertos com vodca e deixados em infusão por 12 a 14 dias. A mistura é agitada periodicamente e, após a infusão, é misturada com xarope de açúcar fervido e resfriado. Após 70 a 90 minutos, a bebida é filtrada e engarrafada.
Suco
A maneira mais fácil de fazer suco é com um liquidificador. Lave os mirtilos lavados, misture-os com açúcar e dilua-os em água. Use uma peneira para separar o suco do restante. O produto final pode ser consumido imediatamente ou fervido e armazenado em recipientes esterilizados para armazenamento a longo prazo.

Conserva de frutas vermelhas
A receita de mirtilos em conserva é considerada uma das mais simples. Você pode conservar os frutos da seguinte maneira:
- Ferva a solução salina e deixe esfriar.
- As frutas são colocadas em potes até a borda e cobertas com calda.
- Para dar sabor, você pode adicionar algumas fatias de maçãs descascadas aos potes.
- Cubra os potes com opressão e gaze por cima e, após 20 dias, coloque o produto marinado na geladeira para armazenamento.
Secagem de mirtilos
Você pode secar mirtilos rapidamente em um desidratador elétrico. Lave os frutos e espalhe-os em uma única camada. Ligue o desidratador a 60 graus Celsius (140 graus Fahrenheit) e vire os frutos várias vezes durante o processo de secagem para garantir uma secagem uniforme. Armazene os frutos secos em um recipiente de vidro hermético. Os mirtilos secos podem ser usados para fazer uma variedade de sobremesas e conservas.

Preparando pastila
Coloque os mirtilos em uma tigela esmaltada e leve ao forno a 80 graus Celsius (176 graus Fahrenheit) até amolecerem completamente. Passe os mirtilos cozidos no vapor por uma peneira e misture a mistura resultante com o açúcar. Coloque a mistura de mirtilos em uma assadeira forrada com papel manteiga e leve ao forno a 40-60 graus Celsius (104-140 graus Fahrenheit) até secar. Adicione uma nova camada à camada seca e continue secando. Quando houver 3-5 camadas, corte a pastila e guarde em local seco.
Uma receita de conserva incomum
O método original de conserva envolve a adição de ingredientes secundários. Os mirtilos vermelhos são misturados com repolho e cenoura picados e, em seguida, conservados de acordo com a receita clássica. Esta preparação é adequada para servir como acompanhamento de um prato principal.
Mirtilos esmagados com açúcar
Amassando as frutas com uma colher de pau e misturando-as com açúcar, você pode criar uma geleia que pode ser usada como sobremesa ou como acompanhamento doce de outros pratos. A geleia é colocada em recipientes de vidro e armazenada na geladeira.

Molho e tempero para carne
Um molho para pratos de carne é feito com mirtilos amolecidos. As frutas são batidas no liquidificador e cozidas em fogo baixo, adicionando ervas, raiz de gengibre ralada, amido e canela.
Doce de frutas e bagas
Devido ao seu sabor agradavelmente ácido, os mirtilos combinam bem com uma variedade de frutas. Na maioria das vezes, as frutas são conservadas com fatias de maçã. Canela e outras especiarias são usadas como ingredientes adicionais.
Você pode preparar esta guloseima de frutas e bagas imediatamente antes do consumo, seguindo a seguinte receita:
- Os mirtilos são lavados e deixados secar, depois são colocados em um recipiente de volume adequado.
- Adicione maçãs, peras e outras frutas picadas finamente a gosto.
- Para reduzir a acidez da fruta, polvilhe o doce com açúcar e misture bem.
Geleia doce sem cozinhar
Fazer geleia sem ferver as frutas tradicionalmente permite que você economize tempo. Para fazer a geleia doce, as frutas são selecionadas e lavadas em água corrente fria. As frutas lavadas são colocadas em um frasco de vidro pré-esterilizado.

Em um recipiente separado, prepare a calda dissolvendo o açúcar em água fria, adicionando suco de limão e levando para ferver em fogo médio. Despeje a calda preparada sobre os mirtilos e feche bem os potes com tampas herméticas. Vire os potes de cabeça para baixo, cubra com um pano quente e deixe esfriar. Em seguida, guarde em local fresco e escuro.
Congelar
Antes de congelar, os mirtilos devem ser bem lavados e secos. Para facilitar, divida-os em vários sacos, coloque-os no congelador e retire-os conforme necessário.

Lingonberries em açúcar de confeiteiro
Se você não puder processar as frutas, basta lavá-las e polvilhá-las com açúcar de confeiteiro. Esta delícia rende uma sobremesa simples.
Tintura de lingonberry com vodka
Esta tintura forte é perfeita para beber como aperitivo. Para preparar a bebida alcoólica, as frutas vermelhas são esmagadas e misturadas com açúcar e vodca. Os ingredientes são bem misturados, colocados em um recipiente hermeticamente fechado e armazenados em local fresco por um mês. Agite o recipiente periodicamente. Após um mês, coe a solução com um pano úmido e despeje em um recipiente limpo. Após alguns dias, a tintura ficará mais transparente e poderá ser engarrafada para armazenamento permanente.
Como e por quanto tempo armazenar as preparações
Você pode armazenar suas conservas por mais de um ano em um local fresco e escuro. Locais ideais para armazenamento incluem geladeira, adega, despensa ou armário.











