- As especificidades da conservação de pepinos com ácido cítrico para o inverno
- Selecionando e preparando os ingredientes principais
- Como fazer picles de pepino com ácido cítrico em casa
- Um método simples para um frasco de 3 litros
- Receita sem esterilização para um pote de 2 litros
- Uma receita rápida para um frasco de 1 litro
- Pepinos em conserva em fatias
- Em polonês
- Em búlgaro
- Com aspirina
- Com limão
- Com vodka
- Com raiz-forte e casca de carvalho
- Com cravo
- Com tomilho
- Com cenouras
- Com estragão
- Com pimenta
- Com bagas de groselha
- Com sementes de mostarda
- Com cebola e alho
- Por quanto tempo o produto pode ser armazenado?
- Regras para armazenar pepinos com ácido cítrico
Nem todas as mulheres conservam pimentões e berinjelas para o inverno, mas toda dona de casa tem potes desses pepinos crocantes e apimentados nas prateleiras da geladeira ou na adega. Para evitar que a conserva estrague e as tampas explodam, adiciona-se vinagre aos vegetais. O vinagre irrita o trato gastrointestinal, mas atua como conservante. Pepinos com ácido cítrico são menos picantes e também podem ser conservados para o inverno em potes de um litro. Esses pepinos duram mais de um ano e têm um sabor suave e agradável.
As especificidades da conservação de pepinos com ácido cítrico para o inverno
Para garantir uma conserva de vegetais bem-sucedida, você precisa escolher os ingredientes primários e secundários corretos. Somente pepinos frescos — sejam eles de uso geral ou para conserva — devem ser usados para conservar. O ácido cítrico pode ser usado como conservante em vez do vinagre. É mais fácil de digerir, mas os pepinos não amolecem após o processamento, ficando firmes e crocantes.
Selecionando e preparando os ingredientes principais
Pepinos para salada não devem ser conservados em conserva ou salgados, pois a solução não penetra na casca grossa. Frutos escuros, irregulares e cobertos de espinhos são adequados para conserva. Os potes devem ser preenchidos com pepinos lisos, oblongos, sem rachaduras ou amassados, de até 12 cm de comprimento. Recomenda-se deixar os pepinos comprados no mercado de molho em água fria por várias horas. Isso permitirá que os vegetais absorvam umidade, fiquem firmes e evitem a formação de bolsas de ar após o enlatamento.
Como fazer picles de pepino com ácido cítrico em casa
Você pode encontrar muitas receitas diferentes on-line e em livros de receitas que facilitam o preparo de pepinos deliciosos e crocantes.

Um método simples para um frasco de 3 litros
Para conservar pepinos no inverno, use 1,5 colher de chá de ácido cítrico como conservante. Para 2 kg de vegetais, você precisará de:
- louro - 2 unid.;
- raiz-forte;
- aneto.
Lave bem os pepinos, corte as pontas, coloque-os em um recipiente, adicione as ervas e complete com água fria até a borda, escorrendo após 15 minutos. Despeje água fervente sobre os pepinos novamente e prepare uma marinada com especiarias e ácido cítrico.

Receita sem esterilização para um pote de 2 litros
Antes de colher, deixe os pepinos de molho em água por algumas horas. Lave o recipiente com bicarbonato de sódio e adicione endro, louro, pimenta-do-reino e raiz-forte. Você também precisará de:
- pepinos em conserva - 1,5 kg;
- sal - 40 g;
- açúcar;
- ácido cítrico - 5 g.
Os pepinos são cortados em pedaços, colocados em um pote com água fervente e tampados por 15 minutos. O líquido é transferido para a panela, fervido por 30 segundos e, em seguida, devolvido aos pepinos. Açúcar e sal são adicionados pela última vez, e a marinada é preparada. Essa marinada é então despejada no pote com os pepinos, ácido cítrico é adicionado e o pote é fechado. Os pepinos não são muito salgados, mas ainda saborosos e crocantes, tornando-os perfeitos para saladas.

Uma receita rápida para um frasco de 1 litro
Deixe os pepinos de molho em água. Após 2 horas, retire-os da tigela, enxágue, corte os talos e retire os espinhos. Coloque o alho em recipientes esterilizados e preencha com os pepinos. Para 1 litro de água, use:
- ácido cítrico - 5 g;
- açúcar - uma colher;
- sal - 50 gramas;
- aneto.
Despeje água fervente nos potes, deixe-os tampados por 15 minutos e, em seguida, transfira o líquido para uma panela. Misture os temperos e a água, faça uma marinada e encha os potes com os vegetais, adicionando ácido cítrico.

Pepinos em conserva em fatias
Pepinos frescos e grandes não são conservados inteiros, mas sim picados. Para evitar a descoloração, são utilizadas sementes de mostarda, que são polvilhadas:
- com dentes de alho;
- bagas de zimbro;
- um raminho de endro;
- pimenta da Jamaica.
Folhas de groselha ou cerejeira dão aos pepinos um aroma agradável e os deixam crocantes.
Os pepinos são fatiados e mergulhados em água fervente por 15 minutos. A salmoura é fervida em uma panela e depois colocada em recipientes.

Em polonês
Para evitar que vegetais enlatados estraguem sem um porão, esterilize-os. Pepinos deliciosos são feitos enlatando-os de acordo com a seguinte receita. Adicione os seguintes ingredientes ao frasco:
- pimenta;
- endro, salsa;
- cebola;
- açúcar - 80 g;
- sal;
- vinagre - 0,5 xícaras;
- dentes de alho;
- cenoura.
Adicione os vegetais aos temperos e despeje água fervente. Esterilize o frasco por 7 a 10 minutos e, em seguida, envolva-o em um cobertor.

Em búlgaro
Para preparações de inverno de forma simples A receita pede pepinos em conserva 8-10 cm de comprimento, sem folhas. Coloque em um frasco de um litro;
- 6 grãos de pimenta;
- anéis de cebola;
- cravo - 4 unid.;
- salsa - 1 raminho.
Retire os pepinos da água em que ficaram de molho por 4 a 5 horas e coloque-os em um recipiente. Para preparar a marinada, adicione 30 g de sal, 80 g de açúcar, 5 folhas de louro e pimenta a um litro de água fervente. Cozinhe em fogo baixo por 3 minutos e depois coe. Encha o recipiente com os pepinos, adicione 1/2 xícara de vinagre e esterilize por 5 minutos. Feche bem o recipiente.

Com aspirina
Legumes podem ser salgados com aspirina. Pepinos em conserva são especialmente deliciosos e crocantes. Coloque alho e ervas no fundo do frasco, depois pepinos e dois comprimidos de aspirina por cima. Adicione ½ xícara de sal a 1,5 litro de água e leve para ferver. Encha os recipientes com os legumes com a mistura quente e feche imediatamente. Para 2 kg de pepinos em conserva, você só precisa de:
- folhas aromáticas;
- alho - 5 dentes;
- guarda-chuva de endro.
Você pode conservar vegetais usando ácido cítrico ou acetilsalicílico como conservante.
Pepinos salgados com aspirina não são piores do que aqueles com vinagre e também são crocantes.
Com limão
Deixe os pepinos de molho em água por 5 horas, lave, retire os talos e apare as pontas. Esterilize o recipiente e as tampas. Adicione os temperos no fundo, depois os pepinos em conserva e meio limão cortado em gomos. Encha o recipiente com água fervente, escorra após 15 minutos e recoloque a marinada. Misture um litro de água com 50 gramas de açúcar e 1,5 colher de chá de sal e cozinhe em fogo baixo por alguns minutos. Para os temperos, você precisará de:
- pimenta em grão;
- sementes de mostarda - 5 g;
- alho - 4 dentes;
Encha o recipiente com os pepinos com a marinada, adicione 1 colher de chá de ácido cítrico e feche.

Com vodka
Se não forem devidamente esterilizados, os vegetais conservados para o inverno frequentemente começam a fermentar, e tais conservas não devem ser consumidas, pois podem facilmente causar intoxicação alimentar. Nem todos os cozinheiros domésticos gostam de usar vinagre, pois ele irrita as membranas mucosas e os pepinos em conserva perdem a crocância.
Os fungos que causam a fermentação são mortos pelo álcool etílico contido nas bebidas alcoólicas.
Os pepinos são deixados de molho em água por 24 horas e, em seguida, colocados em um recipiente esterilizado de 3 litros com as folhas de tempero e o alho. Adicione 4 colheres de sopa de sal e complete com água fervente fria. Quando uma película se formar na superfície, cozinhe o líquido em fogo baixo por alguns minutos e, em seguida, adicione ¼ de xícara de vodca, a marinada e 5 gramas de ácido.
Com raiz-forte e casca de carvalho
As donas de casa preparam deliciosos pepinos salgados, que têm longa vida útil sem álcool ou vinagre, usando ervas, especiarias e ácido cítrico.

Coloque o seguinte no fundo de um frasco de litro:
- casca de carvalho - 1 colher de chá;
- pimenta - 2 unid.;
- raiz-forte - um pedaço de rizoma.
Coloque os pepinos em conserva por cima, encha o recipiente três vezes com água fervente e adicione a salmoura, que é preparada adicionando 5 gramas de açúcar, um quarto de colher de chá de ácido cítrico e 20 gramas de sal à água.
Com cravo
Para tornar a conserva aromática e saborosa, adicione dentes de alho, pimenta-do-reino, endro e 4 ou 5 cravos no fundo do frasco usado para conservar os pepinos para o inverno. Cubra os pepinos com água e prepare uma marinada misturando 60 g de açúcar, 30 g de sal e 2 g de ácido cítrico em água fervente.

O frasco é esvaziado de água, preenchido com solução e esterilizado por até 7 minutos, depois selado com tampas de lata.
Com tomilho
Muito deliciosos pepinos em conserva Você pode fazer usando uma receita simples e ingredientes mínimos. Além dos pepinos, você precisará de:
- raiz de raiz-forte;
- folhas de louro e groselha;
- tomilho.
Coloque todos os ingredientes em uma jarra, adicione água fria duas vezes e, em seguida, adicione a marinada.
Com cenouras
Os pepinos são conservados em conserva com outros vegetais para mantê-los crocantes no inverno, preservar sua cor e adquirir um sabor doce:
- O fundo do frasco é forrado com folhas de groselha e são despejadas sementes de endro, pimenta e mostarda.
- Coloque pepinos verdes e cenouras picadas por cima.
- Ferva a água para marinar, adicione especiarias e ácido cítrico.

Os vegetais são esterilizados em salmoura por cerca de 5 minutos. Uma cenoura é suficiente para um quilo de pepino.
Com estragão
Os pepinos ficarão mais crocantes quando enlatados se você despejar água fervente sobre eles pelo menos duas vezes, adicionar estragão e folhas de louro no fundo do frasco e despejar salmoura com suco de limão.
Com pimenta
Pepinos em conserva adquirem um sabor picante quando pimentas são adicionadas à lista de ingredientes, além de especiarias, alho, ervas, folhas aromáticas, pimenta da Jamaica e ervilhas-de-cheiro.
Com bagas de groselha
Algumas donas de casa gostam de experimentar e obter pepinos crocantes combinando-os não apenas com cenouras e especiarias, mas também com groselhas vermelhas.

Com sementes de mostarda
Se você derramar água fervente sobre os pepinos, eles perdem a cor vibrante. Para preservar a cor durante a conserva, polvilhe sementes de mostarda no fundo do frasco.
Com cebola e alho
Você pode conservar pepinos para o inverno fazendo uma marinada simples com especiarias e sem usar uma grande quantidade de ingredientes, ervas ou pimentas.
Adicione ao recipiente com pepinos:
- cebola com ervas;
- cabeça de alho;
- a parte aérea do rábano.
Os ingredientes são cozidos no vapor em água quente pelo menos duas vezes, a água fervente é escorrida e o recipiente com os pepinos é fechado.

Por quanto tempo o produto pode ser armazenado?
Picles preparados sem vinagre podem ser armazenados em uma adega ou geladeira por até 8 meses. Vegetais em conserva armazenados em temperaturas entre 0 e 4 °C (32 °F e 4 °F) duram 2 anos, após os quais amolecem.
Regras para armazenar pepinos com ácido cítrico
Pepinos não esterilizados não devem ser deixados em ambientes fechados, independentemente do conservante utilizado — álcool etílico, vodca ou ácido cítrico. Armazene picles e pepinos marinados em uma adega com umidade não superior a 70% e temperatura em torno de 0 °C.











