- Os benefícios de conservar berinjelas inteiras para o inverno
- Selecionando e preparando vegetais
- Nós esterilizamos recipientes
- Receitas e instruções passo a passo
- A maneira tradicional nos bancos
- Legumes em conserva para o inverno com vinagre
- Preparação sem esterilização
- Receita com pimentas e coentro picante em salmoura
- Preparamos os azuis doces em uma marinada
- Berinjelas em óleo
- Aperitivo em molho de tomate
- Conservas com pimentões e cenouras
- Condições e períodos de armazenamento
Berinjelas frescas e inteiras para o inverno são um prato delicioso que vai embelezar tanto a mesa do dia a dia quanto a de festas. Siga algumas orientações para garantir que os vegetais permaneçam inteiros, sem amargor e sem desintegração durante o armazenamento. As receitas mais deliciosas incluem aquelas com pimentas e coentro picante, em uma marinada doce, em molho de tomate e azeite, e com pimentões e cenouras.
Os benefícios de conservar berinjelas inteiras para o inverno
Berinjelas inteiras para o inverno são um prato fácil de preparar que desenvolverá novos sabores durante o armazenamento. Conservá-las tem várias vantagens:
- pode ser armazenado por até três anos;
- os vegetais têm um sabor brilhante;
- a textura das berinjelas permanece crocante e densa;
- os vegetais não perdem a tonalidade azulada;
- não levará muito tempo para preparar e processar;
- O produto final pode ser usado para vários fins, por exemplo, consumido inteiro ou adicionado em pedaços a uma salada.
Berinjelas, quando inteiras, ficam lindas. Elas lembram barcos que podem ser recheados ou simplesmente cobertos com guarnições. Por exemplo, tomates, queijo cremoso, ervas frescas como manjericão, salsa ou endro, ovos frescos e muito mais combinam bem.

Selecionando e preparando vegetais
É crucial escolher os vegetais certos para essas receitas. Caso contrário, as berinjelas ficarão amargas, estragando o prato inteiro e desperdiçando todo o seu esforço. Os seguintes vegetais são adequados:
- sem sinais de danos graves;
- fresco, totalmente maduro, mas não maduro demais;
- com crosta fina, mas elástica e intacta;
- cerca de 15 centímetros de comprimento, mas não mais que 20, os muito pequenos também não são bem-vindos;
- com talo verde, não seco;
- com polpa branca e muito elástica, sem o menor traço de amarelamento ou tonalidade azulada.
Preparar berinjelas para esta receita é bastante simples. Lave-as bem em água corrente morna e enxágue com água fria. Em seguida, fure-as com um palito (para evitar que a casca rache e a polpa transborde para dentro do pote durante o processo de marinada) e corte as pontas (até um centímetro) de ambos os lados.
Em seguida, as berinjelas são mergulhadas em água salgada (pelo menos uma colher de sopa de sal grosso precisará ser dissolvida por litro) e deixadas por duas horas. A imersão em sal é necessária para remover o excesso de amargor.

Nós esterilizamos recipientes
Berinjelas inteiras ficam melhor conservadas em potes de dois ou três litros. Primeiro, lave bem os potes com bicarbonato de sódio e água quente e, em seguida, cozinhe-os no vapor. Você também pode cozinhá-los no vapor com uma chaleira ou simplesmente aquecê-los no micro-ondas por alguns segundos. As tampas de vedação devem ser fervidas separadamente por pelo menos três minutos.
Receitas e instruções passo a passo
As melhores receitas são bem simples. Até um cozinheiro iniciante consegue prepará-las.
A maneira tradicional nos bancos
Você precisará levar um recipiente de três litros;
- 2 quilos de berinjelas;
- 3 guarda-chuvas de endro;
- 4 folhas de louro;
- 7 dentes grandes de alho;
- 100 ml de vinagre nove por cento;
- 1 colher de sopa de açúcar e 1 colher de sopa de sal.
Primeiro, pegue 2,5 litros de água, adicione sal e leve para ferver. Quando a água atingir 100 graus Celsius, adicione as berinjelas e cozinhe por 15 minutos (elas devem estar macias, mas não cozidas demais).
Enquanto isso, adicione os temperos e especiarias aos potes. Coloque as berinjelas inteiras, apertando-as bem, mas não muito, umas sobre as outras. Despeje a marinada, adicione o vinagre e o açúcar. Esterilize por 15 minutos e tampe.

Legumes em conserva para o inverno com vinagre
Você precisa levar:
- 1 kg de berinjelas;
- 4 cenouras;
- vários pimentões vermelhos ou laranja;
- 3 cebolas;
- 200 g de óleo vegetal;
- 1 colher de sopa de açúcar e 1 colher de sopa de sal;
- 200 ml de vinagre (necessariamente seis por cento, não nove, como na receita padrão);
- especiarias e temperos a gosto.
O método de preparo é bem simples. Primeiro, despeje água fervente sobre todos os vegetais. Deixe descansar por alguns minutos. Cozinhe as berinjelas como na receita padrão. Em seguida, misture todos os ingredientes. Prepare a marinada: adicione sal e açúcar à água fervente, deixe ferver e, por fim, adicione vinagre e óleo vegetal. Despeje a marinada sobre a mistura, esterilize por alguns minutos e cubra.

Preparação sem esterilização
Necessidade de:
- 6 kg de berinjelas;
- 2 cabeças de alho;
- um maço de salsa.
Prepare uma salmoura. Para cada litro de água, adicione duas folhas de louro e 60 gramas de sal. Os temperos clássicos são colocados em um vegetal separado e despejados sobre a marinada preparada. O segredo é deixar os potes por dois dias em vez de fechá-los imediatamente. Ao primeiro sinal de fermentação, feche-os.
Receita com pimentas e coentro picante em salmoura
Você também pode enlatar deliciosas berinjelas com coentro. Isso não só adiciona um aroma agradável ao prato, como também evita que o pote fique estufado. Você precisará de uma colher de chá de tempero para cada litro de marinada. Uma pimenta para cada pote de três litros. A receita é basicamente clássica.

Preparamos os azuis doces em uma marinada
O especial desta receita é que os azuis precisam ser cozidos na marinada. Isso lhes dará a doçura desejada. Você precisará da quantidade padrão de ingredientes, mas use 100 gramas de açúcar em vez de uma colher de sopa.
Cozinhe as berinjelas por 5 minutos em água levemente salgada e escorra em uma peneira. Enquanto isso, prepare a marinada com os temperos e adicione o açúcar. Adicione as berinjelas e cozinhe por mais 5 minutos. Sele a mistura quente em potes.
Berinjelas em óleo
Qualquer um pode fazer uma deliciosa berinjela em óleo. Você vai precisar de:
- 2 kg azul;
- 1 colher de sopa de açúcar e 1 colher de sopa de sal;
- 200 g de manteiga;
- 75 g de vinagre;
- especiarias (louro, pimenta, endro).
Cozinhe as metades da berinjela até ficarem macias e escorra-as em uma peneira. Prepare a marinada. Por fim, adicione o vinagre e o óleo vegetal. Misture bem. Despeje a mistura sobre os vegetais e deixe esterilizar por 12 minutos.

Aperitivo em molho de tomate
Este aperitivo à base de tomate é feito com uma quantidade padrão de ingredientes. Mas sua especialidade está na marinada única. Você precisará de:
- aqueça 1 litro de água;
- adicione sal e açúcar ali;
- adicione extrato de tomate (100 gramas por litro);
- adicione temperos;
- ferver por 5 minutos.
Despeje a mistura preparada sobre os vegetais e deixe esterilizar por 10 minutos.
Conservas com pimentões e cenouras
O enlatamento é feito a partir dos seguintes ingredientes:
- 1,5 kg de berinjelas;
- 800 g de pimentão;
- 500 g de cenouras.
Lave tudo bem e retire a pele. Rale as cenouras e corte os pimentões em tiras finas. Despeje água fervente sobre tudo e deixe em infusão por 15 minutos. Em seguida, adicione às berinjelas previamente preparadas e regue com a marinada. Esterilize por 15 minutos. Os vegetais conservados dessa forma mantêm sua textura.

Condições e períodos de armazenamento
Os ingredientes preparados têm validade de 1 a 3 anos. Armazene-os em local seco e escuro.











