Muitas vezes, ao relembrar uma estação específica, as pessoas experimentam os sabores e aromas daquele período, vivenciando emoções correspondentes. O verão, por si só, nos lembra de si mesmo, não apenas subconscientemente, mas também visivelmente. Além do sol, das oportunidades de visitar o rio, o mar, das férias e das viagens, é famoso por estocar alimentos para os dias longos e frios. No início da estação, quando os primeiros frutos começam a amadurecer, as donas de casa tentam preparar geleia de morango de cinco minutos para o inverno.
Características de fazer geleia de morango
Para os chefs, este é um dos momentos de aprimoramento de suas habilidades.
A floresta sempre dá mais do que você espera. Seus presentes contêm calor e gentileza, a doçura do sol, a leveza da brisa. Os morangos não são exceção. Uma vasta gama de vitaminas e minerais, um aroma inebriante, um sabor único — tudo o que você obtém de uma fruta fresca é algo que você deseja preservar ao fazer geleia.
Isso é possível se você seguir algumas regras:
- as frutas devem permanecer inteiras;
- o tratamento térmico não pode ser de longo prazo;
- Os potes precisam ser enchidos enquanto o prato estiver quente.
Cada fada doméstica tem sua própria chave secreta para a arte de fazer cumprir essas leis. No entanto, há muitos pontos em comum na criação de obras-primas a partir das primeiras frutas silvestres.

Seleção de produtos
As pessoas costumam chamar as frutas silvestres e do campo de "morangos silvestres" e as frutas de jardim de "morangos silvestres". No entanto, desde os tempos antigos, acreditava-se que os frutos dos morangos silvestres, ou, como são chamados hoje, morangos silvestres, crescem mais próximos do solo. São oblongos, doces, mas pequenos. Crescem escondidos na grama, fora da vista de olhos preguiçosos. São mais frequentemente domesticados, cultivados em jardins, onde, sob o sol e o olhar atento de seus donos, florescem e crescem até um tamanho perceptível de longe.
A textura delicada é facilmente alterada por pressão, impacto ou exposição à água. Portanto, é melhor colher os frutos em clima ensolarado e seco, removendo-os cuidadosamente dos arbustos. Morangos silvestres são facilmente separados de suas sépalas. Eles têm uma melodia vitamínica mais vibrante. No entanto, durante o armazenamento, podem desenvolver um certo amargor, como se lamentassem sua floresta nativa e sua liberdade.

Morangos grandes, redondos e esféricos, surgem em arbustos altos. Formam círculos em prados e gramados. Eles acenam, seduzem e atraem você para longe. Mas você só pode colhê-los do arbusto com seu manto verde.
Ao colher frutas silvestres, não perca a cabeça perseguindo-as ao longo de estradas e rodovias. Muita poeira e compostos nocivos podem ser trazidos junto com as frutas brilhantes e bonitas.
Morangos de jardim absorvem todo o cuidado e atenção. Grandes e bonitos, são fáceis de colher. São mais firmes do que seus parentes selvagens e de campo, e menos delicados. Não machucam quando colocados ao lado de outras frutas e resistem facilmente à lavagem com água.
Como fazer geleia de morango "Cinco minutos"
Há muitas maneiras de fazer geleia com os primeiros frutos do verão. Vitaminas e minerais são melhor preservados com o mínimo ou nenhum tratamento térmico. Nesse caso, os frutos permanecem tão aromáticos e deliciosos quanto quando foram colhidos.
Algumas pessoas gostam de doce, outras preferem um sabor azedo. Assim, uma única receita se transforma em uma infinidade de modificações e versões: o princípio é o mesmo, mas os detalhes variam.
Tradicionalmente a composição inclui:
- morangos;
- açúcar granulado.
No entanto, outras frutas vermelhas, nozes, ácido cítrico ou suco de limão, páprica e hortelã podem ser adicionados.

Preparando frutas vermelhas
Primeiro, você precisa separar cuidadosamente os presentes da floresta, remover quaisquer folhas caídas, folhas de grama, agulhas de pinheiro, separar as sépalas, talvez cortando-as levemente com uma faca.
Para os "Cinco Minutos", tente remover frutas maduras, podres e esverdeadas. Elas podem ser consumidas separadamente. Combinadas, podem criar um sabor amargo.
Em seguida, algumas donas de casa lavam os morangos, colocando-os cuidadosamente em uma peneira e mergulhando-os delicadamente na água. No entanto, a maioria das cozinheiras prefere não bater mais os morangos nem adicionar mais água, mas misturá-los com açúcar imediatamente.
Misturando com açúcar
Tente não mexer a geleia de morango.
Na maioria das vezes, elas são polvilhadas com açúcar e deixadas até que o suco seja extraído.
Quem gosta de doces prefere as seguintes proporções:
- um copo de frutas vermelhas para cada copo de açúcar;
- uma medida de morangos para duas medidas de areia;
- um quilo de frutas vermelhas para cada três quilos de açúcar granulado.

Já quem prefere um sabor mais azedo, reduz a quantidade de açúcar de duas a três vezes em relação à quantidade de frutas vermelhas utilizadas.
Cada dona de casa tem suas próprias medidas. Os gostos também variam. Em todos os casos, a geleia fica aromática, leve e agradável.
Os morangos devem liberar suco suficiente para cobrir a fruta. Se não conseguir obter suco suficiente, prepare uma calda primeiro e mergulhe cuidadosamente os morangos nela.
O processo de cozimento
Cozinhe em fogo médio ou baixo. Deixe ferver. Retire cuidadosamente a espuma que surgir com uma colher de pau. Esta é uma delícia especial. Pode ser consumida assim que esfriar um pouco.
Após ferver, cozinhe por cerca de cinco minutos e reserve o recipiente.
Após algum tempo (de três a 24 horas), o processo é repetido.

Após os terceiros cinco minutos, coloque a mistura em potes de meio litro e litro previamente lavados e esterilizados e feche com tampas.
Às vezes, a etapa de cozimento é repetida duas vezes.
Para verificar a qualidade da vedação, os potes geralmente são virados de cabeça para baixo. Se não houver vazamentos, está tudo bem. Caso contrário, é melhor tentar novamente.
Armazenar
Os potes prontos são envoltos em cobertores até esfriarem, para que a temperatura diminua lenta e gradualmente.
Depois, guarde-o em um local fresco, por exemplo, em um porão ou adega.
Os potes, fechados com tampas de nylon, são colocados na geladeira após esfriarem.












