- Características da preparação da mistura para o inverno
- Requisitos para os ingredientes principais
- Receitas deliciosas de solyanka
- Deliciosa sopa de repolho vegetal, igual à comprada na loja
- De berinjela e couve-flor
- Repolho com carne
- De pepinos em conserva
- Com pasta de tomate
- Do repolho precoce
- Com cogumelos e tomates frescos
- Com cevada perolada
- Com feijão
- De abobrinha
- Sem esterilização
- Regras e prazo de validade da solyanka
- Conclusão
O que poderia ser melhor do que preparar sua solyanka favorita para o inverno em potes, cuja receita foi passada de geração em geração? A única coisa melhor é a variedade de preparações. Afinal, este prato oferece uma grande variedade de variações. Pode até ser um prato festivo. As receitas de solyanka vêm em todos os tipos de variedades incomuns, incluindo as de carne. Graças a elas, você pode economizar quilos de vegetais diversos.
Características da preparação da mistura para o inverno
Solyanka é um prato de inverno nutritivo e saudável. O preparo adequado exige uma seleção cuidadosa dos ingredientes e o cumprimento rigoroso da receita. Qualquer desvio desta última pode resultar em produtos estragados. Conservantes e esterilização nunca devem ser negligenciados.
Requisitos para os ingredientes principais
Todos os ingredientes são frescos e intactos. A carne de porco é considerada a melhor carne, já a bovina costuma ser dura.
Receitas deliciosas de solyanka
Existem muitas receitas de solyanka para a estação fria. Algumas são preparadas com ou sem repolho, com carne ou grãos e com uma mistura de vegetais diferentes.

Deliciosa sopa de repolho vegetal, igual à comprada na loja
À primeira vista, a solyanka de repolho parece um prato simples e descomplicado. É preparada de tal forma que é perfeitamente aceitável servi-la até mesmo em uma mesa festiva.
Para preparar uma preparação decente para o inverno, leve:
- cabeças de repolho - 2,5 quilos;
- cenouras - 1 quilo;
- pimentão - 1 quilo;
- cebolas - um pouco menos de um quilo;
- tomates - meio quilo;
- óleo vegetal - 100 mililitros;
- sal - 20 gramas;
- açúcar - meio copo.

Para esta solyanka, as cabeças de repolho são picadas bem fininhas, e as cenouras, os tomates e os pimentões são cortados em cubos pequenos. As cebolas são cortadas em meias argolas. Os demais ingredientes preparados são misturados em uma única panela, juntamente com os temperos e o azeite. Cozinhe por pouco mais de quinze minutos após a mistura começar a ferver.
Assim que a mistura estiver pronta, coloque-a em potes ainda mornos e feche bem. Depois, deixe esfriar em local fresco e escuro.
De berinjela e couve-flor
Cozinheiros experientes sugerem usar não apenas repolho branco, mas também floretes de couve-flor em conservas. Este vegetal saudável e delicioso tornará a solyanka, um dos pratos de inverno mais apreciados, verdadeiramente única.

Para preparar este prato suculento, leve:
- couve-flor - um quilo de floretes;
- alguns pimentões grandes;
- algumas cebolas médias;
- cabeça de alho;
- pimenta-do-reino, louro, sementes de mostarda;
- sal – a gosto.
Separe cada cabeça de repolho em floretes individuais. Escolha pequenos. Lave-os e mergulhe-os em água fervente com sal por, no máximo, alguns minutos. Escorra em uma peneira. Corte os pimentões descascados e lavados em tiras. Corte a cebola em meias argolas e os dentes de alho em pedaços grandes.

Adicione os temperos, os vegetais e as especiarias preparadas novamente como camada final. Despeje água fervente com sal sobre tudo e deixe cozinhar em fogo baixo por quinze minutos. Despeje a água de volta na panela e deixe ferver novamente. Assim que ferver, despeje nos potes e feche-os. Reserve para esfriar.
A berinjela é um vegetal muito popular na Rússia. Não é surpresa que os cozinheiros domésticos tenham encontrado uma maneira de prepará-la junto com o repolho. Esta solyanka ostenta um sabor de cogumelo, mesmo sem os cogumelos.
Para ela eles levam:
- repolho - três quilos;
- tomates - um quilo e meio;
- cebolas - um quilo e meio;
- berinjelas - um quilo e meio;
- vinagre - três colheres de sopa.

Para extrair o suco, os tomates são picados e o repolho é picado finamente. As berinjelas são cortadas em cubos e salgadas para remover o amargor. Às vezes, são descascadas. A cebola é cortada em rodelas. Os vegetais preparados são despejados em uma panela e cozidos em fogo baixo por quase uma hora. Em seguida, adiciona-se vinagre e deixa-se cozinhar em fogo baixo por no máximo cinco minutos. A conserva está pronta, só falta enrolá-la.
Repolho com carne
Você pode fazer uma solyanka de repolho particularmente deliciosa com a adição de carne. Para este delicioso prato de inverno, para cada quilo de carne de porco, você precisará de:
- repolho - um quilo e meio;
- cenouras - 2 pedaços grandes;
- cebolas - 2 cabeças médias;
- 700 gramas de tomates;
- pasta de tomate - 50 gramas;
- água - 200 mililitros;
- açúcar - 10 gramas;
- vinagre - 30 mililitros;
- óleo vegetal;
- carne – 350 gramas;
- sal e pimenta – a gosto.

Frite a carne, cortada em cubos pequenos. Pique a cebola e a cenoura finamente e refogue-as também. Misture-as à carne e tempere com sal e pimenta. Transfira para uma panela e adicione o repolho picado. Deixe cozinhar em fogo baixo por 15 minutos.
Tomates pelados e picados finamente também são fritos. Adiciona-se extrato de tomate e açúcar. Em seguida, água e louro. Cozinhe por alguns minutos e despeje o molho sobre a carne. Cozinhe por mais uma hora. Por fim, adicione vinagre e despeje em potes esterilizados.
De pepinos em conserva
Pode ser uma surpresa para muitos, mas conservas de inverno também são preparadas com pepinos em conserva. Eles adicionam um sabor picante à solyanka. Esta receita também permite que você use os pepinos que sobraram do inverno passado.

Para este prato leve:
- um quilo de repolho branco;
- uma cenoura grande;
- duas cebolas médias;
- pimentão - 1 unidade;
- 300 gramas de pepinos em conserva;
- 60 gramas de extrato de tomate;
- 30 mililitros de vinagre;
- 25 mililitros de óleo vegetal;
- especiarias – a gosto.

Primeiro, rale as cenouras e o repolho, depois corte os pimentões e os pepinos em tiras. Corte as cebolas em meias rodelas. Coloque o açúcar, o sal, a folha de louro e os grãos de pimenta no fundo da panela e cubra com os legumes. Adicione o vinagre, o azeite e o extrato de tomate diluído em água no final. Cozinhe em fogo baixo por cerca de uma hora e distribua imediatamente a mistura quente entre os potes. Feche bem.
Com pasta de tomate
Solyanka é uma sopa muito popular, que lembra as melhores conservas compradas em lojas. Ela usa menos vegetais diferentes, mas adiciona um ingrediente secreto que realça o sabor: pasta de tomate.

É feito de:
- 3 quilos de repolho;
- um quilo de cenouras;
- cebolas - 350 gramas;
- pasta de tomate - 350 gramas;
- vinagre - um pouco mais de meio copo;
- sal e açúcar – a gosto.
Pique o repolho e a cebola finamente. Enquanto isso, rale as cenouras. Coloque-as na panela com a cebola, onde cozinhem em fogo baixo por alguns minutos. Em seguida, adicione o repolho. Cozinhar todos os vegetais em fogo baixo leva cerca de 40 minutos. Adicione o extrato de tomate, o açúcar e o sal no final. Adicione o vinagre pouco antes de retirar do fogo.

Do repolho precoce
Uma deliciosa solyanka de repolho é feita com cabeças jovens de repolho. Para a mesma quantidade de repolho, use:
- cenouras, na quantidade de 2 quilos;
- pimentão doce, na quantidade de um quilo;
- cebolas - 2 quilos;
- pepinos - 1 quilo;
- tomates - meio quilo;
- água;
- óleo vegetal;
- 30 mililitros de essência de vinagre por litro de líquido;
- sal, açúcar – a gosto.

Ao contrário da receita anterior, desta vez as cenouras são cortadas em rodelas e os pimentões em tiras. Os pepinos são cortados em barras. Os tomates, descascados e escaldados, são amassados até formar uma pasta. As raízes e cebolas preparadas são colocadas em um recipiente adequado e fritas, adicionando os ingredientes restantes à medida que cozinham. Cozinhe em fogo baixo por três quartos de hora e, em seguida, divida em potes, adicionando a essência. Feche bem.
Com cogumelos e tomates frescos
A solyanka de cogumelos é uma das conservas de inverno mais populares, especialmente quando acompanhada de um vegetal favorito: tomates. O cogumelo de outono mais comum em nosso país, o cogumelo-do-mel, é um complemento perfeito para este prato.

Para ele, por alguns quilos de cogumelos com mel, eles levam:
- tomates - 2 quilos;
- cebolas - algumas cabeças;
- vinagre - meio copo;
- óleo de girassol - dois copos;
- uma colher de sopa de sal;
- açúcar - 60 gramas.
Prepare bem os cogumelos. Lave-os bem e corte-os em pedaços. Use apenas água morna para lavá-los. Coloque-os em uma panela com água até a metade e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de meia hora.

Enquanto isso, pique finamente as cebolas e as cenouras. Refogue-as em óleo de girassol. Retire os cogumelos da água e adicione-os aos legumes. Tempere com sal e pimenta e cozinhe em fogo baixo por 20 minutos. Alguns minutos antes do final do cozimento, adicione o vinagre. Cubra o prato pronto.
Com cevada perolada
Uma conserva de cevada perolada é uma refeição completa em um pote. Para prepará-la, além de meio quilo de cevada, você também precisa de:
- pepinos - três quilos;
- tomates - um quilo e meio;
- cebolas - um quilo no total;
- cenouras - a mesma quantidade que cebolas;
- sal - 60 gramas;
- açúcar - até meio copo;
- essência de vinagre - a mesma quantidade;
- água - a mesma quantidade;
- óleo de girassol - a mesma quantidade.

Os vegetais são picados finamente e os grãos são lavados. Os ingredientes são misturados em um recipiente de cozimento, e água, óleo e temperos são adicionados. Ferva por 20 minutos após a fervura. Por fim, adicione a essência e cozinhe por mais dez minutos. O prato está pronto para ser enlatado.
Com feijão
Este ensopado de inverno com feijão e outros vegetais lembra o México. Não é apenas saudável, mas também um complemento saboroso e maravilhoso para qualquer refeição de inverno. Este ensopado pode ser apreciado como prato único, acompanhamento ou até mesmo como acompanhamento. Pode ser servido quente ou frio.

Para preparar esta solyanka, para um quilo de feijão você precisa:
- dois quilos e meio de tomates;
- cenouras - tanto quanto feijão;
- um quilo de pimentão;
- meio quilo de cebolas;
- 100 mililitros de óleo vegetal;
- 15 gramas de essência de vinagre;
- sal e açúcar – a gosto.
O principal passo inicial do preparo é deixar o feijão de molho. Deixe-o em água por pelo menos 10 horas. Após esse tempo, cozinhe os demais vegetais. Corte as cebolas em rodelas e os pimentões em tiras. Rale as cenouras grosseiramente. Corte os tomates em gomos pequenos. Misture todos os ingredientes em um recipiente e leve para ferver.

A mistura começa a ferver e é deixada em fogo baixo por mais algumas horas. É importante mexer de vez em quando. O prato pronto é dividido em potes e fechado.
De abobrinha
Outro vegetal que combina perfeitamente com outros vegetais em conservas de inverno é a abobrinha. A solyanka de abobrinha é uma solução maravilhosa para quem não sabe o que fazer com a colheita abundante desta parente da abóbora e do pepino.

Para este prato, para 3 quilos de abobrinha você precisa levar:
- 5 pimentões doces grandes;
- tomates, na quantidade de um quilo e meio;
- pimenta - uma;
- 2 dentes de alho;
- açúcar - 200 gramas;
- sal - 60 gramas;
- óleo vegetal - 200 gramas;
- vinagre - 60 gramas.

Todos os vegetais são pré-lavados, descascados, se necessário, e, se necessário, cortados em pedaços. Depois de preparados, são picados. Vinagre, temperos e azeite são adicionados à mistura resultante. A mistura é transferida para uma panela e cozida em fogo baixo por quinze minutos.
Sem esterilização
Às vezes, esse tipo de solyanka é preparado sem esterilizar os potes. No entanto, não se conserva por muito tempo. Além disso, é estritamente proibido preparar o prato com carne dessa maneira.
Regras e prazo de validade da solyanka
Todos os ingredientes preparados são armazenados em locais escuros e frescos. A solyanka em potes é colocada de cabeça para baixo e coberta com algo para protegê-la da luz solar.
Conclusão
Várias conservas de inverno são feitas na forma de solyanka, um prato de vegetais mistos. O repolho é a base deste prato. No entanto, algumas receitas dispensam o ingrediente, principalmente em pratos com feijão. Às vezes, o prato é até feito com carne de porco. O preparo da solyanka exige o cumprimento rigoroso da receita.











