A culinária georgiana é tão única que é impossível confundi-la com qualquer outra. Cada prato tem um sabor cativante: moderadamente picante e levemente adocicado. Muitas pessoas acreditam que reproduzir essa iguaria nacional é difícil. Mas isso não é totalmente verdade! Por exemplo, você pode preparar adjika georgiana para o inverno e adicioná-la a outros pratos ao longo do ano.
Alguns pontos importantes
Ao preparar uma obra-prima culinária, um chef deve conhecer suas características específicas. Em relação ao adjika georgiano, há algumas coisas a serem consideradas:
- Alguns ingredientes deste prato são muito quentes. Manuseá-los pode causar queimaduras. Portanto, recomenda-se o uso de luvas ao prepará-los.
- O adjika é armazenado em potes esterilizados. Antes de transferir o produto para um recipiente, coloque-o no forno pré-aquecido a 200 graus Celsius por 15 minutos.
- O frasco deve ser bem fechado com uma tampa para criar um ambiente hermeticamente fechado.
- A preparação contém uma grande quantidade de óleos essenciais. Portanto, não é recomendada para pessoas com distúrbios gastrointestinais.
Ao criar este tempero, assim como ao preparar qualquer outro prato, é necessário respeitar rigorosamente as proporções de cada ingrediente.

Selecionando e preparando os ingredientes principais
Para preparar adjika você precisará de vários ingredientes básicos:
- A base é pimenta. Se quiser um prato moderadamente picante, use apenas a polpa. Para um toque picante, use a pimenta inteira, incluindo as sementes e as membranas. Antes de cozinhar, pique e seque a pimenta.
- Fazer adjika georgiano é impossível sem temperos. Para meio quilo de pimenta, você precisará de 4 cabeças de alho, 200 gramas de salsa e 200 gramas de coentro, 50 gramas de khmeli-suneli, 25 gramas de sementes de coentro e 3 colheres de sopa de sal.
- Outro ingrediente para esta preparação são as nozes. Moa 100 gramas dessas nozes em um moedor de carne junto com o alho.
Claro que para preparar o preparado você deve preparar potes de vidro esterilizados com tampa.
Métodos para preparar adjika georgiano para o inverno
O adjika pode ser preparado de duas maneiras: com ou sem tratamento térmico. As receitas também podem variar nos ingredientes que contêm.
Uma receita rápida sem tratamento térmico
Para fazer este molho sem cozimento, você precisará apenas de temperos frescos, que conferem um aroma cativante. Esta receita rápida e fácil consiste em apenas três passos básicos:
- picar pimentões, salsa ou coentro no liquidificador;
- alho picado, nozes e sementes de coentro;
- combinando todos os ingredientes, adicionando sal e lúpulo-suneli.
O prato preparado deve ser bem misturado por 5 a 10 minutos.

Receita tradicional
O autêntico adjika georgiano requer tratamento térmico para garantir que o molho fique macio e suculento. Para prepará-lo, você precisará de:
- Despeje água fervente sobre os pimentões picados e deixe os vegetais em infusão por 2 a 3 horas;
- coe o líquido, esprema a pimenta para retirar qualquer água restante;
- processar o componente principal com um liquidificador;
- adicione especiarias, ervas picadas, nozes, misture bem;
- reprocesse todos os ingredientes com um liquidificador.
Durante o período de molho, os pimentões podem flutuar na superfície da água. Para evitar isso, recomenda-se colocar um peso pequeno sobre eles.

Em russo
Vale ressaltar que a receita russa de adjika não tem nada a ver com a da Geórgia. É uma versão modificada do condimento original, com sabor mais rico e menos picante. O preparo é o seguinte:
- O ingrediente principal é 1 kg de tomates. Moa-os em um moedor de carne elétrico para obter 1 litro de suco vegetal.
- Separadamente, um copo (150-200 ml) de dentes de alho descascados deve ser processado em um moedor de carne.
- Você precisa misturar o molho de tomate com o alho picado, adicionando 1-2 colheres de sopa de sal a essa mistura.
O adjika pronto precisa ser deixado em infusão por 2 a 4 horas, mexendo periodicamente.

De tomates e alho
Outra versão de adjika é feita com tomate e alho. Este prato será mais picante e saboroso, podendo ser usado no lugar do clássico molho georgiano. Para prepará-lo, você precisará de:
- processe 5 quilos de pimentões e tomates em um moedor de carne;
- Pique separadamente 500 gramas de alho e adicione ao molho de legumes resultante;
- adicione 1 colher de sopa de vinagre 9% à massa principal, adicione sal a gosto;
- Mexa o conteúdo periodicamente por 2 a 4 horas.
Se você quiser aumentar o tempero da preparação, junto com o restante dos vegetais, você precisa picar 3 vagens de pimenta.

Com cenouras e maçãs
No inverno, recomenda-se adicionar adjika de cenoura e maçã à carne ou a um acompanhamento. Isso ocorre porque esses alimentos são ricos em vitamina C, que fortalece o sistema imunológico. Para preparar este prato, você precisará de:
- Descasque e pique finamente 500 gramas de maçãs agridoces, 1,5 kg de tomates, 500 gramas de pimentões e 500 gramas de cenouras;
- Coloque todos os ingredientes em um recipiente fundo, adicione um pouco de água e cozinhe em fogo baixo até amolecer;
- adicione 1 cabeça média de alho, amassada no liquidificador;
- despeje 0,5 l de óleo;
- continue cozinhando todo o conteúdo em fogo baixo por mais 5 minutos.
O adjika perfumado e suculento está quase pronto. Só falta deixá-lo em infusão por 2 horas.

De pimenta
O adjika georgiano autêntico deve ser picante. Portanto, recomenda-se o uso de pimentas. Os ingredientes e o modo de preparo são os mesmos do adjika clássico.
Mas as proporções dos ingredientes são ligeiramente diferentes. Para meio quilo de pimenta, você precisará de 1 cabeça grande de alho, 2 pacotes de tempero khmeli-suneli, 1 pacote de sementes de coentro e 1 pacote de coentro seco, 7 nozes, 2 colheres de chá de sal e 3% de vinagre.

Como e por quanto tempo a preparação é armazenada?
O adjika caseiro pode ser armazenado em um recipiente de vidro com tampa hermeticamente fechada. A geladeira é o local ideal. Se não houver prateleiras livres na geladeira, qualquer local seco e fresco pode ser usado como alternativa. Sua validade máxima é de 6 meses.
Os amantes da culinária georgiana não precisam necessariamente visitar este país magnífico ou seus restaurantes. Basta criar adjika com vegetais da estação, que pode ser adicionado a qualquer prato durante todo o inverno, adicionando um toque de sabor georgiano a cada um.











