A geleia de maçã é uma compota popular de inverno. Frutas ácidas são as que mais contêm benefícios nutricionais. Elas contêm uma alta concentração de pectina, o que confere à geleia sua consistência gelatinosa. Vale a pena aprender a fazer uma deliciosa geleia de maçãs ácidas com antecedência.
Você pode usar maçãs ácidas para fazer geleia?
Nem todo mundo gosta de frutas ácidas. Muitos cozinheiros preferem usá-las para molhos, compotas, sucos e geleias. A geleia feita com frutas ácidas captura melhor o aroma característico e o sabor agridoce. O recheio de maçã verde é um ótimo complemento para tortas, bolos e panquecas.
Sutilezas da culinária
Para obter uma geleia bonita, aromática e com longa validade, você deve seguir estas regras:
- Os utensílios de cozinha devem ser esmaltados ou de aço inoxidável, caso contrário o produto escurecerá;
- A cor âmbar do produto pode ser preservada fervendo-o várias vezes por 15 a 20 minutos;
- Recomenda-se utilizar frutas igualmente maduras;
- É importante evitar que a sobremesa cozinhe demais e escureça.

Ao preparar geleia para o inverno, você pode usar ingredientes adicionais, como especiarias e ervas.
É importante lembrar que frutas muito ácidas requerem muito açúcar granulado. Se você não adicionar o suficiente, a fruta ficará azeda.
Selecionando e preparando ingredientes
Para garantir que a calda fique transparente e a fruta permaneça inteira, recomenda-se fazer geleia com maçãs verdes e ácidas. Não só as frutas devem ser colhidas dos galhos, mas também aquelas que caíram recentemente.
Antes do cozimento, as frutas são selecionadas e inspecionadas quanto a podridão, manchas, sujeira e rachaduras. Os exemplares danificados são descartados. A fruta é lavada, descascada, sem caroço e fatiada.

Nós esterilizamos recipientes
Armazene alimentos conservados em recipientes esterilizados. Potes de vidro sem rachaduras, lascas ou sujeira são adequados. Lave as garrafas em água com sabão, enxágue e deixe secar ao ar livre.
A esterilização é realizada das seguintes maneiras:
- usando um vaporizador/multicooker;
- no forno;
- no microondas;
- em banho-maria.
Depois que os potes estiverem cheios de frutas, eles devem ser esterilizados em uma tigela grande com água. As tampas também devem ser esterilizadas.

Processo de cozimento
Para cozinhar geleia você precisa:
- maçãs ácidas 2 kg;
- açúcar 2 kg;
- 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio;
- 1 l de água
O bicarbonato de sódio é usado para neutralizar o excesso de acidez. Ele não altera o sabor do produto, preserva sua estrutura original e evita que as maçãs se desfaçam durante o cozimento.

Tecnologia de cozimento:
- Os frutos são selecionados, bem lavados e secos. Os talos, as cascas e os caroços são removidos.
- As maçãs são cortadas em fatias médias e escaldadas por 5 a 10 minutos em água fervente (1 litro). Em seguida, são transferidas para uma tigela de esmalte. O recipiente de metal escurecerá as maçãs.
- A água na qual a fruta foi escaldada é misturada com açúcar e mexida até dissolver completamente. Coloque o recipiente no fogão e deixe ferver.
- A calda é retirada do fogão e resfriada a 75 OC. Adicione as maçãs ao líquido, cubra com uma tampa e deixe por 3-4 horas.
- Para obter uma geleia transparente em fatias, coloque as maçãs no fogão e leve para ferver. Repita o processo 2 a 3 vezes e cozinhe em fogo baixo até que as maçãs fiquem translúcidas.

O líquido quente é despejado em garrafas preparadas e seladas. Você pode variar a receita adicionando laranjas, limões, hortelã, peras ou uvas.
Termos e condições de conservação de conservas
O local de armazenamento de alimentos enlatados deve ser escuro, fresco e com nível moderado de umidade. A validade da geleia com maçãs ácidas é de 1 ano. Durante esse tempo, a geleia não cristaliza. Uma garrafa aberta de geleia é colocada na geladeira, onde se conserva por 2 a 2,5 semanas.










