Receitas para conservar pepinos picantes em casa para o inverno, escolha de ingredientes e prazo de validade

No verão, muitas mulheres preparam a comida para o inverno, e seus maridos e filhos as ajudam nessa difícil tarefa. Quem não tem horta vai ao mercado comprar tomates, pimentões e abobrinhas. Toda dona de casa tenta estocar pepinos saborosos para o inverno, mas nem todas acertam na escolha, e eles nem sempre têm a crocância ideal. Este aperitivo, no entanto, vai enfeitar qualquer mesa. Pode ser usado em saladas, como base para rassolnik (uma sopa feita com picles), como acompanhamento de pratos principais e combina perfeitamente com purê de batatas ou batatas fritas.

O que significa "picles picantes"?

Pepinos em conserva diferem dos salgados não apenas no método de preparo, mas também no sabor picante, aroma e sabor. Para a conserva, selecione pepinos frescos e firmes, com cerca de 10 cm de comprimento, tempere com folhas de carvalho e raiz-forte e adicione pimenta-do-reino moída.

Diversos temperos, ervas e vinagre contribuem para a crocância dos pepinos, conferindo-lhes um sabor rico e picante. Esses pepinos são chamados de "picantes". Alho e diversos temperos são usados ​​em conservas de vegetais, mas em pequenas quantidades, caso contrário, o sabor natural dos pepinos pode ser sobrepujado.

Como selecionar e preparar pepinos para conservas

Se você não tem sua própria dacha ou jardim, é melhor ir ao mercado do que ao supermercado para comprar vegetais para conservar no inverno. De manhã cedo, esses produtos são vendidos pelos produtores. Pepinos deixados fora até a noite perdem o frescor.

Evite pepinos murchos; eles estão em promoção há algum tempo e certamente não ficarão crocantes quando enlatados.

Nem todas as variedades de vegetais são adequadas para conserva. Pepinos para salada costumam parecer frescos da horta por muito tempo, mas sua casca grossa impede que a salmoura ou a marinada penetrem na polpa.

pepinos em um prato

Variedades versáteis de pepinos em conserva podem ser conservadas em potes, consumidas frescas em saladas ou in natura. Pepinos especiais para conserva foram criados com espinhos quase pretos e casca fina que pode ser facilmente perfurada com a unha. Pepinos para conserva devem ser selecionados para aqueles com:

  • formato oblongo;
  • cor verde brilhante;
  • com lados mais claros.

Um vegetal com rachaduras e amassados ​​na superfície não produzirá pepinos picantes. Para conservas, recomenda-se usar frutos de até 12 cm de comprimento; exemplares maiores devem ser cortados em rodelas. Antes de conservar, os pepinos devem ser deixados de molho por cerca de 5 horas.

pepinos em um urso na mesa

Receitas de "Pepinos picantes" em conserva

Folhas de carvalho, cerejeira e groselha são colocadas no frasco para garantir que a conserva dure mais e que a fruta não amoleça, mas tenha uma consistência firme.

Pepinos podem ser temperados com diversos temperos, mas use-os com moderação, caso contrário, ficarão amargos e perderão o sabor. Cozinheiros domésticos experientes não conservam pepinos sem pimenta e alho. Esses dois ingredientes adicionam um toque picante e picante, realçando o sabor. Para preservar a cor verde, sementes de mostarda são adicionadas aos potes.

pepinos picantes em potes

Uma maneira simples para iniciantes

Depois de selecionar vegetais firmes e suculentos, com sementes pequenas, lave-os em água corrente e retire os talos. Para garantir pepinos crocantes e picantes, para 4 kg de pepinos, você precisará de:

  • pimenta - 10 gramas;
  • sal - 3 colheres de sopa;
  • açúcar - 250 g;
  • óleo de girassol - 250 ml;
  • vinagre - 1 copo.

pepinos picantes com pimenta

O alho deve ser picado finamente. Você precisará de várias cabeças para obter 3 colheres de sopa de alho picado. Moa os grãos de pimenta em um moedor antes de fazer os picles saborosos, o que dá aos vegetais um sabor rico e picante.

Coloque os pepinos em uma tigela, adicione os temperos, o sal e o açúcar, depois despeje o óleo de girassol e o vinagre. Depois de misturar todos os ingredientes, deixe descansar por 2 horas para que os temperos infundam.

Coloque os vegetais e o líquido em potes aquecidos no vapor. Esterilize por 15 a 25 minutos, dependendo da capacidade dos potes (0,5 litro ou 1 litro).

Pepinos picantes com pimentas em potes

Com raiz-forte

Pepinos em conserva picantes Todos na família e convidados vão adorar se você usar não apenas especiarias, mas também ervas, folhas de cerejeira e nogueira, groselhas e raiz-forte, usando 4 a 5 de cada. Você também precisará de outros ingredientes:

  • endro - maço;
  • açúcar - meio copo;
  • sal - 30 g;
  • pimenta da Jamaica - 5 ervilhas, 1 picante;
  • vinagre - colher;
  • alho - 6 ou 7 dentes;
  • cebola - 1 unid.;
  • coentro.

pepinos picantes com raiz-forte

Para remover o amargor, deixe os pepinos de molho em água fria por pelo menos 6 horas. Coloque as folhas lavadas, o endro e as pimentas picadas no fundo de potes esterilizados, com os pepinos dispostos em colunas acima deles.

Despeje água fervente nos potes por 20 minutos e escorra. Adicione o alho, a cebola e os ingredientes restantes e volte ao fogo. Encha os potes com salmoura quente e vinagre. Feche bem os vegetais com as tampas.

aparência de pimenta com raiz-forte

Com uma rodela de limão

Pepinos saborosos são fáceis de preparar para o inverno, sem muitos ingredientes. Alguns cozinheiros conservam pepinos jovens sem usar vinagre ou essência, usando:

  • cebola;
  • limão e um pacote de ácido;
  • pimenta e cravo;
  • alho;
  • folha de louro;
  • sal e açúcar.

Coloque os temperos no fundo do pote e corte a cebola em rodelas. Coloque os pepinos sem talo por cima e uma rodela de limão ao lado. Encha os potes com água fervente e tampe. Após 15 minutos, escorra o líquido e cozinhe em fogo baixo com sal e açúcar, adicionando um sachê de ácido cítrico. Despeje a solução quente nos potes e cubra o fundo com um pano de algodão. Após 24 horas, guarde os pepinos preparados na adega ou no porão. Toda a família vai adorar esses pepinos crocantes e apimentados com batatas.

Com mostarda

Pepinos frequentemente mudam de cor quando cozidos. As donas de casa sabem como conservar vegetais para garantir que fiquem saborosos, saborosos e mantenham sua cor natural. Se os pepinos não forem colhidos da horta, mas comprados no mercado, eles precisam ficar de molho em água fria por pelo menos 3 horas; pepinos frescos precisam ficar de molho por apenas 60 minutos. Para usar esta receita simples, leve:

  • folhas de raiz-forte, cereja, groselha;
  • sal e açúcar granulado;
  • picante e pimenta da Jamaica;
  • sementes de mostarda;
  • vinagre e alho.

pepinos picantes com mostarda

Corte os talos e as pontas dos pepinos. Coloque as folhas em água fervente por alguns minutos e, em seguida, adicione-as ao fundo dos potes, juntamente com os dentes de alho, a pimenta-do-reino e a pimenta-da-jamaica. Empilhe os pepinos em fileiras, bem firmes. Cubra os potes com água fervente. Após 20 minutos, despeje a água em uma panela. Para cada litro de água, use 2 colheres de sopa de açúcar e 1 colher de sopa de sal. Adicione as sementes de mostarda ao pote, tempere os vegetais com a marinada e 20 gramas de vinagre.

Pepinos em conserva mantêm sua bela e vibrante cor e desenvolvem um sabor picante e ácido após 20 dias. Cozinheiros domésticos experientes, ao conservar vegetais para o inverno, nunca adicionam muito alho, pois ele pode amolecer, mas usam uma variedade de folhas.

Regras e termos para armazenar pepinos

Pepinos em conserva ou conservados com vinagre ou ácido cítrico mantêm seu aroma e sabor por até 2 anos. No entanto, essas conservas devem ser armazenadas em uma adega ou porão. Pepinos em conserva devem ser refrigerados por no máximo 8 meses. Após abertos, é melhor consumir esses saborosos pepinos em poucos dias.

pepinos fatiados

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata