- As especificidades da escolha de tomates para cozinhar
- Que tipo de recipiente é usado para cozinhar?
- Duração da preparação do molho
- Receitas de deliciosa pasta de tomate caseira
- Versão clássica de tomate rosa
- Cozinhando no fogão
- Uma receita de tomates frescos assados para o inverno
- Receita de "tomate búlgaro" sem esterilização
- Uma maneira rápida de preparar alimentos em uma panela elétrica
- Pasta de tomate sem vinagre
- Receita de liquidificador
- Método de colheita usando um espremedor
- Como e por quanto tempo armazenar os preparativos de inverno
A pasta ou o molho de tomate determinam o sabor dos seus pratos favoritos. As lojas oferecem uma grande variedade desses molhos, mas a qualidade costuma ser inferior. Por isso, a maioria dos cozinheiros amadores tem se dedicado a preparar tomates para o inverno em casa, usando uma receita bem simples. Abaixo, você encontra informações sobre como escolher vegetais para conservas caseiras.
As especificidades da escolha de tomates para cozinhar
Para obter um molho de tomate de alta qualidade, é necessário abordar a seleção dos ingredientes com a máxima responsabilidade:
- Para o molho, selecione apenas tomates maduros, firmes e carnudos.
- Todos os vegetais são inspecionados e os exemplares danificados ou estragados são colocados de lado.
- Para adicionar uma variedade de sabores e aromas, especiarias e temperos são adicionados ao molho com base nas preferências de gosto.
- Ao cozinhar, você precisa atingir uma consistência de molho espesso e só então colocá-lo em recipientes para enlatamento.
Importante! Somente ingredientes naturais e comprovados são usados para preparar esta conserva caseira. Portanto, é totalmente segura e pode ser usada em alimentos dietéticos e para bebês.

Que tipo de recipiente é usado para cozinhar?
Ao preparar o molho de tomate em casa, é recomendável usar recipientes pequenos para que o molho possa ser usado rapidamente após aberto e não estrague.
Volumes de potes selecionados corretamente permitirão que você conserve suas conservas por um período mais longo.
Duração da preparação do molho
O molho é preparado da seguinte forma:
- Primeiro, os tomates são cortados em 4 a 6 pedaços e aquecidos no fogo por 4 a 5 minutos.
- Quando os vegetais estiverem macios, passe-os por uma peneira fina, descartando as cascas e as sementes grandes.
- O suco resultante com a polpa é colocado em um recipiente largo e cozido por um longo tempo até atingir uma consistência espessa, retirando periodicamente a espuma resultante, enquanto o molho deve ferver.
- Quando o volume do purê de tomate tiver reduzido em um terço, os temperos e especiarias necessários são adicionados à mistura.
- Continue cozinhando os tomates temperados por mais 5 a 7 minutos e, após esse tempo, coloque-os nos recipientes preparados.
Dica! Ao cozinhar o molho em fogo baixo, use tigelas ou panelas com bordas baixas. Isso permitirá que o excesso de líquido evapore mais rapidamente e o molho atingirá a consistência desejada.

Receitas de deliciosa pasta de tomate caseira
Para preparar uma receita caseira deliciosa, use apenas vegetais e frutas amassados ou picados finamente.
Versão clássica de tomate rosa
Para preparar o molho usando a técnica clássica você precisará de:
- Vegetais rosados – 3000 gramas.
- Cabeças de cebola – 200-250 gramas.
- Mostarda em pó – uma colher de chá.
- ½ xícara de qualquer vinagre.
- Açúcar e sal - uma colher de sopa de cada.
- Especiarias e ervas a gosto.
Primeiro, você precisa fazer um suco de tomate espesso. Você pode usar um espremedor, um liquidificador ou ferver levemente os tomates e depois coá-los em uma peneira fina.
Você também pode moer os tomates em um moedor de carne. Ferva a mistura resultante até reduzir de volume, adicione os ingredientes restantes e guarde em recipientes preparados.

Cozinhando no fogão
No fogão, os tomates amassados devem ser temperados com especiarias e fervidos até ficarem macios, depois colocados em potes e fechados.
Uma receita de tomates frescos assados para o inverno
Para fazer o molho sem cozinhar, pique os vegetais em um moedor de carne ou liquidificador. A mistura picada é temperada com especiarias e guardada em potes hermeticamente fechados.
Dica! Para um toque picante e saboroso, adicione um raminho de raiz-forte e pimentão doce ao molho fresco.

Receita de "tomate búlgaro" sem esterilização
Para conservar o molho búlgaro para o inverno, adicione vagens de pimentão aos tomates. A mistura picada é temperada com especiarias e cozida até engrossar. A mistura deve ser selada em recipientes após a esterilização. Após a esterilização, o produto enlatado é resfriado e armazenado.
Uma maneira rápida de preparar alimentos em uma panela elétrica
Você também pode preparar um molho de tomate rapidamente em uma panela elétrica. Basta programar o modo de cozimento em fogo baixo para 25 a 30 minutos e seguir a receita clássica de molho de tomate.

Pasta de tomate sem vinagre
Para fazer um molho sem vinagre, cozinhe os vegetais picados em fogo baixo até engrossar. Tempere os ingredientes cozidos com especiarias e coloque-os em potes. Cubra cada pote com uma colher de sopa de óleo vegetal.

Receita de liquidificador
Para acelerar o processo de picar vegetais, donas de casa experientes usam um liquidificador. A mistura resultante é fervida, temperada e armazenada em recipientes. A mistura pode ser condensada sem cozinhar, mas para o sabor ácido do tomate, é necessário mais açúcar.
Método de colheita usando um espremedor
A maneira mais fácil de fazer molho de tomate é passar todos os ingredientes necessários por um espremedor. Após o cozimento, transfira a mistura para recipientes preparados e feche bem com tampas.

Como e por quanto tempo armazenar os preparativos de inverno
Preparações esterilizadas podem ser armazenadas em temperatura ambiente por até um ano. O molho não aquecido deve ser refrigerado por no máximo 3 a 4 meses.










