- Características e benefícios dos cogumelos
- Preparando o ingrediente principal
- Peculiaridades da decapagem de cogumelos choupo
- No banco
- Em uma panela
- Em um balde sob pressão
- Receitas populares de cogumelos
- Em uma marinada clássica em uma jarra
- Método frio
- Método quente
- Com alho
- Com cravo
- Com alecrim
- Com endro e pimenta
- Com mostarda
- Com pasta de tomate
- Receita sem esterilização
- Como determinar se os cogumelos estão prontos
Depois de coletar várias cestas de cogumelos selvagens, as pessoas costumam se perguntar sobre como processá-los e preservá-los. Os cogumelos álamos podem ser consumidos frescos durante toda a temporada e, em seguida, congelados ou secos. No entanto, conservar esses nobres cogumelos também é popular e frequentemente aparece nas mesas festivas. Este produto florestal possui propriedades benéficas e a capacidade de preservar seu sabor. Portanto, é importante saber como conservar e marinar adequadamente os cogumelos álamos para o inverno.
Características e benefícios dos cogumelos
Os cogumelos Aspen são considerados um dos cogumelos mais valiosos e benéficos. São recomendados para quem está de dieta. Também são indispensáveis para fins preventivos, como doenças renais ou distúrbios do sistema nervoso. São igualmente valiosos para vegetarianos.
Graças à sua rica composição, que inclui potássio, fósforo, proteína e ferro, este produto florestal ajuda a reduzir o colesterol "ruim" e também é capaz de purificar o sangue.
É difícil confundir esses cogumelos com qualquer outro. A cor do chapéu desses habitantes da floresta lembra as folhas de outono, e é por isso que são comumente conhecidos como "ruivos". Este produto também é baixo em calorias — 100 gramas contêm apenas 22 quilocalorias. Comparados a outros cogumelos, os cogumelos álamos são mais eficazes na absorção de radionuclídeos, cujas altas concentrações podem causar câncer.
Em termos de valor nutricional e teor de aminoácidos, este produto florestal é comparável aos produtos cárneos. Os chapéus também são ricos em minerais benéficos.

Adicionar essas frutas à sua dieta pode melhorar a condição dos seguintes distúrbios:
- Um distúrbio anêmico causado pela falta de ferro no corpo.
- Processo inflamatório.
- Cortes e feridas profundas que exigem rápida regeneração do tecido.
- Reabilitação após doenças infecciosas graves.
No entanto, esses cogumelos não são recomendados para crianças, pois elas podem ter dificuldade de digerir e assimilar o produto.
Preparando o ingrediente principal
Uma das principais características dos cogumelos álamo é que eles não têm sabor amargo, portanto, não precisam ficar de molho por muito tempo. Podem ser fritos, cozidos ou secos. No entanto, para maior durabilidade, são conservados em conserva e enlatados.
Outra característica distintiva dos cogumelos álamo é que, independentemente do processo, eles mantêm seu aroma, sabor, cor natural e textura firme originais. É importante lembrar que este habitante da floresta é um produto perecível; portanto, devem ser consumidos nos primeiros dois dias após a colheita.
Antes de começar a colher álamos para o longo período de inverno, eles exigem preparação e processamento cuidadosos.

As seguintes etapas devem ser concluídas previamente:
- Após a coleta, os cogumelos devem ser enxaguados em água corrente e limpos com uma escova de cerdas duras para remover qualquer sujeira. Se algum cogumelo estiver com muita sujeira, deixe-o de molho em água morna por 10 minutos. Se deixados por muito tempo, eles absorverão líquido e se tornarão impróprios para enlatamento.
- Os cogumelos Aspen têm uma película fina e transparente no chapéu; esta deve ser removida. Para evitar danificar os frutos, também é uma boa ideia deixá-los de molho.
- Os frutos colhidos devem então ser separados, removendo-se os que estiverem com vermes ou estragados. A parte inferior do caule é cortada.
- As áreas danificadas dos cogumelos álamos são removidas. Frutos silvestres grandes devem ser cortados ao meio. No entanto, o segredo aqui é fazer tudo rapidamente, pois os cogumelos podem escurecer rapidamente.
- Antes de marinar e selar, o ingrediente principal precisa ser cozido no vapor. Durante o processo, forma-se espuma, que deve ser rapidamente removida da superfície. Assim que todos os cogumelos álamos estiverem assentados no fundo, prossiga para a próxima etapa do preparo.
Vale a pena considerar que qualquer desvio da tecnologia ou receita correta levará à deterioração do sabor ou da integridade do recipiente para laminação.
Peculiaridades da decapagem de cogumelos choupo
Ao longo dos anos, muitos métodos interessantes para conservar cogumelos choupo para o inverno foram desenvolvidos e testados. Atualmente, dois métodos de preparo são comuns. Os cogumelos podem ser preparados para conserva usando o método de longo prazo ou o método de duas etapas. O primeiro método envolve ferver os cogumelos em água salgada por 20 minutos. O segundo método envolve preparar os cogumelos por dois dias – no primeiro dia, eles são fervidos por 15 minutos e, em seguida, o processo é repetido no segundo dia.
No banco
A conservação em potes é melhor quando os ingredientes colhidos são muito pequenos. Os cogumelos álamos devem ser embalados no recipiente e cobertos com a marinada quente. Antes de fechar com tampas de lata, verifique o nível da salmoura para garantir que cubra completamente os ingredientes. Além disso, certifique-se de que as tampas estejam bem fechadas. Se entrar ar, eles inevitavelmente estragarão.

Em uma panela
Usar uma panela neste processo permite preparar rapidamente uma quantidade substancial de colheita florestal para o inverno. Este método de selagem envolve ferver os cogumelos álamos, adicionar vários ingredientes e colocá-los em recipientes. Depois disso, segue-se o procedimento padrão: virar os potes de cabeça para baixo e cobri-los com um cobertor quente. Em seguida, eles são guardados para armazenamento.
Em um balde sob pressão
Este método normalmente utiliza a preservação a frio. O componente principal é disposto em camadas em recipientes preparados, alternando com sal. Em seguida, adiciona-se um peso e os recipientes são armazenados. Durante esse tempo, o produto florestal libera seiva e absorve o sal. É preciso ter cuidado para garantir que todos os cogumelos estejam cobertos com líquido.

Receitas populares de cogumelos
Todas as receitas conhecidas têm características e sutilezas distintas no processo tecnológico. E cada receita resulta em uma verdadeira delícia culinária. Portanto, é recomendável não se contentar com um método, mas sim explorar variações novas e interessantes a cada vez.
Em uma marinada clássica em uma jarra
Cogumelos álamo em conserva em potes são uma receita padrão e testada e comprovada, usada há muitos anos. Geralmente são preparados em pequenas quantidades, então, uma vez aberto, o petisco dura vários dias. Ingredientes:
- 3 quilos de bagas de álamo;
- 120 gramas de sal;
- 6 cravos;
- 5 folhas de louro;
- pimenta preta;
- um punhado de folhas secas de cerejeira;
- 20 gramas de ácido cítrico.
Modo de preparo: O cozimento requer fervura em salmoura. Prepare o componente principal, descasque e corte, se necessário. Coloque-os em uma panela fervente, adicione sal e leve para ferver.
Importante! Mexa o líquido e retire a espuma constantemente. Em seguida, adicione todos os ingredientes restantes da lista à salmoura e cozinhe em fogo baixo por meia hora.
Assim que o ingrediente principal assentar no fundo, desligue o fogo. Coloque os cogumelos em potes esterilizados, tempere com sal novamente e feche bem.

Método frio
O método a frio não é muito utilizado, mas ainda tem suas vantagens. Ele preserva a maioria dos nutrientes, bem como o aroma e o sabor da floresta. Como não envolve tratamento térmico, é necessária uma limpeza completa dos ingredientes. Ingredientes:
- 3,5 quilos de cogumelos;
- um punhado de folhas de cerejeira;
- 4 folhas de louro;
- pimenta preta;
- 4 dentes de alho;
- 150 gramas de sal;
- ervas frescas.
Modo de preparo: Folhas de carvalho podem ser usadas em vez de folhas de cerejeira. Forre o fundo de um recipiente largo com as folhas e polvilhe com sal e ervas frescas. Disponha os cogumelos silvestres em camadas, alternando com especiarias e sal. Prenda os cogumelos com folhas. Coloque um peso por cima e guarde o recipiente largo. Deixe os cogumelos descansarem por uma semana para liberarem seus sucos e, em seguida, transfira-os para potes.
Método quente
Esta é uma receita rápida, pois os ingredientes em conserva estarão prontos para consumo em apenas duas semanas. Você também precisará ferver e cortar o ingrediente principal em pedaços médios. Ingredientes:
- 3 quilos de bagas de álamo;
- 5 dentes de alho;
- cravo;
- pimenta preta;
- 2 folhas de louro;
- 4 colheres de sopa de sal.
Modo de preparo: Corte os cogumelos em fatias grandes e cozinhe em fogo baixo no líquido, adicionando uma pitada de ácido cítrico. Retire a espuma da superfície regularmente com uma escumadeira. Retire do fogo após 20 minutos. Transfira os cogumelos para uma peneira e deixe o excesso de líquido escorrer. Em seguida, coloque-os em um recipiente esterilizado, tempere com temperos e sal. Continue colocando os cogumelos em camadas até que estejam cheios. Coloque um peso por cima e guarde os recipientes. Deixe descansar por duas semanas.

Com alho
Se você estiver preparando um petisco salgado para o inverno, definitivamente precisa adicionar um toque especial na forma de alho picante. E especiarias aromáticas realçarão ainda mais o sabor incrível da conserva. Ingredientes:
- 3,5 quilos de cogumelos;
- 130 gramas de sal;
- 8 dentes de alho;
- ervas frescas;
- pimenta preta;
- 2 folhas de louro.
Modo de preparo: Prepare e ferva o produto principal em água com sal. Após 40 minutos, coloque em uma peneira para escorrer o excesso de líquido. Depois de esfriar, transfira para recipientes esterilizados e distribua em camadas, alternando com temperos, ervas e sal. Feche bem os recipientes e guarde por pelo menos um mês.
Com cravo
Uma marinada com especiarias aromáticas infunde o produto da floresta e realça seu sabor. Seguindo este guia passo a passo, você pode transformar suas conservas em um prato especial que sua família vai adorar. Ingredientes:
- 3 quilos de bagas de álamo;
- 2 colheres de sopa de sal;
- 6 folhas de louro;
- pimenta preta;
- 40 gramas de sal;
- 2 litros de líquido.
Modo de preparo: Prepare o produto florestal para a decapagem e enxágue bem. Separe a tampa do caule e corte em pedaços médios. Adicione a quantidade de água especificada à panela, adicione sal e deixe ferver. Adicione imediatamente o ingrediente principal, os temperos restantes e cozinhe em fogo baixo por meia hora. Deixe o produto florestal esfriar um pouco e transfira para potes. Despeje a salmoura preparada sobre ele e guarde. Armazene em local escuro por um mês.

Com alecrim
Fazer conservas para o inverno pode lembrar o início do verão, quando muitas ervas começam a florescer e o ar se enche de um aroma maravilhoso. Conservar com alecrim exala frescor e um toque herbáceo. No entanto, é essencial ter cuidado — o excesso pode causar amargor. Ingredientes:
- 1 quilo de cogumelos choupo;
- óleo de girassol;
- meio limão;
- 50 gramas de sal;
- 2 folhas de louro;
- 2 pedaços de alecrim.
Modo de preparo: Corte o produto principal em fatias finas e coloque-o em uma frigideira. Assim que os cogumelos estiverem dourados, adicione os temperos, esprema o suco de limão e tempere com sal. Mexa e deixe cozinhar em fogo baixo por mais alguns minutos. Guarde os cogumelos álamo em um recipiente para armazenamento.
Com endro e pimenta
Marinar carnes de animais selvagens normalmente não requer muitos ingredientes. No entanto, para um aroma e sabor mais pronunciados e ricos, é melhor adicionar especiarias picantes, mas não em excesso, pois isso pode sobrepujar o sabor natural do ingrediente principal.
Modo de preparo: Ferva o produto principal por 20 minutos e adicione os temperos no final. Coloque as ervas frescas no fundo de um recipiente esterilizado, adicione as ervas selvagens cozidas e polvilhe com sal e ervas. Encha o recipiente até a borda e tempere com sal novamente. Feche bem e guarde em local escuro. Deixe descansar por 15 a 20 dias.

Com mostarda
Salgue a colheita da floresta com mostarda seca, pois isso torna o lanche mais picante e delicioso. Ingredientes:
- 2,5 quilos de matéria-prima;
- 2 colheres de sopa de sal;
- um litro de água;
- 1 colher de sopa de açúcar;
- 100 mililitros de vinagre;
- um pacote de mostarda seca;
- pimenta preta;
- 2 folhas de louro.
Modo de preparo: Coloque os cogumelos choupo em camadas em um recipiente: primeiro o produto principal, depois os temperos e o sal. Cubra o recipiente e adicione um peso. Guarde em local escuro por 2 semanas. Escorra o suco e lave os cogumelos. Prepare uma marinada fresca: adicione sal ao líquido e deixe ferver. Adicione os cogumelos choupo e cozinhe em fogo baixo por 10 minutos. Transfira para recipientes, despeje o líquido e adicione o vinagre. Feche bem e guarde a conserva.
Com pasta de tomate
Alimentos salgados, quando adicionados à pasta de tomate, tornam-se macios e surpreendentemente deliciosos. Esta conserva é adequada para o preparo de uma variedade de pratos. Ingredientes:
- 2 quilos de cogumelos choupo;
- 30 gramas de sal;
- meio litro de água;
- 80 mililitros de vinagre;
- 150 gramas de tomate;
- 3 folhas de louro.
Modo de preparo: Ferva o líquido com sal. Adicione imediatamente o ingrediente principal e cozinhe em fogo baixo por 15 minutos. Em seguida, transfira para uma frigideira, adicione o tomate, as folhas de louro e a água. Tempere com sal e vinagre. Transfira a mistura frita para recipientes esterilizados. Cubra e guarde em local escuro. Deixe descansar por duas semanas.

Receita sem esterilização
Ao cozinhar o componente florestal por um longo tempo, as conservas podem ser conservadas por muito tempo sem a necessidade de esterilizar os recipientes. Ingredientes:
- 3 quilos de matéria-prima;
- 100 mililitros de vinagre;
- 50 gramas de sal;
- 3 folhas de louro;
- pimenta preta.
Modo de preparo: Misture a base em uma marinada de sal e especiarias. Cozinhe em fogo baixo por 45 minutos, retirando a espuma. Transfira o produto final para recipientes, despeje a salmoura quente e adicione vinagre. Armazene.
Como determinar se os cogumelos estão prontos
É sempre importante verificar o ponto de cozimento de qualquer produto, pois isso garante que não causará consequências negativas ou reações perigosas. Ao cozinhar cogumelos álamo, isso é determinado pelo tempo de cozimento especificado na receita. Normalmente, não passa de 20 minutos.
A aparência e a consistência também darão pistas. No início, a solução começará a escurecer e, em seguida, a espuma aparecerá. À medida que se aproxima do ponto de cozimento, a solução ficará mais clara e os cogumelos se depositarão no fundo do recipiente.
Para fritar, 40 minutos de cozimento são suficientes. O tempo de conserva dos cogumelos choupo depende diretamente da receita e da quantidade de sal e vinagre especificada. Quanto mais sal e vinagre você adicionar, mais rápido será o processo de conserva. Normalmente, a conserva dura de 14 dias a um mês. A estrutura da fruta muda completamente, tornando-se muito macia. A temperatura ideal de armazenamento é de até 4 °C (40 °F).












