- Dicas para preparar cereja de pássaro para o inverno
- Selecionando e preparando o ingrediente principal
- Receita de geleia de cereja de pássaro
- Compota de cereja de pássaro e groselha vermelha
- Suco de cereja de pássaro
- Geleia deliciosa
- Café feito com farinha de cereja de pássaro
- Geleia
- Xarope
- Farinha
- Cereja de pássaro seca
- Como congelar
- Armazenar
As bagas de cerejeira-de-passarinho são ricas em vitaminas e microelementos benéficos à saúde. Suas propriedades medicinais inspiraram cozinheiros domésticos a criar uma variedade de receitas de inverno com cerejeira-de-passarinho. Aqui estão as opções mais interessantes: de geleia simples a farinha de cerejeira-de-passarinho. A fruta contém substâncias que requerem atenção e precauções especiais. Portanto, certas regras devem ser seguidas ao preparar e armazenar esta fruta da Virgínia.
Dicas para preparar cereja de pássaro para o inverno
As bagas de cerejeira-de-passarinho são um coquetel vitamínico com propriedades curativas multifacetadas. São usadas para aumentar a imunidade contra doenças infecciosas, bem como para problemas intestinais e diarreia. Contêm taninos, que aliviam essa aflição desagradável. Decocções adstringentes são consumidas para tratar problemas cardíacos e do sistema nervoso.
As guloseimas de cereja-de-passarinho têm um aroma suave e um sabor ácido. O ácido cafeico presente na fruta inspirou cozinheiros domésticos a adicioná-la ao café, criando uma bebida saudável e revigorante. A farinha de cereja-de-passarinho é usada para fazer geleias e assados. No entanto, a cereja-de-passarinho requer manuseio cuidadoso.
Produtos feitos com ele são mais considerados remédios populares do que doces de chá. Isso se deve ao ácido cianídrico e aos alcaloides que ele contém.
Os elementos contidos nas frutas vermelhas exigem o cumprimento de certas regras na sua conservação:
- A cereja-de-passarinho em lata deve ser armazenada por no máximo 6 meses. Os caroços contêm altas concentrações de ácido cianídrico, que é tóxico para o organismo. Você pode estender a vida útil removendo os caroços.
- Pratos e tampas requerem esterilização.
- Dependendo da receita culinária, um local de armazenamento é selecionado: uma geladeira, uma adega ou um espaço de convivência aquecido.
- É melhor cozinhar em panelas esmaltadas ou revestidas de cerâmica.
- Frutas secas e farinha podem ser armazenadas por 2 a 3 anos.
- Suco e xarope são armazenados somente na geladeira e por no máximo 2 meses.
A cereja-de-pássaro é contraindicada para bebês, gestantes e lactantes. Os alcaloides que ela contém são perigosos em altas concentrações.Este é um ponto importante a ser lembrado. Muitas vezes, devido ao desconhecimento dessas propriedades, infusões medicinais são recomendadas para mães e gestantes como forma de aumentar a imunidade.
Selecionando e preparando o ingrediente principal
Primeiro, você precisa coletar as frutas, então os preparativos serão armazenados por um longo tempo:
- Ao colher a cerejeira, deixe os talos para que as frutas não sejam danificadas.
- Lave-os juntamente com os talos para que o suco não vaze.
- Lave as frutas vermelhas 3-4 vezes e coloque-as em uma peneira.
- Após a lavagem, seque as frutas colocando-as sobre um pano grosso.
- As amoras-virgínias podem ser armazenadas na geladeira por cerca de uma semana, mas é melhor processá-las nos primeiros dias para preservar seu frescor e suas vitaminas (quanto mais tempo forem armazenadas, menos propriedades benéficas elas reterão).
- A maturação dos frutos afeta o sabor da geleia. A cereja-de-pássaro vermelha contém mais vitamina A, resultando em uma geleia mais ácida. Cerejas pretas maduras produzem uma doçura delicada e perfumada.

Receita de geleia de cereja de pássaro
Esta doçura azeda vai alegrar as noites frias de inverno e te dar energia. Fazer geleia é fácil. Basta usar partes iguais de frutas vermelhas e açúcar.
Receita:
- Coloque as cerejas-de-passarinho lavadas em uma panela e cubra com água. O nível da água deve estar alguns centímetros acima das cerejas.
- Quando a água ferver, espere dois minutos e desligue o fogo.
- Coe o caldo resfriado em um pano de algodão, esfregue a polpa e misture tudo.
- Pese a massa: para o volume resultante, pegue a quantidade correspondente de açúcar.
- Adicione o açúcar, volte a panela ao fogo e deixe ferver. A geleia está pronta.

Coloque as cerejas quentes em potes esterilizados. Enrole-as em um cobertor, com as tampas voltadas para cima. O método mais simples leva pouco tempo, mas o resultado final é uma delícia. Para esta receita, a quantidade de açúcar é calculada com base no volume de frutas amassadas. Lave e seque as cerejas de passarinho e triture-as em um moedor de carne. Em seguida, adicione o açúcar e cozinhe em fogo baixo por uma hora. A mistura finalizada é então colocada em potes esterilizados.
Compota de cereja de pássaro e groselha vermelha
Você pode fazer uma compota aromática e vermelha intensa adicionando groselhas. A combinação dessas frutas saudáveis cria um verdadeiro coquetel de vitaminas.
Você precisará de meio quilo de frutas vermelhas e açúcar, além de água filtrada:
- Prepare potes de três litros e tampas com antecedência: esterilize.
- Encha potes limpos com frutas, enchendo-os até cerca de um quarto da capacidade.
- Preparar a calda: 500 g de açúcar, 3 litros de água.
- Coloque a calda em quantidades iguais nos potes.
- Complete o volume restante com água limpa.
- Cubra com tampas de metal.
- Coloque os potes em um esterilizador (isso pode ser feito no forno se você selecionar a configuração mais baixa; o tempo de esterilização é de meia hora após o conteúdo ferver).
- Retire os potes e enrole-os.
- Prepare um cobertor e envolva a compota nele com as tampas voltadas para cima.

Suco de cereja de pássaro
O suco vitamínico vai te saciar no inverno e te dar força.
Uma receita simples para ajudar:
- Lave e seque a cereja de pássaro.
- Transfira para uma panela e deixe ferver em banho-maria por 15 minutos.
- Escorra o suco resultante.
- Esprema as frutas vermelhas em um pano de algodão.
- Adicione açúcar a gosto.
- Ferva o suco por 5 minutos.
- Despeje em recipientes.

Esta bebida pode ser armazenada na geladeira por seis meses. No entanto, provavelmente não durará tanto, pois a tentação de experimentá-la é muito grande.
Geleia deliciosa
A geleia é um complemento indispensável para qualquer mesa de sobremesas. É linda e deliciosa. Como fazer uma deliciosa sobremesa de cereja de passarinho para o inverno?
Você precisará de:
- açúcar (800g por 1 kg de frutas vermelhas);
- cereja de pássaro;
- água.

Despeje água sobre as cerejas-de-passarinho até que estejam completamente cobertas. Cozinhe até amolecerem. Você pode amassar delicadamente as frutas com um pilão de madeira diretamente na panela para liberar o suco. Esprema o suco da massa resultante usando um pano de algodão. Retorne o suco das frutas vermelhas ao fogo. Reduza o líquido até que o volume seja reduzido em um quarto.
Coloque a gelatina quente em potes preparados de acordo com todas as regras.
Café feito com farinha de cereja de pássaro
A fruta da Virgínia confere um aroma ácido ao café, além de vitaminas e propriedades benéficas. Contém ácido cafeico, por isso a farinha de cereja-de-pássaro é frequentemente adicionada ao café. Uma bebida perfeita para revigorar as longas noites de inverno!
Para preparar a bebida, você precisará de café moído na hora e 1 colher de chá de farinha de cereja-de-passarinho. Você pode adicionar açúcar e leite, se preferir. Misture todos os ingredientes em uma cafeteira turca, adicione água limpa e leve para ferver. O café está pronto!

Geleia
A geleia simples é muito fácil de fazer, mas o aroma e o sabor permanecem excelentes:
- Preparar frutas vermelhas - 1 kg.
- Faça uma calda: para 750 ml de água você precisará de meio quilo de açúcar.
- Coloque a cereja de pássaro em uma peneira na solução fervente por vários minutos.
- Transfira as frutas escaldadas para uma panela limpa.
- Adicione mais 750 g de açúcar à calda.
- Misture as frutas vermelhas e o xarope e leve para ferver.
- Após 15 minutos a geleia está pronta para ser enrolada.

Xarope
Produtos assados e sobremesas com calda de cereja de passarinho são deliciosos e saudáveis. Preparar esta iguaria não é difícil, mas requer paciência e tempo. Primeiro, você precisa preparar o suco de frutas vermelhas. A receita pode ser encontrada acima.
Em seguida, reduza o suco pela metade e adicione o açúcar. A proporção é de 200 gramas de açúcar branco granulado para cada litro. Cozinhe por mais 5 minutos e despeje em recipientes limpos. Guarde a calda na geladeira.
Farinha
A farinha de frutas vermelhas é um tipo de produto semiacabado. É adicionada ao café, a produtos assados e usada para fazer geleia. Se preparada corretamente, a farinha pode ter uma vida útil de vários anos.

Fazer a farinha é muito simples. Moa as frutas secas em um moedor de café. Armazene em local seco e escuro. Recomenda-se o uso de recipientes de vidro com tampas herméticas.
Cereja de pássaro seca
Esta é a maneira mais fácil de conservar frutas para o inverno sem cozinhar. Você pode secar a cereja-de-passarinho no sótão, no forno ou em um desidratador elétrico. Este último método é o mais fácil e leva apenas 4 horas.
Para secar, use a potência mais baixa do forno e deixe a porta aberta. Forre uma assadeira com papel-manteiga.
Como congelar
Congelar frutas vermelhas é ainda mais fácil. Basta prepará-las: lave-as e seque-as. Em seguida, coloque-as em recipientes limpos. O produto congelado pode ser usado para fazer decocções, assados, geleias e outras delícias.
É melhor não remover os talos, pois isso manterá as frutas seguras e facilitará sua separação após o congelamento.
Armazenar
A validade da conserva de cereja-de-passarinho depende do método de preparo. Os caroços contêm altas concentrações de ácido cianídrico, prejudicial à saúde. Portanto, recomenda-se consumir a conserva de cereja-de-passarinho em lata em até seis meses. Suco, xarope e cereja-de-passarinho moída na hora podem ser armazenados na geladeira por um a dois meses. A farinha de cereja-de-passarinho mantém suas propriedades por dois a três anos.
Doenças para as quais a baga é usada como remédio auxiliar:
- diarréia;
- problemas gastrointestinais;
- doenças femininas;
- para melhorar a imunidade;
- como medida preventiva contra infecções virais;
- para doenças do sistema cardiovascular;
- para doenças nervosas.
As guloseimas de cereja de passarinho devem ser consumidas com cautela. São mais um remédio popular do que um doce. A geleia ou conserva tem um sabor enjoativo, ligeiramente amargo e um aroma fraco.












"Pese a massa: para o volume resultante, pegue a quantidade correspondente de açúcar."
Devemos levar em conta a massa ou o volume?
Alguém já tentou fazer suco usando a receita aqui? Não sai suco nenhum, não importa o quanto você cozinhe no vapor.