- Especificidades do preparo do lecho com feijão
- Selecionando e preparando feijões
- Como preparar lecho com feijão para o inverno
- Receita clássica
- Com cenouras
- Com berinjelas
- Com feijão verde
- Com pasta de tomate
- Com feijão vermelho
- Com uvas
- Com feijão verde
- Em uma multicozinha
- Leite de caçador com feijão branco e linguiça defumada
- Como e por quanto tempo o lecho é armazenado?
- Conclusão
Lecho com vários legumes e feijão é um prato indispensável no inverno frio, especialmente quando você quer um acompanhamento substancioso para acompanhar sua carne. Este prato é semelhante ao ratatouille francês. Costumava ser feito apenas com legumes, mas mais tarde, salsichas ou pedaços de carne foram adicionados.
Especificidades do preparo do lecho com feijão
Anteriormente, existia apenas uma versão vegetariana do lecho. Era feito com vegetais nativos da Hungria: tomates maduros, pimentões doces e cebolas. As preparações frias de lecho incluem ingredientes adicionais, como feijão, cenoura, abobrinha e maçã. Existem inúmeras variações deste prato, mas o importante é que o lecho é sempre delicioso.
Na Rússia, o prato é adaptado aos ingredientes disponíveis localmente. Uma receita particularmente popular envolve a adição de tomates no final, resultando em um lecho espesso e rico em tomate.
Selecionando e preparando feijões
Não é possível usar mais de um tipo de feijão para o lecho, pois eles cozinham em velocidades diferentes. O feijão vermelho é o mais frequentemente escolhido para o lecho, enquanto o feijão branco é menos comum em receitas. Ele é pré-cozido.
Antes de fazer a conserva, deixe o feijão de molho em água fria por 24 horas para que ele inche o suficiente. Cozinhe em fogo médio, monitorando constantemente a quantidade de líquido na panela. Adicione sal somente no final do cozimento.
Bom saber: a receita geralmente usa especiarias como khmeli-suneli, alecrim, pimenta-do-reino, manjericão e tomilho.

Como preparar lecho com feijão para o inverno
Diferentes nacionalidades têm seu próprio jeito único de preparar lecho. Variações simples e interessantes ajudarão a adicionar variedade ao sabor deste prato tão querido.
Receita clássica
A geleia de lecho não é apenas muito saudável, mas também incrivelmente deliciosa. Depois de abrir o pote, você pode comer todo o conteúdo em uma única refeição — é impossível resistir a um prato tão delicioso. Você precisará de cerca de 2,5 kg de pimentões grandes, cerca de 800 gramas de feijão vermelho, 3 kg de tomates (carnudos e maduros) e meio quilo de cebola roxa. Adicione 5 colheres de sopa de açúcar cristal, 3 colheres de sopa de sal grosso, meia garrafa de azeite e 120 ml de vinagre.
Receita passo a passo:
- Os tomates são descascados e amassados até formar um purê. O pimentão é cortado em fatias finas. Os vegetais são levados ao fogo.
- Adicione a cebola picada e o feijão previamente demolhado à panela. Assim que o prato ferver, ajuste o timer para 25 minutos.
- Despeje o óleo e o vinagre na panela e adicione os ingredientes secos.
- O lecho é colocado em potes secos e limpos e hermeticamente fechados com tampas.

Com cenouras
Depois de preparar este delicioso lecho, será difícil resistir a comê-lo antes do inverno. Você precisará de apenas 300 gramas de cenoura, 1,2 quilo de pimentão maduro e 200 gramas de feijão. Você também precisará de cerca de três quilos de tomates (ou 1,5 litro de suco de tomate natural, como substituto), seis cebolas, 10 dentes de alho, 200 gramas de sal, 300 gramas de açúcar, 500 mililitros de óleo de girassol e pimenta-do-reino moída (opcional).
Preparação:
- Coloque os legumes picados em uma panela. Em seguida, adicione o feijão pré-cozido.
- Fazer um molho de tomate é fácil: descasque os tomates e amasse-os com um amassador de batatas. Despeje o purê de tomate em uma panela.
- Deixe ferver em fogo baixo e cozinhe por 35 minutos.
- Adicione alho picado, azeite e temperos ao prato. Cozinhe por 5 minutos.
- Distribua o produto final em potes e enrole-os.
Com berinjelas
O sabor delicioso deste prato não deixará ninguém indiferente. A berinjela madura confere um toque picante especial ao lecho. Você precisará de cerca de dois quilos dela. Você também precisará de 2 a 3 xícaras de feijão vermelho, 2 quilos de tomates maduros, meio quilo de cebola, 1 quilo de pimentão e uma cabeça de alho. Para temperar, o ideal é usar uma pimenta de 2 centímetros, 400 mililitros de óleo vegetal aromático, meia xícara de açúcar, 100 gramas de sal e 150 mililitros de vinagre.
Receita:
- Faça um molho com os tomates e pique os vegetais a gosto. Coloque os pedaços em uma panela e despeje o purê de tomate por cima.
- Leve o prato ao fogo e cozinhe em fogo baixo por meia hora.
- Coloque os temperos, o azeite e o vinagre em uma panela. Cozinhe os vegetais por 5 minutos.
- Coloque o leite em potes e feche com tampas de metal.

Com feijão verde
Somente vagens novas e macias são adequadas para este prato. Se as vagens estiverem macias e suculentas, o sabor do prato estará garantido. Você precisará de 2 quilos de vagens, 3 cebolas, 2 cenouras grandes, 600 ml de óleo, 1 litro de suco de tomate e 1 cabeça de alho. Para os temperos, prepare 100 gramas de sal, 150 gramas de açúcar cristal, 1 colher de sopa de vinagre, 2 folhas de louro e pimenta a gosto.
Modo de preparo:
- Pique todos os vegetais e rale o alho. Aqueça o azeite em uma panela e adicione os vegetais picados, exceto o feijão. Cozinhe em fogo baixo por 10 minutos e, em seguida, adicione o suco de tomate.
- Adicione os temperos, a polpa de alho e o feijão ao prato. Leve os legumes para ferver. Cozinhe por 40 minutos. Em seguida, adicione o vinagre e mexa bem. Cozinhe em fogo baixo por 15 minutos.
- Distribua o lecho pronto em potes de vidro e feche-os com tampas esterilizadas.
Com pasta de tomate
A adição de concentrado de tomate confere um sabor mais rico e vibrante ao prato. Para preparar este acompanhamento corretamente, siga estas proporções: 1 quilo de pimentão amarelo, 130 gramas de açúcar cristal, 450 gramas de extrato de tomate natural, 600 gramas de cebola e 400 gramas de cenoura. Você também precisará de alho, 2 colheres de sopa de vinagre, 300 gramas de feijão, 1 colher de sopa de sal e 1/2 xícara de azeite.
Receita passo a passo:
- Corte os vegetais em pedaços, exceto o alho – ele precisa ser ralado.
- Em uma panela quente, refogue a cebola no óleo, adicione as cenouras e deixe cozinhar em fogo baixo.
- Coloque os legumes restantes e o feijão pré-cozido em uma panela. Misture o macarrão com água morna e adicione à panela com os legumes. Cozinhe em fogo baixo por 40 minutos.
- Em seguida, adicione sal e pimenta e cozinhe em fogo baixo por 5 minutos. Por fim, adicione o vinagre e cozinhe em fogo baixo por mais 2 minutos.
- Distribua o produto final em potes limpos e enrole.

Com feijão vermelho
A receita clássica húngara pede apenas feijão vermelho em lecho. Esses grãos dão um toque especial à aparência do produto. Para preparar esta deliciosa conserva, você precisará de 3 litros de suco de tomate natural, 3 colheres de sopa de açúcar, 1 quilo de cenoura e 1 de cebola, e 3 quilos de pimentão. Você também precisará de 1 xícara de óleo de girassol, 3 colheres de sopa de sal e 2 xícaras de feijão vermelho.
O método de preparo é semelhante ao da receita clássica. O segredo é preparar o feijão com antecedência: deixe-o de molho em água fria e cozinhe até ficar meio cozido.
Com uvas
Uma variação interessante deste prato que ajuda a introduzir você à culinária mediterrânea. Adicionar uvas ao lecho altera seu sabor irreconhecível. O prato é realmente de dar água na boca. Prepare os ingredientes com antecedência, que são facilmente encontrados em qualquer mercado: 2 quilos de pimentão e 2 quilos de tomate, 1,6 quilo de uvas-passas, 2 cabeças de alho e 1 pimenta. Você também precisará de 180 gramas de açúcar granulado, 6 colheres de sopa de vinagre, 250 mililitros de óleo vegetal, 3 colheres de sopa de sal e 4 folhas de louro.
Receita:
- Faça um purê com os tomates, pique o alho e pique os vegetais restantes.
- Esprema o suco de uva por uma peneira.
- Ferva o purê de tomate, adicione os legumes picados e o suco de uva. Deixe ferver.
- Adicione os temperos e o azeite e cozinhe o prato por 30 minutos.
- Quando o lecho estiver pronto, adicione vinagre e cozinhe por mais 3 minutos.
- Despeje em potes limpos e enrole.

Com feijão verde
Se você está cansado de fazer lecho do jeito clássico, pode substituir o feijão comum por vagem. Isso alterará um pouco o sabor do prato.
Você precisará de meio quilo de vagem nova (sem o feijão), cerca de 1,5 quilo de tomates maduros, 500 gramas de pimentões coloridos, 400 gramas de cenouras novas e uma cabeça de alho fresco. Adicione 2 xícaras de óleo de girassol, 3 colheres de sopa de vinagre, 1/2 xícara de açúcar e 2 colheres de sopa de sal de cozinha a este lecho.
O preparo é semelhante à receita clássica padrão. O feijão-verde é adicionado junto com a manteiga, o sal e o açúcar quando o prato ferve pela primeira vez. Depois de adicionar todos os ingredientes, o vinagre é despejado no lecho e ele é fervido em fogo baixo por 7 minutos. Em seguida, ele é dividido em potes limpos.
Em uma multicozinha
Você precisará da mesma quantidade de ingredientes da receita clássica descrita acima. Graças à panela elétrica, este prato pode ser preparado sem muito esforço. Antes de cozinhar, pique todos os vegetais (os tomates são para o purê). Coloque todos os pedaços de vegetais na tigela da panela elétrica e ajuste o modo "Cozido".
O lecho é cozido por meia hora. Em seguida, são adicionados os ingredientes secos, o azeite e o vinagre. A panela elétrica é fechada novamente e o prato é cozido por mais 5 minutos.
Distribua o lecho pronto em potes esterilizados e enrole-os firmemente.

Leite de caçador com feijão branco e linguiça defumada
Esta versão de lecho húngaro para caçadores é a favorita de muitos, especialmente dos homens. Ingredientes: 3 pimentões grandes e multicoloridos, 3 tomates rosados e carnudos, 250 gramas de cogumelos (champignons), 400 gramas de linguiça defumada, 3 cebolas médias. Temperos: 1 colher de sopa de páprica moída, sal e pimenta a gosto. 200 gramas de açúcar e cerca de 1 xícara de óleo vegetal também são úteis.
Receita:
- Corte os cogumelos e os vegetais em pedaços pequenos. Refogue a cebola até dourar e, em seguida, adicione as tiras de pimentão. Cozinhe em fogo baixo por 5 minutos.
- Coloque todos os pedaços picados e as cebolas fritas em uma panela. Cozinhe em fogo baixo por 25 minutos. Em seguida, adicione os temperos, o açúcar e a linguiça fatiada.
- Ferva o lecho por 10 minutos, depois distribua em potes e enrole as tampas.
Como e por quanto tempo o lecho é armazenado?
O Lecho é armazenado da mesma forma que outros alimentos enlatados. Só pode ser armazenado em local escuro e seco. Somente nessas condições podemos garantir o teor vitamínico e a cor vibrante deste produto.
- Armazene o lecho em uma temperatura acima de +5 graus Celsius.
- A 0 graus, o produto pode perder o sabor e a riqueza da cor dos vegetais.
- O prazo de validade na geladeira é de 12 meses.

Conclusão
Receitas simples para fazer um delicioso lecho com feijão ajudarão você a preparar este prato para o inverno. Algumas receitas originais também ajudarão você a adicionar novos ingredientes a este prato, alterando ligeiramente seu sabor familiar.











