O estragão, membro da família das Artemísias, não possui o amargor típico desta planta. Pelo contrário, confere um aroma cativante de anis e um sabor agradável aos pratos, além de conter uma grande variedade de óleos essenciais benéficos à saúde. Por isso, muitos cozinheiros preferem usar algumas folhas de estragão para conservar pepinos.
Um pouco sobre o estragão
O estragão é considerado um produto dietético devido aos seus carboidratos de fácil digestão. Ele também contém grandes quantidades de cálcio, magnésio, potássio e diversas vitaminas. É por isso que é amplamente utilizado na culinária. Vale ressaltar que o estragão é relativamente rico em calorias para um produto de origem vegetal — 25 calorias por 100 gramas. No entanto, devido ao seu rico sabor e aroma, pequenas quantidades deste ingrediente vegetal são utilizadas na culinária, sem afetar significativamente o valor nutricional do prato final.
Propriedades benéficas
A composição da planta determina seus altos benefícios à saúde. O estragão é valorizado principalmente por sua alta concentração de óleos essenciais. Estes componentes têm um efeito benéfico no corpo:
- melhorar o apetite;
- normalizar os padrões de sono e vigília;
- melhorar a qualidade do sono;
- normalizar a função digestiva;
- combater a ocorrência regular de dores de cabeça;
- aumentar a resistência do corpo ao estresse;
- eliminar processos inflamatórios que se desenvolvem na cavidade oral;
- normalizar o processo de micção.

Vale ressaltar que esses componentes têm um efeito benéfico muito alto no corpo. Por exemplo, tinturas ou decocções feitas com estragão são recomendadas para uso regular no combate à cistite aguda.
A tintura de estragão também pode ser usada no tratamento tópico de queimaduras, eczema e sarna. Para idosos, este remédio natural é benéfico porque melhora a circulação, fortalece as paredes vasculares, protege o corpo da aterosclerose e aumenta a potência. Durante a menopausa, o estragão pode aliviar os sintomas e encurtar o período de ajustes hormonais no corpo.
Para quem o estragão é contraindicado?
Além de suas propriedades benéficas, o estragão também tem uma série de desvantagens. Se este produto for usado incorretamente ou em excesso, podem ocorrer náuseas, cólicas ou vômitos. Em casos excepcionais, uma pessoa pode sofrer perda de consciência.
Para evitar esses efeitos colaterais, você precisa saber sobre as contra-indicações ao uso do estragão:
- gastrite;
- intolerância individual ao produto;
- úlceras.
O estragão também não é recomendado durante a gravidez, pois aumenta o risco de aborto espontâneo. O estragão também deve ser evitado durante a lactação, pois o bebê pode recusar o leite materno ou sofrer de problemas digestivos.

O que isso dá aos pepinos?
O estragão é frequentemente utilizado na culinária devido às suas propriedades benéficas. Além de conter inúmeras vitaminas e microelementos, o estragão também possui propriedades conservantes. É por isso que o estragão é frequentemente adicionado à salmoura para conservar pepinos para o inverno, evitando o uso de vinagre ou ácido cítrico.
Estragão adicionado à salmoura também combina perfeitamente com pepinos, conferindo um sabor picante e um aroma sutil. E o rico teor de vitaminas da erva ajuda a combater a deficiência de vitaminas no inverno.

Ingredientes para picles de estragão
Como o estragão atua como conservante durante o processo de conserva, esta receita de pepino de inverno dispensa o uso de ácido cítrico, vinagre ou grandes quantidades de sal. Isso permite criar pepinos crocantes e levemente salgados, com um sabor agradável e picante e um aroma convidativo.
Para fazer isso você precisará de:
- 1 cabeça de alho;
- 3 pimentas frescas pequenas;
- 1 pimenta pequena seca;
- 1 talo de estragão fresco;
- 3 guarda-chuvas de endro;
- 3 folhas de cerejeira;
- 5 folhas de groselha preta;
- 1,5 kg de pepinos frescos;
- 2 folhas de carvalho;
- 3 colheres de sopa de sal;
- 1,5 litros de água.
As quantidades de ingredientes especificadas são necessárias para preparar uma conserva de estragão de 3 litros. Depois que todos os ingredientes estiverem prontos, você pode começar a preparar a conserva para o inverno.

Passos para preparar pepinos em conserva com estragão para o inverno
Para preparar pepinos deliciosos e crocantes para o inverno, você precisará usar a receita simples abaixo:
- Lave os pepinos e coloque-os em um recipiente grande. Cubra os vegetais com água fria e deixe de molho por 24 horas.
- A cabeça de alho é separada em dentes. Cada dente é descascado, levemente amassado e colocado no fundo de um frasco pré-esterilizado.
- Vagens de pimenta fresca lavada também são adicionadas. A pimenta seca é quebrada em vários pedaços e também colocada em um recipiente de vidro.

- Por cima, são colocadas folhas de cerejeira, groselha preta e carvalho. Um raminho de estragão, previamente lavado em água corrente, também é adicionado.
- Em seguida, coloque os pepinos no pote. Mantenha o alinhamento vertical ao formar a camada inferior. Os vegetais devem ser compactados, mas a camada superior pode ser colocada em qualquer direção.
- Os pepinos são pressionados com guarda-chuvas de endro. Isso é necessário para evitar que flutuem e entrem em contato com a tampa.

- Prepare a salmoura em um recipiente separado. Dissolva o sal na água. Misture bem e despeje na mistura preparada, cobrindo os vegetais.
- Deixe o frasco em temperatura ambiente por 3 dias. Durante esse tempo, começará a se formar espuma ao redor do gargalo, que deve ser removida imediatamente. Continue esse processo até que a espuma pare de se formar.
- Após três dias, escorra a salmoura para uma panela. Coe com um pano de algodão. Adicione mais 200 ml de água, mexa e deixe ferver. Retire a espuma da superfície com uma escumadeira.

- Enquanto isso, despeja-se água fria no recipiente que contém os vegetais. O gargalo é fechado e o recipiente é agitado suavemente. A água é então despejada. Este procedimento de enxágue é repetido quatro vezes.
- As tampas das conservas são colocadas em água limpa e fervidas por vários minutos. Em seguida, são retiradas da água fervente e deixadas para esfriar.
- A salmoura fervente é retirada do fogo e despejada no recipiente após 5 minutos. Um breve período de resfriamento é necessário para evitar que o vidro rache.
- Os recipientes são enrolados e virados. As conservas são levadas para um local fresco.
Se desejar, você pode deixar o sabor da preparação mais picante adicionando de 5 a 10 grãos de pimenta-da-jamaica ou pimenta-do-reino no fundo do recipiente de vidro.

Como e por quanto tempo os pepinos enlatados são armazenados?
Pepinos preparados de acordo com esta receita podem ser consumidos no dia seguinte. Neste caso, o picles estará levemente salgado. Se você quiser obter pepinos em conserva, precisará esperar de 1 a 2 meses. Esses pepinos em conserva devem ser armazenados em local fresco por 1 ano.











