Conservas de vegetais para o inverno são benéficas como fonte de vitaminas e microelementos, realçam o sabor e são um elemento estético na mesa de jantar. A culinária georgiana é conhecida não apenas por seus pratos de carne, mas também por seus pratos de vegetais. Tradicionalmente, todas as receitas levam ervas, pimentas e alho. Pepinos preparados ao estilo georgiano para o inverno serão o destaque não apenas de um banquete comum, mas também festivo.
As complexidades da preparação de pepinos no estilo georgiano para o inverno
Os pratos caucasianos, incluindo os georgianos, distinguem-se pela abundância de temperos, incluindo ervas, pimentões e alho. O rico aroma e sabor dos pratos em conserva são apetitosos e um delicioso complemento para pratos tradicionais de outono e inverno.
Os tomates são usados em diversas combinações em conservas. Os pepinos georgianos, preparados para o inverno, não são exceção. O molho de tomate, combinado com ingredientes aromáticos, confere às saladas de pepino um sabor único e inimitável. Os tomates devem estar maduros e com uma coloração intensa. Variedades suculentas e de casca fina são preferidas.
O adjika para o recheio é preparado usando tomates, alho, pimentões doces e picantes, lúpulo-suneli, coentro e sal.
O picante do tempero é ajustado pela quantidade de pimenta. Para armazenamento a longo prazo, use vinagre a 9%. Se o prato estiver sendo preparado para servir, use vinagre de maçã ou vinagre de vinho. Todos os ingredientes para conserva devem ser frescos, aromáticos e livres de deterioração. Óleos vegetais refinados e inodoros (girassol ou oliva) são usados.
Como escolher e preparar pepinos corretamente
Pepinos para conserva devem estar verdes, firmes, elásticos, sem danos e com coloração uniforme. O tamanho e o diâmetro dos pepinos afetam apenas a aparência estética da conserva. Isso não afeta o sabor.

Para pepinos em conserva fatiados, use pepinos de 6 a 8 centímetros de comprimento. Pepinos menores têm uma consistência menos densa. Quando fervidos, esses pepinos se transformam em uma massa gelatinosa. Lave os pepinos em um recipiente grande com água potável fresca, limpa e fria até que toda a poeira e sujeira sejam removidas. Os pepinos são separados para garantir maturação, cor e tamanho uniformes. As pontas são aparadas.
Receitas de aperitivos
As conservas tradicionais de pepino incluem vegetais em conserva, salgados e fermentados. Na versão georgiana, os pepinos para o inverno são preparados com especiarias picantes e tomates. Esta receita é comum em marinadas e saladas. As conservas podem ser preparadas usando embalagem a quente ou esterilização. Na embalagem a quente, as conservas prontas são invertidas e cobertas com um pano grosso e quente, deixando-as descansar por 12 horas.

A maneira clássica
Os pepinos em conserva georgianos diferem das marinadas comuns por não terem sabor de vinagre. A quantidade de conservante é reduzida, pois os temperos picantes também têm propriedades bactericidas, impedindo o crescimento de micróbios. Para o preparo, você precisará de 1 quilo de pepino, 800 gramas de tomate, 100-200 gramas de pimentão e 2 pimentas.
Ingredientes picantes:
- alho – 6-8 dentes médios;
- lúpulo-suneli – 0,5-1,0 colheres de sopa;
- coentro moído – 1/4 colher de chá;
- pimenta vermelha moída – 0,5 colher de chá.

Outros componentes:
- sal – ½ colher de sopa;
- açúcar – ½ colher de sopa;
- vinagre – 20 mililitros;
- óleo vegetal – 100 mililitros.
Método de marinada:
- Os pepinos preparados são cortados em fatias de 3 mm de espessura.
- Para o molho, corte os tomates em pedaços sem talo. Retire as sementes dos pimentões, descasque o alho e corte-o em gomos. Moa os vegetais em um moedor de carne ou liquidificador até obter uma mistura homogênea.
- Em seguida, adicione óleo vegetal.
- Adicione o açúcar, o sal, o lúpulo suneli, a pimenta vermelha, o coentro e misture.
- Coloque a mistura resultante em fogo baixo por 10 minutos a partir do momento em que ferver.
- Adicione os pepinos e deixe no fogo por 5 minutos.
- Coloque em potes.
- Cubra com isolamento.

Após esfriar, transfira para um local fresco.
Uma receita picante com adjika
Uma marinada de tomate e alho confere um sabor picante e picante aos pepinos. Pepinos conservados em molho adjika são apetitosos, têm um sabor excelente e não requerem esterilização.
Para preparar adjika você precisará dos seguintes ingredientes (gramas):
- tomates – 2000;
- açúcar – 250;
- sal – 60;
- alho – 300;
- especiarias - conforme disponibilidade e gosto (lúpulo-suneli, pimenta-do-reino moída).

Você precisará de 240 e 250 mililitros de óleo vegetal e vinagre, respectivamente. Essa quantidade de molho equivale a 5 quilos de pepinos. Os tomates são picados e picados finamente. Sal, açúcar e óleo vegetal são adicionados ao purê de tomate. O adjika é cozido em uma panela esmaltada ou de aço inoxidável. Descasque o alho e passe-o por um espremedor de alho. Após 20 minutos, adicione o suco de alho ao purê de tomate, adicione os temperos e misture.
Na etapa final, adicione os pepinos picados e o vinagre. Mexa delicadamente. Cozinhe por 10 minutos, da fervura ao ponto de cozimento. Cozinhe a salada em fogo baixo para evitar que o suco queime e os pepinos fiquem muito moles. O produto final é dividido em potes de 0,5 a 0,8 litro, cobertos com material isolante até o dia seguinte.

Pepinos picantes
Salada de pepino com pimenta é uma variação georgiana da salada Nezhin. Ao contrário da receita russa, que usa suco de pepino como molho, a versão georgiana usa um molho de tomate picante. Para preparar o molho, use cerca de um quilo de tomates (800-900 gramas), 0,5 xícaras de óleo vegetal, açúcar, vinagre e sal (30 gramas). Os ingredientes picantes são pimenta, khmeli-suneli e coentro. A quantidade é opcional. Alho – 120-150 gramas, ou 4-5 cabeças médias.
Moa os pimentões e os tomates juntos, adicione sal, açúcar e manteiga. Cozinhe a mistura por 20 minutos em fogo baixo, com a panela tampada. Adicione o lúpulo-suneli, o coentro e o vinagre. Ferva por 2 a 3 minutos e, em seguida, adicione os pepinos e o alho.

Você precisará de 2 a 2,5 kg de pepinos. Os vegetais preparados devem ser cortados em rodelas com no máximo 3 milímetros de espessura. Os dentes de alho devem ser picados finamente.A salada é mantida no fogo por 10 minutos. O produto final não requer esterilização. Os potes de vidro lacrados são mantidos sob uma tampa aquecida até esfriarem completamente antes de serem armazenados permanentemente.
Condições de armazenamento e prazo de validade
O método de embalagem a quente exige a esterilização cuidadosa de recipientes e tampas para produtos enlatados. Ao contrário da conservação esterilizada no inverno, há o risco de retenção de esporos de mofo.
A temperatura no ambiente onde as conservas serão armazenadas não deve exceder 8 a 10 graus Celsius. Uma temperatura de 20 graus Celsius é favorável ao crescimento da maioria dos microrganismos. A exposição à luz destruirá as vitaminas sensíveis aos raios UV. A alta umidade causará corrosão nas tampas metálicas. A penetração de ferrugem nas conservas as tornará impróprias para consumo.











