A menção ao estragão (também conhecido como estragão) evoca imediatamente imagens de uma deliciosa bebida verde. No entanto, culinárias ao redor do mundo utilizam amplamente esta planta de mesmo nome para preparar pratos originais, deliciosos e muito saudáveis. Existem várias maneiras de conservar este incrível estragão para o inverno. Tudo dependerá de como você planeja usar as ervas preparadas.
Quando começar a colher estragão?
A colheita do estragão para o inverno começa por volta de junho. A planta tende a crescer rapidamente, então, com a chegada do clima mais quente, ela desenvolve ativamente a folhagem. O corte dos caules pode ser feito durante todo o verão, até o início do outono. No entanto, especialistas dizem que é melhor realizar o trabalho quando o período de brotação começar.
No primeiro ano após o plantio, a colheita só é feita em agosto. Nos anos seguintes, nas regiões do sul, a colheita pode começar já em abril, sendo concluída em outubro. O estragão é colhido em clima seco e quente, de preferência pela manhã. O corte é feito 15 cm acima da raiz.
Como escolher o estragão para colheita?
A seleção adequada das matérias-primas para futuras preparações determina em grande parte a validade e o sabor do produto final. Devem ser selecionados apenas caules suculentos, sem sinais de danos mecânicos ou doenças. Também não deve haver folhagem amarelada ou sinais de insetos, que gostam de depositar ovos nas folhas de estragão.
Antes da colheita, todas as folhas amareladas ou danificadas devem ser descartadas, após o que os galhos devem ser cuidadosamente inspecionados para verificar se há outros defeitos.

Métodos de colheita de estragão para o inverno
Existem várias maneiras de conservar o estragão para a estação fria, e não é nada difícil. Até mesmo um cozinheiro amador novato ou inexperiente consegue lidar com o processo. Você só precisa decidir para que finalidade armazenará a erva, pois isso determinará o método ideal.
Secagem
A secagem é a maneira mais fácil de conservar o estragão para o inverno. É bem fácil de fazer em casa. Basta seguir estes passos:
- Caules adequados devem ser cortados do arbusto e inspecionados para verificar se há danos ou danos causados por insetos.
- Enxágue as ervas em água corrente.
- Pique as folhas e espalhe-as sobre o jornal em uma camada fina.
- A secagem deve ser feita sem exposição à luz solar, em local fresco e com boa ventilação.
- Quando as folhas estiverem completamente secas, elas podem ser coletadas e armazenadas em um recipiente de vidro.
Recomenda-se usar recipientes de vidro para armazenar o estragão, pois eles preservam todos os componentes benéficos e o aroma picante incomparável da erva.
Congelamento
O estragão é frequentemente congelado para armazenamento no inverno. Esse processo leva pouco tempo e os resultados duram todo o inverno. Os caules da planta são cortados, inspecionados, selecionados e depois enxaguados em água corrente. Os ramos são deixados ali por um tempo para remover todo o excesso de umidade. Esse processo não leva mais de uma hora. Em seguida, o estragão é picado finamente, embalado em sacos ou recipientes para congelamento e colocado no congelador. O prazo de validade de tal preparação não deve exceder um ano.

Xarope
Existe outra maneira incomum de conservar o estragão para o inverno. Fazer a calda não dá muito trabalho, mas é muito agradável de beber. Você precisará dos seguintes ingredientes:
- erva estragão - 300 g;
- água limpa e fria - 1 litro;
- açúcar granulado - 3 colheres de sopa;
- ácido cítrico - uma colher pequena de café;
- limão pequeno fresco - 1 unid.
Modo de preparo
Antes de preparar o prato, lave o estragão, separe as folhas dos talos e pique-as finamente. Corte o limão em rodelas finas. Coloque tudo em uma panela, adicione a quantidade necessária de água, leve ao banho-maria e cozinhe em fogo baixo por uma hora.
Em seguida, o líquido é coado e a polpa é bem espremida. Açúcar granulado e ácido cítrico são adicionados ao caldo, a mistura é devolvida ao fogão e fervida até engrossar. Em seguida, é despejada em um recipiente de vidro preparado, fechado, deixado esfriar e armazenado.
Esta preparação pode ser usada para fazer limonada, confeitaria e preparar coquetéis.

Geleia
Fazer geleia de estragão não é difícil, mas leva bastante tempo. Para isso, lave os ramos cortados e corte-os com uma tesoura. Em seguida, amasse bem o estragão à mão ou com um amassador de batatas para liberar o suco.
Em seguida, despeje 1 litro de água fervente sobre o estragão, tampe e deixe em infusão durante a noite em um local aquecido. De manhã, adicione 1 kg de açúcar e cozinhe em fogo baixo. Cozinhe por pelo menos algumas horas, até que a geleia comece a engrossar.
Depois disso, o produto final é despejado em um recipiente de vidro preparado, selado, resfriado e armazenado. Esta iguaria incomum de estragão fará as delícias de crianças e adultos.











