Tomates, quando combinados com canela, adquirem um sabor único e memorável. A combinação desses ingredientes cria alimentos saudáveis e nutritivos que aumentam a imunidade durante a estação fria. Existem várias maneiras de conservar tomates com canela para o inverno, e as receitas são simples de preparar, desde que você siga algumas instruções.
Benefícios da canela
Alimentos enlatados retêm alguns dos micronutrientes benéficos encontrados em frutas frescas. Isso inclui a canela, que contém:
- taninos;
- vitaminas PP, B, A, C;
- ferro, fósforo, zinco e outros microelementos úteis;
- óleos essenciais;
- fibra.
Esta especiaria é recomendada para a prevenção de muitas doenças, incluindo disfunções intestinais. A canela tonifica o corpo, fortalecendo simultaneamente o sistema imunológico.
Graças ao seu teor de fibras, a canela combate a constipação e normaliza a função gastrointestinal. Esta substância também previne o desenvolvimento de câncer gastrointestinal. A especiaria estimula a eliminação da urina e da bile, melhorando o tratamento de doenças renais.
Estudos mostram que a canela ajuda no tratamento de diabetes e doenças respiratórias, aliviando a congestão nasal e o inchaço da mucosa.

Como escolher os ingredientes certos para conservar tomates com canela?
A canela se distingue por sua cor marrom e sabor agridoce. Para conservas, recomenda-se comprar a especiaria em bastão. Canela em pó é frequentemente usada em vez de canela em pó, o que resulta em tomates em conserva sem sabor.
O tempero é moído durante o enlatamento dos vegetais. Recomenda-se adicionar o pó à conserva aproximadamente 7 a 10 minutos antes do final do processo. Temperos tratados termicamente desenvolverão um sabor amargo.
Tomates médios ou pequenos são adequados para conserva. Ao escolher o tamanho dos tomates, considere a capacidade dos potes em que serão conservados. Os tomates devem estar inteiros, sem defeitos visíveis (como sinais de podridão ou arranhões). Antes de conservar, lave os tomates e seque-os sobre um pano. Os talos devem ser removidos.

Receitas de culinária
O processo de conserva leva relativamente pouco tempo. Após vários meses de cura, os tomates desenvolvem um sabor levemente adocicado. Você pode temperar o petisco com especiarias ou menta, se desejar.
Antes de selar, os potes são pré-esterilizados. Isso é feito mantendo-os no vapor por vários minutos ou no forno. Neste último caso, é preciso ter cuidado. Coloque os potes em um forno frio. Após a esterilização, deixe os potes esfriarem por vários minutos.
O não cumprimento desses requisitos resultará em rachaduras no vidro.
Uma receita simples
Esta receita leva tomates (6 kg) e alho (20 gramas). Ambos os ingredientes são os principais responsáveis pelo sabor do prato. As notas picantes do aperitivo são fornecidas por:
- 20 gramas de canela;
- 5 gramas de louro;
- 40 gramas de sal;
- verduras (a gosto).
Preparar conservas usando esta receita leva pouco tempo e não requer habilidades especiais. Este método é frequentemente usado como base, a partir da qual se podem experimentar novos ingredientes.

A preparação do lanche ocorre em várias etapas:
- As folhas verdes, juntamente com o alho picado, são colocadas no fundo de um frasco de três litros.
- Os tomates são colocados por cima.
- Ferva um litro de água e despeje no recipiente com os vegetais. Deixe a mistura descansar por uma hora ou mais (é necessário esperar até que esfrie completamente).
- A água é fervida novamente com sal, louro e temperos.
Quando a marinada estiver pronta, despeje-a sobre os tomates. Feche bem o frasco e guarde-o.
Em fatias
Para garantir que os tomates em conserva fiquem bem temperados, recomenda-se cortá-los em gomos. Esta receita requer os seguintes ingredientes:
- 20 mililitros de óleo de girassol;
- 600 gramas de tomates;
- 60 gramas de pimentão;
- 30 gramas de cebola;
- 10 gramas de pimenta da Jamaica;
- 2 folhas de louro;
- 4 cravos.

Para a marinada você vai precisar de:
- 250 gramas de açúcar;
- 75 mililitros de vinagre de mesa 9%;
- 50 gramas de sal;
- um litro de água limpa;
- 10 gramas de canela em pó.
Todos os vegetais são cortados em tamanhos convenientes e colocados em potes esterilizados. Os temperos, juntamente com tomates, óleo de girassol, cebolas e pimentões, são dispostos em camadas nos potes.
Em um recipiente separado, ferva a água e adicione os ingredientes da marinada. Por fim, adicione a salmoura aos potes com os vegetais e temperos e feche bem.
Sem esterilização
Se preparar o lanche sem pré-esterilização, 2 kg de tomates devem ser escaldados em água fervente e, em seguida, furados com um palito na ponta do talo. Os pequenos furos permitirão que os tomates penetrem e absorvam o sabor dos temperos.
Além dos tomates, esta receita vai exigir:
- um litro de água;
- uma colher de sopa de vinagre;
- 2 colheres de sopa de sal e 6 colheres de sopa de açúcar;
- pau de canela;
- pimenta e salsa (a gosto).
As ervas, juntamente com os tomates, pimentões e canela, são colocadas em potes. Água fervente é despejada nos potes e os ingredientes são deixados em infusão por 5 minutos. Em seguida, a água é escorrida, misturada com vinagre, açúcar e sal e levada à fervura novamente. Por fim, a marinada é despejada nos potes contendo os tomates.

Com cravo
Esta receita de tomates picantes com cravo é considerada um clássico. Este método permite preparar rapidamente um delicioso lanche de inverno sem muito esforço. Para marinar dois quilos de tomates, você precisará de:
- 5 gramas de cravo;
- 10 gramas de canela e pimenta-do-reino preta;
- 40 gramas de alho;
- 7 gramas de louro;
- 4 litros de água limpa;
- 60 mililitros de vinagre;
- 500 gramas de açúcar;
- 300 gramas de sal;
- verduras (a gosto).
Alho descascado (mas não amassado), juntamente com ervas, é colocado no fundo de um frasco esterilizado. Os tomates são dispostos compactamente por cima.
Em um recipiente separado, misture a água, o louro, o vinagre, o açúcar, o sal e os temperos. Ferva a marinada e deixe em infusão por alguns minutos. Em seguida, despeje a salmoura em potes, feche-os e guarde.

Regras para armazenar espaços em branco
Após a selagem, os potes devem ser completamente resfriados. Para isso, cubra-os com um cobertor ou pano quente por 24 horas. Em seguida, coloque-os em um local fresco, longe da luz solar.
Uma adega ou porão é o local mais adequado para esse propósito. O ambiente deve ser bem ventilado, com temperatura entre 5 e 20 graus Celsius e umidade relativa do ar normal. Nessas condições, as conservas duram cerca de um ano. Também é importante garantir que não haja correntes de ar no ambiente.
Após aberto, guarde o alimento enlatado na geladeira. Recomenda-se consumir o lanche em até um mês.












