Preparar tomates com groselhas vermelhas para o inverno é outra receita interessante para conservar este vegetal maravilhoso. Combina perfeitamente não só com vegetais (pimentões, pimentões, jalapeños, cebolas, pepinos, abobrinhas e couve-flor), mas também com frutas (maçãs, ameixas, groselhas pretas e vermelhas). Variações nas combinações de temperos também são possíveis, levando em consideração as preferências e gostos da família.
Segredos de culinária
Os tomates enlatados podem ser preparados sem adição de vinagre, já que as groselhas vermelhas são consideradas um bom conservante devido aos ácidos orgânicos que contêm.
Além dos ingredientes listados, a receita pode ser diversificada incluindo especiarias e ervas adicionais: salsa, manjericão, endro, cravo e até canela. Os tomates adquirirão um aroma oriental picante. A mostarda francesa (sementes de mostarda) dará um toque sutil e picante ao prato final; a adição de mostarda em pó dará um toque picante mais pronunciado. A combinação de cardamomo e anis-estrelado impressionará os apreciadores de sabores refinados.
Resumindo, você pode experimentar com sua mistura de temperos: coloque um conjunto em um pote, outro em outro, e assim por diante. E no inverno, ao abrir cada pote, você surpreenderá a si mesmo e a seus entes queridos com a variedade de sabores e aromas.

Selecionando e preparando tomates e groselhas antes de iniciar o processo
A receita contém dois ingredientes principais:
- Tomates. É melhor escolher tomates firmes e sem rachaduras. Retire os talos e lave os tomates. Tomates pequenos são preferíveis, pois os maiores são difíceis de remover do pote e podem ser danificados. Isso deixará o aperitivo com uma aparência desagradável. Para evitar que os tomates quebrem durante o processo de conserva, fure cada um com um palito perto do talo.
- As groselhas podem ser usadas frescas; elas ficam penduradas no arbusto por muito tempo. As bagas devem ser selecionadas, as estragadas removidas, lavadas e secas em papel-toalha. Se não for possível conservar as bagas frescas, podem ser usadas congeladas. Não há necessidade de remover as bagas da videira.

Receitas para conservar tomates com groselhas
Enlatar é um processo simples e, às vezes, interessante: você pode ser criativo e adicionar novos ingredientes a uma receita clássica. Mas receitas clássicas são suficientes por si só, e o produto final é bastante saboroso. O açúcar granulado pode ser substituído por mel, dando ao lanche final um sabor completamente diferente, levemente adocicado.
Com groselha vermelha
A receita usa uma versão clássica de ingredientes, que pode ser variada com salsa, cravo, cardamomo, pimenta-do-reino e pimenta-da-jamaica, um raminho de manjericão, endro com sua inflorescência ou raiz-forte.
Os componentes necessários estão listados para um volume de 3 litros:
- tomates - 1,7 kg;
- água - 970 ml;
- sal - 25 g;
- groselhas vermelhas - 240 g;
- açúcar granulado - 85 g.
Procedimento:
- Lave os recipientes de marinada e esterilize as tampas.
- Lave as frutas e seque-as em papel toalha.
- Lave os tomates, fure os talos com um palito, coloque-os em recipientes preparados e misture com as frutas vermelhas.
- Adicione o açúcar granulado e o sal, deixe o líquido ferver e despeje sobre os tomates.
- Cubra o recipiente com os tomates com uma tampa e esterilize por 15 minutos.
- Feche bem os potes, vire-os e cubra-os para aquecer bem o conteúdo.
- Depois de alguns dias, guarde-o.

Em suco de groselha vermelha
Tomates em seu próprio suco são compreensíveis, mas tomates em suco de groselha... É realmente muito saboroso e até incomum! O suco confere aos tomates uma acidez agradável, aveludada, porém levemente ácida. Ingredientes necessários para um recipiente de um litro:
- tomates pequenos - 0,7 kg;
- sal - 10 g;
- suco de groselha - 350-400 ml;
- açúcar granulado – 15 g;
- amêndoa.

Procedimento:
- Selecione frutas firmes, lave-as, fure-as com um palito na área do talo e coloque-as em um recipiente lavado e preparado.
- Adicione sal e açúcar, adicione uma noz e despeje o suco fervente sobre ela. A quantidade especificada varia dependendo do tamanho do frasco. Você pode fazer o suco usando um espremedor. Se não tiver um, pode usar uma peneira de malha fina. Basta ferver as nozes em um pouco de água primeiro e coá-las depois de esfriar.
- Cubra o recipiente com os tomates com uma tampa e esterilize por 10 minutos.
- Feche bem com uma tampa adequada, vire de cabeça para baixo e cubra para reter o calor. O conteúdo deve estar completamente aquecido.

Com a adição de vodka
A presença de vodca não impede que crianças consumam tomates cozidos durante a gravidez. A vodca atua como conservante e o álcool evapora ao ser aberto, tornando esses tomates ainda mais seguros do que aqueles que contêm vinagre ou ácido cítrico. Ingredientes necessários para um recipiente de 3 litros:
- vodca - 25 ml;
- tomates - 1,6 kg;
- sal - 25 g;
- folha de louro - 2 unid.;
- açúcar - 85 g;
- groselhas - 240 g;
- pimenta-do-reino - 3 ervilhas;
- Endro - um ramo com uma inflorescência.

Procedimento:
- Lave e seque os tomates. Fure os talos para evitar que quebrem quando despejados no líquido fervente.
- Lave o recipiente, adicione um raminho de endro, folhas de louro e grãos de pimenta.
- Coloque os tomates e polvilhe com as passas.
- Adicione a quantidade necessária de açúcar e sal.
- Cubra com uma tampa e esterilize por um quarto de hora.
- Adicione o volume especificado de vodka e feche bem com a tampa apropriada.
- Coloque os recipientes de cabeça para baixo e cubra até esfriar completamente.

Armazenamento adicional
Tomates em conserva exigem não apenas um preparo adequado, mas também um armazenamento adequado. Tomates conservados de acordo com a receita e o método de preparo, armazenados em um ambiente escuro, serão conservados até a próxima colheita. Se os potes forem armazenados em local frio (em uma adega ou porão), a vida útil aumenta para 3 anos.
Não há limites para as variações da conserva de tomate; cada cozinheiro se esforça para incorporar seus próprios gostos e preferências à receita. É assim que nascem novas obras-primas culinárias que nunca param de surpreender.












