O verão é uma época de frutas maravilhosas. Mas também é uma época de oportunidades para experimentação e novas descobertas culinárias. Fazer geleia com casca de melão é uma delas. Esta fruta maravilhosa produz uma geleia extraordinária, com sabor e aroma deslumbrantes. E se você for criativo e adicionar ingredientes adicionais, as descobertas culinárias serão inestimáveis. A oportunidade de criar sua própria obra-prima única se abre!
Peculiaridades de fazer geleia com casca de melão
O diferencial desse método é que você não precisa jogar fora a parte dura do melão — é dela que a geleia é feita. Isso também é uma vantagem. No verão, essas frutas maduras e deliciosas são sempre procuradas, e as cascas restantes podem ser usadas para fazer uma geleia incrível.

Outra característica única é que preparar esta iguaria exige pouco esforço, tempo ou concentração. Você não precisa dedicar nenhum tempo especial a ela; ela pode ser facilmente preparada junto com outros pratos.
Preparando o ingrediente principal
Para compotas, recomenda-se escolher variedades duras.
Preparar as crostas é fácil:
- Lave o melão, seque-o e corte-o em fatias.
- Separe a parte macia que todo mundo adora comer.
- O próximo passo é remover a casca externa dura. Se a casca em si tiver fibras duras, apare-as para removê-las.
- Corte o melão resultante em cubos de qualquer tamanho. Não o rale, mesmo que seja grande.

Além do componente principal, você precisará de:
- Ácido cítrico – ele não só adicionará uma acidez agradável, mas também ajudará a conservar a geleia, caso contrário ela “brilhará” no pote.
- Açúcar de baunilha, vanilina ou uma fava de baunilha darão ao produto final um aroma agradável e delicado.
- Não tenha medo de experimentar ingredientes adicionais; eles adicionarão um aroma e sabor únicos à geleia. Hortelã, anis-estrelado, cardamomo e canela são recomendados. Eles acrescentam uma variedade maravilhosa. geleia de banana, kiwi, abóbora. E abobrinha — não se surpreenda, fica uma delícia em geleia!
- Para dar uma cor mais rica, você pode adicionar açafrão.

Algoritmo de cozimento
Para fazer geleia usando a receita mais simples, basta cobrir pedaços de melão com açúcar e cozinhar. A geleia ficará semelhante a uma marmelada, com pedaços amolecidos de casca de melão.
Se você quiser um xarope âmbar transparente com pedaços inteiros de frutas flutuando, o método de preparo muda: você precisará escorrer o xarope periodicamente, fervê-lo separadamente e despejá-lo sobre os pedaços de melão. A única etapa final envolve fervê-lo junto.

O processo de enlatamento passo a passo
Para preparar, você precisará dos seguintes ingredientes:
- crostas – 600 gramas;
- ácido cítrico – 2 gramas;
- açúcar granulado – 450 gramas;
- açúcar de baunilha – 7 gramas.

Procedimento de preparação passo a passo:
- As crostas, das quais a crosta fina e dura (parte externa) foi previamente cortada, são cortadas em pedaços na forma de cubos de qualquer tamanho.
- Coloque os pedaços no recipiente onde a geleia será cozida.
- Adicione o açúcar granulado e agite delicadamente o recipiente com o melão para que o açúcar se espalhe por todos os furos.
- Deixe os pedaços, cobertos com açúcar, de 2 a 4 horas. Durante esse tempo, o suco deverá ser liberado.

- Após 2 horas, mexa; se sair pouco líquido, recomenda-se adicionar um pouco de água (100-120 mililitros);
- A mistura resultante deve ser fervida e retirada do fogo.
- No dia seguinte, ferva a geleia novamente, que terá liberado ainda mais suco, e reserve.
- Repita esse procedimento de manhã e à noite durante dois dias.
- No terceiro dia, deixe ferver, adicione o ácido cítrico e o açúcar de baunilha, deixe ferver e coloque em potes previamente esterilizados.

Muitas vezes, os pedaços de melão amolecem e perdem a integridade durante o cozimento. Para garantir que a geleia fique âmbar e translúcida, e que os pedaços mantenham a integridade, você pode tentar o segundo método. É mais trabalhoso, mas os resultados superarão as expectativas:
- Coloque o açúcar no recipiente onde a geleia será cozida.
- Despeje 100-110 mililitros de água e cozinhe a calda de açúcar em fogo baixo, mexendo ocasionalmente.
- Enquanto a calda estiver sendo preparada, corte as cascas do melão em pedaços do tamanho desejado.
- Despeje o melão na calda fervente e deixe de molho.
- Quando a calda esfriar e o melão tiver liberado o suco, escorra cuidadosamente o líquido para outro recipiente e leve para ferver.
- Despeje a calda fervente sobre o melão novamente e deixe de molho.
Importante! Não ferva o melão na calda, senão ele se desmanchará. Deixar o melão de molho na calda ajudará a mantê-lo unido.
- Na manhã seguinte, escorra o líquido novamente, deixe ferver e despeje sobre o melão. Repita o processo à noite. Continue fazendo a geleia dessa maneira por dois dias.
- No terceiro dia, você pode ferver toda a geleia. Se o produto ainda estiver um pouco líquido, cozinhe em fogo baixo por 5 a 10 minutos e deixe em infusão. O tempo até ferver novamente é de cerca de 10 horas.
- No dia seguinte, ferva a geleia por cerca de meia hora e coloque-a em potes secos e previamente esterilizados.

Recursos de armazenamento
Existem várias maneiras de conservar o produto resultante para o inverno:
- A geleia, colocada quente em potes secos, esterilizados e hermeticamente fechados, pode ser armazenada em casa em temperatura ambiente.
- Depois de cozida, a geleia pode ser resfriada e colocada em potes secos e esterilizados. Polvilhe com açúcar para criar uma "crosta de açúcar". Feche com uma tampa não hermética (de plástico). Guarde em local fresco e escuro.

Qualquer que seja o método de preparação escolhido, a geleia feita com casca de melão sempre fica muito saborosa e apetitoso. Se você variar com ingredientes adicionais, levando em conta a combinação de sabores, ele se tornará uma obra-prima culinária e uma decoração de mesa para chás com a família ou amigos nas longas noites de inverno.











