Na Rússia antiga, a geleia era feita não apenas de frutas, mas também de vegetais. Este era o nome de uma deliciosa iguaria cozida em melaço ou mel. Tomates, rabanetes, rosas e dentes-de-leão eram usados como ingredientes. Havia também uma geleia feita de pepinos frescos, cuja receita sobrevive até hoje com inúmeras modificações e melhorias.
Peculiaridades de fazer geleia de pepino
Ao longo do cultivo do pepino, inúmeras receitas de geleia foram desenvolvidas. Mesmo na época dos czares, pepinos com mel eram uma iguaria favorita do soberano. Este prato pode facilmente adicionar variedade à dieta diária. Afinal, picles estão ficando chatos e as pessoas anseiam por novas iguarias. Para o inverno, as pessoas fazem não apenas conservas clássicas, mas também exóticas, perfeitas para surpreender convidados.

Para garantir um sabor suave e fresco ao produto final, selecione apenas pepinos jovens e pequenos. Lave bem os frutos, removendo quaisquer manchas de terra. Caso contrário, corre-se o risco de introduzir bactérias do botulismo na geleia. Um sabor picante pode ser obtido adicionando canela ou cítricos, além de misturá-los com frutas vermelhas e outras frutas (como groselhas).
Preparando os ingredientes
Os pepinos são lavados, sem sementes (se estiverem muito maduros) e cortados em cubos pequenos. As frutas cítricas são cortadas em gomos e adicionadas aos pepinos. Os temperos e o açúcar também são adicionados.

Misture bem todos os ingredientes e deixe descansar por uma hora. Esse tempo é necessário para que os pepinos e as frutas liberem o suco que, quando misturado ao açúcar, forma uma calda espessa.
Métodos de cozimento
Há muitas maneiras de fazer geleia de pepino. As donas de casa escolhem com base na disponibilidade dos ingredientes e em suas preferências de sabor.
Geleia de pepino com hortelã e limão
O sabor agradável e o aroma sutil deste prato serão um complemento perfeito para uma noite de inverno. Ingredientes:
- pepinos frescos - 0,5 kg;
- hortelã-pimenta - 1 maço grande;
- açúcar granulado - 400 g;
- espessante (por exemplo, gelatina) - 1 colher de chá;
- suco de limão espremido na hora - 2 colheres de chá;
- água - 100 ml.
Tecnologia de cozimento:
Fazer esta delícia de pepino é simples. Lave os pepinos e corte-os em pedaços, polvilhe com açúcar e deixe descansar por 4 horas. Lave a hortelã e bata até obter uma mistura homogênea. Em seguida, adicione água fervente e deixe em infusão por meia hora. Em seguida, coe a hortelã com um pano de algodão ou use o pó.

Depois que os pepinos liberarem o suco, coloque-os no fogão e deixe ferver. Em seguida, reduza o fogo e cozinhe em fogo baixo por 20 minutos, observando a mudança de cor dos vegetais. Em seguida, adicione a hortelã e o suco de limão, cozinhe em fogo baixo por mais 10 minutos e, em seguida, despeje a solução espessante. Sua deliciosa guloseima está pronta.
Geleia de pepino com limão e laranja
Uma receita favorita entre gourmets e amantes de pratos exóticos, este prato não só inspira, mas também serve como medida preventiva contra doenças virais no inverno. Ingredientes:
- pepinos frescos (os muito maduros também são aceitáveis) - 1 kg;
- limão - 1 unid.;
- laranja - 1 unid.;
- açúcar - 0,5 kg;
- cravo seco - 4 unid.;
- ácido cítrico - ¼ colher de chá;
- especiarias - a gosto.
Tecnologia de cozimento:
Lave bem os pepinos, descasque-os e pique-os finamente (usando um ralador ou moedor de carne). Raspe as raspas do limão, retire as sementes e pique-as finamente. Faça o mesmo com as laranjas. Misture as frutas cítricas, adicione o açúcar, leve ao fogo e cozinhe por 20 minutos. Em seguida, adicione os pepinos e os temperos, misture bem e cozinhe em fogo baixo por mais 10 minutos. Coloque a guloseima resultante em potes, feche bem e deixe esfriar.

Geleia de pepino com mel
Ingredientes:
- pepinos frescos de qualquer tamanho e variedade - 1 kg;
- mel (mel cristalizado serve) - 0,5 litros.
Tecnologia de cozimento:
Lave e corte os pepinos em fatias, removendo os caroços se necessário, e descasque-os. Corte a polpa em cubos e coloque-a em uma panela. Adicione o mel e misture bem, deixando descansar por 3 horas. Em seguida, deixe ferver e cozinhe em fogo baixo por 2 horas. Os pepinos devem ficar translúcidos. Coloque o produto final em potes e feche bem.

Geleia de pepino com groselhas
Ingredientes necessários:
- pepinos frescos - 700 g;
- groselhas - 300 g;
- açúcar - 550 g;
- água - 100 ml;
- ácido cítrico - na ponta de uma faca.

Tecnologia de cozimento:
Lave, descasque e corte os pepinos em cubos. É melhor remover a casca para garantir um pepino mais macio. Misture as groselhas com os pepinos, adicione o açúcar e deixe descansar por algumas horas. Em seguida, adicione água e deixe descansar por mais uma hora. Coloque a panela no fogão, deixe ferver, reduza o fogo e cozinhe em fogo baixo por meia hora. Adicione o ácido cítrico e cozinhe em fogo baixo por mais 10 minutos.
Os pepinos resultantes são muito macios, e é por isso que a geleia é considerada pronta. A iguaria é colocada em potes e fechada.
Geleia de pepino e groselha
Ingredientes:
- pepinos frescos - 2 kg;
- açúcar - 1,5 kg;
- groselha vermelha - 1 copo;
- hortelã-pimenta - algumas folhas;
- temperos a gosto.

Tecnologia de cozimento:
Lave, descasque e corte os pepinos em cubos finos, coloque-os em uma tigela funda e polvilhe com 1 kg de açúcar. Deixe cozinhar em fogo baixo por 6 horas, depois adicione mais 0,5 kg de açúcar e cozinhe em fogo baixo por 15 minutos. Deixe esfriar, adicione as groselhas, adicione algumas folhas de hortelã e volte ao fogo. Deixe ferver, desligue o fogo, despeje em potes e feche bem.
Como e com o que servir?
A geleia de pepino é um ótimo complemento para panquecas, queijos e assados. Pode ser apreciada com chá em casa ou usada em assados. Este prato também é servido como sobremesa.











